Pular para o conteúdo principal



Samira de Castro será aclamada presidenta da Fenaj 2022-2024


Jornalista cearense Samira de Castro
- Anuncio oficialmente minha candidatura à presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) nesta segunda-feira (16 de maio), às 9h30, no Programa Mundo do Trabalho, produzido e apresentado pelo amigo Márcio Rodrigues. 
A chapa "Unidade na Luta - Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia" é composta por 32 membros, distribuídos entre diretoria executiva, vices-regionais e secretarias. Também integram a chapa, segundo o Estatuto da Fenaj, os três membros que vão compor o Conselho Fiscal. São muitos os desafios do Movimento Sindical dos Jornalistas brasileiros, com destaque para a necessidade de atualização da regulamentação profissional da categoria, a violência que afeta os profissionais e ameaça a liberdade de imprensa, e a precarização das condições de trabalho. 'Vamos precisar de todo mundo' é mais do que um refrão musical. Só a luta - coletiva e organizada - é capaz de mudar a realidade. Por isso, vamos juntes, jornalistas!

ACLAMAÇÃO - Chapa única vai participar da Eleição Direta para a escolha da nova Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) 2022-2024, a ser realizada de 26 a 28 de julho. 

Encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará, a Chapa denomina-se “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” e tem representantes de todas as Regiões do País e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação deverá ser aclamada no Pleito.

No mesmo período e em Eleição conjunta, também serão eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). As candidaturas, nesse caso, são individuais e seis jornalistas se inscreveram para o pleito. Serão eleitos(as) cinco titulares, pela ordem de votação, e o(a) candidato(a) menos votado(a) ficará na suplência.

A Fenaj é a única Federação Sindical que faz eleições diretas para eleger sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. Neste ano, a novidade é que a votação será totalmente eletrônica e online. As eleições são coordenadas pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), eleita pelo Conselho de Representantes (instância da Federação composta por um representante de cada Sindicato filiado e superior à Diretoria).

A Chapa “Unidade na Luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” é composta por 32 membros, distribuídos entre Diretoria Executiva, Vice-Regionais e Secretarias. Também integra a chapa, segundo o Estatuto da Fenaj, os três membros que vão compor o Conselho Fiscal. Já a CNE é constituída por cinco integrantes, podendo ter igual número de suplentes. 

Quem vota - É eleitor (a) todo (a) jornalista sindicalizado(a) em dia com sua mensalidade sindical. Pelo Regimento Eleitoral, o (a) profissional que estiver com mensalidades em atraso deve procurar seu Sindicato para quitar o débito até 6 de julho, ou seja, 20 dias antes do início das eleições. Para receber o link de acesso ao sistema de votação, o(a) jornalista deve manter seu e-mail atualizado junto ao seu Sindicato de origem.

A presidenta da Fenaj, Maria José Braga, disse que a Fenaj e os Sindicatos de Jornalistas estão tomando todas as medidas para garantir o direito a todos (as) jornalistas aptos a votar. Ela pede à categoria para atualizar seus dados junto aos Sindicatos e também chama os (as) jornalistas não sindicalizados a se sindicalizarem e a participar das eleições.

- Em nome da CEN, conclamo jornalistas de todo o Brasil a participarem ativamente desse momento histórico de nossa Federação e que possamos dar ao país uma lição de democracia e civilidade”, convida o presidente da Comissão Eleitoral, jornalista José Carlos Torves.

Confira quem integra a chapa “Unidade na luta”

Diretoria Executiva
  • Presidência – Samira de Castro (CE)
  • Primeira Vice-presidência – Paulo Zocchi (SP)
  • Segunda Vice-presidência – Célio Martins (PR)
  • Secretaria-Geral – Sérgio Murillo de Andrade (SC)
  • Secretaria – Moacy Neves (BA)
  • Primeira-Tesouraria – Luiz Antônio Spada (GO)
  • Segunda-Tesouraria – Wilson Reis (AM)
  • Primeira suplência – Virgínia Berriel (MRJ)
  • Segunda suplência – Priscila Chandretti (MG/Juiz de Fora)
Vice-presidências Regionais
  • Norte I (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) – Adriana Cruz (RR)
  • Norte II (Amapá , Pará , Maranhão e Tocantins) – Alessandra Bacelar (TO)
  • Nordeste I (Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte e Paraíba) – Franco Ferreira (PB)
  • Nordeste II (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) – Fernanda Gama (BA)
  • Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) – Douglas Dantas (ES)
  • Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) – Itamar Pires (MT)
  • Sul (Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – José Maria Nunes (RS)
Secretarias

Secretaria de Relações Institucionais
  • Secretário – Ayoub Hanna Ayoub (NP)
  • Secretário-adjunto – Milton Alves Júnior (SE)
Secretaria de Relações Internacionais
  • Secretária – Maria José Braga (GO)
  • Secretário-adjunto – Celso Augusto Schröder (RS)
Secretaria de Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional
  • Secretária – Valci Zuculoto (SC)
  • Secretária-adjunta – Carmen Pereira (MRJ)
Secretaria de Gênero, Raça e Etnia
  • Secretária – Valdice Gomes (AL)
  • Secretária-adjunta – Helena Saria (PA)
Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral
  • Secretário – Rafael Mesquita (CE)
  • Secretário-adjunto – Thiago Tanji (SP)
Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação
  • Secretária – Márcia Quintanilha (SP)
  • Secretário-adjunto – Breno Araújo (MG)
Secretaria de Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem
  • Secretário – Guto Camargo (SP)
  • Secretário-adjunto – Land Seixas (PB)
Secretaria de Saúde e Segurança
  • Secretário – Norian Segato (SP)
  • Secretário-adjunto – Severino Júnior (PE)
Conselho Fiscal
  • Adroaldo Corrêa (RS)
  • Edmilson Brito (SE)
  • Luiz Carlos de Oliveira (PI).
Candidatos (as) à Comissão Nacional de Ética
  • Antônio Paulo (AM)
  • Beth Costa (RJ)
  • Franklin Valverde (SP)
  • Osnaldo Moraes (PE)
  • Suzana Tatagiba (ES)
  • Vera Daisy (RS).

Trabalhei com Samira Castro no Diário do Nordeste. Viajamos juntos para Itália em 2007, onde um grupo de 14 jornalistas divulgou a rota Fortaleza-Roma e Roma-Fortaleza. Sempre muito aplicada no Jornalismo torço por uma gestão profícua de Samira na Fenaj 2022-2024.

Samira Castro é atual 2ª vice-presidente da Fenaj.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...