A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), por meio de Webinar do Projeto Conecta Ceará, lança, nesta terça-feira (26), a partir das 16 horas, o Programa de Educação Continuada em Governança (Pecgov). Gratuito e destinado a servidores e não servidores da Casa, o evento terá palestra da diretora executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Maria Hilária de Sá Barreto, com o tema “A importância da educação continuada para a boa governança”.
O lançamento vai ocorrer pela plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas por este link.
O Pecgov é um projeto estratégico do Alece 2030, modelo de gestão estratégica para o período 2021-2030, que visa oferecer qualificação permanente aos servidores, colaboradores e parceiros da Assembleia, em temáticas relacionadas com a governança na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
O projeto será executado por meio de fóruns, a serem realizados mensalmente no âmbito do programa Conecta Ceará, além de cursos presenciais, remotos e/ou híbridos, sobre temáticas relacionadas à governança e ao desenvolvimento sustentável.
Para a controladora da Assembleia Legislativa, Sílvia Correia, o objetivo da iniciativa é compartilhar conhecimentos e experiências sobre governança pública, abordando o tema em uma perspectiva do programa Alece 2030. Ela também salienta como propósitos do Pecgov incentivar e compartilhar o aprendizado organizacional, promover a melhoria contínua do desempenho das pessoas e dos processos e assegurar a integração dos órgãos ao modelo de governança da Alece.
“A ação irá conectar o modelo e ideias de governança à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Em 2022, nós estamos procurando inovar a ideia de que a educação continuada é condição para a boa governança. E a governança, por sua vez, é condição para que nós consigamos atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do milênio”, assinala Sílvia Correia.
MODELO DE GOVERNANÇA-O Modelo de Governança da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi instituído pela Resolução 698/2019, a partir de referenciais de governança de convergência internacional, contemplando a sistematização de práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.
Considerando a estratégia como um dos mecanismos da governança, a Assembleia Legislativa, por meio do programa ALCE 2030, construiu o seu modelo de gestão estratégica para o período 2021-2030, de forma colaborativa, com foco na melhoria contínua das pessoas, dos seus processos e serviços e a efetiva geração de valor à sociedade.
Dessa forma, como um dos pilares do ALCE 2030, a Assembleia Legislativa lançou, em 15 de março de 2022, o projeto Conecta Ceará, com o objetivo de compartilhar com os municípios cearenses conhecimentos e experiências sobre temas relevantes alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de eventos semanais online.
Comentários
Postar um comentário