Pular para o conteúdo principal

Entregue Pefoce do Vale do Curu

O Governo do Ceará segue investindo para fortalecer a atuação das forças de segurança do Estado em todo o território cearense. Na noite deste sábado (26 de março), foi a vez da população de Itapipoca, receber o novo Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Curu, que ficará sediado no município. Além disso, os itapipoquenses serão beneficiados com Areninhas e Obras Hídricas, conforme ordens de serviço assinadas.

Estiveram presentes:

  • Governador Camilo Santana.
  • Vice-governadora Izolda Cela.
  • Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron.
  • Perito geral do Ceará, Júlio Torres.
  • Secretário das Cidades; Marcos Cals.
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão.
  • Presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas.
  • Prefeitos.
  • Deputados estaduais.
  • Deputados federais,
  • Lideranças locais.

- No Ceará já foram quase 15 mil homens da Segurança Pública contratados em serviço público. Nós temos hoje a maior frota de aeronaves de helicóptero biturbina da Polícia. Nós espalhamos o Raio em 59 bases, inclusive aqui em Itapipoca para ajudar a segurança. A Polícia hoje tem o que há de melhor em armas e inteligência. Temos hoje cerca  de 3.500 câmeras conectadas a um sistema inteligente de videomonitoramento", afirmou Camilo Santana, destacando outros investimentos destinados para Itapipoca em Infraestrutura, Saúde e geração de empregos.

- Esse Governo tem sempre procurado fortemente uma linha de cooperação e atenção àquilo que para população dos municípios é mais importante. É uma rota, uma meta, sempre presente. É ouvindo a população, sabendo dos anseios, daquilo que é considerado mais necessário e urgente, que o governo pode ajudar e apoiar", pontuou a vice-governadora Izolda Cela, ressaltando a parceria entre Estado e municípios.

Melhor atendimento - Com investimento de R$ 4,4 milhões, o novo núcleo da Pefoce homenageia José Silva, que prestou relevantes serviços à população de Itapipoca quando atuou como servidor da Fundação Nacional de Saúde e do Banco do Brasil. A unidade beneficiará mais de 772 mil pessoas que moram nos 22 municípios da Região: 

  1. Acaraú.
  2. Amontada.
  3. Apuiarés.
  4. Bela Cruz.
  5. Cruz.
  6. Irauçuba.
  7. Itapajé.
  8. Itapipoca.
  9. Itarema.
  10. Jijoca de Jericoacoara.
  11. Marco.
  12. Miraíma.
  13. Morrinhos.
  14. Paracuru.
  15. Paraipaba.
  16. Pentecoste.
  17. São Luiz do Curu.
  18. Tejuçuoca.
  19. Trairi.
  20. Tururu.
  21. Umirim.
  22. Uruburetama.

- Perícia Forense chegando em Itapipoca significa melhores serviços prestados à população. Se precisar a Pefoce vai estar aqui para aliviar as dores das pessoas. Significa também mais carteira de identidade emitida para toda a população. [Pefoce] É a polícia científica que conduz os laudos periciais nos inquéritos, significando investigação mais rápida e eficiente para combater a impunidade", definiu Sandro Caron.

Além de equipamentos e mobiliário modernos específicos para a área de atuação da Perícia Forense do Ceará, o Núcleo conta com o reforço de profissionais que integram o grupo de 212 novos servidores da Pefoce empossados na última quarta-feira (23).

- O Núcleo da Itapipoca já é uma unidade que nasce grande. Esse é o 10° Núcleo da Pefoce. Tivemos recentemente a nomeação de 212 novos servidores, e esses servidores já estão aqui hoje", assegurou Júlio Torres.

A estrutura física ainda dispõe de:

  • Hall de acesso e circulação.
  • Salas de Espera.
  • Salas de Exames e Consultório.
  • Salas de expediente, digitação e identificação.
  • Sala de armas.
  • Sala de Perícia Criminal.
  • Setor Administrativo.
  • Almoxarifado.
  • Sala de Reunião.
  • Salas de Repouso Masculino e Feminino.
  • Dois Laboratórios.
  • Sala de Laudos.
  • Setores de Necrópsia e de Refrigeração.
  • Sala para Reconhecimento de Corpo.
  • Sala Técnica.
  • Garagem.
  • Jardins.
  • Estacionamento Externo com Acessibilidade.
  • Guaritas.
  • Tanque Balístico.
  • Depósito.
  • Sala de Gerador.

A professora Solange Aguiar, de 55 anos, que reside no município, considera o investimento um avanço para a região, mas principalmente para Itapipoca. 

- Com esses investimentos a cidade fica mais competitiva e melhor para a população", avaliou.

- Faz uma diferença grande ter uma Pefoce na região. O Estado vai resolver também o problema de água na Itapipoca", reforçou Felipe Pinheiro, prefeito de Itapipoca.

Mais qualidade de vida para Itapipoca - Na oportunidade, foi assinada ordem serviço para a construção de duas Areninhas em Itapipoca. Duas comunidades vão ter mais esporte e lazer em campo society com grama sintética, alambrados e rede, além de vestiários com banheiros. Os acessos aos equipamentos também receberão pavimentação e torres de iluminação. 

Para o itapipoquense José Albanizo, de 47 anos, as areninhas, quando concluídas, irão beneficiar muitas crianças e adolescentes.

- Em nossa cidade ainda falta lazer, locais para fazer esporte. Grande parte das crianças estarão participando. A cada dia que vem um empreendimento para Itapipoca é importante diante dos 130 mil habitantes que temos aqui", frisou. 

270 - Até o momento, o Governo do Ceará já entregou 270 Areninhas, sendo 168 no Interior, e 102 na Capital cearense, por meio da parceria Juntos por Fortaleza. 

- Essa política de Areninhas é uma política de prevenção. A gente coloca a meninada na Areninha, que tem Escolhinha de Futebol", enfatizou Camilo Santana.

Além das Areninhas, o Governo do Ceará e  Cagece autorizam o início das obras que viabilizarão a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e a substituição de um trecho da rede adutora do Açude Gameleira. O investimento total de mais de R$ 20 milhões.

De acordo com a Cagece, as obras se complementam, uma vez que os serviços da rede buscam interligar o sistema adutor de água bruta da Gameleira à nova ETA construída em Itapipoca, melhorando o abastecimento em toda  a cidade. 

- A ideia é começar a suprir toda a cidade com a oferta de água necessária, para atender a demanda. A cidade tem crescido consideravelmente, e sempre tendo uma necessidade maior de água", explicou Neuri Freitas.

A nova ETA da região terá um reservatório com incremento na vazão de 150 litros por segundo, utilizando da tecnologia de tratamento de ciclo completo, que oferece ainda mais segurança no abastecimento de água tratada à população. 

Além da instalação de uma nova estação, a ETA existente em Itapipoca vai receber uma série de melhorias para seu funcionamento. No total, o investimento de mais de 12 milhões na execução da obra deve beneficiar cerca de 102 mil itapipoquenses.


Já os serviços na rede adutora vão substituir mais de 8 quilômetros de tubulação, para instalar uma nova rede com tubos de ferro fundido de DN 500 mm. A intenção é readequar o sistema interligado ao Açude Gameleira, ao investir na ordem de 8,6 milhões.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram