Pular para o conteúdo principal



MFF celebra cinco anos com programação especial


Há cinco anos o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abria suas portas com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia, bem como trazê-la para o centro das discussões artísticas, não só no Ceará, mas em todo o país. Para celebrar a data, o equipamento, que é patrimônio turístico na capital cearense, preparou uma programação diversificada, gratuita e para toda a família. Serão ateliês artísticos, exposições, oficinas e apresentação de chorinho.

Nesta terça (8), a partir de 11 horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MFF (foto Celso Oliveira) abre, no pátio do Fórum Clóvis Beviláqua, as mostras “Olhar Sobre o Sensível” e “Mulheres Plurais”, com fotografias do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza, em mais uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Fórum Clóvis Beviláqua.

Já na quinta (10), dia oficial do aniversário do MFF, o educativo ministra três oficinas, sendo duas de modo presencial e uma online, pela página do Museu no Instagram. A primeira será sobre restauração de fotografias, às 10 horas, online. No início da tarde, às 14 horas, o espaço recebe crianças para oficina sobre montagem de óculos para realidade virtual e visitação imersiva pelas exposições do MFF. Em seguida, às 15h30, será ministrada a formação sobre imagem e de seu processo de construção, dentro de uma câmera fotográfica, para crianças, jovens e adultos.

Para alegrar a sexta (11) dos visitantes, apresentação de chorinho, com Clara Galvão, e horário de funcionamento estendido até às 20 horas. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas através do Instagram oficial @museudafotorafiafortaleza.

Sábado (12), a partir das 14 horas começa o Ateliê de Mobgrafia, uma série de oficinas que abordam técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação no aparelho de celular. Será uma formação sequenciada para jovens, adultos e idosos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie, com aulas semanais, até 2 de abril.

CINCO ANOS DO MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA – TRAJETÓRIA

Desde sua inauguração, em 10 de março de 2017, o MFF já recebeu mais de 68 mil visitantes em exposições icônicas, como Retratos, de Bob Wolfenson; Luz e sombra, de Christian Cravo e Orixás, de Pierre Verge, Despertando olhares, Na ponta dos dedos, Martín Chambi, Ser Humano, Fortaleza Antiga, Não Danifique os Sinais, entre outras.

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia Fortaleza mantém uma agenda externa, além da programação em sua sede, projetada especialmente para abrigar um dos maiores acervos fotográficos do país. Por meio dos projetos Museu nos bairros e Museu no Interior, o MFF que já passou por diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), oferecendo a um público em situação de vulnerabilidade, formações, teoria e prática, acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento tem sido um importante canal para novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores. Ao longo dos cinco anos, manteve parcerias com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Em sua equipe educativa, estão inseridos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para Sílvio Frota, diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, a comemoração dos cinco anos do MFF mostra o seu papel no fortalecimento da cultura na capital. “O Museu é um equipamento que contribui para a formação cultural e resgate histórico, por meio da fotografia. Ficamos muito felizes em promover esse acesso”, celebra.

CINCO ANOS DO MFF - PROGRAMAÇÃO

8 de Março de 2022
EXPOSIÇÕES “OLHARES SOBRE O SENSÍVEL” E “MULHERES PLURAIS”
Olhares Sobre o Sensível retratos de artistas com grande importância para a fotografia nacional e internacional.
Mulheres Plurais conta com imagens carregadas de simbolismos com o registro do olhar, gestos, poses e modos de ser das fotografadas, assim como sua força, beleza e suas diversas etapas da vida.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda à sexta, de 11 às 17 horas.
Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz.)
DURAÇÃO: 30 Dias / Gratuito

10 de Março de 2022
10 horas: Online - OFICINA RESTAURANDO MEMÓRIAS
Reflexão sobre a importância e a necessidade da restauração fotográfica para as suas memórias afetivas.
Duração: 2 horas / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-restaurando-memorias__1500019
14 horas: Presencial - OFICINA DE OCULOS VR PARA CRIANÇAS
Para crianças entre 6 e 12 anos, a atividade compreenderá a montagem de um óculos de realidade virtual e, ainda, a visitação imersiva pelas exposições do MFF.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza
15h30: Presencial - OFICINA DE CÂMERA OBSCURA
Dedicado para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, o objetivo da oficina é revelar ao público de que forma a imagem se constrói dentro de uma câmera fotográfica.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

11 de Março de 2022
17 horas: Presencial - CHORINHO NO MUSEU
Irá realizar uma apresentação de chorinho no térreo.
Não necessita inscrição.

12, 19, 26 de Março e 2 de Abril de 2022
Ateliês de Mobgrafia
Série de oficinas com técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação.
Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: 14 horas
Público: jovens e adultos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie.
Material necessário: celular com câmera.
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida