Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para 31 de março  na História do Ceará:
  • 1735 - Provisão Régia nomeia 4º Ouvidor Geral da Capitania do Ceará, Victorino Pinto da Costa Mendonça.
  • 1819 - Sai nova Provisão Régia mandando transferir o pelourinho da Vila de Fortaleza de junto da Igreja Matriz para a praça Carolina.
  • 1865 - Instala-se, em casas de propriedade de Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), na Rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), a Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM, criada em 26 de novembro de 1864.
  • 1875 - Fundada em Fortaleza a sociedade dramática Recreio Familiar.
  • 1889 - Morre, em Sobral, sua cidade natal, aos 61 anos de idade, o senador Vicente Alves de Paula Pessoa que nascera em 29 de março de 1828. Hoje é nome de Praça em Fortaleza, conhecida por Praça São Sebastião.
  • 1890 - O Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará) tem novo comandante, o tenente-coronel do Exército José Florêncio de Carvalho que assume o cargo antes ocupado pelo tenente-coronel da Guarda Nacional Antônio Felino Barroso.
  • 1895 - Falece em Fortaleza, aos 42 anos de idade, o abolicionista, jornalista e poeta Antônio Dias Martins Júnior (Antônio Martins), ex-senador estadual. Membro da Cearense Libertadora era cearense de Fortaleza, onde nascera a 16 de junho de 1852, e hoje é nome de rua no Rodolfo Teófilo e Damas.
  • 1927 - Inaugura-se, no Benfica, a Casa da Congregação da Missão, dos padres Lazaristas, sob a direção do padre Guilherme Vaessen.
  • 1940 - Morre em Fortaleza o antigo comerciante Vicente Carneiro.
  • 1941 - O alfaiate Manuel Felix de Moura Amazonas, proprietário da loja “A Colegial”, que matou o professor da Escola de Agronomia e do Ginásio São Luís, Domingos Brasileiro Alcântara, em 29 de julho de 1940, é absolvido pelo Júri de Fortaleza.
  • 1945 - Aparece o primeiro número do jornal Ceará Expedicionário, dedicado aos nossos conterrâneos que estão lutando na Itália.
  • 1947 - Toma posse como Prefeito Municipal de Fortaleza, o médico José Leite Maranhão, nomeado pelo governador.
  • 1951 - Morre, aos 63 anos de idade, em Fortaleza, o monsenhor Otávio de Castro, vigário geral da Arquidiocese. Lecionou no Seminário. Era nascido a 18 de junho de 1888. Hoje tem seu nome em uma rua do Bairro de Fátima.
  • 1952 - Eleita a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará. Presidente, César de Moraes Fontenele (César Fontenele); vice-presidente, Zacarias do Amaral Vieira; 1º secretário, Antônio Barros dos Santos; 2º secretário, Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); tesoureiro, Vinicius Ribeiro. Comissão de Sindicâncias: Mario dos Martins Coelho, Marco Antônio Forte e José Tomé de Saboia Carvalho. Comissão de Disciplina: Olinto Oliveira, Lauro Maciel Severiano e Manuel Pinheiro de Sousa. Comissão de Representação: Yvan Ribeiro Paraíba (Ivan Paraíba), Mardonio Peixoto Botelho e Ronaldo da Costa Moreira.
  • 1953 - Falece às primeiras horas, o bacharel em Direito Guilherme Studart Filho, filho do historiógrafo e médico Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) e pai de Guinardo Garcia Studart, médico falecido. Nascera no dia 27 de março de 1892.
  • 1954 - Eleita e empossada a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará. O Conselho, presidido por Zacarias do Amaral Vieira, elege os novos dirigentes daquela prestigiosa instituição, os quais imediatamente tomam posse. A diretoria foi eleita para o biênio 1954-1955: presidente - desembargador José Pires de Carvalho; vice-presidente - Olinto Oliveira; primeiro secretário - Antônio Barros dos Santos; segundo secretário - Itamar Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); tesoureiro - Vinicius Ribeiro. Comissão de disciplina: Luís Cruz de Vasconcelos, Marco Antônio Forte e Geraldo Carlos Lemos. Comissão de sindicância: Zacarias do Amaral Vieira, Lauro Maciel Severiano e Reinaldo Costa Moreira. Comissão de representação: Araken Carneiro, Valdo Matos Magno e José Tomé de Saboia Carvalho.
  • 1955 - Morre, em Fortaleza, a professora Almerinda de Albuquerque, fundadora e diretora por muito tempo, do Colégio Santa Cecília, no Benfica. Era cearense de Baturité nascida a 9 de janeiro de 1887. Chegara em Fortaleza em 1922.
  • 1955 - Toma posse na direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER, o engenheiro Marcelo Sanford de Barros.
  • 1958 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE manda registrar o Diretório Regional da União Democrática Nacional - UDN, que tinha a seguinte formação: Presidente, Manuel do Nascimento Fernandes Távora; 1º vice-presidente, Gentil Barreira; 2º vice-presidente, Filemon Fernandes Teles (Filemon Teles); 3º vice-presidente, Ernesto Miranda Saboia de Albuquerque (Ernesto Saboia); secretário geral, Liberato Moacir de Aguiar; subsecretário, Manuel Vilebaldo da Frota Aguiar (Vilebaldo Aguiar).
  • 1960 - Sai, no Diário Oficial do Município 1867, a Lei 1.488, de 11 de fevereiro de 1960, criando o Banco de Sangue de Fortaleza, nascida de proposta do vereador José Aluísio de Castro Correia.
  • 1966 - Inaugurada, pelo prefeito, general Murilo Borges Moreira, a Avenida Bezerra de Menezes, depois de alargada, unindo a Praça Paula Pessoa (São Sebastião) à Avenida Mister Hull. Na época era superintendente de obras e viação o almirante José Joaquim Gomes Fontenele.
  • 1968 - São inauguradas as delegacias do 5º e 6º Distritos Policiais com sedes, respectivamente, em Parangaba e Messejana.
  • 1968 - Inauguração do Conjunto Habitacional Presidente Castelo Branco, no Monte Castelo, integrado por 300 casas construídas pela Cohab-Ceará.
  • 1969 - Morre, aos 57 anos de idade, o comerciante e agropecuarista, deputado estadual Raimundo Vieira Filho, em pleno exercício de seu mandato, cearense da Vila de Iratinga, hoje Itapajé, nascido em 14 de março de 1912.
  • 1970 - A Cenorte transfere-se para a sua sede na Avenida Barão de Studart.
  • 1970 - Criado o Hospital de Isolamento de Fortaleza, hoje Hospital São José. Localiza-se na Rua Nestor Barbosa, 315/433, na Parquelândia. O primeiro diretor foi o médico Lúcio Gonçalo de Alcântara.
  • 1971 - Morre, aos 66 anos de idade, o poeta paraense de Vizeu, nascido a 5 de fevereiro de 1905, Júlio Sobreira Filho, radicado em Fortaleza.
  • 1973 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Ismael Pordeus, na Avenida Desembargador Faustino de Albuquerque, 511, Jardim das Oliveiras.
  • 1974 - Iniciada a demolição do balão situado na confluência da Avenida da Universidade e Avenida 13 de Maio, constituindo-se a primeira providência, a retirada da Fonte das Sereias, que para ali se mudara pela terceira vez desde sua instalação em 1930, pelo prefeito Álvaro Weyne, na Praça da Lagoinha. A derrubada do balão ocorre em virtude de serem instalados semáforos.
  • 1975 - Empossado, na presidência da Companhia de Eletricidade do Ceará - Coelce, o engenheiro eletricista Jandir de Oliveira Loureiro.
  • 1976 - Às 17h30, é inaugurado o novo prédio da futura TV Uirapuru, da Organização José Pessoa de Araújo, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), o Edifício Raimundo Pessoa de Queirós. Hoje é a TV Cidade. O ato inaugural é presidido pelo vice-governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), juntamente com o diretor-presidente da Organização, José Pessoa de Araújo. Monsenhor Tito Guedes procedeu a bênção das instalações. O nome do edifício é uma homenagem ao pai do empresário José Pessoa de Araújo ,Raimundo Pessoa de Araújo.
  • 1976 - Inaugurada a estátua do maestro Alberto Nepomuceno, de autoria do escultor carioca Hildegardo Leão Veloso, feita em 1964, ano do centenário do compositor, no início da avenida que tem o seu nome.
  • 1977 - Morre, às 23h30, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, o engenheiro agrônomo e advogado Luciano Campos Magalhães, ex-vereador e ex-deputado estadual. Era paraibano de João Pessoa, onde nascera a 6 de agosto de 1928, filho de Josa Magalhães. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima e de Praça na Água Fria.
  • 1977 - Inaugurada a Praça Marcílio Dias, na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), no Jacarecanga, tendo no centro o busto do homenageado.
  • 1980 - Muda o comando da Capitania dos Portos do Ceará, quando o capitão de fragata Mário Moutinho de Carvalho entrega o cargo ao novo titular, Vicente de Paulo Phaelante Casales, também capitão de fragata.
  • 2000 - Estreia, às 20h30, na esquina da Avenida Aguanambi com Avenida 13 de Maio, o Circo Kroner, de tradição de mais de cem anos.
  • 2000 - Inaugurado o Edifício Petrônio Aguiar Andrade, nova sede do Serviço Social do Comércio - Sesc, na Avenida Duque de Caxias nº 1.701 e o anexo, Teatro Emiliano Queirós, em festa com a presença dos homenageados.
  • 2006 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, o gráfico e seresteiro Francisco Reis dos Santos, ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira - FEB, que manteve por muitos anos, em Fortaleza, a Tipografia Reis. Nascera em Natal, RN., em 6 de janeiro de 1922.
  • 2019 - Morre em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o general Francisco Batista Torres de Melo, vítima de um câncer na bexiga. O general foi deputado estadual em 1946. Era maçom sendo o primeiro grão mestre da Grande Loja Oriente do Brasil em 1937. Comandou as Polícias militares do Piauí e de São Paulo. Dirigiu o Lar Torres de Melo, entidade acolhedora de idosos, fundada pela família. Seu corpo é velado no quartel da 10ª Região Militar onde foi comandante. Nascera em Fortaleza em 24 de dezembro de 1924.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não