Pular para o conteúdo principal

MFF celebra cinco anos com programação especial


Há cinco anos o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abria suas portas com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia, bem como trazê-la para o centro das discussões artísticas, não só no Ceará, mas em todo o país. Para celebrar a data, o equipamento, que é patrimônio turístico na capital cearense, preparou uma programação diversificada, gratuita e para toda a família. Serão ateliês artísticos, exposições, oficinas e apresentação de chorinho.

Nesta terça (8), a partir de 11 horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MFF (foto Celso Oliveira) abre, no pátio do Fórum Clóvis Beviláqua, as mostras “Olhar Sobre o Sensível” e “Mulheres Plurais”, com fotografias do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza, em mais uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Fórum Clóvis Beviláqua.

Já na quinta (10), dia oficial do aniversário do MFF, o educativo ministra três oficinas, sendo duas de modo presencial e uma online, pela página do Museu no Instagram. A primeira será sobre restauração de fotografias, às 10 horas, online. No início da tarde, às 14 horas, o espaço recebe crianças para oficina sobre montagem de óculos para realidade virtual e visitação imersiva pelas exposições do MFF. Em seguida, às 15h30, será ministrada a formação sobre imagem e de seu processo de construção, dentro de uma câmera fotográfica, para crianças, jovens e adultos.

Para alegrar a sexta (11) dos visitantes, apresentação de chorinho, com Clara Galvão, e horário de funcionamento estendido até às 20 horas. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas através do Instagram oficial @museudafotorafiafortaleza.

Sábado (12), a partir das 14 horas começa o Ateliê de Mobgrafia, uma série de oficinas que abordam técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação no aparelho de celular. Será uma formação sequenciada para jovens, adultos e idosos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie, com aulas semanais, até 2 de abril.

CINCO ANOS DO MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA – TRAJETÓRIA

Desde sua inauguração, em 10 de março de 2017, o MFF já recebeu mais de 68 mil visitantes em exposições icônicas, como Retratos, de Bob Wolfenson; Luz e sombra, de Christian Cravo e Orixás, de Pierre Verge, Despertando olhares, Na ponta dos dedos, Martín Chambi, Ser Humano, Fortaleza Antiga, Não Danifique os Sinais, entre outras.

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia Fortaleza mantém uma agenda externa, além da programação em sua sede, projetada especialmente para abrigar um dos maiores acervos fotográficos do país. Por meio dos projetos Museu nos bairros e Museu no Interior, o MFF que já passou por diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), oferecendo a um público em situação de vulnerabilidade, formações, teoria e prática, acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento tem sido um importante canal para novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores. Ao longo dos cinco anos, manteve parcerias com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Em sua equipe educativa, estão inseridos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para Sílvio Frota, diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, a comemoração dos cinco anos do MFF mostra o seu papel no fortalecimento da cultura na capital. “O Museu é um equipamento que contribui para a formação cultural e resgate histórico, por meio da fotografia. Ficamos muito felizes em promover esse acesso”, celebra.

CINCO ANOS DO MFF - PROGRAMAÇÃO

8 de Março de 2022
EXPOSIÇÕES “OLHARES SOBRE O SENSÍVEL” E “MULHERES PLURAIS”
Olhares Sobre o Sensível retratos de artistas com grande importância para a fotografia nacional e internacional.
Mulheres Plurais conta com imagens carregadas de simbolismos com o registro do olhar, gestos, poses e modos de ser das fotografadas, assim como sua força, beleza e suas diversas etapas da vida.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda à sexta, de 11 às 17 horas.
Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz.)
DURAÇÃO: 30 Dias / Gratuito

10 de Março de 2022
10 horas: Online - OFICINA RESTAURANDO MEMÓRIAS
Reflexão sobre a importância e a necessidade da restauração fotográfica para as suas memórias afetivas.
Duração: 2 horas / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-restaurando-memorias__1500019
14 horas: Presencial - OFICINA DE OCULOS VR PARA CRIANÇAS
Para crianças entre 6 e 12 anos, a atividade compreenderá a montagem de um óculos de realidade virtual e, ainda, a visitação imersiva pelas exposições do MFF.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza
15h30: Presencial - OFICINA DE CÂMERA OBSCURA
Dedicado para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, o objetivo da oficina é revelar ao público de que forma a imagem se constrói dentro de uma câmera fotográfica.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

11 de Março de 2022
17 horas: Presencial - CHORINHO NO MUSEU
Irá realizar uma apresentação de chorinho no térreo.
Não necessita inscrição.

12, 19, 26 de Março e 2 de Abril de 2022
Ateliês de Mobgrafia
Série de oficinas com técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação.
Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: 14 horas
Público: jovens e adultos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie.
Material necessário: celular com câmera.
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B