Pular para o conteúdo principal



APP lança EAD com foco no Diagnóstico Precoce




Detectar precocemente os sinais e sintomas do Câncer ainda é a principal estratégia na busca pela cura dessa doença que é a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Diferente do que acontece com o público adulto, não existem medidas que previnem o câncer pediátrico, salvo as vacinas contra Hepatite B e HPV. 

Por isso, o Diagnóstico Precoce é o principal aliado nesta luta. Buscando capacitar os profissionais da Atenção Básica de Saúde, bem como os profissionais que convivem com o público infantil (pais, educadores), a Associação Peter Pan (APP) está lançando seu primeiro Ensino a Distância (EAD), intitulado Salvando Vidas I, com foco no Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.

Ao todo são 8 módulos que abordam desde Políticas Públicas, passando pelos os sinais e sintomas dos principais tipos de câncer, bem como condutas que o profissional deve adotar mediante suspeita da doença, o fluxo a ser seguido em casos de neoplasia e uso do APPonco, aplicativo criado pela Associação Peter Pan e que tem sido utilizado como importante ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas.

Os interessados devem fazer a inscrição no link https://ead.app.org.br/login/signup.php. Após o início das aulas, o aluno terá 60 dias para concluir todos os módulos e realizar o teste final. Aqueles que obtiverem média mínima 7,0 irão receber o certificado de conclusão do curso, emitido na própria plataforma.

Sandra Emília Almeida Prazeres, oncohematologista pediátrica, superintendente médica da Associação Peter Pan e responsável pelo projeto explica a importância da sociedade como um todo realizar essa capacitação. 

- É um fato que o câncer é a primeira causa de morte de crianças e adolescentes e não podemos fechar os olhos para isso. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta para salvar vidas e ajudar esses pequenos a terem um futuro. Recentemente foi aprovada a Lei de Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica que reforça que as unidades de saúde de todo o Brasil, bem como seus profissionais estejam qualificados para identificar os sinais do Câncer e atender esse paciente da forma mais célere possível. O EAD Salvando Vidas I veio para contribuir nesse processo”.

Desde de 2007, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de Saúde, da capital e interior do Ceará, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. As aulas aconteciam de forma presencial, porém, com a Pandemia, a instituição precisou se adaptar à nova realidade e abraçar o formato virtual. A doutora Sandra Emília fala sobre as perspectivas de futuro com o novo aparato tecnológico.

- Há 13 anos capacitamos profissionais de diversos munícipios do Ceará, contribuindo para elevar a esperança de cura de tantas crianças e adolescentes. Com a pandemia, em 2020, esse trabalho entrou em pausa e foi necessário nos adaptarmos a esta nova realidade. Agora, com conhecimento a distância de um clique, nossa perspectiva é ampliar essa rede de apoio. O profissional de Saúde não precisa mais sair da sua casa ou do trabalho para ter acesso à informação. Nosso objetivo neste primeiro momento é capacitar todos os municípios cearenses, mas não pretendemos parar aí. Queremos levar a esperança de vida e cura para as crianças e adolescentes de todo o Brasil”.

Conhecendo a grade de conteúdos
  • Introdução - com doutora Sandra Emília Almeida Prazeres (Oncohematologista Pediátrica).
  • Unidade 1 - Política Nacional para prevenção e controle do câncer e epidemiologia do Câncer – Anice Holanda Nunes Maia (Psicóloga).
  • Unidade 2 - Os sinais e sintomas comuns ao câncer pediátrico - com Patrícia Narelly Cruz Silva (Oncopediatra) e Eugênio Pacelli de Oliveira Melo (Oncopediatra).
  • Unidade 3 - Probabilidade do Câncer Infantojuvenil - Parte 1 – com Viviany de Oliveira Viana (Oncohematologista pediátrica) e Nádia Mendonça Trompiere (Oncopediatra).
  • Unidade 4 - Probabilidade do Câncer Infantojuvenil - Parte 2 – com Carlos Artur da Costa Moraes (Oncohematologista pediátrico) e Márcia Lima Verde Campos de Oliveira (Oncopediatra).
  • Unidade 5 - Probabilidade do Câncer Infantojuvenil - Parte 3 – com Nadia Gurgel Alves (Oncopediatra) e doutora Mayara Satsuki Kunii (Oncopediatra).
  • Unidade 6 - Probabilidade do Câncer Infantojuvenil - Parte 4 – com Renata Rolim de Sousa (Oncohematologista pediátrica).
  • Unidade 7 - Organização do sistema de referência e contrarreferência – com  Selma Lessa de Castro (Oncohematologista pediátrica).
  • Unidade 8 - Ferramenta tecnológica de consulta de sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil – com Sandra Emília Almeida Prazeres (Oncohematologista Pediátrica).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.