Pular para o conteúdo principal



MFF celebra cinco anos com programação especial


Há cinco anos o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abria suas portas com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia, bem como trazê-la para o centro das discussões artísticas, não só no Ceará, mas em todo o país. Para celebrar a data, o equipamento, que é patrimônio turístico na capital cearense, preparou uma programação diversificada, gratuita e para toda a família. Serão ateliês artísticos, exposições, oficinas e apresentação de chorinho.

Nesta terça (8), a partir de 11 horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MFF (foto Celso Oliveira) abre, no pátio do Fórum Clóvis Beviláqua, as mostras “Olhar Sobre o Sensível” e “Mulheres Plurais”, com fotografias do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza, em mais uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Fórum Clóvis Beviláqua.

Já na quinta (10), dia oficial do aniversário do MFF, o educativo ministra três oficinas, sendo duas de modo presencial e uma online, pela página do Museu no Instagram. A primeira será sobre restauração de fotografias, às 10 horas, online. No início da tarde, às 14 horas, o espaço recebe crianças para oficina sobre montagem de óculos para realidade virtual e visitação imersiva pelas exposições do MFF. Em seguida, às 15h30, será ministrada a formação sobre imagem e de seu processo de construção, dentro de uma câmera fotográfica, para crianças, jovens e adultos.

Para alegrar a sexta (11) dos visitantes, apresentação de chorinho, com Clara Galvão, e horário de funcionamento estendido até às 20 horas. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas através do Instagram oficial @museudafotorafiafortaleza.

Sábado (12), a partir das 14 horas começa o Ateliê de Mobgrafia, uma série de oficinas que abordam técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação no aparelho de celular. Será uma formação sequenciada para jovens, adultos e idosos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie, com aulas semanais, até 2 de abril.

CINCO ANOS DO MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA – TRAJETÓRIA

Desde sua inauguração, em 10 de março de 2017, o MFF já recebeu mais de 68 mil visitantes em exposições icônicas, como Retratos, de Bob Wolfenson; Luz e sombra, de Christian Cravo e Orixás, de Pierre Verge, Despertando olhares, Na ponta dos dedos, Martín Chambi, Ser Humano, Fortaleza Antiga, Não Danifique os Sinais, entre outras.

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia Fortaleza mantém uma agenda externa, além da programação em sua sede, projetada especialmente para abrigar um dos maiores acervos fotográficos do país. Por meio dos projetos Museu nos bairros e Museu no Interior, o MFF que já passou por diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), oferecendo a um público em situação de vulnerabilidade, formações, teoria e prática, acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento tem sido um importante canal para novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores. Ao longo dos cinco anos, manteve parcerias com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Em sua equipe educativa, estão inseridos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para Sílvio Frota, diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, a comemoração dos cinco anos do MFF mostra o seu papel no fortalecimento da cultura na capital. “O Museu é um equipamento que contribui para a formação cultural e resgate histórico, por meio da fotografia. Ficamos muito felizes em promover esse acesso”, celebra.

CINCO ANOS DO MFF - PROGRAMAÇÃO

8 de Março de 2022
EXPOSIÇÕES “OLHARES SOBRE O SENSÍVEL” E “MULHERES PLURAIS”
Olhares Sobre o Sensível retratos de artistas com grande importância para a fotografia nacional e internacional.
Mulheres Plurais conta com imagens carregadas de simbolismos com o registro do olhar, gestos, poses e modos de ser das fotografadas, assim como sua força, beleza e suas diversas etapas da vida.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda à sexta, de 11 às 17 horas.
Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz.)
DURAÇÃO: 30 Dias / Gratuito

10 de Março de 2022
10 horas: Online - OFICINA RESTAURANDO MEMÓRIAS
Reflexão sobre a importância e a necessidade da restauração fotográfica para as suas memórias afetivas.
Duração: 2 horas / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-restaurando-memorias__1500019
14 horas: Presencial - OFICINA DE OCULOS VR PARA CRIANÇAS
Para crianças entre 6 e 12 anos, a atividade compreenderá a montagem de um óculos de realidade virtual e, ainda, a visitação imersiva pelas exposições do MFF.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza
15h30: Presencial - OFICINA DE CÂMERA OBSCURA
Dedicado para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, o objetivo da oficina é revelar ao público de que forma a imagem se constrói dentro de uma câmera fotográfica.
Duração: 1h30 / 40 Vagas / Gratuito
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

11 de Março de 2022
17 horas: Presencial - CHORINHO NO MUSEU
Irá realizar uma apresentação de chorinho no térreo.
Não necessita inscrição.

12, 19, 26 de Março e 2 de Abril de 2022
Ateliês de Mobgrafia
Série de oficinas com técnicas básicas como planos, enquadramento, composição e iluminação.
Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: 14 horas
Público: jovens e adultos, iniciantes ou fotógrafos por hobbie.
Material necessário: celular com câmera.
Inscrição: Instagram Oficial @museudafotografiafortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...