Pular para o conteúdo principal



Paradesportiva Boccia é oferecida no CE


- Através do esporte eu pude dizer ‘eu sou capaz’. Isso aí foi um crescimento para mim, físico, espiritual, mental”, relata a paratleta de Natação, Teresa Nelma. Aos 55 anos, ela dá um novo passo em sua carreira esportiva, durante sua primeira aula de Boccia, nova modalidade oferecida pelo Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Teresa tem Poliomelite desde os três anos de idade, e conta que só começou a praticar esportes através do Centro. 

- Eu frequento o Cepid há sete anos e já passei por todas as modalidades, faço tudo quanto é de curso. Esse espaço é vital, é um local de mudança, esperança”, completa. 

- Estou gostando do Boccia porque está se adaptando às minhas necessidades, à minha força, à minha condição física. Eu já tentei aqui tênis, mas é muito rápido e eu não tenho essa agilidade e aqui eu estou me encontrando”.



A atividade está sendo ofertada duas vezes por semana, para pessoas com deficiência motora, a partir dos 14 anos. 

- O intuito é criar uma oferta de serviços maior para a população, porque para a pessoa com deficiência, a oferta de Paradesporto ainda é pequena na cidade”, explica o gerente de Formação Profissional e Esporte do Cepid, Adriano Pordeus. 

- Antes, as modalidades tinham como idade mínima os 16 anos, e à medida que diminuímos para 14 anos, estamos ampliando a oferta, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social”, completa.

Além do Boccia, também são ofertadas aulas de Basquete em Cadeira de Rodas, Natação, Tênis de Mesa e Handebol. Regina Tahim, coordenadora do Cepid, ressalta que o Centro é totalmente adaptado. 

- Esse espaço é exclusivo para pessoas com deficiência. O prédio foi construído dentro do conceito de acessibilidade, para essa pessoa com deficiência se sentir mais à vontade”, pontua. “Nós somos um espaço único no Estado do Ceará. Com relação ao esporte, por exemplo, o treinador tem que ter habilidade com esse público, dois dos treinadores já trabalham com a seleção brasileira paralímpica, já tem essa expertise”, completa.

A secretária de Proteção Social, Onélia Santana, aponta que as atividades físicas funcionam como um momento de integração, com benefícios psicomotores e emocionais. 

- As atividades são importantes porque eles saem de casa, se exercitam, socializam. Eles veem outro sentido na vida. Além disso, o esporte também funciona como uma porta de entrada para os cursos que o Cepid oferece. Com isso, as pessoas com deficiência conseguem se ver na sociedade, conseguem ser inseridas sem muitos entraves, sem muitos traumas e com uma sensação de pertencimento muito maior”, observa Onélia Santana.

Nova modalidade - O Boccia é um esporte com bola de precisão, disputado em nível local, nacional e internacional, por atletas com deficiências físicas que afetam as habilidades motoras. A modalidade é praticada num espaço interior, de precisão, em que são lançadas bolas, seis de cor azul e seis de cor vermelha, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “bola-alvo”. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calha/rampa) para atletas com grande comprometimento motor.

Com olhar atento, Lucas Lima, de 24 anos segura a bola vermelha. O pulso simula o movimento e pega o impulso, seguido pela comemoração. Ele está na segunda semana de treinos e já observa os benefícios da modalidade. 

- Vem me ajudando a ter mais equilíbrio e a melhorar o meu controle”, afirma ele, que possui paralisia cerebral desde o nascimento. 

Outro ponto que destaca é a convivência com os colegas, com quem compartilha a vivência duas vezes por semana. 

- Quero competir, investir nessa nova modalidade”, reitera.



Adriano Pordeus, gerente de Formação Profissional e Esporte, explica que os treinos, realizados no espaço, são de alto rendimento.

- Todas as nossas atividades esportivas são Paralímpicas. O fato do atleta estar treinando aqui, ele tem a possibilidade, dependendo do seu desenvolvimento e rendimento, de disputar um Parapam ou poder disputar uma Paralimpíada, que foi o que já aconteceu com alguns alunos nossos. Aqui a gente tem várias pessoas que têm medalhas no circuito Norte-Nordeste, tem atletas que possuem medalhas internacionais”, ressalta.

As inscrições para o Boccia podem ser realizadas presencialmente, no Centro (Rua Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará. Mais informações pelos telefones (85) 3101.2653 ou 3101.2654 ou pelo e-mail centrodeprofissionalizacao@gmail.com

O Cepid tem três áreas de atuação: capacitação, inserção no Mercado de Trabalho e Esporte. Além das atividades de desporto, o Centro oferece também Hidroginástica, mais acessível para a Terceira Idade.

Serviço


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...