Pular para o conteúdo principal



MFF celebra cinco anos com programação especial


Há cinco anos o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abria suas portas com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia, bem como trazê-la para o centro das discussões artísticas, não só no Ceará, mas em todo o país. Para celebrar a data, o equipamento, que é patrimônio turístico na capital cearense, preparou uma programação diversificada, gratuita e para toda a família. Serão ateliês artísticos, exposições, oficinas e apresentação de chorinho.

Nesta terça (8), a partir de 11 horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MFF (foto Celso Oliveira) abre, no pátio do Fórum Clóvis Beviláqua, as mostras “Olhar Sobre o Sensível” e “Mulheres Plurais”, com fotografias do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza, em mais uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Fórum Clóvis Beviláqua.

Já na quinta (10), dia oficial do aniversário do MFF, o educativo ministra três oficinas, sendo duas de modo presencial e uma online, pela página do Museu no Instagram. A primeira será sobre restauração de fotografias, às 10 horas, online. No início da tarde, às 14 horas, o espaço recebe crianças para oficina sobre montagem de óculos para realidade virtual e visitação imersiva pelas exposições do MFF. Em seguida, às 15h30, será ministrada a formação sobre imagem e de seu processo de construção, dentro de uma câmera fotográfica, para crianças, jovens e adultos.

Para alegrar a sexta (11) dos visitantes, apresentação de chorinho, com Clara Galvão, e horário de funcionamento estendido até às 20 horas. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas através do Instagram oficial @museudafotorafiafortaleza.

Sábado (12), a partir das 14 horas começa o Ateliê de Mobgrafia, uma série de oficinas que abordam técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação no aparelho de celular. Será uma formação sequenciada para jovens, adultos e idosos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie, com aulas semanais, até 2 de abril.

CINCO ANOS DO MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA – TRAJETÓRIA

Desde sua inauguração, em 10 de março de 2017, o MFF já recebeu mais de 68 mil visitantes em exposições icônicas, como Retratos, de Bob Wolfenson; Luz e sombra, de Christian Cravo e Orixás, de Pierre Verge, Despertando olhares, Na ponta dos dedos, Martín Chambi, Ser Humano, Fortaleza Antiga, Não Danifique os Sinais, entre outras.

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia Fortaleza mantém uma agenda externa, além da programação em sua sede, projetada especialmente para abrigar um dos maiores acervos fotográficos do país. Por meio dos projetos Museu nos bairros e Museu no Interior, o MFF que já passou por diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), oferecendo a um público em situação de vulnerabilidade, formações, teoria e prática, acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento tem sido um importante canal para novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores. Ao longo dos cinco anos, manteve parcerias com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Em sua equipe educativa, estão inseridos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para Sílvio Frota, diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, a comemoração dos cinco anos do MFF mostra o seu papel no fortalecimento da cultura na capital. “O Museu é um equipamento que contribui para a formação cultural e resgate histórico, por meio da fotografia. Ficamos muito felizes em promover esse acesso”, celebra.

CINCO ANOS DO MFF - PROGRAMAÇÃO

8 de Março de 2022
EXPOSIÇÕES “OLHARES SOBRE O SENSÍVEL” E “MULHERES PLURAIS”
Olhares Sobre o Sensível retratos de artistas com grande importância para a fotografia nacional e internacional.
Mulheres Plurais conta com imagens carregadas de simbolismos com o registro do olhar, gestos, poses e modos de ser das fotografadas, assim como sua força, beleza e suas diversas etapas da vida.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda à sexta, de 11 às 17 horas.
Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz.)
DURAÇÃO: 30 Dias / Gratuito

10 de Março de 2022
10 horas: Online - OFICINA RESTAURANDO MEMÓRIAS
Reflexão sobre a importância e a necessidade da restauração fotográfica para as suas memórias afetivas.
Duração: 2 horas / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-restaurando-memorias__1500019
14 horas: Presencial - OFICINA DE OCULOS VR PARA CRIANÇAS
Para crianças entre 6 e 12 anos, a atividade compreenderá a montagem de um óculos de realidade virtual e, ainda, a visitação imersiva pelas exposições do MFF.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza
15h30: Presencial - OFICINA DE CÂMERA OBSCURA
Dedicado para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, o objetivo da oficina é revelar ao público de que forma a imagem se constrói dentro de uma câmera fotográfica.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

11 de Março de 2022
17 horas: Presencial - CHORINHO NO MUSEU
Irá realizar uma apresentação de chorinho no térreo.
Não necessita inscrição.

12, 19, 26 de Março e 2 de Abril de 2022
Ateliês de Mobgrafia
Série de oficinas com técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação.
Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: 14 horas
Público: jovens e adultos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie.
Material necessário: celular com câmera.
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...