Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Arquivo Nirez para 4 de abril na História do Ceará:
  • 1864 - Assume a Presidência da Província do Ceará, o conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, mineiro, nomeado em 23 de janeiro de 1864.
  • 1891 - O general José Clarindo de Queirós, é nomeado, pelo Governo Federal, governador do Ceará, assumindo em 28 de maio de 1891.
  • 1902 - Publicado, em Fortaleza, o jornal "Cri-Cri". Já havia sido publicado um homônimo no século anterior e seria publicado um outro em 1903.
  • 1924 - Morre, aos 74 anos de idade, Arnulfo Augusto Pamplona (Arnulfo Pamplona), cearense de Aracati. Foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e diretor do Clube Iracema. Foi o introdutor do telefone em Fortaleza.
  • 1931 - Inaugura-se a Casa Baturité, de Ernesto Brasil de Matos & Cia.
  • 1944 - O locutor e compositor Antônio Maria assume a direção artística do Ceará Rádio Clube-PRE-9. Depois seria compositor famoso nacionalmente.
  • 1944 - Autorizado o Serviço de Autolotação em Fortaleza.
  • 1949 - Visita Fortaleza o escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso, que ao chegar recebe muitas homenagens. Embora cearense de Fortaleza, residia no Rio de Janeiro.
  • 1952 - Lançado à circulação o Anuário do Ceará, do jornalista e político Waldery Uchoa, que encerra matérias de interesse geral para a vida da economia cearense.
  • 1953 - No 39º aniversário de fundação da Associação dos Merceeiros do Ceará ocorre a inauguração das novas instalações do serviço médico, e dá posse a seus novos dirigentes. Conselho Superior: Clovis Arrais Maia, Presidente; Gambetá Bruno, secretário; Joaquim de Oliveira Cavalcante e José Ribeiro da Silva, conselheiros. Conselho Deliberativo: Abílio Vieira de Melo, presidente; e José Irapuan Lima, tesoureiro. Diretores: Clóvis Machado, Francisco Vicente dos Santos, Francisco Abreu, Enéas Gomes dos Santos e Raimundo Alves Maia. Conselho Fiscal: Josué Paiva Wanderley, Manuel Marinho e Pinho e Valdivino de Castro.
  • 1955 - Irrompe grande incêndio na Praça do Ferreira, no tradicional Edifício do Cine Majestic, da Empresa Luiz Severiano Ribeiro, atingindo também as Lojas Brasileiras de Preços Limitados, antiga 8$800, que ficava no número 560. O cinema tinha entrada pela Barão do Rio Branco, 1067/71. A ação dos bombeiros foi decisiva para isolamento dos prédios vizinhos.
  • 1957 - Instala-se em Fortaleza o Instituto dos Arquitetos do Brasil Delegacia do Ceará.
  • 1962 - O Instituto Brasil-Estados Unidos-IBEU inaugura sua sede da Aldeota, na Rua Nogueira Acioli, 891.
  • 1963 - Falece, aos 67 anos de idade, o industrial Miguel Ângelo de Figueiredo, cearense do Crato onde nasceu a 5 de outubro de 1895. Foi sepultado às 16 horas do dia 5, no Cemitério de São João Batista.
  • 1966 - Muda de comando a Base Aérea de Fortaleza, assumindo o coronel aviador Nelson Dias de Sousa Mendes, em substituição ao tenente-coronel aviador Ivan Teixeira Leite, que vai cursar a Escola Superior de Guerra.
  • 1967 - Chega em Fortaleza o escritor Francisco Mozart do Rego Monteiro (Mozart Monteiro), com a finalidade de, pessoalmente, oficializar a doação que fez de sua biblioteca de 4 mil volumes à Casa de Juvenal Galeno e lançar seus livros Nossa Senhora da Saudade e O Livro das Profecias, com apresentação feita pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
  • 1972 - Inaugurada a Praça Olímpio Meira, no Mucuripe, entre a Rua do Trabalho e Rua Boa Vista, com a presença do governador César Cals e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho. Olímpio Meira “Jacaré”, foi o jangadeiro desaparecido nas águas da Baía de Guanabara, após ''raid'' de Fortaleza ao Rio, durante as filmagem de “Tudo é verdade”, de Orson Welles.
  • 1973 - Anunciada a nomeação do novo arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, pelo papa Paulo VI, em substituição a dom José de Medeiros Delgado.
  • 1977 - Inaugurada em casa da Rua Pedro I, 243, a Casa do Vereador, sede provisória, até que seja construída a sede própria na Avenida José Bastos entre a Rua Padre Cícero e a Rua Major Weyne.
  • 1984 - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec indica o vice-governador José Adauto Bezerra de Menezes, Albanisa Sarasate, presidenta do jornal O Povo e Francisco Ariosto Holanda, presidente do Nutec, para receberem a Medalha do Mérito Industrial.
  • 1984 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a posse do geógrafo Caio Lóssio Botelho.
  • 1984 - Reinaugurado o Palacete Ceará, sede da Caixa Econômica Federal, na Praça do Ferreira, devorado por um incêndio em 1982 e totalmente recuperado.
  • 1988 - A Rádio Assunção Cearense muda-se da Rua Irauçuba, 55, para a esquina da Rua Marcondes Pereira, 684, com Avenida Barão de Studart. Hoje está em prédio na esquina da Rua Bárbara de Alencar com Avenida Rui Barbosa.
  • 1994 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Manuel Damasceno de Sousa, substituindo o coronel PM Francisco Hamílton R. Barroso.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393