Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro propõe ressarcir Estados em troca de ICMS Zero


O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta segunda-feira (6 de junho de 2022), em uma declaração à Imprensa, uma proposta para reduzir os impostos estaduais sobre os combustíveis em troca do ressarcimento da perda de receita com recursos federais.

A ideia é aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC) que  autorize os estados a zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre o Óleo Diesel e o Gás de Cozinha (GLP). Ao fazerem isso, os governos estaduais contariam com uma compensação financeira equivalente à receita que deixaria de ser arrecadada. 

- Nós zeramos o PIS/Cofins [imposto federal] desde o ano passado e desde que os senhores governadores entendam que possam também zerar o ICMS, nós, o governo federal, os ressarciremos aos senhores governadores o que deixarão de arrecadar", disse Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Durante o anúncio, ele estava acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de alguns dos seus principais ministros, como Paulo Guedes (Economia), Adolfo Sachsida (Minas e Energia) e Ciro Nogueira (Casa Civil). Antes da declaração à Imprensa, eles estavam reunidos na sede do governo federal para debater as medidas.

Para ser viabilizada, a proposta do governo precisa assegurar a aprovação do projeto que limita a aplicação de alíquota do ICMS sobre bens e serviços relacionados a:

  • Combustíveis.
  • Gás Natural.
  • Energia Elétrica.
  • Comunicações.
  • Transporte Coletivo. 

O Projeto de Lei complementar (PLP), que passou pela Câmara e agora está em análise no Senado, fixa a alíquota desse imposto em, no máximo 17% sobre esses setores, e também prevê mecanismos de compensação aos Estados.

- Nós, aqui, esperamos, como é democrático, que o Senado tenha a tranquilidade, autonomia e sensibilidade no PLP 18. E que nós, após isso, tramitaremos uma PEC que autorize o governo federal a ressarcir os estados que estiverem à disposição para zerar esses impostos estaduais, sem prejuízo nenhum para os governadores", disse o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Situação excepcional - Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a situação atual exige a colaboração entre a União, os Estados e os Municípios.

- Todos têm de colaborar. Estados e municípios estão numa situação que nunca estiveram antes. Todos no equilíbrio, em azul, pagando os fornecedores. Estão com as contas em dia, estão dando até aumento de salários. Estamos renovando o compromisso com a proteção da população brasileira, com a cooperação entre os entes federativos”, explicou, durante o pronunciamento.

Pela ideia do governo, a PEC serviria para compensar os estados com um eventual zeramento do ICMS do que ficar abaixo do teto de 17%, caso o Senado aprove o Projeto de Lei em tramitação na Casa. 

- A ideia é que uma parte venha por esse teto de 17%, ou seja a colaboração dos estados e dos municípios. E o Governo Federal, por outro lado, transferindo recursos para qualquer redução de impostos que vá além disso”, explicou o ministro. 

Ainda de acordo com Paulo Guedes, a medida teria validade até 31 de dezembro de 2022. Ele não informou qual será o impacto orçamentário do ressarcimento aos Estados. 

- Temos receitas extraordinárias que ainda não foram lançadas no Orçamento, esta transferência aos entes estará limitada a essas receitas", informou Paulo Guedes. 

Senado - O presidente do Senado afirmou que as propostas do governo são bem-vindas e que o assunto será amplamente discutido na Casa, inclusive levando em conta os pleitos dos estados. Sobre o avanço do Projeto de Lei Complementar que limita a alíquota do ICMS, ele disse esperar uma definição breve.   

- Esperamos, muito brevemente, ter uma definição em relação à esse relatório do senador Fernando Bezerra Coelho, mas, de fato, uma oportunidade ao diálogo, ao consenso e, o que é mais importante, favorecer o consumidor final em relação ao problema gravíssimo que temos hoje, que é o preço excessivo do combustível na bomba", disse Rodrigo Pacheco.  

Gasolina e Etanol - O presidente Jair Bolsonaro também afirmou que o governo federal vai zerar os tributos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre a gasolina e o etanol, para tentar reduzir o valor na bomba. Esses impostos estão zerados sobre o Diesel e o Gás de Cozinha. 

- Em havendo o entendimento por parte dos senhores senadores, em se aprovando o projeto de lei complementar, em se promulgando de forma bastante rápida uma emenda à Constituição, isso se faria valer imediatamente na ponta da linha essa diminuição da carga tributária para enfrentarmos esse problema fora do Brasil, que tem reflexos para todos nós aqui dentro", enfatizou Jair Bolsonaro.

Com informações e foto da Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos