Pular para o conteúdo principal

22 prefeitos da América do Norte e do Sul se unem à City Data Alliance

 Sarto posa para a foto sorrindo

José Sarto destaca a troca de experiências com os prefeitos das 22 cidades selecionadas

Na última década, os líderes das cidades tornaram-se cada vez mais especializados no uso de dados para informar decisões, melhorar serviços e gerar impacto para os moradores – uma evolução que ficou especialmente clara no auge da pandemia da Covid-19.

Prefeitos de todo o mundo reuniram dados de novas maneiras para detectar surtos, direcionar campanhas de teste e vacinação, abordar desigualdades, monitorar a capacidade hospitalar, defender recursos, personalizar políticas de mascaramento e bloqueio e se comunicar com o público. Há pouca dúvida de que os prefeitos de capacidades dinâmicas e suas equipes construíram para analisar e agir sobre as principais métricas em vidas salvas em tempo real.

Agora, algumas das cidades ao redor do mundo que usam dados de forma mais eficaz para atender seus moradores estão prontas para ver como podem escalar seus esforços.

Na última semana, prefeitos de 22 cidades da América do Norte e do Sul estiveram em Baltimore (EUA) para iniciar sua participação na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance. Sua missão compartilhada: construir sobre suas bases já sólidas para descobrir juntos como é o próximo nível de governo local orientado por dados.

“Esses governos locais já são líderes no uso de dados para transformar os serviços públicos e oferecer mais aos moradores, especialmente aqueles que foram deixados para trás”, diz James Anderson, que lidera a Inovação Governamental da Bloomberg Philanthropies. “A pandemia da Covid-19 revelou como os dados centrais são para o governo que funciona. A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance ajudará essas cidades a detectar problemas mais cedo, gerenciar recursos com mais eficiência e direcionar recursos para aqueles que precisam deles.”

As 22 cidades participantes são de sete países: Estados Unidos (Baltimore, Baton Rouge, Charleston, Chattanooga, Detroit, Riverside, Rochester, San Antonio, Scottsdale, South Bend, Tempe e Tulsa), México (Guadalajara e San Pedro Garza García), Canadá (Kitchener e Regina), Argentina (Buenos Aires e Rosário), Chile (Renca), Uruguai (Montevidéu) e Brasil (Fortaleza e Rio de Janeiro).

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, um dos participantes da capacitação, faz um balanço da viagem, destacando a troca de experiências com os prefeitos das 22 cidades selecionadas, como Guadalajara, Detroit e Charleston, no que ele considera uma vitrine internacional. "Em City Data Alliance, ‘data’ significa informação, saber quem somos, quantos somos, para que, com esses dados, possamos tomar decisões qualificadas. Aqui, colhemos resultados muito positivos para aplicar em curto e médio espaço de tempo. Volto para Fortaleza levando uma bagagem enorme de ideias para trabalhar com o secretariado e com a população".

“Este grupo foi selecionado a dedo porque eles já demonstraram que estão comprometidos em usar dados para gerar impactos em suas comunidades”, diz Beth Blauer, vice-reitor associado de inovação do setor público da Universidade Johns Hopkins e líder do novo programa. “Mas a realidade é que nenhuma cidade integrou totalmente essa prática em todo o seu trabalho. A City Data Alliance definirá o futuro junto com esses prefeitos que já estão impulsionando o campo. O objetivo não é apenas ajudar as cidades, mas ajudar o campo a demonstrar o que significa ter uma estratégia de dados abrangente em toda a cidade e o que significa ter uma força de trabalho capaz de entregar isso.”

Por meio de um investimento de US$ 60 milhões da Bloomberg Philanthropies, os prefeitos de cada cidade receberão educação executiva e treinamento especializado para desenvolver suas habilidades de liderança com base no uso de dados. Posteriormente, a equipe sênior de cada cidade receberá treinamento adicional sobre uma capacidade crítica de dados, como gerenciamento de desempenho, compras, avaliação ou dados como serviço. Um total de 100 cidades se juntarão à City Data Alliance nos próximos dois anos.

“Trata-se de criar uma cultura de tomada de decisões orientada por dados, para que não seja episódica por natureza, mas apenas como as cidades fazem negócios”, diz Blauer. “O objetivo é chegar a um lugar onde as cidades estejam usando dados e evidências para saber se seus investimentos estão valendo a pena ou não, se estão sendo inteligentes sobre o desenvolvimento de programas, design de serviços e todas as coisas que os dados têm o poder de fazer. Faz. Será um momento muito emocionante, porque esses prefeitos tão talentosos serão os que liderarão o caminho”.

G.T. Bynum, prefeito de Tulsa, é um desses gestores. Os esforços de Bynum para reduzir as disparidades raciais de renda, expectativa de vida e dezenas de outros resultados estão ancorados em uma revisão anual de mais de 50 medidas que informam mudanças nas políticas, práticas e programas da cidade. O esforço mostrou ganhos quantificáveis ​​em igualdade desde que começou em 2018, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. A Tulsa também está reformulando todo o seu processo orçamentário em direção a um sistema baseado em dados que financiará programas e serviços de acordo com os resultados alcançados.

“Estamos em um importante ponto de inflexão em nosso desenvolvimento dos recursos de dados da cidade de Tulsa”, diz Bynum. “Desenvolvemos uma adesão com nossa equipe de liderança sênior, com nossos diretores de departamento e com os moradores de Tulsa no valor do uso de dados para o governo da cidade na tomada de decisões e na melhoria do desempenho dos serviços da cidade. Mas estamos prontos para levar esse trabalho para o próximo nível. E nossa participação nesta Aliança dará continuidade a esse trabalho.”

Em Regina, no Canadá, a prefeita Sandra Masters diz que os dados são a base do esforço da cidade para atingir “zero líquido” em suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Os líderes da cidade realizaram recentemente um inventário de energia para entender melhor seus maiores impulsionadores de consumo de energia. Esses dados estabelecem uma linha de base para uma Estrutura de Energia e Sustentabilidade que o conselho da cidade aprovou por unanimidade em março.

“Temos dados de benchmarking agora em termos de nosso uso de energia em instalações municipais, mas também para toda a comunidade, e temos modelagem matemática de como chegar a emissões líquidas zero até 2050”, diz Masters. Onde Regina precisa melhorar, diz ela, é usar dados para criar “um ciclo de feedback constante para abordar continuamente onde estamos falhando e quais planos de mitigação elaboramos para lidar com os desafios identificados”.

Em San Pedro Garza García, no México, o prefeito Miguel Treviño diz que sua cidade “já obteve ótimos resultados, mesmo com a implementação em pequena escala de processos conduzidos por dados”. Por exemplo, a agência de arrecadação de impostos da cidade aumentou a receita identificando quais tipos de incentivos tornam os proprietários mais propensos a pagar seus impostos sobre a propriedade em dia. Uma abordagem baseada em dados para a implantação da polícia reduziu os tempos de resposta da polícia de cinco minutos para menos de três.

“Deixei claro para minha equipe que todas as decisões precisam ser orientadas por dados e evidências”, diz Treviño. “Temos uma equipe que tem muita capacidade para fazer grandes coisas e queremos estar na vanguarda das mudanças positivas no México. Acreditamos que a Bloomberg Philanthropies pode ser uma grande aliada nisso.”

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores