Pular para o conteúdo principal

Morre Domingos Gomes de Aguiar

 Informa o jornalista Macário Batista:

- Morreu na madrugada deste domingo (6 de março de 2022), em Fortaleza, o Doutor Domingos Gomes de Aguiar, aos 90 anos.

Outro dia o advogado Fabricio Moreira publicou em suas redes sociais um texto sobre seu parente Domingos Aguiar. LIder inconteste dos Inhamuns e do Tauá onde exerceu mandatos, o médico humanista morreu esta madrugada. Vejamos o que disse Fabricio antes de o tio partir...

Doutor Domingos Gomes de Aguiar 

Homens não morrem. Os verdadeiros homens se encantam. E os encantamentos viram história. A história dos homens encantados está nos seus feitos, na sua postura diante da vida, diante do seu povo, de sua comunidade. 

Os homens, os grandes homens deixam legados, feitos e para os que ficam, deixam afazeres. 

Afazeres são exemplos que a posteridade presenteia o pedaço da humanidade por eles atingidos. Os homens íntegros, os homens probos, os homens capazes, os que arregaçaram as mangas dando de si a vida, ultrapassam a vida e fazem dos feitos, veredas, estradas, caminhos para os que vierem depois. 

- Assim foi a vida do meu amado tio Domingos Gomes de Aguiar. 

Médico, se doou à medicina e a seus pacientes. Político, se doou aos eleitores de todos os nichos, de todas as cores, de todos os saberes partidários porque sempre teve no outro um aliado pelo bem da terra comum. 

Como gestor fez da prefeitura do Tauá ou da presidência do Ipec ou da superintendência da Fusec seu terceiro braço, aquele onde os grandes homens estendem a mão ao necessitado, ao menor, ao igual porque os grande homens não têm homens diferentes de si. 

O destemor não o fez valente, mas guardou no seu peito um coração capaz de encarar os desafios pelo bem estar do próximo. Seu medo era a explosão que o guiava para que as pessoas vivessem melhor, trabalhassem melhor, amassem melhor. 

Sua coragem era a mola que o movia nos movimentos nem sempre calculados porque os homens não calculam quando defendem os interesses de sua gente, quando encaram as necessidades da coletividade. 

- Parte hoje um homem. Um grande homem. Um homem bom. 

Ficam a generosidade, a coragem, os feitos, as saudades de um pai extremado, um filho amado, um profissional dedicado, um político honrado, um pai que ensinou as pedras para os que viessem depois atravessarem as águas revoltas ou, se lhe atiradas, juntas para construir caminhos para o bem comum. 

Deus sabe quem está chegando. Nós sabemos quem se foi. 

Tio, o Senhor sempre foi referência de retidão de caráter e de amor ao próximo! 

Adeus; um dia a gente se encontrará novamente!

Anotamos - O final do texto foi atualizado esta manhã, quando da morte de Domingos.

  • Deputado federal Domingos Neto - Obrigado, vô Domingos, pela vida e o exemplo que nos deixa. Transmitirei à minha família os ensinamentos de espírito público, honra e humildade. Honrarei para sempre o teu nome que carrego em minha identidade, vida pública e em meu coração. Que Deus o receba em seu mais profundo amor.
  • PSD-Ceará - É com extremo pesar que informamos o falecimento do Doutor Domingos Gomes Aguiar, pai do presidente estadual do PSD, Domingos Filho. Com atuação marcante no social e na política, foi responsável pelo ingresso na vida pública de vários políticos da região dos Inhamuns. A classe política cearense se despede de mais um grande nome. Doutor Domingos nasceu em 15 de março de 1931, em Tauá e formou-se em medicina, ampliando o acesso à saúde a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Criou em sua própria casa o Consultório da Amizade, com atendimento gratuito à população, que promovia atendimento a pacientes com uma equipe de médicos e outros profissionais da área. Na vida pública, foi prefeito de Tauá por duas vezes. Durante sua trajetória, assumiu os cargos de presidente do Instituto de Previdência do Estado do Ceará, no período de 7 de junho de 1984 a 11 de setembro de 1987, superintendente da extinta Fundação de Saúde do Estado do Ceará e Assessor Especial para Área da Saúde do Governo Virgílio Távora, aposentando-se como médico do estado e da União. Seguiram seu legado os filhos, o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e o ex-prefeito e vereador de Tauá, Marco Aurélio; o neto, Domingos Neto como deputado federal e a nora, Patrícia Aguiar, vereadora, ex-deputada estadual e eleita prefeita de Tauá. Casado com Dona Mônica Moreira Gomes de Aguiar, foi também escritor, político e orador. Dentre suas obras literárias: “O Fichário do Doutor Rogério”. Douyor Domingos, médico humanista, deixa esposa, filhos, netos, bisnetos e admiradores. Velório: Funerária Ternura-Rua Padre Valdevino, 2255, no bairro Aldeota, em Fortaleza.
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - Recebi com muito pesar a notícia da morte do médico e escritor Domingos Gomes de Aguiar, pai do ex-vice-governador Domingos Filho e avô do deputado federal Domingos Neto. Ele foi prefeito de Tauá por duas vezes e presidente do Instituto de Previdência do Ceará nos anos 1980, além de ter contribuído na área da Saúde do Governo do Estado. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos de Domingos Gomes de Aguiar".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B