Pular para o conteúdo principal



Unifor completa 50 anos de criação

 O 21 de março segundo o Arquivo Nirez na História do Ceará:

1874 - O capitão de fragata Achiles Lacombe, ocupante do cargo de Capitão do Porto do Ceará, deixa aquele comando nas mãos de João Joaquim Rodrigues Pinto, interinamente.

1922 - Luiz Severiano Ribeiro reinaugura o Cine Polytheama, que havia adquirido da Empresa Rola, Irmão & Companhia, na Praça do Ferreira, com o filme “O dever de todo filho”.

1927 - Pela primeira vez o departamento de Correios recebe uma mala postal via aérea, quando um avião da esquadrilha americana lança sobre a Praça de Pelotas (hoje Praça Clóvis Bevilacqua), a Mala Postal 77, procedente do Rio de Janeiro.

1928 - O coronel Domingos Braga Filho (coronel Mingueira), de Itapipoca, é assassinado na Praça do Ferreira, por Prismilau de Sousa Teixeira, a punhaladas.

1930 - Ocorre um incêndio na Mercearia Santa Teresinha na Travessa do Mercado.

1934 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Joaquim Gonçalves da Justa, que trabalhou na Santa Casa de Misericórdia por mais de 40 anos.

1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Aurora, de propriedade da firma A. Costa & Companhia, na Rua Floriano Peixoto, 376, na Praça do Ferreira.

1950 - Reunião de criação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará--Fiec, que teve como presidente o industrial Waldir Diogo de Siqueira e como vice Pergentino Maia.

1951 - Posse da diretoria do Sindicato dos Bancários, sendo empossados Clenir Ramos, Mílton Queiroz e Zoraido Correia de Oliveira.

1954 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência do Banco da Lavoura de Minas Gerais na Rua Floriano Peixoto nº 484, mudando-se depois para a Rua Major Facundo, 253, no Edifício Jangada.

1958 - O desembargador Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza), renuncia à presidência do Tribunal Regional Eleitoral - TRE por achar excessivo o acúmulo do cargo com a presidência do Tribunal de Justiça.

1961 - Toma posse na presidência do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, o deputado Antônio Alencar Araripe, em substituição a Raul Barbosa.

1963 - Cai, sobre Fortaleza, grande chuva, de 128 milímetros, alagando várias ruas e deixando centenas de famílias ao desabrigo.

1966 - Fundada em Fortaleza, a Companhia Industrial de Transportes Limitada-Cialtra, com os sócios Hermínio Mendes Cavaleiro (diretor superintendente) e José Midauar (diretor industrial). 

1970 - Morre o conhecido porteiro do Teatro José de Alencar, Antônio Fialho.


1972 - Inaugura-se a Universidade de Fortaleza-Unifor, instituída pela Fundação Educacional Édson Queiroz, na Avenida Washington Soares, 1321, na Água Fria. Seu primeiro reitor foi o professor Antero Coelho Neto.

1973 - Entra em funcionamento a Universidade de Fortaleza-Unifor, da Fundação Edson Queiroz, com aula inaugural, na presença do Ministro da Educação Jarbas Passarinho A solenidade de abertura dos cursos da Unifor foi presidida com o discurso do reitor Antero Coelho Neto. Presentes César Cals de Oliveira Filho, Vicente Cavalcante Fialho, Virgílio Fernandes Távora e José Sarney, entre outros.

1973 - Assume o comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva-CPOR o coronel Adriano Aulio Pinheiro da Silva.

1973 - O Palácio Senador Alencar, onde funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é oficialmente tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ofício nesse sentido foi assinado por. Renato Soeiro, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.

1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura a Estrada CE-001, que liga Maracanaú a Maranguape, com 4,5 quilômetros e a Estrada CE-004 ligando Maranguape a Caucaia, com 11 quilômetros.

1980 - Inaugura-se a Rádio Jornal O Povo FM Stéreo, de Demócrito Dummar, anexa ao jornal O Povo.

1984 - Morre em Fortaleza o ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e do Banco do Brasil, Oceano Atlântico Linhares.

1997 - A Academia de Ciências Sociais do Ceará tem novos membros, quando assumem o advogado Emmanuel Teófilo Furtado, na Cadeira 26, que tem como Patrono Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota); o professor Pedro Bezerra de Araújo, na Cadeira nº 29, cujo Patrono é Padre Mororó; e o professor Francisco Adegildo Férrer, na Cadeira 30, que tem como Patrono Djacir Menezes.

2001 - Eleito Cearense do Século, no dia 21 de março de 2001, com 38,78 % dos votos, o Padre Cícero Romão Batista, seguido pelo poeta Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), o jurista Clóvis Bevilacqua, escritora Rachel de Queirós, maestro Eleazar de Carvalho, Dom Hélder Pessoa de Torres Câmara, professor Antônio Martins Filho, político Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) e o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Eleição mal feita, onde as pessoas puderam votar quantas vezes quisessem, pois não havia título de eleitor nem anotava-se o número da identidade (RG), tornando uma falsa eleição, pois além de 38% não ser real (pela repetição de votos) também não é a maioria absoluta. O único fato real da eleição foi a rejeição ao nome do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que tirou o último lugar.

2009 - Eleita Miss Ceará 2009 a aluna de letras e modelo Khrisley Karlleni, de 23 anos de idade, Miss Pacajus, em festa no Hotel Vila Galé. O segundo lugar ficou com a Miss Caucaia, Juliana Marinho, de 18 anos de idade, que recebeu os títulos de Beleza Ceará e Miss Turismo. Já o terceiro lugar ficou com a Miss Crato, Irislana Brito, de 21 anos de idade. O título de Miss Simpatia ficou com a Miss Horizonte, Cláudia Pessoa, de 18 anos de idade.

2015 - Morre no Hospital São Raimundo, em Fortaleza, aos 96 anos de idade. o advogado e memorialista Thomaz Pompeu Gomes de Matos, ex-funcionário do Banco do Brasil que em plena era Vargas fotografou o movimento popular conhecido por “Quebra-quebra” em 18 de agosto de 1942 como fotógrafo amador passando à história como o melhor fotógrafo do momento. O corpo foi velado na capela do hospital e posteriormente cremado, sendo as cinzas depositadas ao pé do Baobá no Passeio Público.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...