Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para 31 de março  na História do Ceará:
  • 1735 - Provisão Régia nomeia 4º Ouvidor Geral da Capitania do Ceará, Victorino Pinto da Costa Mendonça.
  • 1819 - Sai nova Provisão Régia mandando transferir o pelourinho da Vila de Fortaleza de junto da Igreja Matriz para a praça Carolina.
  • 1865 - Instala-se, em casas de propriedade de Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), na Rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), a Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM, criada em 26 de novembro de 1864.
  • 1875 - Fundada em Fortaleza a sociedade dramática Recreio Familiar.
  • 1889 - Morre, em Sobral, sua cidade natal, aos 61 anos de idade, o senador Vicente Alves de Paula Pessoa que nascera em 29 de março de 1828. Hoje é nome de Praça em Fortaleza, conhecida por Praça São Sebastião.
  • 1890 - O Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará) tem novo comandante, o tenente-coronel do Exército José Florêncio de Carvalho que assume o cargo antes ocupado pelo tenente-coronel da Guarda Nacional Antônio Felino Barroso.
  • 1895 - Falece em Fortaleza, aos 42 anos de idade, o abolicionista, jornalista e poeta Antônio Dias Martins Júnior (Antônio Martins), ex-senador estadual. Membro da Cearense Libertadora era cearense de Fortaleza, onde nascera a 16 de junho de 1852, e hoje é nome de rua no Rodolfo Teófilo e Damas.
  • 1927 - Inaugura-se, no Benfica, a Casa da Congregação da Missão, dos padres Lazaristas, sob a direção do padre Guilherme Vaessen.
  • 1940 - Morre em Fortaleza o antigo comerciante Vicente Carneiro.
  • 1941 - O alfaiate Manuel Felix de Moura Amazonas, proprietário da loja “A Colegial”, que matou o professor da Escola de Agronomia e do Ginásio São Luís, Domingos Brasileiro Alcântara, em 29 de julho de 1940, é absolvido pelo Júri de Fortaleza.
  • 1945 - Aparece o primeiro número do jornal Ceará Expedicionário, dedicado aos nossos conterrâneos que estão lutando na Itália.
  • 1947 - Toma posse como Prefeito Municipal de Fortaleza, o médico José Leite Maranhão, nomeado pelo governador.
  • 1951 - Morre, aos 63 anos de idade, em Fortaleza, o monsenhor Otávio de Castro, vigário geral da Arquidiocese. Lecionou no Seminário. Era nascido a 18 de junho de 1888. Hoje tem seu nome em uma rua do Bairro de Fátima.
  • 1952 - Eleita a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará. Presidente, César de Moraes Fontenele (César Fontenele); vice-presidente, Zacarias do Amaral Vieira; 1º secretário, Antônio Barros dos Santos; 2º secretário, Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); tesoureiro, Vinicius Ribeiro. Comissão de Sindicâncias: Mario dos Martins Coelho, Marco Antônio Forte e José Tomé de Saboia Carvalho. Comissão de Disciplina: Olinto Oliveira, Lauro Maciel Severiano e Manuel Pinheiro de Sousa. Comissão de Representação: Yvan Ribeiro Paraíba (Ivan Paraíba), Mardonio Peixoto Botelho e Ronaldo da Costa Moreira.
  • 1953 - Falece às primeiras horas, o bacharel em Direito Guilherme Studart Filho, filho do historiógrafo e médico Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) e pai de Guinardo Garcia Studart, médico falecido. Nascera no dia 27 de março de 1892.
  • 1954 - Eleita e empossada a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará. O Conselho, presidido por Zacarias do Amaral Vieira, elege os novos dirigentes daquela prestigiosa instituição, os quais imediatamente tomam posse. A diretoria foi eleita para o biênio 1954-1955: presidente - desembargador José Pires de Carvalho; vice-presidente - Olinto Oliveira; primeiro secretário - Antônio Barros dos Santos; segundo secretário - Itamar Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); tesoureiro - Vinicius Ribeiro. Comissão de disciplina: Luís Cruz de Vasconcelos, Marco Antônio Forte e Geraldo Carlos Lemos. Comissão de sindicância: Zacarias do Amaral Vieira, Lauro Maciel Severiano e Reinaldo Costa Moreira. Comissão de representação: Araken Carneiro, Valdo Matos Magno e José Tomé de Saboia Carvalho.
  • 1955 - Morre, em Fortaleza, a professora Almerinda de Albuquerque, fundadora e diretora por muito tempo, do Colégio Santa Cecília, no Benfica. Era cearense de Baturité nascida a 9 de janeiro de 1887. Chegara em Fortaleza em 1922.
  • 1955 - Toma posse na direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER, o engenheiro Marcelo Sanford de Barros.
  • 1958 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE manda registrar o Diretório Regional da União Democrática Nacional - UDN, que tinha a seguinte formação: Presidente, Manuel do Nascimento Fernandes Távora; 1º vice-presidente, Gentil Barreira; 2º vice-presidente, Filemon Fernandes Teles (Filemon Teles); 3º vice-presidente, Ernesto Miranda Saboia de Albuquerque (Ernesto Saboia); secretário geral, Liberato Moacir de Aguiar; subsecretário, Manuel Vilebaldo da Frota Aguiar (Vilebaldo Aguiar).
  • 1960 - Sai, no Diário Oficial do Município 1867, a Lei 1.488, de 11 de fevereiro de 1960, criando o Banco de Sangue de Fortaleza, nascida de proposta do vereador José Aluísio de Castro Correia.
  • 1966 - Inaugurada, pelo prefeito, general Murilo Borges Moreira, a Avenida Bezerra de Menezes, depois de alargada, unindo a Praça Paula Pessoa (São Sebastião) à Avenida Mister Hull. Na época era superintendente de obras e viação o almirante José Joaquim Gomes Fontenele.
  • 1968 - São inauguradas as delegacias do 5º e 6º Distritos Policiais com sedes, respectivamente, em Parangaba e Messejana.
  • 1968 - Inauguração do Conjunto Habitacional Presidente Castelo Branco, no Monte Castelo, integrado por 300 casas construídas pela Cohab-Ceará.
  • 1969 - Morre, aos 57 anos de idade, o comerciante e agropecuarista, deputado estadual Raimundo Vieira Filho, em pleno exercício de seu mandato, cearense da Vila de Iratinga, hoje Itapajé, nascido em 14 de março de 1912.
  • 1970 - A Cenorte transfere-se para a sua sede na Avenida Barão de Studart.
  • 1970 - Criado o Hospital de Isolamento de Fortaleza, hoje Hospital São José. Localiza-se na Rua Nestor Barbosa, 315/433, na Parquelândia. O primeiro diretor foi o médico Lúcio Gonçalo de Alcântara.
  • 1971 - Morre, aos 66 anos de idade, o poeta paraense de Vizeu, nascido a 5 de fevereiro de 1905, Júlio Sobreira Filho, radicado em Fortaleza.
  • 1973 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Ismael Pordeus, na Avenida Desembargador Faustino de Albuquerque, 511, Jardim das Oliveiras.
  • 1974 - Iniciada a demolição do balão situado na confluência da Avenida da Universidade e Avenida 13 de Maio, constituindo-se a primeira providência, a retirada da Fonte das Sereias, que para ali se mudara pela terceira vez desde sua instalação em 1930, pelo prefeito Álvaro Weyne, na Praça da Lagoinha. A derrubada do balão ocorre em virtude de serem instalados semáforos.
  • 1975 - Empossado, na presidência da Companhia de Eletricidade do Ceará - Coelce, o engenheiro eletricista Jandir de Oliveira Loureiro.
  • 1976 - Às 17h30, é inaugurado o novo prédio da futura TV Uirapuru, da Organização José Pessoa de Araújo, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), o Edifício Raimundo Pessoa de Queirós. Hoje é a TV Cidade. O ato inaugural é presidido pelo vice-governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), juntamente com o diretor-presidente da Organização, José Pessoa de Araújo. Monsenhor Tito Guedes procedeu a bênção das instalações. O nome do edifício é uma homenagem ao pai do empresário José Pessoa de Araújo ,Raimundo Pessoa de Araújo.
  • 1976 - Inaugurada a estátua do maestro Alberto Nepomuceno, de autoria do escultor carioca Hildegardo Leão Veloso, feita em 1964, ano do centenário do compositor, no início da avenida que tem o seu nome.
  • 1977 - Morre, às 23h30, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, o engenheiro agrônomo e advogado Luciano Campos Magalhães, ex-vereador e ex-deputado estadual. Era paraibano de João Pessoa, onde nascera a 6 de agosto de 1928, filho de Josa Magalhães. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima e de Praça na Água Fria.
  • 1977 - Inaugurada a Praça Marcílio Dias, na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), no Jacarecanga, tendo no centro o busto do homenageado.
  • 1980 - Muda o comando da Capitania dos Portos do Ceará, quando o capitão de fragata Mário Moutinho de Carvalho entrega o cargo ao novo titular, Vicente de Paulo Phaelante Casales, também capitão de fragata.
  • 2000 - Estreia, às 20h30, na esquina da Avenida Aguanambi com Avenida 13 de Maio, o Circo Kroner, de tradição de mais de cem anos.
  • 2000 - Inaugurado o Edifício Petrônio Aguiar Andrade, nova sede do Serviço Social do Comércio - Sesc, na Avenida Duque de Caxias nº 1.701 e o anexo, Teatro Emiliano Queirós, em festa com a presença dos homenageados.
  • 2006 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, o gráfico e seresteiro Francisco Reis dos Santos, ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira - FEB, que manteve por muitos anos, em Fortaleza, a Tipografia Reis. Nascera em Natal, RN., em 6 de janeiro de 1922.
  • 2019 - Morre em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o general Francisco Batista Torres de Melo, vítima de um câncer na bexiga. O general foi deputado estadual em 1946. Era maçom sendo o primeiro grão mestre da Grande Loja Oriente do Brasil em 1937. Comandou as Polícias militares do Piauí e de São Paulo. Dirigiu o Lar Torres de Melo, entidade acolhedora de idosos, fundada pela família. Seu corpo é velado no quartel da 10ª Região Militar onde foi comandante. Nascera em Fortaleza em 24 de dezembro de 1924.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos