Pular para o conteúdo principal

Agosto Dourado 2022 chama atenção para a importância do Leite Humano


Elias está todo satisfeito com sua refeição tão saborosa! 

Com apenas oito dias de nascido, é amamentado de forma exclusiva. Beatriz Alves (foto), sua mãe, revela que esse é o momento mais precioso dos seus dias, de pleno contato com o filho e de poder estar colaborando com a sua nutrição. 

A Amamentação é o grande tema celebrado neste Agosto Dourado, mês inteiramente dedicado ao Aleitamento Materno. 


A Campanha foi instituída nacionalmente pela Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, reforçando a assistência às mulheres nesse processo e trazendo esclarecimentos sobre a importância do Leite Materno. 

É com essa conscientização e sentimento que Beatriz Alves afirma: 

- Estar amamentando o meu filho significa tudo para mim”. 

Neste ano, a Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, será voltada exclusivamente ao público interno.

A pediatra e neonatologista, Rosalina Ramos, coordenadora da Unidade Canguru e médica do Banco de Leite (BLH) da Meac, explica que o Leite Humano é considerado “padrão ouro” na Alimentação do Bebê não só porque é superior a qualquer fórmula presente no Mercado, mas é também personalizado, ou seja, a mãe produz um Leite que muda sua composição a cada mamada e ao longo do dia, de acordo com as necessidades dos Bebês. 

Segundo a especialista, Pesquisas Científicas evidenciam cada vez mais os benefícios da Amamentação para o Bebê e a Mãe. 

A presença de substâncias chamadas “Bioativos” vão apresentar efeitos positivos em vários Sistemas Biológicos, como por exemplo, no Sistema Nervoso Central, estimulando o Desenvolvimento Neuromotor e Aprendizagem. 

No Sistema Imunológico, diminui os riscos de Doenças Alérgicas e protege contra várias Infecções Bacterianas e Virais, incluindo a Covid 19 e a Dengue.

A recomendação, explica a médica, é de que mãe e filho, estando saudáveis, possam ter contato com a Amamentação o mais rápido possível, preferencialmente logo após o parto, durante a primeira hora conhecida como “hora de ouro”. Essa prática traz vantagens reconhecidas, conforme explica a especialista, da redução do risco de morte do Bebê e fortalecimento do vínculo entre eles. 

- Para a mulher, esse gesto ainda gera aumento da Ocitocina, Hormônio liberado durante a sucção do Bebê, responsável também pelas contrações uterinas, diminuindo, assim, o risco de hemorragias. Além disso, o ato de amamentar apresenta, ainda, associação com menor taxa de Câncer de Mama, de Ovários e de Diabetes, informa Rosalina Ramos.

Qual a composição do Leite Materno?

A pediatra esclarece que não existe Leite Fraco ou menos nutritivo, pelo contrário, todo Leite Humano contém os nutrientes que a criança precisa até o sexto mês de vida, sem necessidade de complemento com outros alimentos.

Sobre os componentes, a nutricionista Neonatal da Meac, Vivian Braga, explica que o Leite Materno possui mais de 200 substâncias, entre elas: 
  • Água.
  • Proteínas.
  • Lipídios.
  • Carboidratos.
  • Vitaminas.
  • Minerais. 
Além disso, existem os Componentes Bioativos, que dão suporte na transição entre o Ambiente Uterino e o Mundo Externo, promovendo o desenvolvimento e o amadurecimento da imunidade do Bebê.

Dentre os componentes do Leite:
  • A Água, importante para a regulação da temperatura do corpo, está presente em quantidade suficiente para as necessidades hídricas dos recém-nascidos. 
  • As Proteínas garantem substâncias construtoras para o crescimento e o colostro (Leite Materno dos primeiros dias de vida do recém-nascido) é rico em proteínas protetoras que atuam contra infecções. 
  • Os Carboidratos são fontes de Energia.
  • A Lactose, em maior quantidade, além de fornecer Energia, favorece a absorção de Cálcio.
  • Os Lipídios (Gorduras) são essenciais para o Desenvolvimento Cerebral, Visual e do Sistema Nervoso.
  • As Vitaminas e os Minerais desempenham papel fundamental no desenvolvimento, funcionamento dos órgãos e Crescimento Saudável da Criança.
O que favorece a produção de Leite Materno?

A sucção do Bebê é fundamental para o estímulo da Produção de Leite, além da boa administração do Estresse e Cansaço. A Alimentação da mãe também é um pilar importante para garantir que, estando bem nutrida, possa favorecer o Processo de Amamentação. De maneira prática, a nutricionista indicou algumas recomendações para hábitos alimentares mais saudáveis durante a Gestação e Lactação, que são: 
  • Ingerir bastante Água.
  • Ter uma Alimentação o mais Natural possível, variada e equilibrada.
  • Consumir Pães e Cereais (de preferência Integrais), Frutas, Legumes, Verduras, Derivados do Leite (Iogurte, Queijo e Requeijão) e Carnes.
  • Evitar excesso de Café e Chocolate, pois podem causar Irritabilidade, Cólica e Insônia no Bebê.
É importante mencionar que essas são orientações gerais para uma Alimentação Saudável que favoreça a Amamentação, mas cada paciente possui suas particularidades e é fundamental consultar especialistas que avaliarão a condição individual de cada mulher.

Amamentação facilitada - Embora sejam feitos todos os cuidados, ainda é possível que existam dificuldades durante as mamadas, como Mastite (Inflamação das Mamas), Fissuras no Seio, ou até mesmo problemas do Campo Emocional.

Diante dessas circunstâncias, é fundamental buscar ajuda especializada para facilitar esse processo, com consultorias de Amamentação compostas por profissionais de Saúde, que auxiliam o manejo de Aleitamento, a fim de vencer os desafios da Lactação.

O BLH da Meac, além de receber doações de Leite Materno, também realiza esse trabalho de orientação. O acesso acontece de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, também atendendo por telefone, no (85) 3366-8509.

Serviço
  • Em comemoração ao Agosto Dourado e, de forma especial, à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), estabelecida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, a Meac realiza a SMAM 2022, entre 1º e 7 de agosto, com uma Programação interna voltada aos profissionais, gestantes, lactantes e acompanhantes da Maternidade. Os temas das Palestras, Oficinas, Cursos e Atividades Lúdicas, que são desenvolvidas nesse Evento, envolvem o Estímulo à Amamentação desde a Atenção durante a Gravidez, passando pelo Parto, os primeiros meses de vida do Bebê e os cuidados contínuos.
  • A Emergência e o Banco de Leite Humano da Meac atendem sem necessidade de agendamento. Já para ser acompanhada no Pré-Natal e demais ambulatórios da Maternidade, é necessário realizar Atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e, nessa consulta, ser encaminhada através da Central de Regulação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza.
Com informações r fotos da jornalista da Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Marília Gabriela Silva Rêgo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM