Pular para o conteúdo principal

IBGE lança Livro 'Estatísticas da Independência do Brasil'


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança o Livro As estatísticas nas comemorações da Independência do Brasil, em Cerimônia na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. 

Trata-se de obra inédita do pesquisador e professor aposentado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Nelson de Castro Senra, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. A publicação trata da relação entre o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Estatísticas e a Formação do País como um Estado Nacional Moderno.

O lançamento oficial aconteceu com transmissão pelo Canal do Youtube do IBGE e da Fundação Biblioteca Nacional. O Evento, nesta terça-feira (30 de agosto de 2022) contou com as presenças:
  • Presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.
  • Presidente da Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Júnior.
- A ideia norteadora desde o início foi a de inserir o IBGE na comemoração do Bicentenário da Independência. Pensando como fazê-lo, logo ficou-me claro que também poderíamos marcar a presença das Estatísticas nas grandes datas. E assim o livro ganhou estrutura”, explica Nelson de Castro Senra sobre como surgiu a ideia da Obra.

- Mostrar a relevância das estatísticas e das geociências para a Gestão Pública, como também auxiliar aos empresários a gerirem seus negócios. Mostrar ainda que a Instituição Estatística vive em estreita sintonia com os desejos da sociedade, enquanto órgão de Estado que é,” comenta o autor a respeito da importância do assunto.

Em 258 páginas, a obra organizada por Senra conta com a colaboração de historiadores, economistas, sociólogos e cientistas sociais que juntaram seus conhecimentos para retratar as trajetórias das atividades estatísticas e cartográficas ao longo da história nacional desde 1822 até o presente. Dentre os colaboradores, a apresentação ficou por conta de Eduardo Rios Neto e o prefácio foi escrito pelo sociólogo e cientista político, Simon Schwartzman.

- O livro é o ponto de partida para uma série de atividades empreendidas pelo IBGE no âmbito da comemoração do Bicentenário da Independência”, explica Rios Neto. “Oportunamente lançaremos um almanaque dos censos brasileiros e um espaço no site do IBGE dedicado aos duzentos anos da Independência, voltado para o público leigo e de caráter permanente”, complementa o presidente do Instituto

A publicação é dividida em quatro seções que cobrem meio século cada. Essas seções são separadas em duas partes, uma que fala do Brasil como um todo, e outra que conta a história das estatísticas públicas que é, desde a década de 1930, a história do IBGE. O autor passeia pelo cinquentenário, pelo centenário e pelo sesquicentenário para mostrar como cada uma dessas grandes comemorações marcaram a História Nacional e traça uma comparação com o período atual correspondente ao bicentenário, mostrando como as instituições estatísticas atuaram nessas ocasiões.

O exemplar traz marcos históricos importantes em relação ao Censo e ao IBGE, como o primeiro Censo Nacional em 1872, a operação censitária de 1970, já nos tempos de IBGE, considerada renovada em método e em técnica, até o Censo 2022 apresentando os desafios dos tempos atuais.

A obra ainda traz anexos como os dados das populações coletados em todos os censos, artigos da imprensa em relação à operação bem como os questionários básico e de amostra do Censo 2022, além de leis que definem o IBGE como coordenador do Sistema Estatístico Nacional.

O livro impresso será vendido e pode ser adquirido através da loja virtual do IBGE. A obra também será disponibilizada em formato de e-book e poderá ser baixada gratuitamente na Biblioteca IBGE.

Mais sobre o autor - Nelson de Castro Senra, de 74 anos, doutor em Ciência da Informação (UFRJ) e Mestre em Economia (EPGE, FGV-RJ), ingressou no IBGE em 1974 onde permaneceu como professor da ENCE e pesquisador até se aposentar. Ao longo da carreira, desenvolveu atividades gerenciais nas áreas de índice de preços, emprego e rendimento e índice de custo da construção civil. Ocupou, ainda, a Superintendência do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) quando contribuiu para o seu processo de implantação e funcionamento. Dentre suas publicações, destaca-se a constante preocupação com os temas metodologia da pesquisa e informação estatística.

Com informações e foto da Agência IBGE de Notícias.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".