Pular para o conteúdo principal

CSP lança Livro 'Fazendo o Certo, da Maneira Certa'

Em 2022, o Programa de Reflorestamento da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) completa 10 anos. Voltamos à Área Reflorestada de 206 hectares na Estação Ecológica do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, após 10 anos da realização do Programa de Reflorestamento da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Lá foi o maior espaço reflorestado pela empresa, além de 15 ha na Lagoa do Bolso e 191 hectares na área interna da empresa, somando 412 hectares, com 320 mil mudas de 90 espécies nativas, incluindo o Gonçalo-Alves, ameaçado de extinção. Mas como esse programa foi feito e quais os resultados?

Ramyro Batista entrou na CSP em 2012 como analista de Meio Ambiente para acompanhar esse reflorestamento. 

- O Programa foi inovador desde a supressão vegetal na área de construção da usina. Foi realizada a coleta genética de cada planta identificada. Mapeamos 90 espécies da flora na área da CSP e não era autorizado o corte sem antes coletar fruto para beneficiar a semente e gerar mudas, mantendo a mesma genética e preservando a biodiversidade local”, relembra Ramyro Batista.

A Siderúrgica criou um Viveiro Florestal próprio, levando o excedente ao armazenamento em um Banco de Germoplasma, um laboratório especializado em armazenagem de sementes para outros Programas de Reflorestamento que foi doado ao Parque Botânico do Ceará, em Caucaia. Em função do acompanhamento do Reflorestamento durante dois anos, a CSP foi a primeira empresa no Estado a receber a Certificação de Reflorestamento Ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Além disso, foi produzido o Livro 'Fazendo o Certo, da Maneira Certa', com o relato detalhado do Projeto.

Parceria para Educação Ambiental - Aline Parente Oliveira, que atuou sete anos como gestora da Unidade de Conservação de Proteção Integral Estação Ecológica do Pecém, gerenciada pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE), relatou sobre a importância e objetivos de criação da UC (realização de Pesquisa Científica e a Preservação do Ecossistema) e enfatizou sobre atividades socioambientais realizadas na Sede administrativa, tais como palestras, oficinas, capacitações e vivências ambientais. A sede conta com auditório, biblioteca, salas de reuniões, expositor de banco de sementes e duas trilhas ecológicas. 

- Com o surgimento da CSP, que se mostrou muito envolvida, não só com a questão do reflorestamento, mas com a preocupação de cuidar da unidade de conservação para as pessoas que estão vivendo ali ao redor, desenvolvemos várias ações para as comunidades locais. Tem sempre um elo entre a empresa, a Secretaria do Meio Ambiente e as comunidades locais. Temos vários parceiros e a CSP é um deles”, relata Aline Oliveira. 

Nertan Bento Bandeira é o guia das duas trilhas demarcadas na Estação Ecológica do Pecém. Ele conta do orgulho do seu trabalho. 

- A gente cuida do lugar como se fosse nossa própria casa e mostra aos visitantes como forma de educação ambiental”, ressalta o caucaiense Nertan Bandeira que nos levou ao ponto onde foram gravadas imagens para um mini-webdoc sobre o reflorestamento. 

Empreendedorismo Ambiental - A área recuperada pela CSP equivale a 412 campos de futebol. O gonçalense José Gildo Bezerra Correia (foto) fez parte dessa história e aprendeu o ofício com o qual trabalha até hoje. Ele tem um negócio de paisagismo, jardinagem, plantio de produção de mudas.

- Eu trabalhei na empresa que fez a supressão vegetal na CSP. Após 10 meses, passei pra função de reflorestamento, plantando mudas nativas na Estação Ecológica do Pecém. Aprendi a trabalhar com plantas. Continuei prestando serviço à CSP até 2021 e hoje tenho meu próprio negócio”, conta Gildo Bezerra, olhando com orgulho pra flora que ele ajudou a desenvolver.

Os 10 anos do Programa de Reflorestamento da CSP foi um dos temas celebrados e debatidos na Semana do Meio Ambiente 2022 da CSP, que aconteceu de 6 a 11 de junho de 2022, com palestras, plantio de árvores, passeio e sorteio de brindes. 

Preservação do Gonçalo-Alves - Em toda área da CSP, durante o processo de supressão vegetal, foram encontrados apenas três exemplares de grande porte da espécie nativa Gonçalo-Alves, bastante utilizada em movelaria. Esse fato, somado à literatura sobre essa árvore, ligou o sinal de alerta para o potencial de extinção da espécie. Assim, passou a ser o carro-chefe do reflorestamento da CSP, conforme relembra Ramyro Batista. 

A árvore pode atingir altura entre 8 e 12 metros. A planta tem uso medicinal e é cultivada também para o paisagismo e a arborização urbana. Para cooperar com a preservação do Gonçalo-Alves, a CSP coletou sementes e utilizou mudas da espécie em ações de reposição florestal. A madeira da espécie é própria para Construção Civil e Naval, marcenaria, confecção de dormentes, corrimãos, balaústres, mancais, esteios, rodas hidráulicas e portas de fino acabamento. A árvore, pelo porte médio e graciosidade de sua copa, é muito útil para o paisagismo em geral.  

A curiosidade sobre a planta também fez a espécie ser lembrada para compor experimentos científicos brasileiros em ambiente de Microgravidade na Missão Centenário, em março de 2006, na Estação Espacial Internacional (ISS). 

- A bordo da Nave Russa Soyuz TMA-8, as sementes foram levadas pelo tenente-coronel Marcos Cesar Pontes, primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço”, informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante o experimento no espaço, as sementes do Gonçalo-Alves germinaram com maior velocidade, em comparação ao Ambiente Terrestre. 

Barreira Verde 'abraça' a Usina - Internamente, a CSP segue avançando na ampliação da Barreira Verde que “abraça” a Usina, ação projetada como um equipamento de Proteção Ambiental em 2012. Desde então, vem somando vários benefícios para quem trabalha na CSP e mora nas proximidades. A expansão das barreiras verdes da CSP recebeu 1.308 novas mudas em 2021. Ao longo de 2022, deverão ser plantadas mais de 8 mil mudas. 

- A meta é adensar ao máximo, trazendo mais verde para a Siderúrgica e diminuindo a chegada de ventos nessas áreas que têm pilhas de materiais com potencial de geração de particulados. Nossa meta é fechar algumas áreas. Atualmente, estamos fechando o pátio de matérias-primas”, reforça o analista ambiental Ramyro Batista. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores