Pular para o conteúdo principal

Agosto Dourado 2022 chama atenção para a importância do Leite Humano


Elias está todo satisfeito com sua refeição tão saborosa! 

Com apenas oito dias de nascido, é amamentado de forma exclusiva. Beatriz Alves (foto), sua mãe, revela que esse é o momento mais precioso dos seus dias, de pleno contato com o filho e de poder estar colaborando com a sua nutrição. 

A Amamentação é o grande tema celebrado neste Agosto Dourado, mês inteiramente dedicado ao Aleitamento Materno. 


A Campanha foi instituída nacionalmente pela Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, reforçando a assistência às mulheres nesse processo e trazendo esclarecimentos sobre a importância do Leite Materno. 

É com essa conscientização e sentimento que Beatriz Alves afirma: 

- Estar amamentando o meu filho significa tudo para mim”. 

Neste ano, a Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, será voltada exclusivamente ao público interno.

A pediatra e neonatologista, Rosalina Ramos, coordenadora da Unidade Canguru e médica do Banco de Leite (BLH) da Meac, explica que o Leite Humano é considerado “padrão ouro” na Alimentação do Bebê não só porque é superior a qualquer fórmula presente no Mercado, mas é também personalizado, ou seja, a mãe produz um Leite que muda sua composição a cada mamada e ao longo do dia, de acordo com as necessidades dos Bebês. 

Segundo a especialista, Pesquisas Científicas evidenciam cada vez mais os benefícios da Amamentação para o Bebê e a Mãe. 

A presença de substâncias chamadas “Bioativos” vão apresentar efeitos positivos em vários Sistemas Biológicos, como por exemplo, no Sistema Nervoso Central, estimulando o Desenvolvimento Neuromotor e Aprendizagem. 

No Sistema Imunológico, diminui os riscos de Doenças Alérgicas e protege contra várias Infecções Bacterianas e Virais, incluindo a Covid 19 e a Dengue.

A recomendação, explica a médica, é de que mãe e filho, estando saudáveis, possam ter contato com a Amamentação o mais rápido possível, preferencialmente logo após o parto, durante a primeira hora conhecida como “hora de ouro”. Essa prática traz vantagens reconhecidas, conforme explica a especialista, da redução do risco de morte do Bebê e fortalecimento do vínculo entre eles. 

- Para a mulher, esse gesto ainda gera aumento da Ocitocina, Hormônio liberado durante a sucção do Bebê, responsável também pelas contrações uterinas, diminuindo, assim, o risco de hemorragias. Além disso, o ato de amamentar apresenta, ainda, associação com menor taxa de Câncer de Mama, de Ovários e de Diabetes, informa Rosalina Ramos.

Qual a composição do Leite Materno?

A pediatra esclarece que não existe Leite Fraco ou menos nutritivo, pelo contrário, todo Leite Humano contém os nutrientes que a criança precisa até o sexto mês de vida, sem necessidade de complemento com outros alimentos.

Sobre os componentes, a nutricionista Neonatal da Meac, Vivian Braga, explica que o Leite Materno possui mais de 200 substâncias, entre elas: 
  • Água.
  • Proteínas.
  • Lipídios.
  • Carboidratos.
  • Vitaminas.
  • Minerais. 
Além disso, existem os Componentes Bioativos, que dão suporte na transição entre o Ambiente Uterino e o Mundo Externo, promovendo o desenvolvimento e o amadurecimento da imunidade do Bebê.

Dentre os componentes do Leite:
  • A Água, importante para a regulação da temperatura do corpo, está presente em quantidade suficiente para as necessidades hídricas dos recém-nascidos. 
  • As Proteínas garantem substâncias construtoras para o crescimento e o colostro (Leite Materno dos primeiros dias de vida do recém-nascido) é rico em proteínas protetoras que atuam contra infecções. 
  • Os Carboidratos são fontes de Energia.
  • A Lactose, em maior quantidade, além de fornecer Energia, favorece a absorção de Cálcio.
  • Os Lipídios (Gorduras) são essenciais para o Desenvolvimento Cerebral, Visual e do Sistema Nervoso.
  • As Vitaminas e os Minerais desempenham papel fundamental no desenvolvimento, funcionamento dos órgãos e Crescimento Saudável da Criança.
O que favorece a produção de Leite Materno?

A sucção do Bebê é fundamental para o estímulo da Produção de Leite, além da boa administração do Estresse e Cansaço. A Alimentação da mãe também é um pilar importante para garantir que, estando bem nutrida, possa favorecer o Processo de Amamentação. De maneira prática, a nutricionista indicou algumas recomendações para hábitos alimentares mais saudáveis durante a Gestação e Lactação, que são: 
  • Ingerir bastante Água.
  • Ter uma Alimentação o mais Natural possível, variada e equilibrada.
  • Consumir Pães e Cereais (de preferência Integrais), Frutas, Legumes, Verduras, Derivados do Leite (Iogurte, Queijo e Requeijão) e Carnes.
  • Evitar excesso de Café e Chocolate, pois podem causar Irritabilidade, Cólica e Insônia no Bebê.
É importante mencionar que essas são orientações gerais para uma Alimentação Saudável que favoreça a Amamentação, mas cada paciente possui suas particularidades e é fundamental consultar especialistas que avaliarão a condição individual de cada mulher.

Amamentação facilitada - Embora sejam feitos todos os cuidados, ainda é possível que existam dificuldades durante as mamadas, como Mastite (Inflamação das Mamas), Fissuras no Seio, ou até mesmo problemas do Campo Emocional.

Diante dessas circunstâncias, é fundamental buscar ajuda especializada para facilitar esse processo, com consultorias de Amamentação compostas por profissionais de Saúde, que auxiliam o manejo de Aleitamento, a fim de vencer os desafios da Lactação.

O BLH da Meac, além de receber doações de Leite Materno, também realiza esse trabalho de orientação. O acesso acontece de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, também atendendo por telefone, no (85) 3366-8509.

Serviço
  • Em comemoração ao Agosto Dourado e, de forma especial, à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), estabelecida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, a Meac realiza a SMAM 2022, entre 1º e 7 de agosto, com uma Programação interna voltada aos profissionais, gestantes, lactantes e acompanhantes da Maternidade. Os temas das Palestras, Oficinas, Cursos e Atividades Lúdicas, que são desenvolvidas nesse Evento, envolvem o Estímulo à Amamentação desde a Atenção durante a Gravidez, passando pelo Parto, os primeiros meses de vida do Bebê e os cuidados contínuos.
  • A Emergência e o Banco de Leite Humano da Meac atendem sem necessidade de agendamento. Já para ser acompanhada no Pré-Natal e demais ambulatórios da Maternidade, é necessário realizar Atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e, nessa consulta, ser encaminhada através da Central de Regulação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza.
Com informações r fotos da jornalista da Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Marília Gabriela Silva Rêgo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores