Pular para o conteúdo principal



Fortalezenses comemoram os 296 anos da Capital em shows na Praia de Iracema


Milhares de fortalezenses se reuniram na Praia de Iracema, nesta quarta-feira (13), para comemorar o aniversário de 296 anos da Capital. O evento, que teve como atração principal o cantor e compositor Raimundo Fagner (foto Rodrigo Carvalho), além dos ritmos de outros artistas locais, marcou a celebração com o sentimento de retomada das atividades culturais gratuitas após mais de dois anos de pandemia.

A programação contou com a performance de Bárbara Sena, Maria Antonia, Camila Marieta, Navire, Nayra Costa e Selvagens à Procura de Lei, que animaram o público com ritmos como rap, MPB e rock. No encerramento, Fagner e banda apresentaram grandes sucessos, como "Deslizes", "Lembrança de um Beijo" e "Canteiros".

- É indescritível, para mim, estar aqui hoje celebrando 296 anos como prefeito de Fortaleza. Celebramos essa virada de chave prestigiando artistas da casa, tudo dentro do preconizado pelas autoridades sanitárias. Vivemos um dos momentos mais tranquilos da pandemia, e parabenizo a todos os fortalezenses por este dia", disse o prefeito José Sarto, que marcou presença no evento.

O secretário da Cultura, Elpídio Nogueira, comentou sobre a volta de grandes eventos em Fortaleza, sobretudo na Praia de Iracema, local que costuma ser palco de ocasiões como o Réveillon, o Carnaval, dentre outros.

- Durante a preparação ao longo do dia, tive o prazer de sentir a alegria das pessoas passando aqui e agradecendo pela oportunidade de se reunir em um grande evento. A cultura de Fortaleza está dando um pontapé na retomada das atividades nesse dia tão especial", declarou o Secretário.

Uma das atrações mais esperadas da noite, a cantora Nayra Costa avaliou o momento de celebração e retomada de apresentações com o público como acolhedor e significativo. 

- A sensação é de que vencemos, estamos vivos e estou feliz de estar aqui e poder encontrar o público e os amigos artistas. Além de que a Praia de Iracema é um dos meus locais preferidos da cidade, então é muito bom participar".

Para acessar a área da festa, os presentes precisaram apresentar comprovante vacinal, e por isso a organização do evento disponibilizou ampla entrada para a conferência do documento. O público também contou com um plano operacional envolvendo as áreas de segurança, saúde, limpeza e mobilidade.

A sensação de estar curtindo um show ao ar livre, para o músico e técnico de som Felipe Ferreira, é como a de reconstruir a vida diante do período da pandemia. 

- Foi algo doloroso para muitas pessoas e é maravilhoso estar aqui, ver pessoas que trabalham no setor cultural retomando os trabalhos. A expectativa de ver artistas cearenses no palco é a melhor possível, então é muito bom poder comemorar os 286 anos de Fortaleza", contou.

Já a advogada Valbenia Almeida estava ansiosa para escutar a voz de Fagner, que para ela, traduz em sua obra o verdadeiro espírito de Fortaleza. 

- Eu nasci e me criei aqui, nessa cidade tão linda. Então vim prestigiar o aniversário da minha Capital, a nossa cultura e me emocionar com Fagner. Espero estarmos no final da Pandemia para que possamos ter cada vez mais esse tipo de evento", afirmou.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...