Pular para o conteúdo principal

Agosto Dourado 2022 chama atenção para a importância do Leite Humano


Elias está todo satisfeito com sua refeição tão saborosa! 

Com apenas oito dias de nascido, é amamentado de forma exclusiva. Beatriz Alves (foto), sua mãe, revela que esse é o momento mais precioso dos seus dias, de pleno contato com o filho e de poder estar colaborando com a sua nutrição. 

A Amamentação é o grande tema celebrado neste Agosto Dourado, mês inteiramente dedicado ao Aleitamento Materno. 


A Campanha foi instituída nacionalmente pela Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, reforçando a assistência às mulheres nesse processo e trazendo esclarecimentos sobre a importância do Leite Materno. 

É com essa conscientização e sentimento que Beatriz Alves afirma: 

- Estar amamentando o meu filho significa tudo para mim”. 

Neste ano, a Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, será voltada exclusivamente ao público interno.

A pediatra e neonatologista, Rosalina Ramos, coordenadora da Unidade Canguru e médica do Banco de Leite (BLH) da Meac, explica que o Leite Humano é considerado “padrão ouro” na Alimentação do Bebê não só porque é superior a qualquer fórmula presente no Mercado, mas é também personalizado, ou seja, a mãe produz um Leite que muda sua composição a cada mamada e ao longo do dia, de acordo com as necessidades dos Bebês. 

Segundo a especialista, Pesquisas Científicas evidenciam cada vez mais os benefícios da Amamentação para o Bebê e a Mãe. 

A presença de substâncias chamadas “Bioativos” vão apresentar efeitos positivos em vários Sistemas Biológicos, como por exemplo, no Sistema Nervoso Central, estimulando o Desenvolvimento Neuromotor e Aprendizagem. 

No Sistema Imunológico, diminui os riscos de Doenças Alérgicas e protege contra várias Infecções Bacterianas e Virais, incluindo a Covid 19 e a Dengue.

A recomendação, explica a médica, é de que mãe e filho, estando saudáveis, possam ter contato com a Amamentação o mais rápido possível, preferencialmente logo após o parto, durante a primeira hora conhecida como “hora de ouro”. Essa prática traz vantagens reconhecidas, conforme explica a especialista, da redução do risco de morte do Bebê e fortalecimento do vínculo entre eles. 

- Para a mulher, esse gesto ainda gera aumento da Ocitocina, Hormônio liberado durante a sucção do Bebê, responsável também pelas contrações uterinas, diminuindo, assim, o risco de hemorragias. Além disso, o ato de amamentar apresenta, ainda, associação com menor taxa de Câncer de Mama, de Ovários e de Diabetes, informa Rosalina Ramos.

Qual a composição do Leite Materno?

A pediatra esclarece que não existe Leite Fraco ou menos nutritivo, pelo contrário, todo Leite Humano contém os nutrientes que a criança precisa até o sexto mês de vida, sem necessidade de complemento com outros alimentos.

Sobre os componentes, a nutricionista Neonatal da Meac, Vivian Braga, explica que o Leite Materno possui mais de 200 substâncias, entre elas: 
  • Água.
  • Proteínas.
  • Lipídios.
  • Carboidratos.
  • Vitaminas.
  • Minerais. 
Além disso, existem os Componentes Bioativos, que dão suporte na transição entre o Ambiente Uterino e o Mundo Externo, promovendo o desenvolvimento e o amadurecimento da imunidade do Bebê.

Dentre os componentes do Leite:
  • A Água, importante para a regulação da temperatura do corpo, está presente em quantidade suficiente para as necessidades hídricas dos recém-nascidos. 
  • As Proteínas garantem substâncias construtoras para o crescimento e o colostro (Leite Materno dos primeiros dias de vida do recém-nascido) é rico em proteínas protetoras que atuam contra infecções. 
  • Os Carboidratos são fontes de Energia.
  • A Lactose, em maior quantidade, além de fornecer Energia, favorece a absorção de Cálcio.
  • Os Lipídios (Gorduras) são essenciais para o Desenvolvimento Cerebral, Visual e do Sistema Nervoso.
  • As Vitaminas e os Minerais desempenham papel fundamental no desenvolvimento, funcionamento dos órgãos e Crescimento Saudável da Criança.
O que favorece a produção de Leite Materno?

A sucção do Bebê é fundamental para o estímulo da Produção de Leite, além da boa administração do Estresse e Cansaço. A Alimentação da mãe também é um pilar importante para garantir que, estando bem nutrida, possa favorecer o Processo de Amamentação. De maneira prática, a nutricionista indicou algumas recomendações para hábitos alimentares mais saudáveis durante a Gestação e Lactação, que são: 
  • Ingerir bastante Água.
  • Ter uma Alimentação o mais Natural possível, variada e equilibrada.
  • Consumir Pães e Cereais (de preferência Integrais), Frutas, Legumes, Verduras, Derivados do Leite (Iogurte, Queijo e Requeijão) e Carnes.
  • Evitar excesso de Café e Chocolate, pois podem causar Irritabilidade, Cólica e Insônia no Bebê.
É importante mencionar que essas são orientações gerais para uma Alimentação Saudável que favoreça a Amamentação, mas cada paciente possui suas particularidades e é fundamental consultar especialistas que avaliarão a condição individual de cada mulher.

Amamentação facilitada - Embora sejam feitos todos os cuidados, ainda é possível que existam dificuldades durante as mamadas, como Mastite (Inflamação das Mamas), Fissuras no Seio, ou até mesmo problemas do Campo Emocional.

Diante dessas circunstâncias, é fundamental buscar ajuda especializada para facilitar esse processo, com consultorias de Amamentação compostas por profissionais de Saúde, que auxiliam o manejo de Aleitamento, a fim de vencer os desafios da Lactação.

O BLH da Meac, além de receber doações de Leite Materno, também realiza esse trabalho de orientação. O acesso acontece de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, também atendendo por telefone, no (85) 3366-8509.

Serviço
  • Em comemoração ao Agosto Dourado e, de forma especial, à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), estabelecida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, a Meac realiza a SMAM 2022, entre 1º e 7 de agosto, com uma Programação interna voltada aos profissionais, gestantes, lactantes e acompanhantes da Maternidade. Os temas das Palestras, Oficinas, Cursos e Atividades Lúdicas, que são desenvolvidas nesse Evento, envolvem o Estímulo à Amamentação desde a Atenção durante a Gravidez, passando pelo Parto, os primeiros meses de vida do Bebê e os cuidados contínuos.
  • A Emergência e o Banco de Leite Humano da Meac atendem sem necessidade de agendamento. Já para ser acompanhada no Pré-Natal e demais ambulatórios da Maternidade, é necessário realizar Atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e, nessa consulta, ser encaminhada através da Central de Regulação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza.
Com informações r fotos da jornalista da Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Marília Gabriela Silva Rêgo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".