Pular para o conteúdo principal

Izolda participa do III Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis


Um chamado à reflexão e à ação. 

É isso o que move o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, que nesta terceira edição aberta nesta quarta-feira (8) e encerrado nesta quinta-feira (9 de junho) trouxe o tema 'Juventudes e Participação Democrática - inspirando, engajando e agindo no Cotidiano Escolar'.

Na abertura do Encontro que reuniu representantes de toda a Rede Estadual de Educação, a governadora do Ceará, professora Izolda Cela (PDT) chamou os jovens à responsabilidade para que possam transformar a realidade das Escolas, do Município, do Estado e do País.

- Preparem-se, cada vez mais, para poderem agir e contribuir da melhor maneira que vocês puderem", enfatizou a governadora, que remeteu à canção O Sal da Terra dizendo que "vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão".



O Encontro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, objetivou promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, por meio do diálogo e da participação, de forma a contribuir ativamente na gestão das unidades de Ensino. 

A Programação incluiu palestras e mesas temáticas em que foram abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades. Haverá, ainda, apresentações artístico-culturais ao longo dos dois dias de conferência.

Izolda Cela destaca o caráter do Fórum no calendário anual da Secretaria da Educação (Seduc). O Encontro, conforme seu objetivo de fortalecer o Protagonismo Estudantil, dialoga com o eixo Cuidado e Inclusão do Programa Ceará Educa Mais. 

- Este Fórum é uma atividade que já está no calendário da Seduc há alguns anos, desde que nós começamos a fortalecer essa ação de protagonismo dos jovens para que possam cada vez mais usar essa energia, essa capacidade, essa criatividade para ajudar o projeto que se desenvolve nas suas escolas, que é para eles, que é para o município deles, e que é para o Ceará. Estimo que possam fazer reflexões, compartilhar suas experiências, para trilhar um futuro sempre melhor", ressalta a governadora Izolda Cela.



Orgulho e Representatividade - Para a estudante Thais Hellen Pitaguary, de Monguba, distrito de Pacatuba, o momento é muito especial. 

- Sou aluna da 1ª série do Ensino Médio e vim representando a minha Escola de Ensino Profissional Luiza de Teodoro, e dar a palestra de tema 'Educação Étnico-Racial'. É essencial viver essa representatividade. Eu, como indígena, tenho orgulho de estar conquistando meu espaço, ao receber o convite fiquei muito feliz e emocionada. Essa palestra é uma maneira das pessoas aqui presentes verem que ainda existem sim os povos originários deste país", explicou a estudante, que estuda Logística na área de formação técnica da jornada escolar.



No decorrer da Programação forma realizadas mesas temáticas, que debateram as questões:
  • Acessibilidade.
  • Inclusão e Respeito às Diferenças.
  • Relações Étnico-Raciais.
  • Gestão Participativa.
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • Cidadania Digital.
  • Educomunicação.
  • Cultura Maker.
  • Economia Criativa.
  • Saúde Mental.
  • Acolhimento.
- Estamos em um evento importante, que reúne a juventude, representantes, líderes gremistas das escolas para que a gente possa pensar, avaliar como nós estamos hoje, e o caminho que nós queremos seguir. Isso é fruto do nosso empenho e dedicação. Só quero agradecer à nossa governadora Izolda Cela, que tanto zela pelas pessoas e, especialmente, pela Educação", aponta a secretária de Educação Básica do Ceará, professora Eliana Estrela.



Ceará Educa Mais - A realização do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis dialoga diretamente com as diretrizes do Programa Ceará Educa Mais. O Programa, que reúne em lei os pilares da Educação Cearense, tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

O Programa está fundamentado em oito Eixos: 
  1. Aperfeiçoamento Pedagógico.
  2. Desenvolvimento e Qualificação dos Professores.
  3. Avanço na Aprendizagem.
  4. Tempo Integral.
  5. Cuidado e Inclusão.
  6. Preparação para o Enem.
  7. Educação Conectada.
  8. Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.
Presentes - Estiveram presentes na abertura do Evento:
  • Presidente do Grêmio Nação Jovem, Maria Eduarda Santos.
  • Representante da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Viviane Pereira Lima Verde.
  • Representante do Instituto Unibanco, Felipe Souza.
  • Secretário executivo regional 11, vereador licenciado Raimundo Filho (PDT).
Encerramento - Na manhã desta quinta-feira (9 de junho de 2022), no encerramento do III Fórum Estadual de Grêmios Estudantis:
  • A co-fundadora do Pacto Nacional das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Lorena Stephanie, apresentou o tópico “Como o engajamento jovem pode transformar sua Escola?”.
  • Ex-secretário nacional de Juventude, ex-presidente da Conjuve e gestor de implementação do Instituto Unibanco, Gabriel Medina, falou sobre os “Desafios e possibilidades para os jovens no Brasil”.
Histórico - O I Fórum dos, em 2018, teve como temática 'Grêmios Estudantis: (Re) Conhecendo espaços de atu(A)ção na Comunidade Escolar'. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e contou com a participação de representantes estudantis de todas as unidades escolares da rede pública estadual, tendo mais de 700 estudantes discutindo as possibilidades de fortalecimento da atuação dos Grêmios.

A segunda edição, em 2021, foi realizada de maneira virtual, devido à Pandemia da Covid-19 e trouxe o tema 'Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista'. A Programação do Fórum contou com Webinários no Youtube e Colóquios temáticos regionalizados.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos