Pular para o conteúdo principal



Correspondente de Guerra-27


A Guerra na Ucrânia entra no 27º dia:
  1. A manhã do 27.º dia de guerra na Ucrânia fica marcada pelos avisos de um possível ataque aéreo na capital.
  2. As sirenes voltaram a soar em Kiev por volta das 8h40 locais, 6h40 em Lisboa.
  3. O Pentágno dá conta de um aumento dos ataques da Rússia, indicando que só em 24 horas foram registadas 300 ofensivas.
  4. Fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou esta terça-feira à agência Associated Press (AP) que Moscovo aumentou o número de ataques por aeronaves militares, mas que as forças russas ainda não possuem superioridade pelo ar.
  5. O presidente ucraniano rejeita os ultimatos da Rússia para pôr fim ao conflito e insiste que qualquer acordo passará por um referendo na Ucrânia.
  6. Em Kiev, o aumento da ofensiva levou a autarquia a impôr o recolher obrigatório, em vigor entre as 20:00 e as 7:00, hora local.
  7. O Ministério da Defesa ucraniano garantiu esta terça-feira que as forças russas têm apenas munições, combustível e alimentos suficientes para três dias. As autoridades ucranianas adiantaram que “não foram observadas alterações significativas na posição e natureza das ações das forças de defesa no último dia”.
  8. Kiev acusou as forças russas de “sequestrarem” três israelitas em Melitopol, uma cidade no sudeste da Ucrânia ocupada pela Rússia. “Ocupantes russos sequestraram três cidadãos israelitas: Tatiana Kumok e os seus pais, Vera e Mikhail Kumok”, revelou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk na rede social no Facebook.
  9. Na última noite, o Presidente dos Estados Unidos confirmou que a Rússia usou mísseis hipersónicos e garantiu que Vladimir Putin pondera usar armas químicas e biológicas.
  10. A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, prometeu que os países ocidentais vão responsabilizar a Rússia com “todos os meios e mecanismos disponíveis” pela invasão da Ucrânia e pelos ataques contra civis. Vários ministros dos Negócios Estrangeiros da UE falaram sobre a proteção de civis na guerra.
  11. A Europol alertou para o perigo de os refugiados ucranianos poderem cair nas redes de tráfico humano ao chegam à UE e pede aos países de acolhimento para que estejam vigilantes.
  12. O primeiro-ministro japonês qualificou de “extremamente irracional e totalmente inaceitável” a decisão da Rússia de suspender negociações de um tratado de paz, na sequência de sanções impostas por Tóquio devido à invasão da Ucrânia.
  13. Putin calculou mal reação de russsos e ucranianos.
  14. Batalha cada vez mais dura por Mariupol.
  15. Ucrânia anuncia controle da mídia.
  16. Zelensky diz que Ucrânia não pode aceitar ultimatos da Rússia.
  17. O Blog do Lauriberto defende o fim da Guerra há 27 dias.
  18. Diariamente o Oração e Fé da Rádio Fortaleza coloca às seis da noite a música Guerra dos Meninos.
  19. Plano B de Putin e 'inundar' União Europeia' de refugiados.
  20. Moisés Naim - Putin é um ditador acuado em sua ratoeira.
  21. Ameaça de crise global de alimentos.
  22. Brasil defende excluir fertilizantes de sanções.
  23. Tropas russas só têm alimentação e combustíveis para três dias, dia Ucrânia.
  24. Mariupol, Irpin e Chernihiv parcialmente destruídas.
  25. Biden diz que Moscou planeja ciberataques contra Estados Unidos.
  26. Mãe protege bebê com o corpo durante explosão em Kiev.
  27. Uefa permite inscrição de dois jogadores em atuam na Rússia e Ucrânia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês