Pular para o conteúdo principal



Arquivo Nirez para 19 de abril


O 19 de abril na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1867 - Surge o Clube Cearense na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 50 antigo), iniciando suas festas no dia sete de setembro num sobrado da Rua Senador Pompeu, pertencente a Manuela Vieira. Depois esteve no prédio da esquina da Rua João Moreira com Rua Major Facundo (hoje Associação Comercial) e depois na esquina da mesma Rua João Moreira com Rua Floriano Peixoto (hoje em reforma). Seu primeiro presidente foi Vitoriano Augusto Borges.
  • 1892 - Surge o jornal "República", fusão dos jornais "Libertador" e "O Estado do Ceará".
  • 1930 - Morre, aos 88 anos de idade, o capitão Manuel Rodrigues dos Santos Moura, veterano da Guerra do Paraguai.
  • 1936 - A casa onde nasceu o escritor José de Alencar, no Alagadiço Novo, Messejana, que havia sido adquirida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, é entregue ao Museu Histórico do Ceará, após sessão ocorrida no Instituto do Ceará. É a Casa de José de Alencar, hoje administrada pela Universidade Federal do Ceará - UFC, localizada na Avenida Washington Soares, 6055, no Alagadiço Novo, em Messejana.
  • 1937 - Grande incêndio destrói, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Valdemar Falcão), a Casa Paraibana de propriedade de Sebastião Carlos.
  • 1938 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro e advogado José Augusto Lopes Filho (José Lopes), que serviu longos anos na RFFSA e dirigiu a Escola de Agronomia. Era cearense de Fortaleza.
  • 1941 - Nomeados para a Justiça do Trabalho - Secção do Ceará: Presidente do Conselho Regional - Adonias Lima; Suplente - Raimundo Queirós Rabelo; Vogais - Edgar Falcão, Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza), José Pedro Soares Bulcão e Milton Costa Freire; Suplentes - Antenor Vale de Lima, Antônio Cirilo Freitas, João Ribeiro e Sebastião Coelho Filho. Presidente da Junta de Conciliação - Juarez Bastos; Suplente - Arnaud Ferreira Baltar (Arnaud Baltar); Vogais - Luís Mozart da Costa e Silva (Mozart Solon), e José Oliveira Albuquerque; Suplentes - José Feliciano Costa e Francisco Eugênio de Sousa.
  • 1941 - Inaugura-se, comemorando a passagem do aniversário natalício do presidente Getúlio Vargas, a Vila Operária Valdemar Falcão, no bairro do Urubu.
  • 1943 - Às 17h, inaugura-se o I Salão de Abril, promovido pela União Estadual de Estudantes (Secretaria de Arte), tendo à frente Aluízio Caldas Medeiros (Aluízio Medeiros), Raimundo Ivan Barroso de Oliveira e Antônio Girão Barroso, na Livraria Comercial, na Rua Floriano Peixoto, 523. A data foi escolhida comemorando o aniversário de Getúlio Vargas.
  • 1944 - Em comemoração ao aniversário do Presidente Getúlio Vargas, é inaugurado o Centro de Puericultura Darcy Vargas, na Aldeota, e em Maranguape é instalada a Maternidade Professor Olinto de Oliveira.
  • 1956 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, Carolino Sucupira Sobrinho, antigo funcionário da Casa Boris. Era cearense do Crato.
  • 1965 - Iniciada a construção do novo prédio do Hospital da Polícia Militar, na Rua Domingos Olímpio, tomando todo o quarteirão que vai da Rua Princesa Isabel até à Rua Dona Teresa, na administração Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), que inaugurou o prédio no dia 06/06/1966.
  • 1974 - Inaugurado, no Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart nº 505, a galeria dos governadores do Estado Republicano, retratos feitos pelo pintor Walter Vieira de Araújo.
  • 1974 - O Desembargador Jaime de Alencar Araripe deixa a presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE passando o cargo ao desembargador Antônio Banhos Neto, atual vice-presidente. Como marcos simbólicos da despedida, Jaime Alencar Araripe descerrou a placa identificadora do Edifício Desembargador Olívio Câmara, onde funciona o TRE, na Rua Jaime Benévolo, na Praça Coração de Jesus e inaugurou as novas instalações de gabinete para a presidência, secretaria e procuradoria da República.
  • 1982 - Inaugurado o XXXII Salão de Abril, na Casa de Cultura Raimundo Cela, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário nº 1, numa promoção da Secretaria de Educação e Cultura do Município.
  • 1995 - Criado, o Centro Integrado de Educação e Saúde Francisco Domingos da Silva, que já havia iniciado as atividades em agosto do ano anterior, funcionando na Avenida Presidente Castelo Branco, na Barra do Ceará. Francisco Domingos da Silva é o artista plástico Chico da Silva.
  • 1999 - Inaugurada pelo Governo Estadual a Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, na Rua 11, 39-A nº 10, Quarta Etapa do Conjunto Ceará.
  • 1999 - Inaugura-se a Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, na Avenida Washington Soares, 7702, no Sítio São José.
  • 1999 - A Escola de Ensino Médio Liceu de Vila Velha, na Avenida L, 840, na Barra do Ceará é inaugurada pelo Governo Estadual.
  • 2007 - Morre, às 10h20, aos 80 anos de idade, o tenente-coronel engenheiro Artur de Freitas Torres de Melo (Artur Torres de Melo), por complicações causadas, inicialmente, por um câncer na próstata e, posteriormente, por um câncer no pulmão. Foi o primeiro diretor técnico do Sistema Verdes Mares e superintendente da Televisão Educativa do Ceará (hoje TV Ceará-TVC). O sepultamento ocorre às 16h no Cemitério São João Batista, em Fortaleza. Era irmão do general reformado Francisco Batista Torres de Melo.
  • 2021 - Morre, no Hospital Carlos Alberto Studart Gomes, em Messejana, o forrozeiro e sanfoneiro cearense José da Silva Gouveia (Dedim Gouveia), por complicações da Covid-19. Estava internado desde o dia 11. Era natural de Redenção, onde nascera a primeiro de março de 1960.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...