Pular para o conteúdo principal

Estácio inaugura hoje Curso de Medicina Iguatu

Iguatu (Ceará) recebe o Curso de Medicina do Instituto de Educação Médica (Idomed), vinculado ao Centro Universitário Estácio do Ceará. A inauguração da nova unidade acontece na noite desta quarta-feira (11 de maio) e contará com a presença de autoridades, estudantes e coordenadores.

Para o diretor executivo nacional do Idomed, Silvio Pessanha Neto, os recursos tecnológicos de última geração para a formação médica do corpo docente são diferenciais na instituição.

- No Idomed, por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios de realidade virtual, equipamentos de última geração e professores titulados e especializados, os alunos que ingressarão no curso de Medicina se formarão em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico”, destaca Silvio.

O professor Danilo Giarola, diretor da unidade de Iguatu, enfatiza que a inauguração do Campus Iguatu é o começo de uma grande história. 

- O Idomed Iguatu possibilita a realização do sonho de quem reside na região e tem vocação para a medicina. O novo campus nos orgulha, pois em breve teremos médicos e médicas qualificados formados em Iguatu para atender à demanda da sociedade”, destaca Danilo Giarola.

Aulas e estrutura - A primeira turma, com 30 alunos aprovados no último vestibular unificado Idomed, já iniciou as aulas no mês passado. Ao todo, o curso terá uma carga horária de 8.182 horas/aula e duração de seis anos com aulas teóricas e práticas. Durante a graduação, serão promovidas atividades de campo em cenários externos (unidades de Saúde, Policlínicas e Hospitais), laboratório de habilidades clínicas, atividades integradas e metodologias ativas.

Segundo Danilo Giarola, os estudantes terão acesso a uma biblioteca completa e tecnológica e a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual. 

A Instituição de Ensino vai disponibilizar, também, laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia), de anatomia com peças cadavéricas formolizadas e de técnicas cirúrgicas simuladas.

Programa Mais Médicos - O Curso de Medicina recebeu, em março de 2022, a autorização oficial do Ministério da Educação (MEC) para entrar em operação com conceito máximo em todos os pilares de avaliação. 

- A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que ofereceremos em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, afirma o diretor Regional das Unidades Norte e Nordeste do Idomed, Edemilson Marques.

Segundo o coordenador do Curso,  professor Joab de Lima, a Unidade Iguatu foi uma das escolhidas pelo MEC para iniciar o Curso no âmbito do Programa Mais Médicos, implantado pelo Governo Federal, e expandir sua atuação no Ceará, juntamente com os outros três cursos de Medicina do Idomed, já em operação em Juazeiro do Norte, Canindé e Quixadá. 

- Juntos os cursos ofertam 250 vagas anuais de Medicina no Estado”, finaliza Joab de Lima.


VESTIBULAR - As instituições do Idomed estão com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no segundo semestre de 2022. Serão oferecidas 512 vagas em 13 unidades em diferentes regiões do Brasil.

O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem acessar o Edital e encontrar o link para inscrição por meio do site: www.idomed.com.br. O prazo para as inscrições se encerra em 8 de junho e a taxa para participação é de R$ 350,00.

Os interessados poderão optar por ingressar nas instituições localizadas em:
  • Juazeiro do Norte-CE.
  • Quixadá-CE.
  • Iguatu-CE.
  • Teresina/PI.
  • Açailândia-MA.
  • Juazeiro-BA.
  • Castanhal-PA.
  • Ji-Paraná-RO.
  • Angra dos Reis-RJ.
  • Rio de Janeiro-RJ.
  • Jaraguá do Sul-SC.
  • Ribeirão Preto-SP.
Os futuros universitários poderão concorrer à vaga realizando o vestibular 2022.2, que será online, ou aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores (válidas as notas de 2009 a 2021). Neste caso, o candidato deverá manifestar esse interesse no ato da inscrição, até 25 de maio. Para os que optarem por concorrer às vagas pela nota do Enem, o resultado dos aprovados será publicado a partir de 4 de junho (após 18 horas) do corrente ano e as matrículas devem ser efetuadas entre 7 e 8 de junho.

Provas - Já para os que realizarem o Vestibular, as provas serão realizadas em 19 de junho e o candidato terá acesso ao certame através do link de prova informado no Cartão de Confirmação de Inscrição. O vestibular será constituído de prova objetiva com 30 questões sobre disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma Redação. O resultado será divulgado em 23 de junho e a matrícula dos aprovados será entre 29 de junho a 1 de julho.

O processo seletivo disponibiliza 512 vagas, sendo 259 para quem utilizar a nota do Enem e 253 para quem optar pelo vestibular. No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher entre as 13 Instituições de Ensino Superior que participam do processo seletivo. Caso a pontuação não permita a entrada na instituição de preferência, o candidato poderá optar por outra unidade de ensino em que sua nota lhe posicionar entre as vagas disponíveis.

100% online - O Idomed Vest será realizado 100% online, a partir de uma tecnologia avançada para acompanhar o candidato, que poderá fazer a prova de onde estiver. Para isso, o participante deve tomar algumas medidas prévias, como garantir um bom acesso à internet, instalar software específico do concurso em computador com Windows e possuir webcam e microfone em perfeito estado.

A prova será gravada e contará com monitoramento remoto, permitindo que o candidato seja acompanhado ao vivo pelo fiscal, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone). As imagens captadas do candidato no dia da avaliação serão utilizadas no momento da matrícula. O participante também deve manter a posse do documento original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou RNE) usado na identificação, pois o mesmo poderá ser solicitado mais de uma vez pelo fiscal remotamente, durante a prova, garantindo a segurança do processo.

Sobre o Idomed - O Instituto é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com aproximadamente sete mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".