Pular para o conteúdo principal

Izolda Cela anuncia Vídeo Monitoramento no Entorno do Parque do Cocó

Uma importante ferramenta para aumentar a Vigilância do Parque do Cocó e evitar crimes ambientais foi anunciada neste domingo (5 de junho de 2022), Dia Mundial o Meio Ambiente, pela governadora Izolda Cela (PDT). 


Começou a funcionar, em toda a extensão da Unidade de Conservação, um Sistema de Video Monitoramento, com 35 Câmeras espalhadas por 21 Pontos do Parque. 

- O Sistema permite a fiscalização e a prevenção de eventuais Crimes Ambientais, como um Incêndio, por exemplo. É mais uma ferramenta que nós usamos para trazer mais Segurança e estimular cada vez mais que esses espaços sejam ocupados pelas famílias cearenses e que as próximas gerações valorizem o Cocó”, comentou Izolda Cela.

O início do Sistema de Vídeo Monitoramento faz parte da Programação da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema: “Nascentes preservadas, Água garantida”. Até 12 de junho, serão realizados eventos em 142 municípios, organizados pelo Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).



A Programação foi iniciada às 7 horas, com a largada da 3ª Corrida do Cocó, com percursos de 2 e 5 quilômetros, e com a comemoração dos cinco anos de Regulamentação do Parque Estadual do Cocó. 

A governadora Izolda Cela participou da abertura oficial dos trabalhos e foi agraciada com a Comenda Amigos do Cocó. Também receberam a honraria:
  • Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Bióloga Cecília Licarião.
  • Geógrafo Leonardo Borralho.
  • Jornalista Eliomar de Lima.
Izolda Cela destacou o compromisso ambiental do Governo do Ceará definido como política pública. 

- Regulamentamos e temos o compromisso de sempre preservar o Rio Cocó e o Parque com a despoluição das nascentes. Temos que estimular sempre as novas gerações, através da educação ambiental a sempre preservar o Parque do Cocó e o meio ambiente do Ceará. Essas ações começam aqui em Fortaleza mas vão se estender a todo o interior”, informou.



O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou o mês de junho como simbólico para reforçar a educação ambiental em todo o Ceará, criando uma cultura de preservação e valorização dos recursos naturais e dos parques. 

- O Junho Ambiental promove uma série de atividades durante todo o mês. Começamos com a celebração do cinco anos do Parque do Cocó e ainda vamos levar o Projeto Viva o Parque para o Parque de Exposição do Crato e comemorar, no próximo dia 19, os 25 anos do Parque Botânico de Caucaia”.

Durante toda a manhã do domingo, através do Projeto Viva o Parque houve uma série de atividades de Educação Ambiental no Parque Estadual do Cocó e em outras Unidades de Conservação.



Movimento Ame o Cocó  - O secretário Artur Bruno lançou o Movimento Ame o Cocó – para despoluição do Rio.

- Precisamos avançar ainda mais na despoluição do Rio Cocó, desde a nascente, na Serra da Aratanha, em Pacatuba, até a foz que fica na Sabiaguaba, em Fortaleza. São 50 quilômetros de extensão do Rio Cocó e este trabalho vai mobilizar as comunidades que vivem no entorno do rio e todos os municípios por onde ele passa”, afirmou.

A Semana do Meio Ambiente terá uma série de eventos que ocorrerão em 142 municípios. O Encerramento da Semana (domingo-12 xe junho), será pontuado pela chegada do Programa Viva o Parque ao Cariri. 

Sucesso há 5 anos em Fortaleza – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, o programa fará sua estreia no Parque de Exposição do Crato, onde funciona a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) da Matinha, sempre aos domingos, de 8 às 12 horas.

O Junho Ambiental prossegue até o final do mês, com destaque para domingo (19), quando haverá a celebração dos 25 anos do Parque Estadual Botânico, com a inauguração das obras de requalificação daquela Unidade de Conservação.



Saúde e Solidariedade - A Corrida do Cocó premiou com troféus os cinco primeiros lugares:

Masculino
  1. José Walmar.
  2. Carolino Júnior.
  3. Fábio Oliveira Nicolau.
  4. Francisco Alves de Souza.
  5. Bruno Lima Goiana
Feminino
  1. Lina Delhi Gadelha Moreira.
  2. Keuviane Mesquita.
  3. Maria dos Santos Gino da Costa.
  4. Francimary Farias Palmeiras.
  5. Adriana Vicente Queiroz.
A Corrida arrecadou 2.500 latas de leite de em pó (400g) que serão doadas para uma instituição de caridade. Todos os participantes que terminaram seus trajetos receberam medalhas.

Mas quem tinha motivos de sobra para comemorar foi o campeão da categoria masculina, Walmar Carolino Júnior, que é estudante de Educação Física. Exibindo a Medalha de Ouro e com direito a dancinha do Tik Tok, ele comemorou mais um título para a conta. 

- Eu gosto muito de correr, gosto da resenha, de fazer a dancinha e estar aqui no Cocó, correndo e desfrutando desta natureza é muito gratificante e isso nos incentiva mais a sempre buscar um bom resultado”, comemorou.



Semana do Meio Ambiente - A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto  86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País”. 

Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Lei Estadual 17.227/2020 estabelece o mês como Junho Ambiental.



Estiveram presentes na solenidade:
  • Prefeito em exercício de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).
  • Deputado estadual Acrísio Sena (PT).
  • Vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar (PT).
  • Secretário-executivo de Saneamento das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.
  • Secretário da Regional VII de Fortaleza, Benigno Júnior.
Com informações de Lúcio Filho e fotos de Carlos Gigaja, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos