Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Tenho grande orgulho de ter sido professor e ter aberto as portas para o ingresso do jornalista Mário Kempes na área esportiva. E por isso o Blog do Lauriberto se solidariza com Kempão por ter sido recomendado pela Comunicação do Ceará Sporting a não diz que é do Blog do Kempes:

- A sabedoria ensina que não devemos tomar nenhuma decisão, quando estamos com raiva, felizes ou tristes. Como jornalista, esse princípio deve ser levado ainda mais ao pé da letra, porque minha decisão pode ser tomada em um comentário ou uma postagem. Por isso, escrevo esse texto um dia depois do ocorrido, já recuperado da forte pancada.

Assim como em todos os outros times de futebol, nas entrevistas coletivas realizadas pelo Ceará, seja de forma virtual ou presencial, a comunicação do clube pede para que o profissional de imprensa se identifique antes de fazer a pergunta. Eu me apresento como Mário Kempes, do Blog do Kempes e do TVC Esporte Clube. Raríssimas vezes, me apresentei apenas como Mário Kempes, do Blog do Kempes.

Então, para minha surpresa, tristeza, decepção e sentimento de injustiça, na tarde dessa terça-feira, 29 de março, fui informado pela comunicação do Ceará, primeiramente pelo Assessor de Imprensa, Abreu Neto, e depois pelo Gerente de Comunicação, Israel Simonton, que eu não poderia mais me identificar nas entrevistas coletivas como: Mário Kempes, do Blog do Kempes, e sim, apenas como: Mário Kempes, do TVC Esporte Clube.

O motivo é que o meu credenciamento para participar e fazer a cobertura das entrevistas coletivas e treinamentos é feito através do programa da TVC e não pelo Blog. De acordo com a comunicação do Ceará, o impedimento de falar o nome do meu Blog não é uma censura, é apenas uma recomendação.

Segundo os dois jornalistas, Israel e Abreu (a quem eu percebi claramente o constrangimento pela “recomendação” e a sensação de que isso não é necessário), há pessoas dentro e fora do clube, que questionaram minha apresentação ao falar que sou do Blog do Kempes, pois o Ceará Sporting Club proíbe o credenciamento de blogs, portais, canais e sites ligados a torcidas.

A minha primeira reação foi a de achar que era uma brincadeira. Afinal, quem poderia se sentir incomodado com algo tão banal para um clube tão grande? Qual prejuízo para um clube conhecido como “Time do Povo” recomendar que um jornalista não identificasse o outro meio em que ele trabalha? O que beneficia um clube em que a 1ª frase do seu hino é “Teu Passado é Todo Coberto de Glórias”?

No entanto, foi possível perceber que é verdade. Argumentei, expliquei, exemplifiquei, mas a recomendação é irredutível. Assim, bateu em mim um sentimento de tristeza, de injustiça, de impotência.

Trabalhar de forma independente, sem a ajuda de uma mídia poderosa por trás, sem ter um salário fixo, ouvir pessoas dizerem que não falam para a minha mídia, só para outra, escutar relatos de entrevistados que não me conhecem e por isso não querem falar comigo, só se trabalhar em emissora A ou B, e ainda saber que o grande tem mais força que o pequeno e que muitas vezes a vitória de Davi sobre Golias foi apenas uma história bíblica machucam demais.

Recentemente, fui vítima de um profissional de comunicação que cometia perversidades, usando o nome de atletas e dirigentes para se passar de bom moço, quando na verdade, os próprios atletas e dirigentes nem sequer sabiam de tais procedimentos.

Mesmo assim, sigo tomando doses de coragem diariamente para seguir firme, tento ter resiliência constante e aprendo dia a dia que as injustiças acontecem e que os vilões aparecem principalmente quando o trabalho é feito com honestidade, credibilidade e respeito.

Durante todos esses anos como profissional, seja no jornalismo, onde cobri Copa do Mundo, trabalhei em grandes empresas do Estado e do País, fui assessor de comunicação no Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, seja como técnico de Informática (fui por 10 anos), aprendi a respeitar a hierarquia.

Vou respeitar a “recomendação” do Ceará. Em entrevistas do clube, apenas do Ceará Sporting Club, não falarei mais Mário Kempes, do Blog do Kempes.

Encerro esse texto lembrando de uma história real, que virou filme: “À Procura da Felicidade”. O personagem principal, Chris Gardner, interpretado maravilhosamente bem, por Will Smith, passou por enormes desafios e precisou superar muitas adversidades. Em determinado momento do filme, o filho de Chris, Christopher (filho na vida real de Will Smith) diz que é muito bom no basquete, mas Chris faz pouco caso e diz que o filho vai ser como ele, abaixo da média. O filho fica triste e joga a bola de basquete pra longe. Vendo a besteira que falou, Chris diz a frase que mudou a sua vida: “Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, proteja-o. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa, corra atrás”.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos