Pular para o conteúdo principal

Há 3 anos morria Airton Fontenele

Eis o Arquivo Nirez para 5 de agosto na História de Fortaleza:

  • 1856 - Criado em Fortaleza, pela Resolução Provincial 759, o Colégio dos Educandos Nica.
  • 1880 - Morre, aos 55 anos de idade, o conselheiro Caetano Estelita Cavalcante Pessoa (Conselheiro Estelita), que governou o Ceará de janeiro a outubro de 1877. Nascera em 1824 em Pernambuco. Hoje é nome de Rua no Jacarecanga, em Fortaleza.
  • 1914 - Sai a Lei 1.190, que muda a denominação de Intendente Municipal para Prefeito.
  • 1920 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, interinamente, pela segunda vez, substituindo o capitão de fragata Cyro Câmara Cardoso de Menezes.
  • 1921 - Morre, em Senador Pompeu, o poeta Temístocles Machado, que pertenceu à Padaria Espiritual e ao Centro Literário. Nascera em Limoeiro do Norte em 25 de agosto de 1874.
  • 1928 - Chega a Fortaleza a Caravana Democrática liderada por Assis Brasil para o lançamento da candidatura de Maurício Paiva de Lacerda, composta por Assis Brasil, Maurício Paiva de Lacerda, Nereu Ramos, David Doff Lessa, Dante Delmonte, Roberto Macedo e Ildefonso Simões Lopes Filho.
  • 1931 - Inaugurado, no palacete da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar, o Cine-Teatro Fênix. O Grêmio Dramático Familiar estreou com sua belíssima burleta em 2 atos e 22 números de música, original do teatrólogo cearense Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), Alvorada. Serão apresentadas todas as peças de Carlos Câmara, aos sábados.
  • 1931 - São aprovados os estatutos da Legião Cearense do Trabalho, na sede da sociedade Artística Beneficente.
  • 1937 - Eleita Rainha da Imprensa, sua majestade Maria Margarida Holanda, no Ideal Clube, sendo coroada pelo jornalista João Perboyre e Silva, presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, no dia 7. Maria Margarida Holanda era nascida em 25 de abril de 1915, tendo na época 22 anos de idade.
  • 1945 - Sai o primeiro número do jornal O Democrata, dirigido por Olavo Oliveira, tendo como diretor técnico Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim); redator-chefe Stênio Gomes da Silva. A redação e as oficinas ficavam na Rua Senador Pompeu, 814, na casa onde nasceu Rachel de Queirós. Em 28 de fevereiro de 1946 foi vendido ao Partido Comunista, transformando-se no órgão oficial do PCB em Fortaleza.
  • 1946 - João Luciano da Mota Carneiro vence o Torneio Vitamínico de Xadrez, no Clube dos Diários. Depois foi jornalista e hoje é nome de Avenida em Fortaleza.
  • 1952 - Reassume a presidência do Fortaleza Esporte Clube, Arcelino Costa Leitão, que se encontrava no Rio Grande do Norte, de onde é natural. A reinvestidura dá-se na sede da Federação Cearense de Desportos.
  • 1953 - Morre em Fortaleza o advogado Edgar Miranda de Paula Pessoa, antigo magistrado.
  • 1955 - A notícia da morte da cantora e atriz Maria do Carmo Miranda da Cunha (Carmen Miranda) sacode os meios artísticos de Fortaleza. Ela faleceu em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. Nascera em Canavezes, Portugal em 9 de fevereiro de 1909.
  • 1956 - Termina o IV Torneio da Amizade, certame enxadrista que reuniu os maiores valores no Náutico Atlético Cearense-NAC, sagrando-se campeão Luís Gentil, que realiza 10 pontos.
  • 1961 - Inaugurada a sede da Associação Cearense de Rádio-ACR, na Rua Barão do Rio Branco, 1110-Sala 2, com benzimento pelo padre Jairo, sendo a fita cortada por Francisco Ferreira do Vale, representante do prefeito Cordeiro Neto.
  • 1963 - Assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, o engenheiro Manuel Martins Ataíde, em substituição a Genival Barbosa Guimarães.
  • 1966 - Inaugura-se, o trecho da Avenida Tristão Gonçalves, entre a Rua Domingos Olímpio e a Avenida 13 de Maio, que a partir do encontro com a Avenida do Imperador era uma Rua estreita. Chama-se Avenida Carapinima, que após a remodelação, passa a ter duas mãos independentes, após o encontro com a Avenida do Imperador.
  • 1973 - Fortaleza tem novo arcebispo, toma posse dom Aloísio Lorscheider, que ficaria até 1996. Na ocasião dom Miguel Câmara ressalta as virtudes do bispo e monsenhor André Viana Camurça lê a bula papal indicando dom Aloísio para o arcebispado. Em seu sermão, dom Aloísio ressalta a necessidade da união de todos, enfatizando o amor fraternal. Foi o 6º Bispo e 4º arcebispo de Fortaleza. Inaugurou a atual Catedral de Fortaleza cuja construção iniciou-se em 1939 tendo sua bênção em 1978.
  • 1975 - Morre, aos 61 anos de idade, nos Estados Unidos, o médico Abner Carneiro Leão de Vasconcelos, cearense de Baturité. Hoje é nome de Rua na Água Fria, Sapiranga e Alagadiço Novo.
  • 1975 - Anastácio Martins Camelo, diretor da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, deixa o cargo.
  • 1976 - Inaugura-se, às 10 horas, em Messejana, na Praça da Matriz, a Linha de Çonibus Perimetral, que será explorada por nove empresas.
  • 1990 - Realiza-se XXII Regata Dragão do Mar, na qual classifica-se em 1º lugar o pescador Tomás Barros de Aquino, com a jangada “Lenira”. O 2º lugar coube ao pescador Eliseu Lima.
  • 1992 - Missa e traslado das cinzas do sopranista natural cearense Paulo Abel do Nascimento, em cerimônia no Cemitério Parque da Paz.
  • 2005 - Posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, do bacharel em administração José Augusto Bezerra, como membro efetivo, eleito em 20 de junho de 2005, sendo saudado pelo consócio Caio Lóssio Botelho.
  • 2006 - Posse da nova diretoria da Associação Cearense de Jornalistas do Interior-Aceji: Presidente - Horácio Matoso; vice-presidente - Expedito Araújo.
  • 2019 - Morre no Hospital São Camilo, em Fortaleza, o escritor e pesquisador do Esporte Mundial, Brasileiro e Cearense, Aírton Silveira Fontenele, aos 92 anos de idade. Uma das maiores referências em Pesquisa sobre a Seleção Brasileira, Airton Fontenele sofreu complicações em uma Cirurgia e não resistiu, deixando três filhos e netos. Nasceu, em Viçosa do Ceará, era bancário aposentado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e ficou marcado por ser uma das principais fontes da Imprensa Esportiva a respeito de Dados e Curiosidades da História do Futebol Cearense e da Seleção Brasileira. Escreveu 8 livros sobre a Seleção Brasileira, a partir de registros sobre Jogos e Campanhas Históricas, que fazia desde 1938. Na sua residência, idealizou e montou um Museu da Memória do Futebol Cearense, Brasileira e Mundial, sendo tocado hoje pela filha dele, a jornalista Beth Fontenelle (foto). Seu corpo é velado na Funerária Ethernus-Aldeota, e sepultado em seis de agosto de 2019, no Cemitério Parque da Paz.
  • Beth Fontenelle 5 de agosto de 2022 ! Eternas Saudades! 3 anos sem meu Anjo Pai @airtonfonteneleoficial ! Pai onde estiver, saiba do meu amor eterno. Acalenta a minha saudade é saber que o senhor está bem, ao lado de Deus. Você sempre foi o melhor Pai do Mundo em todos os aspectos: Anjo do bem, amoroso, extraordinário, visionário, genial e leal. Você é minha inspiração! Tanta admiração, tanto orgulho, tanto bem querer, tanto cuidado, tanto amor..  Hoje acredito em “Anjos da Guarda”, porque convivi com o melhor deles. Sigo, portanto por honrar a sua memória e legado. Brilha Pai, brilha muito aí no céu. Recebe o meu abraço apertado cheio de SAUDADES! Um privilégio ser sua filha e ter vivido tantos momentos felizes e especiais ao seu lado. Obrigada por tudo!  Que o nosso amor seja a mais linda lembrança. Te Amarei Infinito! Airton Fontenele, Amor Eterno! Sua filha e eterna fã @bethfonttenelle

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores