Eis o Arquivo Nirez para 5 de agosto na História de Fortaleza:
- 1856 - Criado em Fortaleza, pela Resolução Provincial 759, o Colégio dos Educandos Nica.
- 1880 - Morre, aos 55 anos de idade, o conselheiro Caetano Estelita Cavalcante Pessoa (Conselheiro Estelita), que governou o Ceará de janeiro a outubro de 1877. Nascera em 1824 em Pernambuco. Hoje é nome de Rua no Jacarecanga, em Fortaleza.
- 1914 - Sai a Lei 1.190, que muda a denominação de Intendente Municipal para Prefeito.
- 1920 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, interinamente, pela segunda vez, substituindo o capitão de fragata Cyro Câmara Cardoso de Menezes.
- 1921 - Morre, em Senador Pompeu, o poeta Temístocles Machado, que pertenceu à Padaria Espiritual e ao Centro Literário. Nascera em Limoeiro do Norte em 25 de agosto de 1874.
- 1928 - Chega a Fortaleza a Caravana Democrática liderada por Assis Brasil para o lançamento da candidatura de Maurício Paiva de Lacerda, composta por Assis Brasil, Maurício Paiva de Lacerda, Nereu Ramos, David Doff Lessa, Dante Delmonte, Roberto Macedo e Ildefonso Simões Lopes Filho.
- 1931 - Inaugurado, no palacete da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar, o Cine-Teatro Fênix. O Grêmio Dramático Familiar estreou com sua belíssima burleta em 2 atos e 22 números de música, original do teatrólogo cearense Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), Alvorada. Serão apresentadas todas as peças de Carlos Câmara, aos sábados.
- 1931 - São aprovados os estatutos da Legião Cearense do Trabalho, na sede da sociedade Artística Beneficente.
- 1937 - Eleita Rainha da Imprensa, sua majestade Maria Margarida Holanda, no Ideal Clube, sendo coroada pelo jornalista João Perboyre e Silva, presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, no dia 7. Maria Margarida Holanda era nascida em 25 de abril de 1915, tendo na época 22 anos de idade.
- 1945 - Sai o primeiro número do jornal O Democrata, dirigido por Olavo Oliveira, tendo como diretor técnico Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim); redator-chefe Stênio Gomes da Silva. A redação e as oficinas ficavam na Rua Senador Pompeu, 814, na casa onde nasceu Rachel de Queirós. Em 28 de fevereiro de 1946 foi vendido ao Partido Comunista, transformando-se no órgão oficial do PCB em Fortaleza.
- 1946 - João Luciano da Mota Carneiro vence o Torneio Vitamínico de Xadrez, no Clube dos Diários. Depois foi jornalista e hoje é nome de Avenida em Fortaleza.
- 1952 - Reassume a presidência do Fortaleza Esporte Clube, Arcelino Costa Leitão, que se encontrava no Rio Grande do Norte, de onde é natural. A reinvestidura dá-se na sede da Federação Cearense de Desportos.
- 1953 - Morre em Fortaleza o advogado Edgar Miranda de Paula Pessoa, antigo magistrado.
- 1955 - A notícia da morte da cantora e atriz Maria do Carmo Miranda da Cunha (Carmen Miranda) sacode os meios artísticos de Fortaleza. Ela faleceu em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. Nascera em Canavezes, Portugal em 9 de fevereiro de 1909.
- 1956 - Termina o IV Torneio da Amizade, certame enxadrista que reuniu os maiores valores no Náutico Atlético Cearense-NAC, sagrando-se campeão Luís Gentil, que realiza 10 pontos.
- 1961 - Inaugurada a sede da Associação Cearense de Rádio-ACR, na Rua Barão do Rio Branco, 1110-Sala 2, com benzimento pelo padre Jairo, sendo a fita cortada por Francisco Ferreira do Vale, representante do prefeito Cordeiro Neto.
- 1963 - Assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, o engenheiro Manuel Martins Ataíde, em substituição a Genival Barbosa Guimarães.
- 1966 - Inaugura-se, o trecho da Avenida Tristão Gonçalves, entre a Rua Domingos Olímpio e a Avenida 13 de Maio, que a partir do encontro com a Avenida do Imperador era uma Rua estreita. Chama-se Avenida Carapinima, que após a remodelação, passa a ter duas mãos independentes, após o encontro com a Avenida do Imperador.
- 1973 - Fortaleza tem novo arcebispo, toma posse dom Aloísio Lorscheider, que ficaria até 1996. Na ocasião dom Miguel Câmara ressalta as virtudes do bispo e monsenhor André Viana Camurça lê a bula papal indicando dom Aloísio para o arcebispado. Em seu sermão, dom Aloísio ressalta a necessidade da união de todos, enfatizando o amor fraternal. Foi o 6º Bispo e 4º arcebispo de Fortaleza. Inaugurou a atual Catedral de Fortaleza cuja construção iniciou-se em 1939 tendo sua bênção em 1978.
- 1975 - Morre, aos 61 anos de idade, nos Estados Unidos, o médico Abner Carneiro Leão de Vasconcelos, cearense de Baturité. Hoje é nome de Rua na Água Fria, Sapiranga e Alagadiço Novo.
- 1975 - Anastácio Martins Camelo, diretor da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, deixa o cargo.
- 1976 - Inaugura-se, às 10 horas, em Messejana, na Praça da Matriz, a Linha de Çonibus Perimetral, que será explorada por nove empresas.
- 1990 - Realiza-se XXII Regata Dragão do Mar, na qual classifica-se em 1º lugar o pescador Tomás Barros de Aquino, com a jangada “Lenira”. O 2º lugar coube ao pescador Eliseu Lima.
- 1992 - Missa e traslado das cinzas do sopranista natural cearense Paulo Abel do Nascimento, em cerimônia no Cemitério Parque da Paz.
- 2005 - Posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, do bacharel em administração José Augusto Bezerra, como membro efetivo, eleito em 20 de junho de 2005, sendo saudado pelo consócio Caio Lóssio Botelho.
- 2006 - Posse da nova diretoria da Associação Cearense de Jornalistas do Interior-Aceji: Presidente - Horácio Matoso; vice-presidente - Expedito Araújo.
- 2019 - Morre no Hospital São Camilo, em Fortaleza, o escritor e pesquisador do Esporte Mundial, Brasileiro e Cearense, Aírton Silveira Fontenele, aos 92 anos de idade. Uma das maiores referências em Pesquisa sobre a Seleção Brasileira, Airton Fontenele sofreu complicações em uma Cirurgia e não resistiu, deixando três filhos e netos. Nasceu, em Viçosa do Ceará, era bancário aposentado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e ficou marcado por ser uma das principais fontes da Imprensa Esportiva a respeito de Dados e Curiosidades da História do Futebol Cearense e da Seleção Brasileira. Escreveu 8 livros sobre a Seleção Brasileira, a partir de registros sobre Jogos e Campanhas Históricas, que fazia desde 1938. Na sua residência, idealizou e montou um Museu da Memória do Futebol Cearense, Brasileira e Mundial, sendo tocado hoje pela filha dele, a jornalista Beth Fontenelle (foto). Seu corpo é velado na Funerária Ethernus-Aldeota, e sepultado em seis de agosto de 2019, no Cemitério Parque da Paz.
- Beth Fontenelle - 5 de agosto de 2022 ! Eternas Saudades! 3 anos sem meu Anjo Pai @airtonfonteneleoficial ! Pai onde estiver, saiba do meu amor eterno. Acalenta a minha saudade é saber que o senhor está bem, ao lado de Deus. Você sempre foi o melhor Pai do Mundo em todos os aspectos: Anjo do bem, amoroso, extraordinário, visionário, genial e leal. Você é minha inspiração! Tanta admiração, tanto orgulho, tanto bem querer, tanto cuidado, tanto amor.. Hoje acredito em “Anjos da Guarda”, porque convivi com o melhor deles. Sigo, portanto por honrar a sua memória e legado. Brilha Pai, brilha muito aí no céu. Recebe o meu abraço apertado cheio de SAUDADES! Um privilégio ser sua filha e ter vivido tantos momentos felizes e especiais ao seu lado. Obrigada por tudo! Que o nosso amor seja a mais linda lembrança. Te Amarei Infinito! Airton Fontenele, Amor Eterno! Sua filha e eterna fã @bethfonttenelle
Comentários
Postar um comentário