Pular para o conteúdo principal

Primeira Casa da Mulher do Ceará é inaugurada em um 8 de março histórico

O 8 de março tornou-se uma data ainda mais importante para as mulheres da Região do Cariri com a inauguração da primeira Casa da Mulher Cearense.
 


O equipamento, instalado em Juazeiro do Norte, oferece uma série de serviços de apoio, acolhimento e proteção à mulher em situação de violência em um só espaço. A Casa foi inaugurada, nesta terça-feira, data em que se comemora internacionalmente o Dia das Mulheres. 

A unidade, primeira criada pelo Governo do Ceará, vai atender 29 municípios da região do Cariri. A coordenação do equipamento será da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).




Idealizada a partir do exemplo da Casa da Mulheres Brasileira, a Casa da Mulher Cearense chega cercada de diversos simbolismos que buscam uma única finalidade: acabar com a violência de gênero, segundo o governador Camilo Santana. “Estamos levando essas casas para todas as regiões do Interior. Aqui vai ter todo o apoio para as mulheres vítimas de violência e não vítimas. Vai ter trabalho social, capacitação, acolhimento. Que essa Casa possa servir para dizer aos homens que precisamos dar uma basta à violência contra as mulheres e encorajá-las a denunciar. A partir de hoje essa casa estará 24 horas para apoiar, acolher e proteger todas as mulheres do Cariri”, destacou o governador.

No local, as mulheres que denunciarem as situações de agressão terão acolhimento de uma equipe multidisciplinar, que conta com assistentes sociais e psicólogas no atendimento integrado aos órgãos da Justiça. Além disso, o equipamento tem atuação na promoção da autonomia econômica e espaço para casa de passagem. Para dar mais confiança, as equipes serão formadas por mulheres, que passaram por treinamento para o atendimento humanizado.



A vice-governadora Izolda Cela reforçou o bom resultado obtido quando políticas públicas são promovidas em consonância entre os poderes. 

- O Governo do Estado tem uma palavra de ordem que é integração, articulação e parceria. Trata-se de um modelo de serviço que se beneficia desse tipo de força e potencial, que são as instituições juntas trabalhando por uma causa muito nobre. As mulheres podem procurar essa casa para ajudar na proteção de suas vidas. A violência contra a mulher rebaixa moralmente nossa sociedade. Que possamos juntos banir do mundo essa opressão”, enfatizou Izolda.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4,3 milhões via Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). A Casa da Mulher Cearense ocupa uma área de mais de 1.700m² e conta com área para o administrativo, Delegacia da Polícia Civil, Tribunal de Justiça, atendimento psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, apoio, auditório, pátio interno, brinquedoteca, refeitório, vestiários, depósito, estacionamentos e áreas de jardins e passeios.



Empoderar para libertar - Além de atuar na proteção da mulher, através de medidas judiciais e de segurança pública, a Casa da Mulher Cearense vai trabalhar para dar àquela vítima condições de não depender mais financeiramente do seu agressor. Socorro França, titular da SPS, relatou algumas medidas desse tipo. “Nessa casa de passagem a mulher vai ser acolhida 24h, 48h. Vamos ter capacitação para darmos autonomia econômica às mulheres. De nada adianta a mulher ser atendida se ela não tiver como chegar no mercado de trabalho para se libertar dos grilhões de antigamente. Essa é uma política pública republicana, democrática e libertária”, informou a secretária.



A primeira-dama Onélia Santana avisou que o equipamento já inicia suas atividades atendendo pessoas em busca da independência financeira. 

- Essa casa vai acolher as mulheres violentadas, mas não só elas. Teremos também cursos de capacitação profissional. Estamos iniciando com seis turmas e ao término do curso ela vai lá receber seu kit para iniciar seu negócio. Tudo isso são políticas públicas voltadas para as mulheres porque acreditamos no potencial das mulheres na luta constante que faz nosso Ceará crescer”, disse Onélia Santana.

A entrega do equipamento foi acompanhada por centenas de mulheres. Dentre elas, estava a servidora pública Liraneide Macedo, que, ao lado da filha e das duas netas, comemorou o espaço de apoio às mulheres da região vítimas de violência. “Enxergo esse espaço como um local de acolhimento e proteção da mulher. Acho que, com a chegada dessa casa, a violência contra mulheres irá diminuir. E, caso ocorra, aqui terá todo acolhimento e infraestrutura necessária para dar força à mulher agredida e sua família”, comentou Liraneide.



A desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, disse que era um orgulho ter o Poder Judiciário dentro desse equipamento, que beneficiará tantas mulheres de tantos municípios. 

- Esse equipamento vem beneficiar 29 cidades da região, que serão contempladas com essas pastas de serviço. O Poder Judiciário hoje se sente prestigiado por dentro desse equipamento ser construído um Juizado da Violência Doméstica. A essas mulheres, que estão sendo vítimas, procurem esse equipamento, pois todas vocês serão bem acolhidas”, aconselhou a presidenta do TJCE.

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, avalia que o Ceará continua na luta por mais respeito da forma como deve ser. 

- Enquanto outros locais incitam violência, o Ceará vai de encontro a essa situação. O Estado dá exemplo, mais uma vez, que violência não se resolve com violência. Esse problema se resolve formando, equipando, orientando e capacitando as pessoas. Esse espaço irá fazer tudo isso”, pontuou o parlamentar.



Mais casas pelo Ceará - O Ceará vai ganhar mais cinco casas de acolhimento desse porte. Duas já estão em fase de construção, localizadas em Sobral e Quixadá, com 30% e 59% das obras executadas, respectivamente. Essas duas receberão R$ 7,4 milhões de investimento. Outras três estão em fase de licitação ou planejamento e serão instaladas nos municípios de Tauá, Crateús e Iguatu.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B