Pular para o conteúdo principal

MFF e FAZ exibem Filme 'Autismo: Vida Real' neste sábado

 
Neste sábado (18 de junho), às duas da tarde, o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF), em parceria com a Associação Fortaleza Azul (@fortalezaazul), exibe o Documentário 'Autismo Vida Real', seguido de um bate-papo sobre o Autismo, no Auditório do MFF (Rua Frederico Borges, 545-Varjota).

O Documentário 'Autismo Vida Real' busca construir uma visão real sobre o Autismo, contando com depoimentos de especialistas, arquivos pessoais das famílias e acompanhando o trabalho da Associação Fortaleza Azul, que desenvolve atividades de protagonismo e luta pelos direitos dos autistas.

O bate-papo, após o filme, abordará o tema e irá contar com a presença de:

  • Glairton Santiago.

  • Ana Karynne Magalhães.

  • João Victor Ipirajá.

  • Julia Pinto.

  • Mediado pelo jornalista Mauro Costa.

Inscrições: http://sympla.com.br/exibicao-do-documentario-autismo.

A Programação começa às 14 horas com a exibição do documentário “Autismo: Vida Real”, uma realização da FAZ e da Sinfonia Filmes e lançado em abril de 2022, dentro das atividades promovidas pela entidade para o mês de Conscientização sobre o Autismo, cuja data mundial é o 2 de abril. Ao longo de 50 minutos, 'Autismo Vida: Real' traz múltiplas visões acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de experiências, estudos e relatos de cientistas, médicos, psicopedagogos e terapeutas, e de vivências na prática por meio de depoimentos de pessoas autistas, seus pais e familiares, desmistificando estigmas e preconceitos acerca da condição.

Na sequência, será realizado um bate-papo sobre Autismo com as participações de:

  • Glairton Santiago é especialista em Musicoterapia e em Arteterapia e professor nas áreas de Musicoterapia e Psicopedagogia. Foi diagnosticado com Autismo na idade adulta
  • Ana Karynne Magalhães, de 38 anos é artesã, palestrante, foi diagnosticada autista aos 34 anos, graduanda em Biomedicina e mãe da Mariana.
  • Júlia Pinto, de 19 anos, uma autista artista palestrante do movimento autista, artista visual, poetisa e fotógrafa experimental. 
  • João Victor Ipirajá  é um jovem com Autismo, ativista da Neurodiversidade, aluno de Engenharia da Computação no Iinstituto Federal de Educação do Ceará-IFCE Campus Fortaleza e líder do Capítulo IFCE do Google Developer Students Club.
  • Conversa mediada pelo jornalista Mauro Costa, pai do George, autista de 9 anos e diagnosticado aos dois anos.

Autistas representam cerca de 1% da População Mundial - Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 70 milhões de pessoas no mundo vivem com alguma forma do transtorno, o que corresponde a cerca de 1% da População Mundial. 

No Brasil, ainda não existem dados oficiais sobre esse público. Sancionada em 2019, a Lei 13.861 passou a obrigar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a perguntar sobre o Autismo no censo populacional. 

Devido à Pandemia da Covid-19, o Censo que deveria ter sido realizado em 2020 só acontecerá agora no segundo semestre de 2022. A partir de agosto de 2022, recenseadores do IBGE deverão passar a aplicar perguntas sobre o tema no questionário de amostra, como forma de mapear quantas pessoas vivem com o transtorno no País e quantas outras também podem ter, mas ainda não possuem o diagnóstico.

Para a presidente da FAZ, Daniela Botelho, a falta de um Panorama sobre a População Autista no Brasil dificulta a elaboração de políticas públicas voltadas para esse público.

Por falta de pesquisas concretas sobre a prevalência do Autismo no País, o Brasil se baseia nos estudos do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que, em dezembro de 2021 divulgou dados a respeito da prevalência de Autismo entre crianças de 8 anos de idade. De acordo com o último relatório do órgão, houve um aumento de 22% em relação ao estudo anterior no número de crianças com Autismo, que passou de 1 para cada 54 para 1 a cada 44.

FAZ - Em Fortaleza, além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a Associação Fortaleza Azul (FAZ), em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Entre as ações realizadas pela Associação também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle, esporte aquático que é uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água.

A atividade ajuda no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalha o desenvolvimento motor e sensorial.

DIA DO ORGULHO AUTISTA - Celebrado desde 2005, o Dia do Orgulho Autista é uma data marcante para promover a conscientização da sociedade sobre a valorização das pessoas neuro diversas, dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), buscando compreendê-las e incluí-las nos diversos ambientes sociais, desde a própria família e a escola, passando pela valorização de habilidades no mercado de trabalho.  


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).