Pular para o conteúdo principal

Estácio inaugura hoje Curso de Medicina Iguatu

Iguatu (Ceará) recebe o Curso de Medicina do Instituto de Educação Médica (Idomed), vinculado ao Centro Universitário Estácio do Ceará. A inauguração da nova unidade acontece na noite desta quarta-feira (11 de maio) e contará com a presença de autoridades, estudantes e coordenadores.

Para o diretor executivo nacional do Idomed, Silvio Pessanha Neto, os recursos tecnológicos de última geração para a formação médica do corpo docente são diferenciais na instituição.

- No Idomed, por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios de realidade virtual, equipamentos de última geração e professores titulados e especializados, os alunos que ingressarão no curso de Medicina se formarão em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico”, destaca Silvio.

O professor Danilo Giarola, diretor da unidade de Iguatu, enfatiza que a inauguração do Campus Iguatu é o começo de uma grande história. 

- O Idomed Iguatu possibilita a realização do sonho de quem reside na região e tem vocação para a medicina. O novo campus nos orgulha, pois em breve teremos médicos e médicas qualificados formados em Iguatu para atender à demanda da sociedade”, destaca Danilo Giarola.

Aulas e estrutura - A primeira turma, com 30 alunos aprovados no último vestibular unificado Idomed, já iniciou as aulas no mês passado. Ao todo, o curso terá uma carga horária de 8.182 horas/aula e duração de seis anos com aulas teóricas e práticas. Durante a graduação, serão promovidas atividades de campo em cenários externos (unidades de Saúde, Policlínicas e Hospitais), laboratório de habilidades clínicas, atividades integradas e metodologias ativas.

Segundo Danilo Giarola, os estudantes terão acesso a uma biblioteca completa e tecnológica e a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual. 

A Instituição de Ensino vai disponibilizar, também, laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia), de anatomia com peças cadavéricas formolizadas e de técnicas cirúrgicas simuladas.

Programa Mais Médicos - O Curso de Medicina recebeu, em março de 2022, a autorização oficial do Ministério da Educação (MEC) para entrar em operação com conceito máximo em todos os pilares de avaliação. 

- A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que ofereceremos em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, afirma o diretor Regional das Unidades Norte e Nordeste do Idomed, Edemilson Marques.

Segundo o coordenador do Curso,  professor Joab de Lima, a Unidade Iguatu foi uma das escolhidas pelo MEC para iniciar o Curso no âmbito do Programa Mais Médicos, implantado pelo Governo Federal, e expandir sua atuação no Ceará, juntamente com os outros três cursos de Medicina do Idomed, já em operação em Juazeiro do Norte, Canindé e Quixadá. 

- Juntos os cursos ofertam 250 vagas anuais de Medicina no Estado”, finaliza Joab de Lima.


VESTIBULAR - As instituições do Idomed estão com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no segundo semestre de 2022. Serão oferecidas 512 vagas em 13 unidades em diferentes regiões do Brasil.

O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem acessar o Edital e encontrar o link para inscrição por meio do site: www.idomed.com.br. O prazo para as inscrições se encerra em 8 de junho e a taxa para participação é de R$ 350,00.

Os interessados poderão optar por ingressar nas instituições localizadas em:
  • Juazeiro do Norte-CE.
  • Quixadá-CE.
  • Iguatu-CE.
  • Teresina/PI.
  • Açailândia-MA.
  • Juazeiro-BA.
  • Castanhal-PA.
  • Ji-Paraná-RO.
  • Angra dos Reis-RJ.
  • Rio de Janeiro-RJ.
  • Jaraguá do Sul-SC.
  • Ribeirão Preto-SP.
Os futuros universitários poderão concorrer à vaga realizando o vestibular 2022.2, que será online, ou aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores (válidas as notas de 2009 a 2021). Neste caso, o candidato deverá manifestar esse interesse no ato da inscrição, até 25 de maio. Para os que optarem por concorrer às vagas pela nota do Enem, o resultado dos aprovados será publicado a partir de 4 de junho (após 18 horas) do corrente ano e as matrículas devem ser efetuadas entre 7 e 8 de junho.

Provas - Já para os que realizarem o Vestibular, as provas serão realizadas em 19 de junho e o candidato terá acesso ao certame através do link de prova informado no Cartão de Confirmação de Inscrição. O vestibular será constituído de prova objetiva com 30 questões sobre disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma Redação. O resultado será divulgado em 23 de junho e a matrícula dos aprovados será entre 29 de junho a 1 de julho.

O processo seletivo disponibiliza 512 vagas, sendo 259 para quem utilizar a nota do Enem e 253 para quem optar pelo vestibular. No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher entre as 13 Instituições de Ensino Superior que participam do processo seletivo. Caso a pontuação não permita a entrada na instituição de preferência, o candidato poderá optar por outra unidade de ensino em que sua nota lhe posicionar entre as vagas disponíveis.

100% online - O Idomed Vest será realizado 100% online, a partir de uma tecnologia avançada para acompanhar o candidato, que poderá fazer a prova de onde estiver. Para isso, o participante deve tomar algumas medidas prévias, como garantir um bom acesso à internet, instalar software específico do concurso em computador com Windows e possuir webcam e microfone em perfeito estado.

A prova será gravada e contará com monitoramento remoto, permitindo que o candidato seja acompanhado ao vivo pelo fiscal, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone). As imagens captadas do candidato no dia da avaliação serão utilizadas no momento da matrícula. O participante também deve manter a posse do documento original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou RNE) usado na identificação, pois o mesmo poderá ser solicitado mais de uma vez pelo fiscal remotamente, durante a prova, garantindo a segurança do processo.

Sobre o Idomed - O Instituto é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com aproximadamente sete mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre jornalista Ingrid Azevedo

- Com grande pesar, a Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), da jornalista Ingrid Louize Oliveira de Azevedo, de 28 anos, servidora vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. Mesmo jovem, Ingrid deixa um grande exemplo pelo zelo e dedicação em seu trabalho no serviço público e pelo seu afeto e carinho pelo filho Júlio Azevedo dos Santos, de apenas um ano de idade. A Prefeitura de Paço do Lumiar se solidariza com todos os familiares e amigos e desejamos força e fé diante desta perda irreparável".

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre jornalista Ingrid Azevedo

- Com grande pesar, a Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), da jornalista Ingrid Louize Oliveira de Azevedo, de 28 anos, servidora vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. Mesmo jovem, Ingrid deixa um grande exemplo pelo zelo e dedicação em seu trabalho no serviço público e pelo seu afeto e carinho pelo filho Júlio Azevedo dos Santos, de apenas um ano de idade. A Prefeitura de Paço do Lumiar se solidariza com todos os familiares e amigos e desejamos força e fé diante desta perda irreparável".

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram