Pular para o conteúdo principal

DFB 2022 termina com brilhantismo


 Na chuvosa deste sábado (28 de maio) acabou o XXII Dragão Fashion Brasil (DFB Festival 2022). Foram quatro dias (quarta-25, quinta-26, sexta-27 e sábado-28) no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, de brilhantismo do maior Festival de Moda Autoral da América Latina.

Com a edição Ocupe seu Espaço - organizada em uma estrutura de 30 mil metros qadrados no Aterro da Praia de Iracema - o DFB Festival foi marcado por desfiles de marcas de reconhecimento nacional e de revelações da Moda Autora; por programação musical, onde o público assistiu a apresentações de atrações da Eletrônica, Rap e Rock. O ciclo de formação deu continuidade a temáticas de Inclusão Social e Ecossistema da Moda. Ao todo, estima-se que mais de 30 mil fortalezenses circularam e prestigiaram o XXII DFB.

- Os dois últimos anos nos mostraram que nos momentos de maior desafio é onde conseguimos nos reinventar e superar as adversidades. Acredito que é esta mensagem a maior mensagem que o DFB 22 quer passar: desafios existem para serem superados. Esse é o motivo para quatro dias de intensa celebração, reencontros, sensação de esperança renovada e construção do maior DFB da história”, declara a mente criativa do DFB Festival, Cláudio Silveira.

Identidade Criativa - Nesta edição, a criatividade e a economia criativa dos fortalezenses ganharam destaque durante os desfiles, exposições e ações educativas. Em 2019, Fortaleza ganhou o título de Cidade Criativa do Design pela Unesco em virtude da edição presencial do DFB Festival no mesmo ano, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas circularam pelo evento durante os quatros dias de programação.

Megaestrutura e Espaços de Lazer e Gastronomia - Neste ano, o DFB Festival apresentou a maior estrutura da sua história. Com 30 mil metros quadrados construídos sobre as areias do Aterro da Praia de Iracema, a Cidade Autoral apresentou:

  • Duas Passarelas gigantes.
  • Dois pavilhões com dezenas stands, coleções e expositores.
  • Arena de Beach Tennis.
  • Palco de 28 metros de altura e 100% reciclável.
  • Espaços Kids e Pet-Friendly.
  • Áreas com grande diversidade Gastronômica.

Jornada do Conhecimento e Digitalização - Ao longo de quatro dias, o Dragão Pensando Moda (DPM) se transformou em um verdadeiro espaço de formação e troca de vivências. Promovido pelo Senac, a programação encerrou com destaque a moda contemporânea e seus desafios para Inclusão e Sustentabilidade na Moda. No início da manhã, Dudu Bertholini, Itiana Pasetti e Adriana Tubino conduziram um workshop sobre o ecossistema da moda. Complementando a programação da tarde, o público assistiu a mesa redonda com Belly Palma, Denise Faertes, Lilyan Berlim e Eduardo Motta, grandes vozes do assunto, que compartilharam vivências e soluções criativas para construir marcas mais inclusivas no Mercado.

Nesta edição, o DFB Festival contou com uma programação também digital. Fora da Cidade Autoral, o público assistiu a entrevistas, prévias, podcasts via DFB TV e DFBCast. Os desfiles e a programação de talks foram transmitidos simultaneamente no canal do Youtube via lives. As lives já somam mais de três mil visualizações e centenas de interações virtuais.


Agitação e Ritmos Urbanos
- No encerramento do DFB Festival, atrações de diversos ritmos e gêneros agitaram a Cidade Autoral. Em clima sunset, Two Notty, dos irmãos DJs Marcello e Felipe Barra, contagiaram o público com um repertório eclético e cheio de remixes eletrizantes. Pela noite, o rapper Doixton trouxe a versatilidade do trap nacional para o Palco Factory. A grande atração da noite, a banda Selvagens à Procura de Lei agitou a multidão de fãs com sucessos e hits do indie e Rock Nacional,

Exaltação do Feminino, Inclusão e Produção Manual - A última noite de desfiles foi marcada pela exaltação do feminino, inclusão e diversidade de corpos e reverência às produções de diferentes técnicas de renda. Para início do espetáculo, o Concurso dos Novos apresentou as produções talentosas de estudantes e professores da Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Potiguar. 

O vencedor desta edição foi a Faculdade Santa Marcelina (SP), seguida da Senac-SE; e Centro Universitário Farias Brito-FBUni (CE).

Representando a moda beachwear, a Sau Swin encantou o público com produções que celebraram a figura de fluidez e versatilidade do gênero feminino.

A Rendá, idealizada por Camila Arraes, trouxe uma releitura artística e poética com uma coleção feita inteiramente de renda. A marca Marina Bitu cruzou a passarela com a coleção Octopus, que retratou a ligação da figura feminina com o oceano em peças sensíveis e fluida. A Baba transportou o público para o outro mundo com criações inteiramente coloridas, estampadas e provocativas e recortes profundamente criativos.

Encerrando com chave de ouro, Ivanildo Nunes assinou a coleção Richeulieu, feito em parceria com o Senac. As peças predominantemente escuras ressaltaram elegância e sofisticação, tendo a renda em constante destaque nos mais variados recortes e justaposições.

DFB Festival 2022-Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento chega à 22ª edição, consagrando-se pela programação diversa e reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da:

  • Moda.
  • Cultura.
  • Formação.
  • Turismo. 

De acordo com Cláudio Silveira o DFB carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para:

  • Cultura.
  • Economia.
  • Formação.
  • Indústria.
  • Gastronomia.
  • Turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação.

Sobre o DFB Festival - Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

O DFB Festival é 

  • Realização da Artesanias do Ceará.
  • Apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Ceará.
  • Agradecimento à Enel Distribuidora Ceará.
  • Patrocínio Giga Mall.

Apoio 

  • Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
  • Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
  • Vicunha.

Apoio institucional

  • Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE). 

Divulgação

  • Blog do Lauriberto.
  • Programa Sala de Redação, da Rádio Fortaleza FM 90.7.
  • Programa Resenha Cultural, da Rádio Fortaleza FM 90.7.
Entrevistas


Cláudio Silveira




Lelio Matias



Baba


  • 2Com informações da Capuchino Press e fotos de Rogério Lima, Roberta Braga e Cláudio Pedroso.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a