Pular para o conteúdo principal

Há 4 anos morria Ari Cunha

 Eis o Arquivo Nirez para 31 de julho na História do Ceará:

  • 1813 - Reurbanizada a ruela que nascia no lado esquerdo da Igreja de São José, por Bernardo José Teixeira, que passa a chamar-se Rua do Sampaio, homenagem ao então governador. É hoje a Rua Governador Sampaio.
  • 1903 - Por ocasião da sessão comemorativa do tricentenário da vinda dos primeiros portugueses ao Ceará, foi cantado pela primeira vez, por um coro de alunas da Escola Normal, sob regência do Maestro Zacarias Tomás da Costa Gondim (Zacarias Gondim), com execução pela Banda de Música do Corpo de Segurança Pública do Estado, sob a batuta do clarinetista Raimundo Nonato de Sousa, o "Hino do Ceará", composto pelos cearenses Alberto Nepomuceno com letra de Tomás Pompeu Lopes Ferreira.
  • 1910 - Data em que foi colocada a primeira pedra do Prédio Vicentino da Sociedade de São Vicente de Paulo, na Praça Coração de Jesus. O edifício ficou pronto, em 21 de julho de 1912, e trazia em seu salão principal uma alegoria, feita pelo pintor Raimundo Ramos, ou R. Ramos, o Ramos Cotoco, infelizmente desaparecida.
  • 1912 - Embarca com destino a São João Del Rei, Minas Gerais, o 51º Batalhão de Caçadores.
  • 1922 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Adolfo Quixadá, criador da Companhia Quixadá, que funcionava em prédio na Rua Major Facundo nº 424. Era sobralense nascido em 12 de maio de 1871, filho de Antônio Francisco de Paula, conhecido por Major Quixadá.
  • 1923 - Abre-se, em Fortaleza, a Casa Avenida, na Rua Major Facundo, 170 (antigo), de Francisco Fiúza de Almeida.
  • 1928 - Inaugurada, em Fortaleza, a Farmácia Modelo, na Rua Floriano Peixoto, 146, de propriedade de Vieira Sá & Cia.
  • 1929 - Inspirado na defesa dos interesses econômico-políticos dos trabalhadores, que sofrem o jugo esmagador da burguesia brasileira e do imperialismo anglo-americano, é fundado, em Fortaleza, o Bloco Operário e Camponês, tendo como presidente José Joaquim de Lima Pernambuco.
  • 1931 - Ratificada, para todos os efeitos, a rescisão compulsória do contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Empresa do Matadouro Modelo.
  • 1932 - Circula em Fortaleza o primeiro número do boletim "Viação Cearense", sobre transportes.
  • 1937 - Eleita, Rainha dos Estudantes do Ceará, a senhorita Geraldina Menezes, tendo como princesas Nanci Albuquerque e Jacira Pereira Bruno.
  • 1938 - Bênção da nova Capela do Seminário dos Capuchinhos, em Messejana, em cerimônia oficiada pelo arcebispo Dom. Manuel da Silva Gomes.
  • 1947 - Morre, no Rio de Janeiro, o cearense Belisário Fernandes da Silva Távora (Belisário Távora), ex-Chefe de Polícia na Capital Federal na gestão do presidente marechal Hermes da Fonseca. Era cearense de Jaguaribe nascido a 25 de maio de 1868 e hoje é nome de Rua no São João do Tauape.
  • 1955 - Surge em Fortaleza o jornal "ABC", sob direção de Guilherme Teles Gouveia (Guilherme Gouveia) e Hildebrando Torres Espínola (Hildebrando Espínola).
  • 1957 - Vítima de atropelamento falece, em São Luís do Maranhão, o ex-delegado de Capturas em Fortaleza, Gotardo Leal, que exercia naquela capital o cargo de Procurador do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários-IAPC. Era cearense.
  • 1962 - Fortaleza é banhada pela escuridão, em pleno dia, quando o sol é parcialmente coberto pela lua, às 7h30, eclipse solar de curta duração, pois às 8 horas já começava a clarear.
  • 1967 - Fundado, na residência do engenheiro Agrônomo Francisco Coelho Filho, na Rua Conselheiro Tristão nº 31, Centro, o Observatório Aldebaran. Em 1970 foi transferido para o Sítio Xapuri, de sua propriedade, no município de Euzébio.
  • 1967 - Acontece, na Casa de Juvenal Galeno, a primeira Noite das Violas, que se tornou tradicional passando a ser semanal.
  • 1970 - Morre, aos 82 anos de idade, o bacharel em Direito e poeta Francisco Irineu de Araújo Filho (Irineu Filho), ex-delegado fiscal e ex-inspetor da Alfândega no Ceará. Como poeta satírico usou o pseudônimo de Gilberto Flores. Era cearense de Fortaleza, onde nascera a 28 de novembro de 1887.
  • 1974 - Toma posse, na Cadeira 38, da Academia Cearense de Letras-ACL, que tem como Patrono Tibúrcio Rodrigues, o escritor Francisco de Sousa Nascimento, sendo saudado por Pedro Paulo Montenegro.
  • 1976 - Inaugura-se, às 20 horas, o Super Super Lojão do Depósito São Paulo, na Rua General Sampaio, 1226/246 - Loja 4, capitaneado por José Sá e Silva “Carlito”.
  • 1980 - Morre, aos 69 anos de idade, o médico leprologista Manuel Odorico de Moraes.
  • 1984 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, Estevam Emigdio de Castro, comerciante que juntamente com seu irmão gêmeo liderou vários estabelecimentos comerciais, sendo o mais famoso o Café Emygdio. Nascera a 28 de julho de 1902 na Rua Major Facundo, 484, na Praça do Ferreira.
  • 1985 - Assume a Superintendência Regional da Legião Brasileira de Assistência-LBA, Maria Marta de Oliveira.
  • 1985 - Funda-se a Associação dos Servidores da Educação e Cultura do Município, com sede na Rua Solon Pinheiro, 1059-José Bonifácio.
  • 1986 - Morre em Fortaleza o crítico de cinema Darcy Costa, fundador do Clube de Cinema de Fortaleza, ex-diretor o jornal Gazeta de Notícias. Era cearense de Fortaleza, nascido em 21 de janeiro de 1923.
  • 1995 - Morre o músico Emídio Santana, que fez parte da antiga Orquestra do Ceará Rádio Clube. Com seu saxofone, “eliminava” os calouros, ao aviso de Cabral de Araújo: “entra, Santana!”, com uma gargalhada no instrumento. Nascera a 12 de janeiro de 1910, Bonito de Santa Fé-PB.
  • 2002 - Um ano antes do aniversário, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a assinatura de convênio entre o Instituto Attus de Cultura e Gestão Social, em parceria com o Unicef e o Pacto de Cooperação do Ceará, para, em contagem regressiva, reunir entidades públicas e privadas a fim de reunir comemorar os 400 anos da colonização no Ceará, atuando nas áreas de cidadania, cultura, turismo e educação. A coordenação está a cargo de Kelly Whitehurst. A idealizadora do projeto foi Raquel Barros. O movimento deverá promover ações que beneficiem desde os estudantes de uma escola pública até empresários do Estado, com a distribuição de cartilha sobre os 400 anos de Ceará, desde a chegada do colonizador português Pero Coelho até a atualidade, e a utilização da marca do projeto em produtos cearenses.
  • 2008 - Iniciadas as obras para construção do edifício do Ministério Público do Trabalho-MPT, localizado na Praia de Iracema, próximo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a demolição de galpão de 4,5 mil metros quadrados que já armazenou algodão e cera de carnaúba destinados à exportação e alimentos da merenda escolar. O novo prédio terá 12 andares. O antigo prédio tem cerca de 50 anos e já se chamou Casa Machado, quando armazenava algodão, depois Companhia Brasileira de Armazenamento - Cibrazen e, com a fusão desta com a Companhia Brasileira de Alimentos-Cobal e com a Companhia de Financiamento da Produção-CFP, surgiu a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, que também armazenou alimentos da merenda escolar.
  • 2018 - Morre, pela madrugada, em Brasília-DF, vítima de falência múltipla dos órgãos, o jornalista José de Arimathéa Gomes Cunha (Ari Cunha), aos 91 anos de idade. Colunista e vice-presidente institucional do Correio Braziliense que fundou. Seu velório ocorre no dia seguinte bem como seu sepultamento, no Cemitério Campo da Esperança, na Capital Federal. Começou a trabalhar aos 16 anos de idade como revisor de Gazeta de Notícias, em Fortaleza e depois no jornal O Estado. Foi para o Rio de Janeiro em 1948, São Paulo e por fim em Brasília. Nascera em Mondubim-Ceará, em  22 de julho de 1927.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B