Confira o Arquivo Nirez (foto) para 24 de agosto na História do Ceará:
- 1889 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho crítico "O Cabeleira", “órgão dos barbeiros refratários”.
- 1890 - Morre em Fortaleza o Padre Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão, aos 62 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza, em 13 de abril de 1828.
- 1913 - Colocada a pedra fundamental do monumento a Pedro II, na Praça Caio Prado (Praça Da Sé).
- 1919 - Surge em Fortaleza mais um jornalzinho, desta feita "O Gato", crítico e pilhérico que tem como redator Gatão.
- 1926 - Destruído por um incêndio o armazém de algodão de Isac Teles de Menezes, situado na Rua Floriano Peixoto.
- 1936 - Morre em Fortaleza o bacharel em Direito Virgílio Celso Jorge de Sousa, cearense de Itapajé nascido a 29 de abril de 1879.
- 1939 - Realiza-se, às 20h30, no Theatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística, o concerto do pianista Ernani Braga em benefício do Leprosário Antônio Diogo.
- 1947 - Morre o industrial Washington Soares e Silva, salineiro e agricultor que fez, no local hoje chamado Parque Washington, uma escola e a igreja, além da ponte de madeira sobre o Rio Cocó, hoje de concreto, próxima ao Shopping Iguatemi Bosque. É sepultado no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Ibiapina nascido em primeiro de janeiro de 1889. Tem hoje seu nome em trecho da Avenida Perimetral naquela Região. O Rio Cocó nasce na Serra da Aratanha e tem um curso de 48 quilômetros, desembocando na Praia do Futuro.
- 1951 - Funda-se em Fortaleza, sob o patrocínio da Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará (Facic), a Bolsa de Mercadorias do Ceará que tem como primeiro presidente Jaime Machado da Ponte.
- 1952 - Fundado o Grupo Escolar Duque de Caxias, mantido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, depois Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza - Funcet e hoje Secretaria de Educação de Fortaleza.
- 1953 - Morre, em Fortaleza, a Irmã Simas, da Congregação das Filhas de São Vicente (Irmãs de Caridade), que vinha exercendo há anos a função de diretora do Colégio da Imaculada Conceição.
- 1954 - Repercute em todos os meios, o suicídio do presidente da República Getúlio Dorneles Vargas, no Rio de Janeiro. Pressionado pela política de direita que tinha a liderança do jornalista Carlos Lacerda e pelas Forças Armadas, Getúlio dispara um tiro no coração, deixando uma carta-testamento. Assume o vice João Fernandes Campos Café Filho.
- 1956 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Ossian de Aguiar.
- 1962 - Deixa o comando da 10ª Região Militar, o general Luís Augusto da Silveira, promovido que foi a general de divisão e designado para outra missão, ficando no cargo interinamente o coronel Aluísio Brígido Maia, oficial mais antigo na Região Militar.
- 1965 - Nomeado diretor da Faculdade de Farmácia, recentemente desmembrada da Faculdade de Farmácia e Odontologia, o professor Fernando Leite.
- 1970 - Morre, aos 90 anos de idade, a primeira vereadora de Fortaleza, Maria de Jesus Melo, eleita para a Câmara Municipal em 1936 pela Ação Integralista Brasileira.
- 1970 - Morre o general-de-Divisão Humberto Sales de Moura Ferreira, ex deputado e ex-secretário de segurança. Era natural de Acaraú-Ceará, nascido em 17 de agosto de 1900.
- 1972 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Geraldo Queiroz Almeida, em substituição ao coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas.
- 1973 - A Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo maestro Cheo Goulart, está em Fortaleza fazendo apresentação no Teatro José de Alencar.
- 1982 - O Diário Oficial do Município 7.466 publica a Lei 5.605, criando a Praça São Francisco, no Mucuripe, em terreno entre a Rua Professor H. Firmeza, Rua Zezé Diogo e Rua Ernesto Igel, proposição do vereador Hermano Martins.
- 1984 - Aberta em Fortaleza a XIII Feira dos Municípios, com a participação de 53 municípios.
- 1986 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com o jogo entre o Ceará Sporting Clube e o Fortaleza Esporte Clube, no qual sai vencedor o primeiro, com a contagem de 2 a 1, partida realizada no Castelão.
- 1986 - Morre, aos 72 anos de idade, o advogado, jornalista e professor Francisco Edmilson Pinheiro, ex-vereador e ex-deputado. Era cearense de Solonópole nascido a 20 de maio de 1914.
- 1993 - Iniciada a demolição do Restaurante Cirandinha, na Praia de Iracema, para dar lugar a obra de urbanização daquela praia.
- 1999 - Iniciadas as obras subterrâneas do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves e Avenida Carapinima.
- 2001 - Após diligência intensa da Polícia Federal o português Luís Miguel Melitão Guerreiro é localizado no Maranhão e é preso e recambiado para Fortaleza onde confessa que assassinou os seis portugueses que recebeu no Aeroporto Pinto Martins e mostra o local onde foram enterrados, na Barraca Vela Latina, na Avenida César Cals, na Praia do Futuro.
- 2003 - Morre, pela manhã, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Monte Klinikum, após sofrer uma intervenção cardiológica o bacharel em direito e ex-deputado Francisco das Chagas de Vasconcelos, um dos fundadores do PMDB histórico cearense. Foi prefeito de Santana do Acaraú, de 1958 a 1962. Foi deputado estadual por três legislaturas, de 1964 a 1976. Sua última legislatura como deputado federal foi de 1980 a 1984. Aos 73 anos, ele sofria de complicações cardiovasculares, que se agravaram a partir de um tratamento contra Fibroma no Estômago. Nascera a 13 de janeiro de 1930 em Santana do Acaraú, onde foi sepultado.
Comentários
Postar um comentário