Pular para o conteúdo principal

O Pequeno Nazareno seleçiona adolescentes para a Street Child World Cup 2022

A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) realiza neste sábado (26 de março), o II Torneio da Rua para selecionar 30 jovens - 15 meninos e 15 meninas, entre 14 e 17 anos - que deverão representar o Brasil na 4ª edição do maior torneio de crianças em situação de rua do mundo: o Street Child World Cup. A copa tem como objetivo principal levantar a problemática das crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o mundo, oferecendo uma nova possibilidade de superação da realidade em que vivem, através do esporte. Neste ano, a competição acontecerá no mês de outubro, em Doha, no Catar, e reunirá 24 equipes de 21 países, dos cinco continentes.

O torneio local acontecerá na sede do Sindicato dos Servidores da Sétima Região do Trabalho (Sindissétima), na Rua Renato Braga, 203, Vicente Pinzon. Durante o II Torneio da Rua, será realizada uma avaliação por uma Comissão Técnica composta por colaboradores da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, que irão selecionar parte dos atletas que participarão da competição no Catar. Entre os critérios utilizados para a seleção dos jovens, serão considerados quesitos não somente no desempenho do esporte em si, como também de disciplina, sendo um atleta cidadão e participativo, condizente com os valores defendidos pela instituição.

Segundo Júlia Pimenta, gerente de programas e equipes da Street Child United, com incentivo da FIFA (FIFA Football), o Brasil foi o primeiro país escolhido para se trabalhar as implementações iniciais sobre igualdade de gênero dentro do torneio internacional para crianças de rua. O Pequeno Nazareno foi uma das duas ONGs escolhidas para participar desse momento e ajudar nesse processo de transformação social na vida desses jovens. “Vim pra Fortaleza visitar O Pequeno Nazareno para conhecer quem serão os jovens que vão representar o país no Street Child World Cup 2022, mas também para começarmos esse projeto de igualdade de gêneros juntos. Contudo, afirmo que mais importante que vencer a competição, é participar dela. Sempre instruímos as organizações a escolherem jovens que, quando retornarem para suas comunidades, possam exercer um papel de liderança para inspirar e incentivar outras crianças e, assim, conseguirmos aumentar o impacto do nosso projeto na sociedade”, afirma Júlia.

Para Antônio Carlos, Assistente Social da OPN, o II Torneio da Rua vai contemplar jovens que já vêm sendo acompanhados pelos projetos da instituição e dará a possibilidade deles conquistarem maiores oportunidades através da competição. “O torneio é um momento de confraternização entre nós, nossos parceiros e de dar voz a esses meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social”.

Ao todo, cerca de 21 países vão se reunir com o intuito de promover a diversidade e o intercâmbio cultural. Serão dez dias de intensas atividades, que vão bem além da disputa de futebol. Durante esse tempo, os envolvidos participarão de atividades artísticas, musicais e realizarão visitas aos pontos turísticos do país sede da Street Child World Cup.

Sobre a Street Child World Cup - Idealizada no período que antecedeu a Copa na África do Sul, em 2010, a Street Child World Cup é uma iniciativa da organização britânica Street Child United e teve, na época, como o primeiro objetivo da ação, pautar a agenda pública sobre a varredura que policiais de Durban faziam contra meninos e meninas em situação de rua. No período, oito países que integravam o Mundial de Futebol aderiram à causa, que recebeu atenção internacional e barrou a ação policial.

A partir dali, o projeto passou a reunir jovens em situação de rua de todo o mundo em uma competição que acontece de quatro em quatro anos, dias antes do mundial profissional da Copa do Mundo. Além de jogar futebol, os jovens são envolvidos em oficinas artístico-culturais e de sociabilidade, fazendo da copa um momento de integração desses meninos e meninas, com o objetivo de inspirar um futuro mais brilhante e seguro para crianças conectadas à rua em todos os lugares.

Sobre a Instituição O Pequeno Nazareno - A instituição O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, pelo alemão Bernd Josef Rosemeyer, radicado em Fortaleza. Em 1995 foi adquirido o sítio em Maranguape, onde estabeleceu um acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua. Em 2003, Bernardo voltou a Recife para abrir a primeira filial da organização, com um local de apoio na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, e um acolhimento em Vila Velha, Itamaracá. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua'', para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui um Centro Esportivo em Maranguape, no Ceará, e desenvolve uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço
  • II Torneio de Rua O Pequeno Nazareno (Seleção para a Street Child World Cup 2022)
  • Rua Renato Braga, 203, Vicente Pinzon (Sede social do Sindissétima)
  • 26 de março (sábado) – 8 às 17 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.