Pular para o conteúdo principal

Fortaleza já executou 34% das ações previstas no Plano de Governo


O prefeito José Sarto afirmou, na manhã desta quarta-feira (20), que 34% das ações previstas no Plano de Governo já foram executadas desde o início da gestão. 

O balanço inclui obras inauguradas e em execução, assim como programas já implantados. Em coletiva de imprensa, concedida durante reunião com secretariado no Cuca Pici, Sarto também anunciou que, a partir de maio, será realizado o Programa Prefeitura Itinerante, com o objetivo de aproximar a gestão da população, ouvir demandas e despachar nos diferentes bairros da Cidade.

Obras na periferia-Sarto destacou que Fortaleza tem hoje 97 obras em andamento e 90% delas estão na periferia. Desse total, 62 são da Educação, três da Saúde; três da Juventude ou Esporte; 21 de urbanização e infraestrutura; e oito de desenvolvimento Econômico.

Entre as obras já inauguradas, o prefeito destacou 13 Centros de Educação Infantil, todos com berçário, e duas Escolas de Tempo Integral.

Ele citou ainda a Cidade da Criança, no Centro, a primeira etapa do Parque Rachel de Queiroz, no Presidente Kennedy, e o Parque Passaré. Segundo ele, são espaços que proporcionam lazer, valorizando o Meio Ambiente.

Na área de Esporte, ele enfatizou a entrega de 24 Areninhas, equipamentos que têm contribuído com o acesso ao esporte e ao lazer nos diversos bairros da Capital.

Ao detalhar os marcos da gestão, ele enfatizou o Cuca Pici, inaugurado no último dia 11 de abril, local escolhido para sediar o encontro com a equipe de secretários.

O prefeito destacou ainda investimentos em drenagem e infraestrutura, por meio do Proinfra, em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Com investimento de US$ 150 milhões, a meta é urbanizar mais de 950 vias. 13 bairros já estão recebendo intervenções.

Saúde-Na Saúde, o prefeito celebrou o trabalho dos profissionais da área no enfrentamento da pandemia e pontuou que os próximos passos da Prefeitura deverão atender as demandas que ficaram reprimidas por conta da situação epidemiológica adversa.

- Nós temos algumas demandas reprimidas na saúde, pois muitas pessoas ficaram temerosas em frequentar clínicas, hospitais e postos de saúde durante a pandemia. Estamos planejando a requalificação da fila de cirurgias na cidade, e também um programa de acompanhamento dos pacientes, para saber como eles estão e como estão seus exames", expôs Sarto.

O prefeito lembrou ainda que uma das metas da Prefeitura para 2022 é a entrega do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha), no bairro José Walter.

Ana Estela Leite, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebrou o avanço da Vacinação em Fortaleza e corroborou que o retorno ao atendimento de demandas reprimidas será um dos focos da pasta.

- Nós tivemos mais de dois anos de um desafio enorme. A situação agora está melhor devido ao trabalho intenso da gestão no atendimento dos infectados e no volume destacado de vacinação que tivemos. Com o cenário favorável, é nosso dever retomar o ritmo em outras áreas da saúde, atendendo doenças represadas, cirurgias e doenças crônicas, que não foram atendidas porque pessoas com comorbidade precisam se resguardar".

Prefeitura Itinerante-Outra ação anunciada foi a Prefeitura Itinerante, programa de acompanhamento localizado nos bairros de Fortaleza, que será feito em conjunto com as regionais e secretarias.

- Com o momento mais favorável, a Prefeitura vai ampliar sua presença nos bairros. Com o fim da quadra chuvosa, retomaremos as operações tapa buracos, vão ser mais de R$ 100 milhões que vão ser investidos para recuperar a malha asfáltica. E isso terá continuidade, queremos que, pelo menos uma vez por mês, representantes das secretarias e das regionais visitem os bairros para ouvir as queixas, sugestões e demandas da população", anunciou Sarto.



O prefeito José Sarto deu início, na manhã desta quarta-feira (20/04), à segunda reunião de secretariado da Prefeitura de Fortaleza realizada em sua gestão e que ocorre no Cuca Pici, equipamento recém inaugurado durante a semana de comemoração ao aniversário de 296 da capital.

Na abertura do evento, Sarto apresentou um balanço do primeiro ano de seu mandato, destacando que 34% das ações previstas pelo Plano de Governo já foram alcançadas. O prefeito relembrou que o início da gestão foi marcado pelo desafio da pandemia de Covid-19, e agradeceu o trabalho intenso de todos os profissionais da Prefeitura que tornaram possível atingir um índice alto de metas mesmo sob uma situação difícil.

Sarto destacou ainda que as reuniões de secretariado reforçam a necessidade da Prefeitura trabalhar de forma integrada, proporcionando políticas públicas que promovem maior bem-estar e cidadania ao fortalezense. “Esta é uma reunião que ocorre num momento especial, em que a situação epidemiológica está mais favorável e num equipamento da periferia, recém inaugurado. É uma prova de que queremos entregar para Fortaleza o que a cidade merece, o melhor do nosso trabalho”, comentou.

Élcio Batista, vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), destacou que o trabalho da Prefeitura tornou Fortaleza em uma cidade modelo, exatamente por realizar uma gestão com políticas públicas articuladas e inovadoras.

“A reunião de secretariado é um momento de diálogo e articulação entre as pastas. Devemos nos orgulhar dos resultados obtidos, mas sabendo que ainda temos muito para fazer na cidade. Estamos passando por diversas transições demográficas, de matrizes energéticas e de comunicação. Essas transições são desafios para nós, demandando inovação por parte do poder público. E esse deve ser um dos pontos que vamos frisar na reunião”, comentou o vice-prefeito.

Samuel Dias, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), celebrou o balanço positivo de obras realizadas e apontou que a reunião é um momento para estabelecer prioridades e articular trabalhos em conjunto.

"Reuniões como esta são de extrema importância, pois são uma oportunidade de sabermos mais sobre o trabalho de outros setores, definirmos prioridades, além de compartilhar o cumprimento de nossas metas”, comentou o secretário.

O vereador Antônio Henrique, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, avaliou positivamente o evento, afirmando que é uma iniciativa que favorece a boa gestão da cidade.

“É um grande feito ter 34% do Plano de Governo já executado em pouco mais de um ano de mandato. Isso mostra a seriedade do trabalho que a Prefeitura vem realizando. Os poderes são independentes, mas devemos trabalhar em harmonia para o bem-estar da população e, observando a reunião, sei que Fortaleza continuará alcançando grandes resultados”, comentou Antônio Henrique.

Os trabalhos da reunião de secretariado de Prefeitura a continuam até a manhã desta quinta-feira (21) no Cuca Pici.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393