Pular para o conteúdo principal

7 Sinais para identificar maus tratos em Idosos


Junho Violeta é a Campanha que acompanha o sexto mês do ano, alertando para a conscientização da violência e maus tratos contra a pessoa idosa. 

Assunto que é urgente em todo o Brasil, que registra um alto índice deste tipo de crime. Mesmo antes da Pandemia da Covid-19, o Disque 100 - Serviço que atende denúncias e reclamações que envolvem a violação dos Direitos Humanos já registrava mais de 140 mil denúncias de agressões a este público por ano (2017). Porém, durante a Pandemia e diante da necessidade de isolamento social, esses números aumentaram assustadoramente. Entre março e junho de 2020, foram registradas 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039. Ou seja, houve um aumento de 59% de ocorrências.

De acordo com o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), do Ministério da Saúde, na maior parte dos casos, os agressores são os próprios filhos da vítima (29,7%), o que pode ter influenciado no aumento exponencial de violência durante o isolamento.

Para a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, Cecília Lôbo, essa realidade pode estar associada ao convívio direto do idoso com os seus familiares.

- A família passou a cuidar diretamente deles, sem o intermédio de um cuidador, que juntamente com as tarefas home office, não tem a devida paciência no trato com o idoso”. diz Cecília Lôbo.

A docente destaca outro fator desencadeador, que é o aumento do desemprego, onde muitos filhos acabam obrigando os seus pais idosos a contrair empréstimos, para suprir as suas necessidades. 

De acordo com o artigo 4º do Estatuto do Idoso, nenhum idoso pode ser objeto de qualquer tipo de violência, seja ela física ou psicológica. Além, da legislação específica de proteção ao idoso, a Constituição Federal, nos seus artigos 229 e 230, ressaltam a proteção bio psico e social do idoso. 

- Não obstante, ter esse amparo normativo, observa-se ainda uma ineficácia dessa legislação, o que urge a necessidade de desenvolver políticas que conscientizem a sociedade da importância de inserir o idoso na sociedade e não excluí-lo e oferecer a este ser, que devido a sua idade, encontra-se vulnerável às intempéries da vida”, explica Cecília Lôbo.

Um grande desafio para identificar os abusos psicológicos é que eles não deixam marcas físicas. Nestes casos, a docente afirma que já existem estudos apontando sinais que podem ser observados e podem indicar um histórico de violência ou sofrimento mental.

1 - Falta de apetite ou perda de peso: Uma das principais formas de perceber maus tratos contra os idosos é quando a pessoa em questão perde o apetite de uma hora para outra. Se a pessoa não está doente e, mesmo assim, recusa comida com frequência, pode ser um sinal de abuso psicológico. Isso porque pessoas emocionalmente abaladas podem sentir dificuldade em querer se alimentar. Pode acontecer também de idosos serem privados de comida pelos seus cuidadores ou não serem alimentados corretamente. Nesses casos, é preciso observar se o idoso está emagrecendo de forma anormal. Se estiver, seu cuidador não está fornecendo alimentação adequada para ele.

2 - Mudanças de humor e comportamento: Outra triste consequência dos maus tratos é a mudança de humor com frequência e comportamento estranho sem motivo aparente. Por isso, quando você perceber que um idoso, que era alegre e extrovertido começou a se “fechar” de uma hora para outra, fique de olho. Este pode ser um indício de violência psicológica.

3 - Higiene precária: Embora esse seja um sinal bem claro de maus tratos com idosos, o cuidado higiênico pode ser mascarado por algum tempo. Nesses casos, quando você desconfiar que os cuidados com a higiene do idoso estão sendo negligenciados, procure visitá-lo com mais frequência e passar mais tempo em sua casa. Assim, você consegue identificar sinais de maus tratos.

4 - Presença de hematomas ou machucados: As agressões físicas deixam marcas, mas que podem ser facilmente disfarçadas com o uso de determinadas vestimentas. Portanto, se você notar que o idoso apenas veste roupas de manga longa ou calças compridas, mesmo quando está calor, desconfie. Uma ótima dica, seria acompanhar a pessoa durante o banho. Esta é uma ótima forma de verificar se existem machucados ou hematomas. Se você perceber que a pessoa está sentindo dores, mas está procurando disfarçar o problema, suspeite, pois esse pode ser um jeito de esconder a agressão.

5 - Armações de óculos quebradas: O ato de sempre precisar trocar as armações dos óculos por motivos de quebra é um forte indício de que ele está sofrendo abusos. É comum que as vítimas recebam bofetadas no rosto, o que nem sempre deixa marcas, mas pode derrubar os óculos. Por isso, é importante ficar atento a esse sinal.

6 - Isolamento: Um sinal comum em idosos que sofrem maus tratos é o isolamento social. A pessoa nem sempre entende o que está acontecendo com ela, mas prefere se afastar da família e dos amigos. Isso acontece porque a pessoa se sente triste, deprimida ou até mesmo envergonhada pelo que está passando. Como as pessoas que sofrem maus tratos não costumam falar de sua condição, elas preferem se afastar das pessoas até mesmo por vergonha ou medo de que os outros percebam os maus tratos.

7 - Medo ou respeito exagerado com o cuidador: Uma pessoa frequentemente abusada terá medo de seu agressor. Então, quando você perceber que o idoso fica nervoso perto do cuidador ou simplesmente não o contraria, fique de olho. Essa atitude mostra que a vítima tenta evitar de ser agredida novamente, pois quem mau trata um idoso faz isso sem motivo aparente e sempre está ameaçando agredir a pessoa novamente. Então, por medo de sofrer novas agressões, o idoso se torna submisso e não tem voz ativa dentro de sua própria casa.

Denúncias anônimas: Como realizar - As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, por qualquer pessoa de qualquer local do Brasil, por telefone fixo ou celular. A ligação é gratuita e recebe denúncias sobre qualquer tipo de violação de direitos humanos. Os casos são analisados e encaminhados aos órgãos de proteção e defesa da região da ocorrência.

Para registrar a denúncia, é necessário informar quem sofre a violência (vítima), qual tipo violência (violência física, psicológica, maus tratos, abandono, etc.), quem pratica a violência (suspeito), como chegar ou localizar a vítima/suspeito, endereço (estado, município, zona, rua, quadra, bairro, número da casa e ao menos um ponto de referência), há quanto tempo ocorreu ou ocorre a violência (frequência), qual o horário, em qual local, como a violência é praticada? Qual a situação atual da vítima e se algum órgão foi acionado.

Com relação às provas, indícios são suficientes para que se realize a denúncia, pois posteriormente os órgãos responsáveis deverão investigar para verificar se a mesma é ou não verdadeira.

Além desse serviço, os profissionais de saúde têm papel fundamental na percepção do que acontece com o idoso. Onde também é possível procurar orientação ou realizar denúncias: Unidades Municipais de Saúde, Delegacias, 190 - Polícia Militar (para situações de risco iminente).

- Ajudar a preservar a vida, principalmente de vulneráveis, é um dever de todos os cidadãos. Por isso, a sociedade em geral deve tomar para si essa responsabilidade. Não intervir em uma situação de violência contra o idoso é negligenciar a vida de alguém que precisa de ajuda e já não tem condições psíquicas e motora para buscá-la", finaliza Cecília Lôbo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores