Pular para o conteúdo principal



Morre Domingos Gomes de Aguiar

 Informa o jornalista Macário Batista:

- Morreu na madrugada deste domingo (6 de março de 2022), em Fortaleza, o Doutor Domingos Gomes de Aguiar, aos 90 anos.

Outro dia o advogado Fabricio Moreira publicou em suas redes sociais um texto sobre seu parente Domingos Aguiar. LIder inconteste dos Inhamuns e do Tauá onde exerceu mandatos, o médico humanista morreu esta madrugada. Vejamos o que disse Fabricio antes de o tio partir...

Doutor Domingos Gomes de Aguiar 

Homens não morrem. Os verdadeiros homens se encantam. E os encantamentos viram história. A história dos homens encantados está nos seus feitos, na sua postura diante da vida, diante do seu povo, de sua comunidade. 

Os homens, os grandes homens deixam legados, feitos e para os que ficam, deixam afazeres. 

Afazeres são exemplos que a posteridade presenteia o pedaço da humanidade por eles atingidos. Os homens íntegros, os homens probos, os homens capazes, os que arregaçaram as mangas dando de si a vida, ultrapassam a vida e fazem dos feitos, veredas, estradas, caminhos para os que vierem depois. 

- Assim foi a vida do meu amado tio Domingos Gomes de Aguiar. 

Médico, se doou à medicina e a seus pacientes. Político, se doou aos eleitores de todos os nichos, de todas as cores, de todos os saberes partidários porque sempre teve no outro um aliado pelo bem da terra comum. 

Como gestor fez da prefeitura do Tauá ou da presidência do Ipec ou da superintendência da Fusec seu terceiro braço, aquele onde os grandes homens estendem a mão ao necessitado, ao menor, ao igual porque os grande homens não têm homens diferentes de si. 

O destemor não o fez valente, mas guardou no seu peito um coração capaz de encarar os desafios pelo bem estar do próximo. Seu medo era a explosão que o guiava para que as pessoas vivessem melhor, trabalhassem melhor, amassem melhor. 

Sua coragem era a mola que o movia nos movimentos nem sempre calculados porque os homens não calculam quando defendem os interesses de sua gente, quando encaram as necessidades da coletividade. 

- Parte hoje um homem. Um grande homem. Um homem bom. 

Ficam a generosidade, a coragem, os feitos, as saudades de um pai extremado, um filho amado, um profissional dedicado, um político honrado, um pai que ensinou as pedras para os que viessem depois atravessarem as águas revoltas ou, se lhe atiradas, juntas para construir caminhos para o bem comum. 

Deus sabe quem está chegando. Nós sabemos quem se foi. 

Tio, o Senhor sempre foi referência de retidão de caráter e de amor ao próximo! 

Adeus; um dia a gente se encontrará novamente!

Anotamos - O final do texto foi atualizado esta manhã, quando da morte de Domingos.

  • Deputado federal Domingos Neto - Obrigado, vô Domingos, pela vida e o exemplo que nos deixa. Transmitirei à minha família os ensinamentos de espírito público, honra e humildade. Honrarei para sempre o teu nome que carrego em minha identidade, vida pública e em meu coração. Que Deus o receba em seu mais profundo amor.
  • PSD-Ceará - É com extremo pesar que informamos o falecimento do Doutor Domingos Gomes Aguiar, pai do presidente estadual do PSD, Domingos Filho. Com atuação marcante no social e na política, foi responsável pelo ingresso na vida pública de vários políticos da região dos Inhamuns. A classe política cearense se despede de mais um grande nome. Doutor Domingos nasceu em 15 de março de 1931, em Tauá e formou-se em medicina, ampliando o acesso à saúde a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Criou em sua própria casa o Consultório da Amizade, com atendimento gratuito à população, que promovia atendimento a pacientes com uma equipe de médicos e outros profissionais da área. Na vida pública, foi prefeito de Tauá por duas vezes. Durante sua trajetória, assumiu os cargos de presidente do Instituto de Previdência do Estado do Ceará, no período de 7 de junho de 1984 a 11 de setembro de 1987, superintendente da extinta Fundação de Saúde do Estado do Ceará e Assessor Especial para Área da Saúde do Governo Virgílio Távora, aposentando-se como médico do estado e da União. Seguiram seu legado os filhos, o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e o ex-prefeito e vereador de Tauá, Marco Aurélio; o neto, Domingos Neto como deputado federal e a nora, Patrícia Aguiar, vereadora, ex-deputada estadual e eleita prefeita de Tauá. Casado com Dona Mônica Moreira Gomes de Aguiar, foi também escritor, político e orador. Dentre suas obras literárias: “O Fichário do Doutor Rogério”. Douyor Domingos, médico humanista, deixa esposa, filhos, netos, bisnetos e admiradores. Velório: Funerária Ternura-Rua Padre Valdevino, 2255, no bairro Aldeota, em Fortaleza.
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - Recebi com muito pesar a notícia da morte do médico e escritor Domingos Gomes de Aguiar, pai do ex-vice-governador Domingos Filho e avô do deputado federal Domingos Neto. Ele foi prefeito de Tauá por duas vezes e presidente do Instituto de Previdência do Ceará nos anos 1980, além de ter contribuído na área da Saúde do Governo do Estado. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos de Domingos Gomes de Aguiar".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida