Pular para o conteúdo principal



Medalha da Abolição para Cid Gomes

- Eu vou ficar até o último dia da minha vida, enquanto eu tiver força, disposição e consciência, eu vou trabalhar e ajudar para que a gente siga sempre um caminho de liberdade, igualdade e fraternidade”. É com esse espírito público que o senador da República Cid Ferreira Gomes fala sobre a vontade de continuar contribuindo para um Ceará com mais oportunidades para os cearenses.

Essa vocação despontou na vida de Cid Gomes antes dos 12 anos de idade, fase em que, segundo ele, tomou a decisão de ingressar na vida pública. O jovem estudante, filho do defensor público José Euclides Ferreira Gomes, e da professora Maria José Santos Ferreira Gomes, tinha o sonho de ser prefeito de Sobral, cidade onde nasceu, em 27 de abril de 1963, e cresceu ao lado dos irmãos.

- Eu enxergava na vida pública a oportunidade de melhorar as vidas das pessoas. Ao longo desses anos eu procurei fazer isso”, recorda Cid, que iniciou a atuação política efetivamente quando cursava Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde ocupou a presidência do Centro Acadêmico.


Cid Gomes é um dos nove agraciados com a Medalha da Abolição 2020-2022. A comenda, instituída em 1963, é concedida pelo Governo do Ceará em reconhecimento ao trabalho relevante de brasileiros para o Ceará ou para o Brasil. A solenidade de entrega será realizada no próximo 25 de março, dia em que os cearenses lembram a Data Magna do Ceará. O Estado foi pioneiro ao garantir em quatro anos antes do restante do Brasil, em 25 de março de 1884, a liberdade dos negros que aqui foram escravizados.

- [O Ceará] Mereceu o título de Terra da Luz não pelo sol potente que a gente tem, embora possa ser interpretado assim também, mas é Terra da Luz pela abertura e consciência de igualdade, liberdade e direitos iguais que os cearenses pioneiros tiveram lá atrás, e se anteciparam a todas as leis que, paulatinamente, foram abolindo a escravidão [no Brasil]. [Sobre a Medalha] Eu me sinto muito honrado. Isso naturalmente só aumenta a minha responsabilidade. Eu já tenho uma definição muito pacífica na minha vida de não ser mais candidato [a novos cargos eleitorais], mas isso não quer dizer que eu vou abandonar a politica", destaca.

Legado - Construindo a própria trajetória no campo da política, o engenheiro civil foi eleito pelos cearenses para o cargo de deputado estadual em 1990, sendo reeleito em 1994, e ocupando a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará no ano seguinte. Em 1996, Cid Gomes se candidatou a prefeito de Sobral, e ganhou. Durante dois mandatos, ele conduziu o município realizando um dos maiores investimentos em educação. Foi eleito governador do Ceará por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014). A convite da ex-presidente Dilma Rousseff, assumiu o Ministério da Educação em 2015.


- Quem está na vida pública tem, ao meu juízo, duas importantes responsabilidades. Uma é a de fazer. Então, quando prefeito, governador e parlamentar, eu procurei fazer as leis e as ações: a melhoria da educação, saúde e segurança pública; a busca por criação de novas oportunidades de trabalho; o investimento na infraestrutura do Estado, que é fundamental. A outra tarefa, que eu reputo tão ou mais importante, é a de encontrar, identificar e estimular novas lideranças, que possam assegurar a permanência ou a eternização desse trabalho", pontua Cid Gomes, que foi eleito em 2018 para o Senado Federal.

Sobre fortalecer a infraestrutura do Ceará para criar oportunidades, o senador destaca o Porto do Pecém como uma das estratégias que diferentes gestores trabalharam para consolidar. 

- Quando o Ciro [Gomes] pediu um navio à Marinha para vir prospectar o nosso litoral em que pudesse fazer um porto, porque o Porto do Mucuripe não comportaria ampliações. O Tasso [Jereissati] que, efetivamente, começou e, ao longo dos seus dois governos sequentes, conseguiu concluir e inaugurar a primeira etapa. Eu, Camilo [Santana], todos nós procuramos dar uma contribuição. O Projeto de Estado do Ceará começou isso sem que a gente tivesse uma indústria no Porto do Pecém. Sem um único melão para ser exportado. Tudo surgiu na sequência", enfatiza.

Localizado em São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 qulômetros de Fortaleza, o Porto do Pecém hoje faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), um empreendimento conjunto formado pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, considerado o maior da Europa. Além do terminal portuário, o CIPP hoje é composto ainda por área industrial e Zona de Processamento de Exportação. Em 2021 superou a marca de 20 milhões de toneladas movimentadas. 

- No Ceará, se a gente não se antecipar e não fizer a infraestrutura primeiro, a gente vai ficar eternamente condenado a nossa situação de dificuldades, que é histórica", defende.


Ainda em relação às políticas continuadas, outro exemplo é a evolução da qualidade da educação pública cearense na última década. Um movimento inspirado nas transformações iniciadas na educação infantil em Sobral. 

- Política pública só é efetivamente útil às pessoas se ela for replicável, universalizável, e se chegar a todos. A experiência de Sobral tem esse pano de fundo. Nós sabemos que ninguém melhora de vida se não for dado a ferramenta básica da educação. Aprender a ler e escrever, mas fundamental o estimular a acreditar no sonho. Em Sobral, nós identificamos um problema gravíssimo. As pessoas estavam com três ou quatro anos na escola sem aprender a ler. A escola muitas vezes era um refúgio para ter a comida, a merenda escolar", explica Cid.

Para mudar essa realidade foi criado, em Sobral, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). 

- Esse programa foi responsável por uma grande revolução. Nós passamos de um percentual de alfabetização inferior a 50% no primeiro ano para 99% das crianças sendo alfabetizadas. Quando a gente veio para o Estado, focamos e estabelecemos parceria com os municípios. Todos os municípios aderiram, mais uma vez os cearenses superando a diferença político-partidária", celebra.

O Ceará hoje lidera os resultados educacionais no âmbito nacional. No Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) de 2021, o Ceará tem 18 municípios entre os 20 com maiores notas. Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País. O Índice revela as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para o senador, a transformação é resultado do exercício da boa política.

- Eu sou apenas uma peça nessa engrenagem que o povo cearense determinou e compreende como importante para o Estado", conclui Cid Gomes.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...