Pular para o conteúdo principal

MFF celebra cinco anos com programação especial


Há cinco anos o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abria suas portas com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia, bem como trazê-la para o centro das discussões artísticas, não só no Ceará, mas em todo o país. Para celebrar a data, o equipamento, que é patrimônio turístico na capital cearense, preparou uma programação diversificada, gratuita e para toda a família. Serão ateliês artísticos, exposições, oficinas e apresentação de chorinho.

Nesta terça (8), a partir de 11 horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MFF (foto Celso Oliveira) abre, no pátio do Fórum Clóvis Beviláqua, as mostras “Olhar Sobre o Sensível” e “Mulheres Plurais”, com fotografias do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza, em mais uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Fórum Clóvis Beviláqua.

Já na quinta (10), dia oficial do aniversário do MFF, o educativo ministra três oficinas, sendo duas de modo presencial e uma online, pela página do Museu no Instagram. A primeira será sobre restauração de fotografias, às 10 horas, online. No início da tarde, às 14 horas, o espaço recebe crianças para oficina sobre montagem de óculos para realidade virtual e visitação imersiva pelas exposições do MFF. Em seguida, às 15h30, será ministrada a formação sobre imagem e de seu processo de construção, dentro de uma câmera fotográfica, para crianças, jovens e adultos.

Para alegrar a sexta (11) dos visitantes, apresentação de chorinho, com Clara Galvão, e horário de funcionamento estendido até às 20 horas. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas através do Instagram oficial @museudafotorafiafortaleza.

Sábado (12), a partir das 14 horas começa o Ateliê de Mobgrafia, uma série de oficinas que abordam técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação no aparelho de celular. Será uma formação sequenciada para jovens, adultos e idosos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie, com aulas semanais, até 2 de abril.

CINCO ANOS DO MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA – TRAJETÓRIA

Desde sua inauguração, em 10 de março de 2017, o MFF já recebeu mais de 68 mil visitantes em exposições icônicas, como Retratos, de Bob Wolfenson; Luz e sombra, de Christian Cravo e Orixás, de Pierre Verge, Despertando olhares, Na ponta dos dedos, Martín Chambi, Ser Humano, Fortaleza Antiga, Não Danifique os Sinais, entre outras.

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia Fortaleza mantém uma agenda externa, além da programação em sua sede, projetada especialmente para abrigar um dos maiores acervos fotográficos do país. Por meio dos projetos Museu nos bairros e Museu no Interior, o MFF que já passou por diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), oferecendo a um público em situação de vulnerabilidade, formações, teoria e prática, acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento tem sido um importante canal para novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores. Ao longo dos cinco anos, manteve parcerias com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Em sua equipe educativa, estão inseridos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para Sílvio Frota, diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, a comemoração dos cinco anos do MFF mostra o seu papel no fortalecimento da cultura na capital. “O Museu é um equipamento que contribui para a formação cultural e resgate histórico, por meio da fotografia. Ficamos muito felizes em promover esse acesso”, celebra.

CINCO ANOS DO MFF - PROGRAMAÇÃO

8 de Março de 2022
EXPOSIÇÕES “OLHARES SOBRE O SENSÍVEL” E “MULHERES PLURAIS”
Olhares Sobre o Sensível retratos de artistas com grande importância para a fotografia nacional e internacional.
Mulheres Plurais conta com imagens carregadas de simbolismos com o registro do olhar, gestos, poses e modos de ser das fotografadas, assim como sua força, beleza e suas diversas etapas da vida.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda à sexta, de 11 às 17 horas.
Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz.)
DURAÇÃO: 30 Dias / Gratuito

10 de Março de 2022
10 horas: Online - OFICINA RESTAURANDO MEMÓRIAS
Reflexão sobre a importância e a necessidade da restauração fotográfica para as suas memórias afetivas.
Duração: 2 horas / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-restaurando-memorias__1500019
14 horas: Presencial - OFICINA DE OCULOS VR PARA CRIANÇAS
Para crianças entre 6 e 12 anos, a atividade compreenderá a montagem de um óculos de realidade virtual e, ainda, a visitação imersiva pelas exposições do MFF.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza
15h30: Presencial - OFICINA DE CÂMERA OBSCURA
Dedicado para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, o objetivo da oficina é revelar ao público de que forma a imagem se constrói dentro de uma câmera fotográfica.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

11 de Março de 2022
17 horas: Presencial - CHORINHO NO MUSEU
Irá realizar uma apresentação de chorinho no térreo.
Não necessita inscrição.

12, 19, 26 de Março e 2 de Abril de 2022
Ateliês de Mobgrafia
Série de oficinas com técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação.
Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: 14 horas
Público: jovens e adultos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie.
Material necessário: celular com câmera.
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg