Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para 31 de março  na História do Ceará:
  • 1735 - Provisão Régia nomeia 4º Ouvidor Geral da Capitania do Ceará, Victorino Pinto da Costa Mendonça.
  • 1819 - Sai nova Provisão Régia mandando transferir o pelourinho da Vila de Fortaleza de junto da Igreja Matriz para a praça Carolina.
  • 1865 - Instala-se, em casas de propriedade de Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), na Rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), a Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM, criada em 26 de novembro de 1864.
  • 1875 - Fundada em Fortaleza a sociedade dramática Recreio Familiar.
  • 1889 - Morre, em Sobral, sua cidade natal, aos 61 anos de idade, o senador Vicente Alves de Paula Pessoa que nascera em 29 de março de 1828. Hoje é nome de Praça em Fortaleza, conhecida por Praça São Sebastião.
  • 1890 - O Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará) tem novo comandante, o tenente-coronel do Exército José Florêncio de Carvalho que assume o cargo antes ocupado pelo tenente-coronel da Guarda Nacional Antônio Felino Barroso.
  • 1895 - Falece em Fortaleza, aos 42 anos de idade, o abolicionista, jornalista e poeta Antônio Dias Martins Júnior (Antônio Martins), ex-senador estadual. Membro da Cearense Libertadora era cearense de Fortaleza, onde nascera a 16 de junho de 1852, e hoje é nome de rua no Rodolfo Teófilo e Damas.
  • 1927 - Inaugura-se, no Benfica, a Casa da Congregação da Missão, dos padres Lazaristas, sob a direção do padre Guilherme Vaessen.
  • 1940 - Morre em Fortaleza o antigo comerciante Vicente Carneiro.
  • 1941 - O alfaiate Manuel Felix de Moura Amazonas, proprietário da loja “A Colegial”, que matou o professor da Escola de Agronomia e do Ginásio São Luís, Domingos Brasileiro Alcântara, em 29 de julho de 1940, é absolvido pelo Júri de Fortaleza.
  • 1945 - Aparece o primeiro número do jornal Ceará Expedicionário, dedicado aos nossos conterrâneos que estão lutando na Itália.
  • 1947 - Toma posse como Prefeito Municipal de Fortaleza, o médico José Leite Maranhão, nomeado pelo governador.
  • 1951 - Morre, aos 63 anos de idade, em Fortaleza, o monsenhor Otávio de Castro, vigário geral da Arquidiocese. Lecionou no Seminário. Era nascido a 18 de junho de 1888. Hoje tem seu nome em uma rua do Bairro de Fátima.
  • 1952 - Eleita a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará. Presidente, César de Moraes Fontenele (César Fontenele); vice-presidente, Zacarias do Amaral Vieira; 1º secretário, Antônio Barros dos Santos; 2º secretário, Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); tesoureiro, Vinicius Ribeiro. Comissão de Sindicâncias: Mario dos Martins Coelho, Marco Antônio Forte e José Tomé de Saboia Carvalho. Comissão de Disciplina: Olinto Oliveira, Lauro Maciel Severiano e Manuel Pinheiro de Sousa. Comissão de Representação: Yvan Ribeiro Paraíba (Ivan Paraíba), Mardonio Peixoto Botelho e Ronaldo da Costa Moreira.
  • 1953 - Falece às primeiras horas, o bacharel em Direito Guilherme Studart Filho, filho do historiógrafo e médico Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) e pai de Guinardo Garcia Studart, médico falecido. Nascera no dia 27 de março de 1892.
  • 1954 - Eleita e empossada a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará. O Conselho, presidido por Zacarias do Amaral Vieira, elege os novos dirigentes daquela prestigiosa instituição, os quais imediatamente tomam posse. A diretoria foi eleita para o biênio 1954-1955: presidente - desembargador José Pires de Carvalho; vice-presidente - Olinto Oliveira; primeiro secretário - Antônio Barros dos Santos; segundo secretário - Itamar Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); tesoureiro - Vinicius Ribeiro. Comissão de disciplina: Luís Cruz de Vasconcelos, Marco Antônio Forte e Geraldo Carlos Lemos. Comissão de sindicância: Zacarias do Amaral Vieira, Lauro Maciel Severiano e Reinaldo Costa Moreira. Comissão de representação: Araken Carneiro, Valdo Matos Magno e José Tomé de Saboia Carvalho.
  • 1955 - Morre, em Fortaleza, a professora Almerinda de Albuquerque, fundadora e diretora por muito tempo, do Colégio Santa Cecília, no Benfica. Era cearense de Baturité nascida a 9 de janeiro de 1887. Chegara em Fortaleza em 1922.
  • 1955 - Toma posse na direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER, o engenheiro Marcelo Sanford de Barros.
  • 1958 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE manda registrar o Diretório Regional da União Democrática Nacional - UDN, que tinha a seguinte formação: Presidente, Manuel do Nascimento Fernandes Távora; 1º vice-presidente, Gentil Barreira; 2º vice-presidente, Filemon Fernandes Teles (Filemon Teles); 3º vice-presidente, Ernesto Miranda Saboia de Albuquerque (Ernesto Saboia); secretário geral, Liberato Moacir de Aguiar; subsecretário, Manuel Vilebaldo da Frota Aguiar (Vilebaldo Aguiar).
  • 1960 - Sai, no Diário Oficial do Município 1867, a Lei 1.488, de 11 de fevereiro de 1960, criando o Banco de Sangue de Fortaleza, nascida de proposta do vereador José Aluísio de Castro Correia.
  • 1966 - Inaugurada, pelo prefeito, general Murilo Borges Moreira, a Avenida Bezerra de Menezes, depois de alargada, unindo a Praça Paula Pessoa (São Sebastião) à Avenida Mister Hull. Na época era superintendente de obras e viação o almirante José Joaquim Gomes Fontenele.
  • 1968 - São inauguradas as delegacias do 5º e 6º Distritos Policiais com sedes, respectivamente, em Parangaba e Messejana.
  • 1968 - Inauguração do Conjunto Habitacional Presidente Castelo Branco, no Monte Castelo, integrado por 300 casas construídas pela Cohab-Ceará.
  • 1969 - Morre, aos 57 anos de idade, o comerciante e agropecuarista, deputado estadual Raimundo Vieira Filho, em pleno exercício de seu mandato, cearense da Vila de Iratinga, hoje Itapajé, nascido em 14 de março de 1912.
  • 1970 - A Cenorte transfere-se para a sua sede na Avenida Barão de Studart.
  • 1970 - Criado o Hospital de Isolamento de Fortaleza, hoje Hospital São José. Localiza-se na Rua Nestor Barbosa, 315/433, na Parquelândia. O primeiro diretor foi o médico Lúcio Gonçalo de Alcântara.
  • 1971 - Morre, aos 66 anos de idade, o poeta paraense de Vizeu, nascido a 5 de fevereiro de 1905, Júlio Sobreira Filho, radicado em Fortaleza.
  • 1973 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Ismael Pordeus, na Avenida Desembargador Faustino de Albuquerque, 511, Jardim das Oliveiras.
  • 1974 - Iniciada a demolição do balão situado na confluência da Avenida da Universidade e Avenida 13 de Maio, constituindo-se a primeira providência, a retirada da Fonte das Sereias, que para ali se mudara pela terceira vez desde sua instalação em 1930, pelo prefeito Álvaro Weyne, na Praça da Lagoinha. A derrubada do balão ocorre em virtude de serem instalados semáforos.
  • 1975 - Empossado, na presidência da Companhia de Eletricidade do Ceará - Coelce, o engenheiro eletricista Jandir de Oliveira Loureiro.
  • 1976 - Às 17h30, é inaugurado o novo prédio da futura TV Uirapuru, da Organização José Pessoa de Araújo, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), o Edifício Raimundo Pessoa de Queirós. Hoje é a TV Cidade. O ato inaugural é presidido pelo vice-governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), juntamente com o diretor-presidente da Organização, José Pessoa de Araújo. Monsenhor Tito Guedes procedeu a bênção das instalações. O nome do edifício é uma homenagem ao pai do empresário José Pessoa de Araújo ,Raimundo Pessoa de Araújo.
  • 1976 - Inaugurada a estátua do maestro Alberto Nepomuceno, de autoria do escultor carioca Hildegardo Leão Veloso, feita em 1964, ano do centenário do compositor, no início da avenida que tem o seu nome.
  • 1977 - Morre, às 23h30, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, o engenheiro agrônomo e advogado Luciano Campos Magalhães, ex-vereador e ex-deputado estadual. Era paraibano de João Pessoa, onde nascera a 6 de agosto de 1928, filho de Josa Magalhães. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima e de Praça na Água Fria.
  • 1977 - Inaugurada a Praça Marcílio Dias, na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), no Jacarecanga, tendo no centro o busto do homenageado.
  • 1980 - Muda o comando da Capitania dos Portos do Ceará, quando o capitão de fragata Mário Moutinho de Carvalho entrega o cargo ao novo titular, Vicente de Paulo Phaelante Casales, também capitão de fragata.
  • 2000 - Estreia, às 20h30, na esquina da Avenida Aguanambi com Avenida 13 de Maio, o Circo Kroner, de tradição de mais de cem anos.
  • 2000 - Inaugurado o Edifício Petrônio Aguiar Andrade, nova sede do Serviço Social do Comércio - Sesc, na Avenida Duque de Caxias nº 1.701 e o anexo, Teatro Emiliano Queirós, em festa com a presença dos homenageados.
  • 2006 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, o gráfico e seresteiro Francisco Reis dos Santos, ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira - FEB, que manteve por muitos anos, em Fortaleza, a Tipografia Reis. Nascera em Natal, RN., em 6 de janeiro de 1922.
  • 2019 - Morre em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o general Francisco Batista Torres de Melo, vítima de um câncer na bexiga. O general foi deputado estadual em 1946. Era maçom sendo o primeiro grão mestre da Grande Loja Oriente do Brasil em 1937. Comandou as Polícias militares do Piauí e de São Paulo. Dirigiu o Lar Torres de Melo, entidade acolhedora de idosos, fundada pela família. Seu corpo é velado no quartel da 10ª Região Militar onde foi comandante. Nascera em Fortaleza em 24 de dezembro de 1924.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...