Pular para o conteúdo principal

Izolda participa do III Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis


Um chamado à reflexão e à ação. 

É isso o que move o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, que nesta terceira edição aberta nesta quarta-feira (8) e encerrado nesta quinta-feira (9 de junho) trouxe o tema 'Juventudes e Participação Democrática - inspirando, engajando e agindo no Cotidiano Escolar'.

Na abertura do Encontro que reuniu representantes de toda a Rede Estadual de Educação, a governadora do Ceará, professora Izolda Cela (PDT) chamou os jovens à responsabilidade para que possam transformar a realidade das Escolas, do Município, do Estado e do País.

- Preparem-se, cada vez mais, para poderem agir e contribuir da melhor maneira que vocês puderem", enfatizou a governadora, que remeteu à canção O Sal da Terra dizendo que "vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão".



O Encontro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, objetivou promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, por meio do diálogo e da participação, de forma a contribuir ativamente na gestão das unidades de Ensino. 

A Programação incluiu palestras e mesas temáticas em que foram abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades. Haverá, ainda, apresentações artístico-culturais ao longo dos dois dias de conferência.

Izolda Cela destaca o caráter do Fórum no calendário anual da Secretaria da Educação (Seduc). O Encontro, conforme seu objetivo de fortalecer o Protagonismo Estudantil, dialoga com o eixo Cuidado e Inclusão do Programa Ceará Educa Mais. 

- Este Fórum é uma atividade que já está no calendário da Seduc há alguns anos, desde que nós começamos a fortalecer essa ação de protagonismo dos jovens para que possam cada vez mais usar essa energia, essa capacidade, essa criatividade para ajudar o projeto que se desenvolve nas suas escolas, que é para eles, que é para o município deles, e que é para o Ceará. Estimo que possam fazer reflexões, compartilhar suas experiências, para trilhar um futuro sempre melhor", ressalta a governadora Izolda Cela.



Orgulho e Representatividade - Para a estudante Thais Hellen Pitaguary, de Monguba, distrito de Pacatuba, o momento é muito especial. 

- Sou aluna da 1ª série do Ensino Médio e vim representando a minha Escola de Ensino Profissional Luiza de Teodoro, e dar a palestra de tema 'Educação Étnico-Racial'. É essencial viver essa representatividade. Eu, como indígena, tenho orgulho de estar conquistando meu espaço, ao receber o convite fiquei muito feliz e emocionada. Essa palestra é uma maneira das pessoas aqui presentes verem que ainda existem sim os povos originários deste país", explicou a estudante, que estuda Logística na área de formação técnica da jornada escolar.



No decorrer da Programação forma realizadas mesas temáticas, que debateram as questões:
  • Acessibilidade.
  • Inclusão e Respeito às Diferenças.
  • Relações Étnico-Raciais.
  • Gestão Participativa.
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • Cidadania Digital.
  • Educomunicação.
  • Cultura Maker.
  • Economia Criativa.
  • Saúde Mental.
  • Acolhimento.
- Estamos em um evento importante, que reúne a juventude, representantes, líderes gremistas das escolas para que a gente possa pensar, avaliar como nós estamos hoje, e o caminho que nós queremos seguir. Isso é fruto do nosso empenho e dedicação. Só quero agradecer à nossa governadora Izolda Cela, que tanto zela pelas pessoas e, especialmente, pela Educação", aponta a secretária de Educação Básica do Ceará, professora Eliana Estrela.



Ceará Educa Mais - A realização do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis dialoga diretamente com as diretrizes do Programa Ceará Educa Mais. O Programa, que reúne em lei os pilares da Educação Cearense, tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

O Programa está fundamentado em oito Eixos: 
  1. Aperfeiçoamento Pedagógico.
  2. Desenvolvimento e Qualificação dos Professores.
  3. Avanço na Aprendizagem.
  4. Tempo Integral.
  5. Cuidado e Inclusão.
  6. Preparação para o Enem.
  7. Educação Conectada.
  8. Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.
Presentes - Estiveram presentes na abertura do Evento:
  • Presidente do Grêmio Nação Jovem, Maria Eduarda Santos.
  • Representante da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Viviane Pereira Lima Verde.
  • Representante do Instituto Unibanco, Felipe Souza.
  • Secretário executivo regional 11, vereador licenciado Raimundo Filho (PDT).
Encerramento - Na manhã desta quinta-feira (9 de junho de 2022), no encerramento do III Fórum Estadual de Grêmios Estudantis:
  • A co-fundadora do Pacto Nacional das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Lorena Stephanie, apresentou o tópico “Como o engajamento jovem pode transformar sua Escola?”.
  • Ex-secretário nacional de Juventude, ex-presidente da Conjuve e gestor de implementação do Instituto Unibanco, Gabriel Medina, falou sobre os “Desafios e possibilidades para os jovens no Brasil”.
Histórico - O I Fórum dos, em 2018, teve como temática 'Grêmios Estudantis: (Re) Conhecendo espaços de atu(A)ção na Comunidade Escolar'. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e contou com a participação de representantes estudantis de todas as unidades escolares da rede pública estadual, tendo mais de 700 estudantes discutindo as possibilidades de fortalecimento da atuação dos Grêmios.

A segunda edição, em 2021, foi realizada de maneira virtual, devido à Pandemia da Covid-19 e trouxe o tema 'Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista'. A Programação do Fórum contou com Webinários no Youtube e Colóquios temáticos regionalizados.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg