Pular para o conteúdo principal

Izolda participa do III Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis


Um chamado à reflexão e à ação. 

É isso o que move o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, que nesta terceira edição aberta nesta quarta-feira (8) e encerrado nesta quinta-feira (9 de junho) trouxe o tema 'Juventudes e Participação Democrática - inspirando, engajando e agindo no Cotidiano Escolar'.

Na abertura do Encontro que reuniu representantes de toda a Rede Estadual de Educação, a governadora do Ceará, professora Izolda Cela (PDT) chamou os jovens à responsabilidade para que possam transformar a realidade das Escolas, do Município, do Estado e do País.

- Preparem-se, cada vez mais, para poderem agir e contribuir da melhor maneira que vocês puderem", enfatizou a governadora, que remeteu à canção O Sal da Terra dizendo que "vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão".



O Encontro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, objetivou promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, por meio do diálogo e da participação, de forma a contribuir ativamente na gestão das unidades de Ensino. 

A Programação incluiu palestras e mesas temáticas em que foram abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades. Haverá, ainda, apresentações artístico-culturais ao longo dos dois dias de conferência.

Izolda Cela destaca o caráter do Fórum no calendário anual da Secretaria da Educação (Seduc). O Encontro, conforme seu objetivo de fortalecer o Protagonismo Estudantil, dialoga com o eixo Cuidado e Inclusão do Programa Ceará Educa Mais. 

- Este Fórum é uma atividade que já está no calendário da Seduc há alguns anos, desde que nós começamos a fortalecer essa ação de protagonismo dos jovens para que possam cada vez mais usar essa energia, essa capacidade, essa criatividade para ajudar o projeto que se desenvolve nas suas escolas, que é para eles, que é para o município deles, e que é para o Ceará. Estimo que possam fazer reflexões, compartilhar suas experiências, para trilhar um futuro sempre melhor", ressalta a governadora Izolda Cela.



Orgulho e Representatividade - Para a estudante Thais Hellen Pitaguary, de Monguba, distrito de Pacatuba, o momento é muito especial. 

- Sou aluna da 1ª série do Ensino Médio e vim representando a minha Escola de Ensino Profissional Luiza de Teodoro, e dar a palestra de tema 'Educação Étnico-Racial'. É essencial viver essa representatividade. Eu, como indígena, tenho orgulho de estar conquistando meu espaço, ao receber o convite fiquei muito feliz e emocionada. Essa palestra é uma maneira das pessoas aqui presentes verem que ainda existem sim os povos originários deste país", explicou a estudante, que estuda Logística na área de formação técnica da jornada escolar.



No decorrer da Programação forma realizadas mesas temáticas, que debateram as questões:
  • Acessibilidade.
  • Inclusão e Respeito às Diferenças.
  • Relações Étnico-Raciais.
  • Gestão Participativa.
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • Cidadania Digital.
  • Educomunicação.
  • Cultura Maker.
  • Economia Criativa.
  • Saúde Mental.
  • Acolhimento.
- Estamos em um evento importante, que reúne a juventude, representantes, líderes gremistas das escolas para que a gente possa pensar, avaliar como nós estamos hoje, e o caminho que nós queremos seguir. Isso é fruto do nosso empenho e dedicação. Só quero agradecer à nossa governadora Izolda Cela, que tanto zela pelas pessoas e, especialmente, pela Educação", aponta a secretária de Educação Básica do Ceará, professora Eliana Estrela.



Ceará Educa Mais - A realização do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis dialoga diretamente com as diretrizes do Programa Ceará Educa Mais. O Programa, que reúne em lei os pilares da Educação Cearense, tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

O Programa está fundamentado em oito Eixos: 
  1. Aperfeiçoamento Pedagógico.
  2. Desenvolvimento e Qualificação dos Professores.
  3. Avanço na Aprendizagem.
  4. Tempo Integral.
  5. Cuidado e Inclusão.
  6. Preparação para o Enem.
  7. Educação Conectada.
  8. Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.
Presentes - Estiveram presentes na abertura do Evento:
  • Presidente do Grêmio Nação Jovem, Maria Eduarda Santos.
  • Representante da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Viviane Pereira Lima Verde.
  • Representante do Instituto Unibanco, Felipe Souza.
  • Secretário executivo regional 11, vereador licenciado Raimundo Filho (PDT).
Encerramento - Na manhã desta quinta-feira (9 de junho de 2022), no encerramento do III Fórum Estadual de Grêmios Estudantis:
  • A co-fundadora do Pacto Nacional das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Lorena Stephanie, apresentou o tópico “Como o engajamento jovem pode transformar sua Escola?”.
  • Ex-secretário nacional de Juventude, ex-presidente da Conjuve e gestor de implementação do Instituto Unibanco, Gabriel Medina, falou sobre os “Desafios e possibilidades para os jovens no Brasil”.
Histórico - O I Fórum dos, em 2018, teve como temática 'Grêmios Estudantis: (Re) Conhecendo espaços de atu(A)ção na Comunidade Escolar'. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e contou com a participação de representantes estudantis de todas as unidades escolares da rede pública estadual, tendo mais de 700 estudantes discutindo as possibilidades de fortalecimento da atuação dos Grêmios.

A segunda edição, em 2021, foi realizada de maneira virtual, devido à Pandemia da Covid-19 e trouxe o tema 'Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista'. A Programação do Fórum contou com Webinários no Youtube e Colóquios temáticos regionalizados.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).