Pular para o conteúdo principal



O Pequeno Nazareno seleçiona adolescentes para a Street Child World Cup 2022

A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) realiza neste sábado (26 de março), o II Torneio da Rua para selecionar 30 jovens - 15 meninos e 15 meninas, entre 14 e 17 anos - que deverão representar o Brasil na 4ª edição do maior torneio de crianças em situação de rua do mundo: o Street Child World Cup. A copa tem como objetivo principal levantar a problemática das crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o mundo, oferecendo uma nova possibilidade de superação da realidade em que vivem, através do esporte. Neste ano, a competição acontecerá no mês de outubro, em Doha, no Catar, e reunirá 24 equipes de 21 países, dos cinco continentes.

O torneio local acontecerá na sede do Sindicato dos Servidores da Sétima Região do Trabalho (Sindissétima), na Rua Renato Braga, 203, Vicente Pinzon. Durante o II Torneio da Rua, será realizada uma avaliação por uma Comissão Técnica composta por colaboradores da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, que irão selecionar parte dos atletas que participarão da competição no Catar. Entre os critérios utilizados para a seleção dos jovens, serão considerados quesitos não somente no desempenho do esporte em si, como também de disciplina, sendo um atleta cidadão e participativo, condizente com os valores defendidos pela instituição.

Segundo Júlia Pimenta, gerente de programas e equipes da Street Child United, com incentivo da FIFA (FIFA Football), o Brasil foi o primeiro país escolhido para se trabalhar as implementações iniciais sobre igualdade de gênero dentro do torneio internacional para crianças de rua. O Pequeno Nazareno foi uma das duas ONGs escolhidas para participar desse momento e ajudar nesse processo de transformação social na vida desses jovens. “Vim pra Fortaleza visitar O Pequeno Nazareno para conhecer quem serão os jovens que vão representar o país no Street Child World Cup 2022, mas também para começarmos esse projeto de igualdade de gêneros juntos. Contudo, afirmo que mais importante que vencer a competição, é participar dela. Sempre instruímos as organizações a escolherem jovens que, quando retornarem para suas comunidades, possam exercer um papel de liderança para inspirar e incentivar outras crianças e, assim, conseguirmos aumentar o impacto do nosso projeto na sociedade”, afirma Júlia.

Para Antônio Carlos, Assistente Social da OPN, o II Torneio da Rua vai contemplar jovens que já vêm sendo acompanhados pelos projetos da instituição e dará a possibilidade deles conquistarem maiores oportunidades através da competição. “O torneio é um momento de confraternização entre nós, nossos parceiros e de dar voz a esses meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social”.

Ao todo, cerca de 21 países vão se reunir com o intuito de promover a diversidade e o intercâmbio cultural. Serão dez dias de intensas atividades, que vão bem além da disputa de futebol. Durante esse tempo, os envolvidos participarão de atividades artísticas, musicais e realizarão visitas aos pontos turísticos do país sede da Street Child World Cup.

Sobre a Street Child World Cup - Idealizada no período que antecedeu a Copa na África do Sul, em 2010, a Street Child World Cup é uma iniciativa da organização britânica Street Child United e teve, na época, como o primeiro objetivo da ação, pautar a agenda pública sobre a varredura que policiais de Durban faziam contra meninos e meninas em situação de rua. No período, oito países que integravam o Mundial de Futebol aderiram à causa, que recebeu atenção internacional e barrou a ação policial.

A partir dali, o projeto passou a reunir jovens em situação de rua de todo o mundo em uma competição que acontece de quatro em quatro anos, dias antes do mundial profissional da Copa do Mundo. Além de jogar futebol, os jovens são envolvidos em oficinas artístico-culturais e de sociabilidade, fazendo da copa um momento de integração desses meninos e meninas, com o objetivo de inspirar um futuro mais brilhante e seguro para crianças conectadas à rua em todos os lugares.

Sobre a Instituição O Pequeno Nazareno - A instituição O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, pelo alemão Bernd Josef Rosemeyer, radicado em Fortaleza. Em 1995 foi adquirido o sítio em Maranguape, onde estabeleceu um acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua. Em 2003, Bernardo voltou a Recife para abrir a primeira filial da organização, com um local de apoio na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, e um acolhimento em Vila Velha, Itamaracá. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua'', para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui um Centro Esportivo em Maranguape, no Ceará, e desenvolve uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço
  • II Torneio de Rua O Pequeno Nazareno (Seleção para a Street Child World Cup 2022)
  • Rua Renato Braga, 203, Vicente Pinzon (Sede social do Sindissétima)
  • 26 de março (sábado) – 8 às 17 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Ceará sofre a 5ª derrota na Série B

  O Ceará-CE sofreu, na noite deste sábado (20/junho) a 5ª derrota em 14 rodadas da Série B do Brasileirão 2026. O Ceará perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza (foto Igor de Castro).

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Ceará sofre a 5ª derrota na Série B

  O Ceará-CE sofreu, na noite deste sábado (20/junho) a 5ª derrota em 14 rodadas da Série B do Brasileirão 2026. O Ceará perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza (foto Igor de Castro).