Pular para o conteúdo principal



Medalha da Abolição para Cid Gomes

- Eu vou ficar até o último dia da minha vida, enquanto eu tiver força, disposição e consciência, eu vou trabalhar e ajudar para que a gente siga sempre um caminho de liberdade, igualdade e fraternidade”. É com esse espírito público que o senador da República Cid Ferreira Gomes fala sobre a vontade de continuar contribuindo para um Ceará com mais oportunidades para os cearenses.

Essa vocação despontou na vida de Cid Gomes antes dos 12 anos de idade, fase em que, segundo ele, tomou a decisão de ingressar na vida pública. O jovem estudante, filho do defensor público José Euclides Ferreira Gomes, e da professora Maria José Santos Ferreira Gomes, tinha o sonho de ser prefeito de Sobral, cidade onde nasceu, em 27 de abril de 1963, e cresceu ao lado dos irmãos.

- Eu enxergava na vida pública a oportunidade de melhorar as vidas das pessoas. Ao longo desses anos eu procurei fazer isso”, recorda Cid, que iniciou a atuação política efetivamente quando cursava Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde ocupou a presidência do Centro Acadêmico.


Cid Gomes é um dos nove agraciados com a Medalha da Abolição 2020-2022. A comenda, instituída em 1963, é concedida pelo Governo do Ceará em reconhecimento ao trabalho relevante de brasileiros para o Ceará ou para o Brasil. A solenidade de entrega será realizada no próximo 25 de março, dia em que os cearenses lembram a Data Magna do Ceará. O Estado foi pioneiro ao garantir em quatro anos antes do restante do Brasil, em 25 de março de 1884, a liberdade dos negros que aqui foram escravizados.

- [O Ceará] Mereceu o título de Terra da Luz não pelo sol potente que a gente tem, embora possa ser interpretado assim também, mas é Terra da Luz pela abertura e consciência de igualdade, liberdade e direitos iguais que os cearenses pioneiros tiveram lá atrás, e se anteciparam a todas as leis que, paulatinamente, foram abolindo a escravidão [no Brasil]. [Sobre a Medalha] Eu me sinto muito honrado. Isso naturalmente só aumenta a minha responsabilidade. Eu já tenho uma definição muito pacífica na minha vida de não ser mais candidato [a novos cargos eleitorais], mas isso não quer dizer que eu vou abandonar a politica", destaca.

Legado - Construindo a própria trajetória no campo da política, o engenheiro civil foi eleito pelos cearenses para o cargo de deputado estadual em 1990, sendo reeleito em 1994, e ocupando a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará no ano seguinte. Em 1996, Cid Gomes se candidatou a prefeito de Sobral, e ganhou. Durante dois mandatos, ele conduziu o município realizando um dos maiores investimentos em educação. Foi eleito governador do Ceará por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014). A convite da ex-presidente Dilma Rousseff, assumiu o Ministério da Educação em 2015.


- Quem está na vida pública tem, ao meu juízo, duas importantes responsabilidades. Uma é a de fazer. Então, quando prefeito, governador e parlamentar, eu procurei fazer as leis e as ações: a melhoria da educação, saúde e segurança pública; a busca por criação de novas oportunidades de trabalho; o investimento na infraestrutura do Estado, que é fundamental. A outra tarefa, que eu reputo tão ou mais importante, é a de encontrar, identificar e estimular novas lideranças, que possam assegurar a permanência ou a eternização desse trabalho", pontua Cid Gomes, que foi eleito em 2018 para o Senado Federal.

Sobre fortalecer a infraestrutura do Ceará para criar oportunidades, o senador destaca o Porto do Pecém como uma das estratégias que diferentes gestores trabalharam para consolidar. 

- Quando o Ciro [Gomes] pediu um navio à Marinha para vir prospectar o nosso litoral em que pudesse fazer um porto, porque o Porto do Mucuripe não comportaria ampliações. O Tasso [Jereissati] que, efetivamente, começou e, ao longo dos seus dois governos sequentes, conseguiu concluir e inaugurar a primeira etapa. Eu, Camilo [Santana], todos nós procuramos dar uma contribuição. O Projeto de Estado do Ceará começou isso sem que a gente tivesse uma indústria no Porto do Pecém. Sem um único melão para ser exportado. Tudo surgiu na sequência", enfatiza.

Localizado em São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 qulômetros de Fortaleza, o Porto do Pecém hoje faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), um empreendimento conjunto formado pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, considerado o maior da Europa. Além do terminal portuário, o CIPP hoje é composto ainda por área industrial e Zona de Processamento de Exportação. Em 2021 superou a marca de 20 milhões de toneladas movimentadas. 

- No Ceará, se a gente não se antecipar e não fizer a infraestrutura primeiro, a gente vai ficar eternamente condenado a nossa situação de dificuldades, que é histórica", defende.


Ainda em relação às políticas continuadas, outro exemplo é a evolução da qualidade da educação pública cearense na última década. Um movimento inspirado nas transformações iniciadas na educação infantil em Sobral. 

- Política pública só é efetivamente útil às pessoas se ela for replicável, universalizável, e se chegar a todos. A experiência de Sobral tem esse pano de fundo. Nós sabemos que ninguém melhora de vida se não for dado a ferramenta básica da educação. Aprender a ler e escrever, mas fundamental o estimular a acreditar no sonho. Em Sobral, nós identificamos um problema gravíssimo. As pessoas estavam com três ou quatro anos na escola sem aprender a ler. A escola muitas vezes era um refúgio para ter a comida, a merenda escolar", explica Cid.

Para mudar essa realidade foi criado, em Sobral, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). 

- Esse programa foi responsável por uma grande revolução. Nós passamos de um percentual de alfabetização inferior a 50% no primeiro ano para 99% das crianças sendo alfabetizadas. Quando a gente veio para o Estado, focamos e estabelecemos parceria com os municípios. Todos os municípios aderiram, mais uma vez os cearenses superando a diferença político-partidária", celebra.

O Ceará hoje lidera os resultados educacionais no âmbito nacional. No Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) de 2021, o Ceará tem 18 municípios entre os 20 com maiores notas. Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País. O Índice revela as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para o senador, a transformação é resultado do exercício da boa política.

- Eu sou apenas uma peça nessa engrenagem que o povo cearense determinou e compreende como importante para o Estado", conclui Cid Gomes.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...