Pular para o conteúdo principal

Latino-americano de Pipa garante vaga para Hawai


O II Pipa Long Surf Festival marcou o retorno dos grandes eventos dos pranchões à instagramável Baía do Madeiro, em Pipa-Tibau do Sul-Rio Grande do Norte. 

Durante 4 dias (quinta-feira, 5 a domingo, 8 de maio) os principais nomes do longboard brasileiro estiveram reunidos em uma verdadeira confraternização de várias gerações, promovendo o intercâmbio esportivo e cultural entre os competidores e celebrando a vida e o incrível prazer de caminhar sobre as ondas.

E provando que as mulheres definitivamente estão ampliando seus horizontes e assumindo seus lugares em todos os espaços, o evento teve o privilégio de revelar mais um grande nome para o longboard nacional, a paulista Luana Soares. 

Com apenas 17 anos e dois de prática do esporte, a surfista não somente surpreendeu, como também impressionou os observadores de plantão com uma performance digna de uma grande competidora, para faturar o título mais importante do evento entre as mulheres, a categoria ALAS Pro Feminino. 

Esbanjando talento, Luana venceu todas as baterias que disputou com direito a recorde de nota de todo o evento entre homens e mulheres: 9,75. Além disso, a atleta liderou a Grande Final do início ao fim para delírio dos fãs e entusiastas do esporte presentes ao evento, não dando chance de reação às adversárias. Com o resultado Luana entrou definitivamente no radar de todos que acompanham o desenvolvimento do surf no Brasil e passa a integrar o seleto grupo dos atletas de ponta da modalidade no País.

- O evento foi incrível! Alucinante mesmo! A organização está de parabéns... Competir com atletas que ao mesmo tempo são ídolos pra mim foi uma grande honra e alegria... Eu venho treinando muito e espero continuar evoluindo para, quem sabe, um dia representar o Brasil em competições internacionais”, declarou a campeã.

Com a performance apresentada por Luana ninguém é capaz de duvidar que, muito em breve, ela conquistará seu espaço entre as melhores longboarders do planeta.

Na segunda colocação ficou a surfista potiguar, Marina Carbonel, que também apresentou um surf de alto nível para conquistar o respeitável resultado de vice-campeã do evento. Em terceiro ficou a paulista Monique Pontes, com a cearense Flora Arruda completando o pódio na quarta colocação.

Entre os homens da ALAS Pro, o grande destaque ficou por conta da boa atuação do surfista local da Praia de Jericoacoara-Ceará, Antônio Victor, que mostrou todo o seu talento lapidado nas extensas ondas de Jeri, para superar os grandes nomes presentes na mais importante bateria da categoria, a Grande Final, e vencer seu segundo evento do ALAS/HPFC, de três realizados.

A bateria foi apontada como a mais eletrizante da competição, com viradas a cada minuto e um show de performance protagonizado por alguns dos melhores longboarders do Brasil e do mundo. Com o resultado, Vitinho recuperou a liderança do Latino-Americano de Surf e garantiu vaga para a grande decisão que irá rolar no meio do ano em Makaha, localizada na Ilha de Oahu-Havaí. 

Em segundo ficou o pernambucano Reginaldo Nascimento, que apesar de ter surfado muito, não conseguiu superar o cearense. Completando o pódio tivemos Jefson Silva-SP e Carlos Bahia, respectivamente, terceiro e quarto colocados. Todos os finalistas comemoraram o resultado, afinal de contas, fazer uma final dentre tantos nomes de peso para o longboard nacional é por si só uma grande vitória para qualquer atleta.

CEARENSES DOMINAM A OPEN - Entre os amadores o destaque da principal categoria, a Open, ficou por conta da dobradinha cearense com Flora Arruda e João Pedro conquistando o lugar mais alto do pódio entre homens e mulheres. Completando o pódio Feminino tivemos a carioca Rayanne Amaral na segunda colocação, Monique Pontes-SP na terceira colocação e Eva Marla-PE em quarto lugar. Entre os homens em segundo ficou o potiguar Gabriel Shallon, com Jonas Santos-SP na terceira colocação e Darlan Almeida-BA em quarto.

VETERANOS E LEGENDS NA ÁGUA - Entre os surfistas mais experientes da 50+, isto é, acima de 50 anos de idade, o grande campeão foi o Legend Jhonson Jaques. Profundo conhecedor das ondas da Praia do Madeiro, o paraibano lançou mão de toda a sua experiência e conhecimento do pico para superar seus adversários, deixando Marcelo Bibita em segundo, Chicó Moura-RN em terceiro e Adriano Viana-CE na quarta colocação.

Entre os veteranos da 35+ o título ficou em casa com a vitória de Jean Carlos-RN em uma bateria dominada por potiguares, com Gabriel Aguirre-RN em segundo e Rafa Rasta-RN na terceira colocação. O argentino Léo Juarez foi o único do pódio que não era do Rio Grande do Norte e terminou na quarta colocação.

NOVATOS DÃO SHOW - Entre os Iniciantes, na Masculino o grande campeão foi Adriano Júnior, com Lucas Tavares-RN em segundo, Rodrigo Jesus-CE em terceiro e Matheus Fontes na quarta colocação. Na Feminino a campeã foi Katellyn Alves-SP, com Manuella Brasil-RN na segunda colocação, Vanessa Gusmão em terceiro e Monique Dergham-RN.

Na categoria Escolas, dedicada aos instrutores que diariamente iniciam muitas pessoas na fantástica arte de caminhar sobre as águas, o grande campeão foi Gil, com Chôda em segundo, Medina em terceiro e Léo na quarta colocação.

CULTURA DOS PRANCHÕES EM DESTAQUE - Além das disputas na água, o evento reuniu a comunidade do surf de pranchões da América Latina em uma verdadeira confraternização, com uma extensa e variada programação cultural com aulões, palestras, ações ecológicas, exposições fotográficas, mostra de vídeos e muito mais.

Entretanto, o ponto alto dentre as atividades culturais do evento foi, sem sombra de dúvida, o Ritual das Águas Auêra-Auára. Ainda no primeiro dia de competição, a cerimônia tradicional em todos os Festivais de Longboards organizados pelo Legend cearense Marcelo Bibita, reuniu todos os envolvidos no evento, desde atletas e staff, até simpatizantes, familiares, torcida e mesmo banhistas que se encontravam na praia, em um convite ao cuidado e à preservação de todas as águas do planeta, sejam elas dos rios, mares, oceanos, lagos, lagoas etc. Na ocasião, Bibita leu o Manifesto das Águas e conclamou a todos a atuarem ativamente nesse propósito:

- Com toda certeza, o Ritual das Águas é uma das partes mais importante de todo e qualquer evento organizado por mim. É ali que todos nos comprometemos com o cuidado e a preservação, não somente do lugar onde nós estamos, mas também de todo o planeta. E o Ritual é justamente para lembrar desse compromisso e espalhar essa missão. Se você vai à praia e ao sair, leva algum item que não deveria estar no mar, ou até mesmo na areia, você colaborou ativamente para deixar aquele local ainda mais belo apenas pelo fato de ter passado por ali. Essa é a filosofia. E sensibilizar o maior número possível de pessoas, a nossa missão”, explicou Bibita.

Ainda segundo o organizador do evento, trazer uma etapa de um circuito internacional para a Praia da Pipa é uma maneira de impulsionar o intercâmbio esportivo e cultural no Nordeste e no Brasil, no momento mais importante e promissor da história do Surf:

- O ALAS/HPFC é um evento que, como o próprio nome diz, valoriza a high performance e ainda coloca Brasil e Hawaii na mesma plataforma de competição. O Surf já é um esporte Olímpico e nossa luta agora é pra colocar a modalidade Longboard no Programa Oficial das Olimpíadas. E só conseguiremos isso unindo toda a comunidade internacional dos pranchões em torno desse mesmo objetivo. E é isso que estamos buscando fazer aqui na América Latina”, declarou Bibita.

É importante salientar que Circuito Latino-Americano de Longboard Profissional da ALAS/HPFC celebra a parceria entre a Associação Latino-Americana de Surf e o High Performance Freestyle Championship e busca promover o crescimento e desenvolvimento da modalidade Longboard Surf através do fomento de eventos que incentivam e valorizam a performance dos atletas.

O II Pipa Long Surf Festival foi Apresentado pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) / Visite Rio Grande do Norte e contou com patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, Pena (www.pena.com.br), Cerveja Sol e Hotel Madeiro Beach. Apoio: Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Abrasel e trade turístico local. Chancela e Homologação: Fesurf-Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte. Realização: Fundação Brasil Sem Fronteiras e Auêra-Auára Produções.



RESULTADOS
ALAS PRO FEMENINO
1ª Luana Soares-SP
2ª Marina Carbonel-RN
3ª Monique Pontes-SP
4ª Flora Arruda-CE
ALAS MASCULINO PRO
1º Antônio Victor-CE
2º Reginaldo Nascimento-PE
3º Jefson Silva-SP
4º Carlos Bahia-SP
OPEN MASCULINO
1º João Pedro-CE
2º Gabriel Shallon-RN
3º Jonas Santos-SP
4º Darlan Almeida-BA
OPEN FEMININO
1ª Flora Arruda-CE
2ª Rayanne Amaral-RJ
3ª Monique Pontes-SP
4ª Eva Marla-PE
50+
1º Jhonson Jaques-PB
2º Marcelo Bibita-CE
3º Chicó Moura-RN
4º Adriano Viana-CE
35+ Masculino
1º Jean Carlos-RN
2º Gabriel Aguirre-RN
3º Rafa Rasta-RN
4º Léo Juarez-ARG
INICIANTE MASCULINO
1º Adriano Júnior
2º Lucas Tavares-RN
3º Rodrigo Jesus-CE
4º Matheus Fontes
INICIANTE FEMININO
1ª Katellyn Alves-SP
2ª Manuella Brasil-RN
3ª Vanessa Gusmão-PB
4ª Monique Dergham-RN
ESCOLAS
1º Gil
2º Chôda
3º Medina
4º Leo

Com informações de George Noronha e fotos de Lima Júnior.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram