Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inaugura 5º Cuca



Na semana em que completa 296 anos, Fortaleza ganha mais um espaço para o protagonismo de seus jovens. O prefeito José Sarto inaugura, nesta segunda-feira (11), o novo Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), localizado no bairro Pici. Esse é o quinto Cuca da Capital, um espaço para atividades esportivas, culturais, de capacitação e de incentivo aos jovens da Região. O investimento feito pela gestão municipal foi de cerca de R$ 30 milhões, incluindo aquisição de equipamentos.

Mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, o Cuca Pici é mais uma oportunidade para o desenvolvimento dos jovens fortalezenses e se soma aos equipamentos já entregues na Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter. A nova unidade foi construída onde funcionava o antigo prédio do Centro Social Urbano (CSU) e possui cerca de 16 mil metros quadrados de área.

- Este já é o quinto equipamento da Rede Cuca, com investimento de R$ 6 milhões por ano. Estamos entregando, na semana do aniversário de Fortaleza, esse presente para a juventude e para a comunidade de todo o entorno. O Cuca é um espaço que agrega a juventude e a família, com uma pluralidade de serviços, cuja gestão é feita através de uma de uma organização social. Somos a capital que mais investe em políticas de juventude e tenho certeza que nós vamos continuar a investir nos talentos dos nossos jovens", declarou Sarto.

Estrutura completa-Com obras realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o novo Cuca conta com piscina, teatro, auditório, coworking, salas temáticas para danças e artes marciais, biblioteca, quadra poliesportiva, além de oferecer um ambiente saudável para a ocupação dos jovens.

Ao lado do equipamento, foi construída, ainda, uma praça com Areninha, Anfiteatro e Skatepark, proporcionando mais espaços de lazer e convivência a todos os moradores da Região.

- Este Cuca era muito demandado pela população, e já era um princípio da gestão de ter um equipamento desses neste espaço, onde funcionava o antigo CSU, local de acolhimento da comunidade. Apesar de ser uma versão mais compacta, temos os mesmos serviços das demais unidades, como estúdios, piscina semiolímpica, teatro, sala de dança, além da biblioteca", explicou o secretário da Juventude, Davi Gomes.

Neste primeiro momento, o Cuca Pici ficará aberto para visitação e algumas atividades como aulões de dança e teatro já devem acontecer, conforme o secretário. 

- Também teremos um momento de escuta com a comunidade, incluindo grupos de teatro, cidadania, direitos humanos e esporte, para que possamos oferecer um serviço customizado", disse.

O jovem Luiz Fábio dos Santos, de 19 anos, prática futsal no Cuca da Barra do Ceará. Morador do Planalto Pici, afirmou que passará a frequentar a nova unidade pela proximidade, tanto para treinar o esporte como para se inscrever em novas atividades. 

- O local que escolheram para o Cuca Pici é o melhor local desse bairro, pois fica perto da avenida Perimetral e está muito perto da periferia. Então os meninos que moram aqui podem sair da rua e vir praticar atividades aqui. A qualidade tá ótima, e eu quero realizar um projeto para um time de 'altinha', ter essa iniciativa com outros alunos", contou.

Atualmente jogando futsal no Cuca Barra, Luiz Fábio frequentará o novo Cuca, mais próximo da sua casa

Sobre a Rede Cuca-A Rede Cuca é o maior programa da Secretaria Municipal da Juventude. Os Cucas (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) estão estrategicamente localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, aproximando-se de áreas periféricas da cidade. Ao todo, são cinco equipamentos públicos construídos pela Prefeitura de Fortaleza, localizados nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici.

A Rede oferta, ao longo do ano, programações culturais, festivais, mostras, exposições e habilitações na área da Comunicação. Também há o incentivo à leitura por meio de bibliotecas, compostas por acervo superior a 11 mil livros, onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”. Os ambientes dispõem, ainda, das gibitecas, locais especialmente destinados aos gibis, que buscam incentivar a leitura deste movimento artístico que reúne códigos de imagem e texto.

Na área da promoção aos direitos humanos, são realizadas, em toda a Rede, atividades de educação em saúde, testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária.

Os cursos de formação e as práticas esportivas serão, prioritariamente, para jovens entre 15 e 29 anos. No entanto, serão disponibilizadas vagas exclusivas para todas as idades, tornando a Rede Cuca um espaço para toda a família. Distribuídas em oito áreas, as capacitações incluem qualificações em audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro.

Destaque nacional-Fortaleza é a cidade do País que mais investe em políticas públicas de Juventude. A iniciativa garante acesso a vivências e aprendizados que estimulam, também por meio do lazer, a participação dos jovens na sociedade. Nos últimos oito anos, a Rede Cuca registrou mais de 2,5 milhões de atendimentos.

Somente neste mês de abril estão sendo ofertadas 6.571 vagas em cursos e modalidades esportivas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre jornalista Ingrid Azevedo

- Com grande pesar, a Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), da jornalista Ingrid Louize Oliveira de Azevedo, de 28 anos, servidora vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. Mesmo jovem, Ingrid deixa um grande exemplo pelo zelo e dedicação em seu trabalho no serviço público e pelo seu afeto e carinho pelo filho Júlio Azevedo dos Santos, de apenas um ano de idade. A Prefeitura de Paço do Lumiar se solidariza com todos os familiares e amigos e desejamos força e fé diante desta perda irreparável".

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre jornalista Ingrid Azevedo

- Com grande pesar, a Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), da jornalista Ingrid Louize Oliveira de Azevedo, de 28 anos, servidora vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. Mesmo jovem, Ingrid deixa um grande exemplo pelo zelo e dedicação em seu trabalho no serviço público e pelo seu afeto e carinho pelo filho Júlio Azevedo dos Santos, de apenas um ano de idade. A Prefeitura de Paço do Lumiar se solidariza com todos os familiares e amigos e desejamos força e fé diante desta perda irreparável".

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram