Arquivo Nirez para 5 de julho na História do Ceará:
- 1872 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, o desembargador Manuel da Silva Rego. Equivale hoje ao secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.
- 1886 - O Gabinete Cearense de Leitura encerra suas atividades, passando seu acervo à Biblioteca Pública do Ceará, solicitando apenas uma coisa em troca: que seu nome seja perpetuado em uma sala daquela instituição.
- 1908 - Inaugura-se o prédio da Escola Pio X, na Avenida Duque de Caxias, 191/201, na Praça Coração de Jesus. Na época chamava-se Escola Dominical Pio X.
- 1923 - Sai às ruas de Fortaleza o primeiro número do jornal "O Esporte", pioneiro do jornalismo desportivo no Ceará.
- 1924 - Morre o antigo comerciante, coronel João Tibúrcio Albano, proprietário da loja A Libertadora (1880) e criador da bandeira do Ceará. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 11 de agosto de 1860, filho do Barão e da Baronesa de Aratanha. Existe no planalto do Pici uma rua com seu nome.
- 1924 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Pedro Augusto Bittencourt, em substituição a Leonel Romualdo da Silva Porto, do mesmo posto.
- 1927 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF inicia a plantação de árvores em redor do Parque da Independência (depois Parque da Liberdade).
- 1929 - Toma posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, José da Cunha Sombra Filho.
- 1931 - Inaugurado o Jardim Bárbara de Alencar, na Praça José Júlio, hoje Praça Coração de Jesus, pelo prefeito Antônio Urbano de Almeida.
- 1933 - Fundado, por José Cabral, o Conjunto Teatral Cearense, no Círculo de Operários Católicos.
- 1934 - Inauguração em Fortaleza do Circo Stevanovich, na Praça de Pelotas, hoje Praça Clóvis Bevilacqua.
- 1944 - Novo incêndio na garagem da Empresa Viação Vitória Ltda., de Miguel de Paula Sousa, no Benfica. Vários carros são salvos por iniciativa de populares. A empresa fazia as linhas de Benfica, Parangaba, Aldeota, Seminário, Mucuripe, Soure e São Gerardo.
- 1951 - Iniciado em Fortaleza o I Campeonato Brasileiro de Xadrez, com a participação de representantes de vários estados brasileiros, sob patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
- 1951 - Publicado, em Fortaleza, o jornal "Águia de Haia", órgão literário dos alunos do Ginásio Rui Barbosa, dirigido por Paulo Amorim Cardoso e redatoriado por Antônio Carlos Martins Melo e Maria da Conceição Tavares, gerenciado por José Rômulo S. Pessoa, tendo redação na Avenida do Imperador, 372.
- 1967 - Morre em Fortaleza o jornalista Carlos Hermano Cabral da Justa.
- 1971 - Organiza-se a Companhia de Eletricidade do Ceará (Coelce), aprovada pela Lei 9.477, desta data, encampando a Companhia de Energia de Fortaleza (Conefor).
- 1971 - Em decorrência da Lei 9.478, surge o Consórcio Rodoviário do Ceará S.A., empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
- 1973 - Toma posse a primeira diretoria do Centro Cívico Professor Paulo Sarasate, do Centro Educacional João Pontes, com a presença da viúva do homenageado, Albanisa Rocha Sarasate.
- 1974 - Morre, aos 70 anos de idade, o médico sanitarista Francisco Lourenço de Araújo, cearense de Ipu nascido em 17 de setembro de 1903. Seu sepultamento ocorre no Cemitério de São João Batista.
- 1974 - Morre o conhecido barbeiro Humberto Façanha de Almeida, líder classista, tio materno de Nirez. Seu sepultamento se dá no Cemitério Parque da Paz. Era pai do escritor Zorrilo de Almeida Sobrinho.
- 1975 - Com uma homenagem ao ex-presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, entrega o Banco do Estado do Ceará (BEC) sua mais nova unidade operadora ao povo de Fortaleza, a Agência Metropolitana Castelo Branco, na Rua Barão do Rio Branco esquina com Rua Senador Alencar, no Palacete Guarani. Falou Darcy Furtado da Rocha, presidente daquele estabelecimento de crédito.
- 1975 - Grava depoimento para a posteridade, no Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o compositor José Artur de Carvalho, farmacêutico e ex-membro dos Vocalistas Tropicais. Cearense de Camocim.
- 1976 - Cai sobre Fortaleza uma chuva de 54 milímetros, inundando vários bairros e dificultando o trânsito no Centro.
- 1983 - O governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, sanciona a Lei que eleva o distrito de Maracanaú à categoria de município, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, Lei 10.811.
- 1985 - O prefeito José Maria Barros de Pinho exonera o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Adail Fontenele, designando em seu lugar o engenheiro Marco Antônio de Aguiar Couto.
- 1989 - Abre-se, no Espaço Cultural do Palácio da Abolição, a Exposição Fortaleza Tempos de Guerra, formada por manifestações culturais dos anos 1940, bem como fotografias do Arquivo Nirez.
- 2000 - Na madrugada é sentido em Fortaleza a terra tremer, sabendo-se depois que o tremor teve epicentro na localidade de Pitombeiras, no município de Cascavel.
- 2000 - Implantado o telefone 0800-855540, para reclamações da população de Fortaleza contra a poluição sonora, com o nome de disque silêncio, resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania (SSPDC).
- 2004 - Morre em Fortaleza, aos 84 anos de idade, o advogado e ex-deputado estadual José Correia Pinto, do Partido Social Democrata (PSD). Nascera em Fortaleza a nove de agosto de 1919.
- 2004 - A diretora do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, jornalista Cristiana Parente, que estava à frente do equipamento desde fevereiro de 2003, entrega o cargo, assumindo em seu lugar o também jornalista Augusto César Costa, cearense, de 54 anos de idade, que já dirigiu o Espaço Cultural da extinta Teleceará e coordenou a Assessoria de Comunicação Social daquela empresa. Augusto César foi diretor de Jornalismo da TV Cidade e atuou na TV Jangadeiro apresentando o Programa Jornal Livre. Dirigiu a TVE, período em que houve a transição de Televisão Educativa do Ceará para TVC. É ainda licenciado em Filosofia Pura.
- 2005 - Sancionada pela prefeita Luizianne Lins a Lei 8.945, que cria o Bairro de Lourdes. O nome Lourdes é uma homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. O novo Bairro, formado por áreas pertencentes a outros já existentes, será ladeado pelos Bairros: Papicu, Cocó, Cidade 2000, Praia do Futuro e Vicente Pinzon.
- 2008 - O cearense Raphael Almeida Basílio, falece em um acidente, ao saltar de paraquedas, em Boituva (São Paulo), onde fica o Centro de Treinamento de Paraquedismo. No ar, colidiu com outro paraquedista, que sobreviveu ao choque. Seu corpo é velado na Funerária Ternura. Em seguida seu corpo é cremado, como era seu desejo.
Comentários
Postar um comentário