Pular para o conteúdo principal

22 prefeitos da América do Norte e do Sul se unem à City Data Alliance

 Sarto posa para a foto sorrindo

José Sarto destaca a troca de experiências com os prefeitos das 22 cidades selecionadas

Na última década, os líderes das cidades tornaram-se cada vez mais especializados no uso de dados para informar decisões, melhorar serviços e gerar impacto para os moradores – uma evolução que ficou especialmente clara no auge da pandemia da Covid-19.

Prefeitos de todo o mundo reuniram dados de novas maneiras para detectar surtos, direcionar campanhas de teste e vacinação, abordar desigualdades, monitorar a capacidade hospitalar, defender recursos, personalizar políticas de mascaramento e bloqueio e se comunicar com o público. Há pouca dúvida de que os prefeitos de capacidades dinâmicas e suas equipes construíram para analisar e agir sobre as principais métricas em vidas salvas em tempo real.

Agora, algumas das cidades ao redor do mundo que usam dados de forma mais eficaz para atender seus moradores estão prontas para ver como podem escalar seus esforços.

Na última semana, prefeitos de 22 cidades da América do Norte e do Sul estiveram em Baltimore (EUA) para iniciar sua participação na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance. Sua missão compartilhada: construir sobre suas bases já sólidas para descobrir juntos como é o próximo nível de governo local orientado por dados.

“Esses governos locais já são líderes no uso de dados para transformar os serviços públicos e oferecer mais aos moradores, especialmente aqueles que foram deixados para trás”, diz James Anderson, que lidera a Inovação Governamental da Bloomberg Philanthropies. “A pandemia da Covid-19 revelou como os dados centrais são para o governo que funciona. A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance ajudará essas cidades a detectar problemas mais cedo, gerenciar recursos com mais eficiência e direcionar recursos para aqueles que precisam deles.”

As 22 cidades participantes são de sete países: Estados Unidos (Baltimore, Baton Rouge, Charleston, Chattanooga, Detroit, Riverside, Rochester, San Antonio, Scottsdale, South Bend, Tempe e Tulsa), México (Guadalajara e San Pedro Garza García), Canadá (Kitchener e Regina), Argentina (Buenos Aires e Rosário), Chile (Renca), Uruguai (Montevidéu) e Brasil (Fortaleza e Rio de Janeiro).

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, um dos participantes da capacitação, faz um balanço da viagem, destacando a troca de experiências com os prefeitos das 22 cidades selecionadas, como Guadalajara, Detroit e Charleston, no que ele considera uma vitrine internacional. "Em City Data Alliance, ‘data’ significa informação, saber quem somos, quantos somos, para que, com esses dados, possamos tomar decisões qualificadas. Aqui, colhemos resultados muito positivos para aplicar em curto e médio espaço de tempo. Volto para Fortaleza levando uma bagagem enorme de ideias para trabalhar com o secretariado e com a população".

“Este grupo foi selecionado a dedo porque eles já demonstraram que estão comprometidos em usar dados para gerar impactos em suas comunidades”, diz Beth Blauer, vice-reitor associado de inovação do setor público da Universidade Johns Hopkins e líder do novo programa. “Mas a realidade é que nenhuma cidade integrou totalmente essa prática em todo o seu trabalho. A City Data Alliance definirá o futuro junto com esses prefeitos que já estão impulsionando o campo. O objetivo não é apenas ajudar as cidades, mas ajudar o campo a demonstrar o que significa ter uma estratégia de dados abrangente em toda a cidade e o que significa ter uma força de trabalho capaz de entregar isso.”

Por meio de um investimento de US$ 60 milhões da Bloomberg Philanthropies, os prefeitos de cada cidade receberão educação executiva e treinamento especializado para desenvolver suas habilidades de liderança com base no uso de dados. Posteriormente, a equipe sênior de cada cidade receberá treinamento adicional sobre uma capacidade crítica de dados, como gerenciamento de desempenho, compras, avaliação ou dados como serviço. Um total de 100 cidades se juntarão à City Data Alliance nos próximos dois anos.

“Trata-se de criar uma cultura de tomada de decisões orientada por dados, para que não seja episódica por natureza, mas apenas como as cidades fazem negócios”, diz Blauer. “O objetivo é chegar a um lugar onde as cidades estejam usando dados e evidências para saber se seus investimentos estão valendo a pena ou não, se estão sendo inteligentes sobre o desenvolvimento de programas, design de serviços e todas as coisas que os dados têm o poder de fazer. Faz. Será um momento muito emocionante, porque esses prefeitos tão talentosos serão os que liderarão o caminho”.

G.T. Bynum, prefeito de Tulsa, é um desses gestores. Os esforços de Bynum para reduzir as disparidades raciais de renda, expectativa de vida e dezenas de outros resultados estão ancorados em uma revisão anual de mais de 50 medidas que informam mudanças nas políticas, práticas e programas da cidade. O esforço mostrou ganhos quantificáveis ​​em igualdade desde que começou em 2018, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. A Tulsa também está reformulando todo o seu processo orçamentário em direção a um sistema baseado em dados que financiará programas e serviços de acordo com os resultados alcançados.

“Estamos em um importante ponto de inflexão em nosso desenvolvimento dos recursos de dados da cidade de Tulsa”, diz Bynum. “Desenvolvemos uma adesão com nossa equipe de liderança sênior, com nossos diretores de departamento e com os moradores de Tulsa no valor do uso de dados para o governo da cidade na tomada de decisões e na melhoria do desempenho dos serviços da cidade. Mas estamos prontos para levar esse trabalho para o próximo nível. E nossa participação nesta Aliança dará continuidade a esse trabalho.”

Em Regina, no Canadá, a prefeita Sandra Masters diz que os dados são a base do esforço da cidade para atingir “zero líquido” em suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Os líderes da cidade realizaram recentemente um inventário de energia para entender melhor seus maiores impulsionadores de consumo de energia. Esses dados estabelecem uma linha de base para uma Estrutura de Energia e Sustentabilidade que o conselho da cidade aprovou por unanimidade em março.

“Temos dados de benchmarking agora em termos de nosso uso de energia em instalações municipais, mas também para toda a comunidade, e temos modelagem matemática de como chegar a emissões líquidas zero até 2050”, diz Masters. Onde Regina precisa melhorar, diz ela, é usar dados para criar “um ciclo de feedback constante para abordar continuamente onde estamos falhando e quais planos de mitigação elaboramos para lidar com os desafios identificados”.

Em San Pedro Garza García, no México, o prefeito Miguel Treviño diz que sua cidade “já obteve ótimos resultados, mesmo com a implementação em pequena escala de processos conduzidos por dados”. Por exemplo, a agência de arrecadação de impostos da cidade aumentou a receita identificando quais tipos de incentivos tornam os proprietários mais propensos a pagar seus impostos sobre a propriedade em dia. Uma abordagem baseada em dados para a implantação da polícia reduziu os tempos de resposta da polícia de cinco minutos para menos de três.

“Deixei claro para minha equipe que todas as decisões precisam ser orientadas por dados e evidências”, diz Treviño. “Temos uma equipe que tem muita capacidade para fazer grandes coisas e queremos estar na vanguarda das mudanças positivas no México. Acreditamos que a Bloomberg Philanthropies pode ser uma grande aliada nisso.”

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".