Pular para o conteúdo principal

Papel orientativo do TCE-CE é destaque no X Prefeitos Ceará


- O Tribunal de Contas mostrou grande capacidade de adaptação, durante a pandemia, com o uso da tecnologia. Adaptamos nossa forma de fiscalizar e as auditorias aconteceram a distância, em sua maioria. Os julgamentos foram realizados por meio do Plenário Virtual, Antes, apenas 20% dos processos eram julgados a distância. Hoje, quase 100% dos julgamentos são feitos de forma virtual”, afirmou o conselheiro Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), em resposta ao jornalista Inácio Aguiar, editor de Política do Sistema Verdes Mares (SVM), que mediou o Painel de Abertura do X Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2022, nesta quarta-feira (22 de junho), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, no formato híbrido.

Edilberto Pontes, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), que representou o presidente Valdomiro Távora na cerimônia de abertura, destacou a importância do papel orientativo do IRB. 

- O Instituto Rui Barbosa é a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas. É responsável pela disseminação e elaboração de cursos, capacitações e publicações. Tem um papel essencial na orientação dos gestores sobre as legislações vigentes para que façam administrações de excelência, disse o Presidente do IRB, convidando a todos para acessarem a página eletrônica do IRB (@irbcontas), que disponibiliza cursos gratuitos a distância. O conselheiro falou, também, das ações desenvolvidas pela Escola de Contas do TCE-CE, Instituto Plácido Castelo (IPC).

O evento conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas do Ceará, da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), dentre outros parceiros.

- O Tribunal de Contas do Ceará se orgulha em participar deste evento, cumprindo sua missão de orientar os responsáveis pela gestão dos recursos públicos, fortalecendo a democracia em prol do bem-estar da sociedade,” disse o presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, em mensagem de vídeo aos participantes.

- É de fundamental, vital importância, eu diria, o papel orientativo dos Tribunais de Contas. É importante essa orientação porque, às vezes, o gestor descumpre uma recomendação por não compreendê-la, pela exegese interpretação daquela norma, como é feita. Evidentemente, no sistema legal, há várias interpretações para determinadas resoluções, leis, decretos. Eu quero louvar aqui o presidente Valdomiro Távora e o vice-presidente, conselheiro Edilberto Pontes, por essa iniciativa que já vem de alguns anos, de orientar os municípios”, ressaltou o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

As palestras de abertura foram ministradas pela governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT) e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PDT). 

- Muito importante essa perspectiva que, cada vez mais, o TCE vem assumindo de fazer a sua parte no sentido de prevenção. Acho que é o mais eficiente, porque muitas vezes os erros e as irregularidades acontecem por desconhecimento, e é muito importante essa prevenção e o apoio aos gestores pra que o serviço seja bem prestado, dentro da devida regularidade que a lei exige”, destacou Izolda Cela (foto).

- O Tribunal de Contas tem uma função primordial de fazer os pesos e os contrapesos no sentido de dar um norte para os municípios. Nós temos gestores públicos que muitas vezes não têm noção daquilo que se pode fazer, mesmo com os órgãos de controle que hoje existem e mesmo com suas estruturas de controladoria e ouvidoria. E o Tribunal de Contas vem para dar essa orientação, não apenas no sentido de punição, mas sobretudo de orientação”, pontuou Evandro Leitão.


A Programação do Prefeitos 2022 termina, nesta quinta-feira (23), com Palestras, Painéis, Exposição, Debates e Networking, destinada aos gestores públicos, secretários municipais, vereadores, controladores e agentes públicos.

Compuseram a mesa de honra:
  • Governadora do Ceará, Izolda Cela.
  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto.
  • Presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente do TCE-CE representando o presidente Valdomiro Távora).
  • Presidente da Alece, deputado estadual Evandro Leitão.
  • Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT).
  • Presidente da Associação das Prefeituras do Ceará (Aprece), Júnior Castro.
  • Presidente da União de Vereadores do Ceará (UVC), Toim Braga.
  • Diretor de Operações do SVM, Gustavo Bortoli.
  • Presidente do Instituto Future, Edna Câmara.
  • Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Ceará), Dana Nunes (representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec, Ricardo Cavalcante).
  • Representante da diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará), Alice Mesquita.
O Hino Nacional Brasileiro foi entoado ao som do sanfoneiro Waldonys.


Lançamento de Livro - Ponto alto na Programação do X Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2022 foi o lançamento do Livro do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro vice-presidente do TCE-CE, Edilberto Pontes, “Federalismo e Democracia em Tempos Difíceis”, publicado pela Editora Fórum.

- O Livro trata sobre um tema da ordem do dia, extremamente relevante, e que tem muito a ver com esse seminário de administradores municipais. O que está se discutindo hoje no Brasil, de forma muito forte, essa PEC que limita o ICMS dos Estados, e tem uma interferência direta no federalismo brasileiro, com impacto nos estados e nos municípios, e as principais questões envolvidas no federalismo. A gente tem uma conclusão que o federalismo brasileiro é muito concentrado, tanto no ponto de vista constitucional como no ponto de vista prático, nas decisões dos órgãos. Apontamos alguns caminhos para a descentralização e autonomia”, explicou o autor.

O lançamento da obra, em Fortaleza, aconteceu no estande unificado IRB/IPC/TCE. De forma nacional, o livro foi lançado em novembro do ano passado, em João Pessoa (PB), durante o Congresso dos Tribunais de Contas.


Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Social do TCE-CE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".