Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Jornalista 
Elon Nepomuceno ex-rádios Tribuna Band News FM 101.7 e Verdes Mares AM 810, agora está na Assessoria de Comunicação da Escola de Saúde Pública do Ceará-ESP-CE. 

Elon Nepomuceno, formado na FIC, já divulga:


Quando a Pandemia de Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, pouco se sabia sobre os desafios que seriam impostos pela crise sanitária. O problema, no entanto, logo tomou grandes proporções e afetou não só os sistemas de saúde, mas diversos outros setores que, aparentemente, sentiriam os efeitos pandêmicos em menor escala. O mundo começa, então, a visualizar uma jornada sem precedentes, cheia de reflexos das desigualdades sociais e econômicas.

Dois anos depois dos primeiros diagnósticos, o coronavírus continua sendo um obstáculo a ser superado por governos e sociedade, mas algumas práticas fazem a diferença diante deste cenário que, por muitas vezes, foi de incertezas.

No Ceará, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) dão exemplos de como a coletividade foi e tem sido eficiente no enfrentamento à doença. Para além da pronta assistência médica a pacientes infectados, as ações adotadas envolvem diversos eixos, como educação, pesquisa, inteligência, inovação, comunicação, entre outros.

Especialistas avaliam que possuir um plano de contingência intersetorial possibilitou ao Estado reduzir danos durante a travessia das três ondas de covid-19.

Superados os momentos mais críticos, agora, é hora de registrar, por meio de um livro, os relatos históricos de coragem, as percepções e as estratégias implementadas por atores da saúde pública para amortecer os impactos da pandemia.

Autoria de cerca de 80 profissionais
Intitulada como Enfrentamento à covid-19: a construção da coragem coletiva, a publicação técnico-científica tem a autoria de quase 80 profissionais das mais variadas áreas de atuação. Em cerca de um ano e meio, o grupo desenvolveu 19 capítulos.

Um dos organizadores do projeto e gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco, relata que o livro nasceu após uma provocação da cúpula da Saúde estadual. “Muito se falava sobre a necessidade de termos o registro histórico desse enfrentamento. Então, nós assumimos o compromisso de organizar o livro, trazendo as narrativas de diferentes autores e autoras, nos seus cenários de atuação. No projeto, a gente vai ter desde o campo da assistência, da gestão, da pesquisa norteando a tomada de decisão – inclusive, desses gestores, no campo das evidências –, da inovação, além dos aspectos de estar na linha de frente”, explica.

Franco contribuiu, ainda, com a produção de três capítulos da obra. “Em um deles, falamos num campo mais prático, detalhando a implantação de um setor de pesquisa dentro do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv). A gente relatou todo o processo: desde a seleção de pessoas à coleta de dados, e o que esse estudo nos traz como desdobramentos até hoje”.

Também esteve à frente da organização do livro a assessora técnica da ESP/CE, Lígia Lucena, que assina o capítulo de encerramento do projeto. Além disso, ela desempenhou um importante papel de orientação para os demais autores. “Muitos deles ficaram naquela inquietação: ‘Como é que eu vou traduzir tudo e colocar no papel’? Então, a gente desenvolveu oficinas para ajudar o grupo a pensar como seria essa escrita, elaboramos diretrizes dos elementos que deveriam compor os capítulos, entre outros suportes. Tudo para proporcionar um alinhamento conceitual”, pontua Lucena.

O lançamento do livro ocorrerá nesta quarta-feira (30), às 9 horas, em solenidade na sede da ESP/CE, em Fortaleza.

Conselho Editorial - O “Enfrentamento à Covid-19: a construção da coragem coletiva” marca também um novo momento do Conselho Editorial da ESP/CE. A publicação foi uma das primeiras a serem analisadas pelo grupo após sua aprovação no ano passado.

- Eu vejo esse livro como uma entrega muito importante para a sociedade. Eu acho que a Escola reafirma o seu compromisso ético, sanitário e com a Ciência ao entregar um registro estadual do enfrentamento à pandemia. E, internamente, ele sinaliza um fortalecimento do Conselho Editorial, que foi aprovado em 2021”, avalia Jadson Franco.

Acesso permitido mediante a apresentação do Comprovante de Vacinação Anti Covid (com três doses) e uso de máscara.

Serviço
  • Lançamento do livro “Enfrentamento à covid-19: a construção da coragem coletiva”
  • Quarta-feira (30), às 9 horas.
  • Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Avenida Antônio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393