Pular para o conteúdo principal

Unifor completa 50 anos de criação

 O 21 de março segundo o Arquivo Nirez na História do Ceará:

1874 - O capitão de fragata Achiles Lacombe, ocupante do cargo de Capitão do Porto do Ceará, deixa aquele comando nas mãos de João Joaquim Rodrigues Pinto, interinamente.

1922 - Luiz Severiano Ribeiro reinaugura o Cine Polytheama, que havia adquirido da Empresa Rola, Irmão & Companhia, na Praça do Ferreira, com o filme “O dever de todo filho”.

1927 - Pela primeira vez o departamento de Correios recebe uma mala postal via aérea, quando um avião da esquadrilha americana lança sobre a Praça de Pelotas (hoje Praça Clóvis Bevilacqua), a Mala Postal 77, procedente do Rio de Janeiro.

1928 - O coronel Domingos Braga Filho (coronel Mingueira), de Itapipoca, é assassinado na Praça do Ferreira, por Prismilau de Sousa Teixeira, a punhaladas.

1930 - Ocorre um incêndio na Mercearia Santa Teresinha na Travessa do Mercado.

1934 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Joaquim Gonçalves da Justa, que trabalhou na Santa Casa de Misericórdia por mais de 40 anos.

1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Aurora, de propriedade da firma A. Costa & Companhia, na Rua Floriano Peixoto, 376, na Praça do Ferreira.

1950 - Reunião de criação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará--Fiec, que teve como presidente o industrial Waldir Diogo de Siqueira e como vice Pergentino Maia.

1951 - Posse da diretoria do Sindicato dos Bancários, sendo empossados Clenir Ramos, Mílton Queiroz e Zoraido Correia de Oliveira.

1954 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência do Banco da Lavoura de Minas Gerais na Rua Floriano Peixoto nº 484, mudando-se depois para a Rua Major Facundo, 253, no Edifício Jangada.

1958 - O desembargador Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza), renuncia à presidência do Tribunal Regional Eleitoral - TRE por achar excessivo o acúmulo do cargo com a presidência do Tribunal de Justiça.

1961 - Toma posse na presidência do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, o deputado Antônio Alencar Araripe, em substituição a Raul Barbosa.

1963 - Cai, sobre Fortaleza, grande chuva, de 128 milímetros, alagando várias ruas e deixando centenas de famílias ao desabrigo.

1966 - Fundada em Fortaleza, a Companhia Industrial de Transportes Limitada-Cialtra, com os sócios Hermínio Mendes Cavaleiro (diretor superintendente) e José Midauar (diretor industrial). 

1970 - Morre o conhecido porteiro do Teatro José de Alencar, Antônio Fialho.


1972 - Inaugura-se a Universidade de Fortaleza-Unifor, instituída pela Fundação Educacional Édson Queiroz, na Avenida Washington Soares, 1321, na Água Fria. Seu primeiro reitor foi o professor Antero Coelho Neto.

1973 - Entra em funcionamento a Universidade de Fortaleza-Unifor, da Fundação Edson Queiroz, com aula inaugural, na presença do Ministro da Educação Jarbas Passarinho A solenidade de abertura dos cursos da Unifor foi presidida com o discurso do reitor Antero Coelho Neto. Presentes César Cals de Oliveira Filho, Vicente Cavalcante Fialho, Virgílio Fernandes Távora e José Sarney, entre outros.

1973 - Assume o comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva-CPOR o coronel Adriano Aulio Pinheiro da Silva.

1973 - O Palácio Senador Alencar, onde funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é oficialmente tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ofício nesse sentido foi assinado por. Renato Soeiro, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.

1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura a Estrada CE-001, que liga Maracanaú a Maranguape, com 4,5 quilômetros e a Estrada CE-004 ligando Maranguape a Caucaia, com 11 quilômetros.

1980 - Inaugura-se a Rádio Jornal O Povo FM Stéreo, de Demócrito Dummar, anexa ao jornal O Povo.

1984 - Morre em Fortaleza o ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e do Banco do Brasil, Oceano Atlântico Linhares.

1997 - A Academia de Ciências Sociais do Ceará tem novos membros, quando assumem o advogado Emmanuel Teófilo Furtado, na Cadeira 26, que tem como Patrono Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota); o professor Pedro Bezerra de Araújo, na Cadeira nº 29, cujo Patrono é Padre Mororó; e o professor Francisco Adegildo Férrer, na Cadeira 30, que tem como Patrono Djacir Menezes.

2001 - Eleito Cearense do Século, no dia 21 de março de 2001, com 38,78 % dos votos, o Padre Cícero Romão Batista, seguido pelo poeta Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), o jurista Clóvis Bevilacqua, escritora Rachel de Queirós, maestro Eleazar de Carvalho, Dom Hélder Pessoa de Torres Câmara, professor Antônio Martins Filho, político Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) e o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Eleição mal feita, onde as pessoas puderam votar quantas vezes quisessem, pois não havia título de eleitor nem anotava-se o número da identidade (RG), tornando uma falsa eleição, pois além de 38% não ser real (pela repetição de votos) também não é a maioria absoluta. O único fato real da eleição foi a rejeição ao nome do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que tirou o último lugar.

2009 - Eleita Miss Ceará 2009 a aluna de letras e modelo Khrisley Karlleni, de 23 anos de idade, Miss Pacajus, em festa no Hotel Vila Galé. O segundo lugar ficou com a Miss Caucaia, Juliana Marinho, de 18 anos de idade, que recebeu os títulos de Beleza Ceará e Miss Turismo. Já o terceiro lugar ficou com a Miss Crato, Irislana Brito, de 21 anos de idade. O título de Miss Simpatia ficou com a Miss Horizonte, Cláudia Pessoa, de 18 anos de idade.

2015 - Morre no Hospital São Raimundo, em Fortaleza, aos 96 anos de idade. o advogado e memorialista Thomaz Pompeu Gomes de Matos, ex-funcionário do Banco do Brasil que em plena era Vargas fotografou o movimento popular conhecido por “Quebra-quebra” em 18 de agosto de 1942 como fotógrafo amador passando à história como o melhor fotógrafo do momento. O corpo foi velado na capela do hospital e posteriormente cremado, sendo as cinzas depositadas ao pé do Baobá no Passeio Público.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram