Pular para o conteúdo principal

Grandes Debates Alece discutem Desigualdades Educacionais


A Desigualdade Educacional no Brasil se agravou com a Pandemia do Covid-19, atingindo principalmente a População Negra, Pobre e, principalmente, das Regiões Norte e Nordeste. 

O Abandono Escolar, influenciado pela implementação do Ensino Remoto e das Diferenças de Materiais ofertados para o Ensino Público - e até Privado - foi uma das consequências dessa disparidade que se faz presente na Educação Brasileira.

Essa realidade e os desafios para seu enfrentamento serão discutidos nos “Grandes Debates – Parlamento Protagonista”, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deste mês de junho de 2022. 

As convidadas são:
  • Socióloga e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Neca Setubal.
  • Doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC de São Paulo, Sofia Lerche.
  • Mediação do jornalista Ruy Lima.
O debate será exibido na terça-feira (21 de junho), às 21 horas, pela TV Assembleia (Canal  30.1), Rádio Assembleia FM 96..7 e Redes Sociais da Alece.

Antes da Pandemia, os dados sobre as Desigualdades Educacionais e o Abandono Escolar já eram preocupantes. É o que indica um mapeamento realizado em 2019 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Claro, sobre reprovação, abandono escolar e distorção em relação à idade-série. Focando na questão do Abandono Escolar, o levantamento aponta que 623.187 estudantes das Redes Municipais e Estaduais do País abandonaram a Escola. Deste total, 329.058 se declararam Pretos, Pardos e Indígenas. Os maiores índices de abandono foram registrados nas Regiões Norte e Nordeste.

A Pandemia deu margem para o Sistema Educacional Brasileiro aumentar as Disparidades Raciais, Sociais e Locais. Um dos problemas estruturais dessa situação é a falta de acesso a Internet para assistir as Aulas Online, que gerou um dos maiores problemas, o Abandono Escolar. A mudança para o Ensino Remoto era a única opção para os alunos continuarem estudando, seguros do vírus. Porém, um em cada quatro brasileiros não têm acesso à Internet, representando cerca de 46 milhões de pessoas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), de 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Sofia Lerche, Políticas Públicas Educacionais de Enfrentamento das Desigualdades na oferta de serviços à população em Idade Escolar são as únicas alternativas para mitigar os efeitos da tragédia coletiva que se abateu sobre o Mundo e o País.

- Nesse processo, é essencial a cooperação e a solidariedade entre todos os envolvidos para não negar a crianças e jovens as perspectivas de futuro”, comenta Sofia Lerche.

Para Neca Setubal, o Brasil tem um “trágico” Retrocesso Educacional na Pandemia da Covid-19:

- O número de matrículas em 2021 é significativamente menor do que os dos anos anteriores da Pandemia. O número de jovens que não trabalham e nem estudam é acima de 20%. É dramática essa situação”, afirma Neca Setubal.

A especialista Neca Setubal critica que não houve uma Política Nacional coordenada para fazer frente a esses problemas.

As convidadas do debate para conversar sobre o tema são:

Maria Alice Neca Setubal - Socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de vários livros, artigos e resenhas. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Atualmente é presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal, comentarista na CNN Brasil e articulista da Folha de São Paulo.

Sofia Lerche - Doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED) da Espanha. É professora titular do Programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), pesquisadora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e de Políticas Educacionais (DPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e líder do Grupo de Pesquisa Politica Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos