Pular para o conteúdo principal

Em Caucaia

A prática de plantar o próprio alimento em casa era bastante comum para as antigas gerações.

Para resgatar esse costume e transformar isso em um hábito para os idosos, a turma do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) promoverá, nesta quarta-feira (5), de 9 às 11 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Metrópole, a oficina Planejamento de Horta. As inscrições podem ser feitas no próprio CRAS ou basta comparecer no dia, no local e no horário informados. Serão disponibilizadas 45 vagas.

A Oficina tem como objetivo ensinar o planejamento, execução e plantio de uma horta em casa. Os participantes terão como ensinamentos básicos a construção dos canteiros, produção de mudas em sementeiras e sugestão para o cultivo em pequenos canteiros.

De acordo com Leilane Chaves, coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, o órgão aposta na educação ambiental para integrar mais a comunidade. 

- Estamos estruturando uma horta fixa no CRAS Metrópole e, aproveitando a ocasião, criamos essa oficina para os idosos da comunidade local. Essa oficina ensina a como utilizar materiais recicláveis com garrafas pet, potes de sorvete na hora de construir uma horta em pequenos espaços”. A coordenadora ainda destaca que, apesar da oficina ser direcionada para idosos, está aberta para a participação de todos de forma geral.

Durante o mês de outubro, o IMAC tem agendado diversas atividades sobre educação ambiental. Confira o calendário:

  • Quinta (6) - TRILHA EDUCATIVA-9 às 12 horas - Visita de Campo ao Parque Botânico-Inscrição CRAS Capuan.
  • Sexta (7) - ATIVIDADE LÚDICA-9 às 11 horas - Atividade sensorial com as plantas medicinais e confecção das placas para os canteiros-NUCA.
  • Sábado (8)- ATIVIDADE EM ESPAÇO PÚBLICO-8 às 12 horas - Tô na Praça: Doação de mudas, oficinas lúdicas e orientação sobre o plantio. Praça do Genipabu.

Saiba mais - As iniciativas de oficinas de horta já são atividades permanentes do IMAC. Além disso, o instituto também promove atividades de educação ambiental em escolas municipais e praças. O projeto Tô na Praça foi a mais recente ação do IMAC. A iniciativa é realizada a cada 15 dias em praças do município de Caucaia. Os participantes do evento têm acesso a uma série de serviços como doação de mudas nativas, orientação sobre plantio em pequenos espaços, atividades lúdicas com temas ambientais voltada para as crianças, entre outras atividades.

JOVENS - Arte e cultura andam juntas. As manifestações de críticas e poesia podem ser feitas por meio de diversos recursos artísticos e visuais. Pensando nisso, o encerramento do curso de ArtesVisuais do Programa Abarca, que tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia (SETCULT) promoveu uma intervenção artística em uma das paredes da Praça PEC, em Caucaia. 

A formação em artes visuais é mais um recurso para aproximar os jovens de 15 a 29 anos da arte e cultura. A SETCULT apoia o projeto estadual e deu toda a estrutura para o processo de seleção desses jovens, que precisam atender alguns requisitos como Estado de Vulnerabilidade Social. Além disso, o órgão cedeu as instalações para as aulas e a estrutura física para a pintura do painel. Dessa forma, os jovens puderam ter acesso ao Programa Abarca e aprenderam as técnicas de desenho e graffiti de forma gratuita através do curso de 150 horas/aula. 

Para encerrar a formação, os jovens se reuniram para uma intervenção artística na praça PEC, local público, para mostrar o poder transformador da arte na comunidade. De acordo com o professor Ramon Sales, a pintura do painel utilizou a representação de prédios e de um grande muro. O local em questão serviu de superfície para intervenções coletivas e individuais dos alunos que mostraram parte do aprendizado ao longo do módulo III de “desenho básico aplicado à prática do graffiti”.

O artista e professor de Artes Visuais, Ramon Sales, destacou que a pintura no painel foi um momento muito especial e importante para o encerramento do módulo de encerramento do desenho básico aplicado ao Grafite. 

- A tinta é um grande pretexto para as pessoas contarem sua história por aí. Isso tem tudo a ver com o Projeto Abarca. Esse aprendizado com eles é muito rico e eu tenho muita gratidão de estar aqui", garantiu o professor.

Ainda sobre o Painel, Ramon destacou que “as intervenções no painel transitaram entre figurativas e escritas perpassando as várias referências vistas em sala de aula e finalmente colocadas em prática num muro externo de livre trânsito, possibilitando às pessoas e aos participantes a experiência de conexão com parte de uma paisagem que sempre visitam e poderão agora ocupar com cores registrando suas histórias com a cidade na cidade”.

A Arte é uma forma de resistir. Com esse lema, o indígena Giovane de Moraes, morador do Garrote, colocou sua impressão no Painel. 

- Para mim, participar desse projeto é muito importante porque eu sou indígena e eu preciso sair e ver outras realidades para poder passar minha mensagem. Esses cursos estão sendo sensacionais”, afirma Giovani. 

Já para a aluna Débora Lima, a arte é um divisor de águas. 

- Participar deste projeto traz muita vantagem. Com o público, aumentamos nosso repertório e podemos dominar novas técnicas”, destaca Débora Lima.

Programa Abarca - O Programa Abarca - Formação em Artes para a Juventude promove a expansão das ações do Porto Iracema, escola de artes do Governo do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O programa consiste na realização de 10 percursos de formação básica nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, em territórios do Pacto Ceará Pacífico e nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca, Iguatu e Quixadá.

O Programa percorre dez municípios do Ceará expandindo as ações de formação em artes para o interior do estado. O Projeto prevê cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, envolvendo jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social.

O percurso promove um encontro com diversas expressões da Arte Urbana no Território da Caucaia, especificamente na região da Praia do Cumbuco, no Centro de Apoio ao Turismo do Cumbuco. O percurso de formação contempla desde aspectos mais gerais, como o desenho e criação de personagens, às noções mais específicas, como o desenvolvimento de um projeto de mural e sua produção.

CRIANÇAS - Alguns exames realizados nas primeiras horas de vida do recém-nascido são fundamentais para prevenir e diagnosticar doenças. Na Maternidade Santa Terezinha, em Caucaia, os bebês são submetidos, até 48 horas após o nascimento, a uma triagem neonatal para identificar problemas congênitos de audição, visão e coração. O diagnóstico pode ser feito a partir dos Testes do Olhinho, Pezinho, Coraçãozinho, Orelhinha e Linguinha.  

Os testes, feitos por uma equipe composta por enfermeiros e médicos neonatologistas, pediatras e oftalmologistas, são importantes para a detecção precoce de doenças que costumam não apresentar sintomas imediatos. Os profissionais verificam se o bebê possui alteração cardíaca, comprometimento de visão e audição ou limitação nos movimentos da língua, o que pode comprometer a amamentação e, futuramente, a fala.   

- Os exames são capazes de diagnosticar doenças que, quanto mais cedo identificadas, apresentam melhores chances de tratamento, podendo prevenir sequelas graves e até mesmo óbitos'', explica Geórgia Mota, enfermeira neonatologista da Maternidade Santa Terezinha. A unidade realiza, em média, 200 partos por mês e todos os bebês passam pela triagem Neonatal.  

O Teste do Coraçãozinho, por exemplo, é feito nas primeiras 24 horas de vida do recém-nascido. Um sensor colocado na mão direita e em um dos pés do bebê é capaz de medir a frequência cardíaca e a concentração de oxigênio no sangue. 

- Quando o exame dá alterado, a gente solicita um mais detalhado, como um ecocardiograma, para um diagnóstico mais preciso. Se ficar evidenciado que há uma doença cardiológica, a criança será encaminhada para o especialista”, detalha Laura de Castro, pediatra neonatologista.   

Cuidados especiais - Os recém-nascidos que apresentam alterações cardíacas ou respiratórias recebem, ainda, cuidados especiais ao longo do período de internação. Os leitos das incubadoras mantêm a temperatura aquecida e permitem o monitoramento da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio. A unidade de saúde reforçou o atendimento, adquiriu novos equipamentos e reestruturou o espaço físico dos leitos. Atualmente a maternidade conta com cinco incubadoras e quatro berços aquecidos. “Isso significa que, se for necessário atender casos mais graves, o bebê será assistido enquanto aguarda a transferência para uma unidade de porte terciário”, completa a médica.

Para prevenir a doença hemorrágica em recém-nascidos, a Maternidade também oferece suplementação de vitamina K no momento do nascimento. “É muito frequente que o bebê nasça com deficiência dessa vitamina, o que pode levar a um quadro de hemorragia gástrica. Por isso, é fundamental fazer aplicação intramuscular de vitamina em todos os bebês”, acrescenta a médica.

Assistência 24 horas - A Maternidade Santa Terezinha é uma unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS. A instituição funciona 24 horas e atende pacientes do município de Caucaia e nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres por mês são assistidas pela unidade que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem.  A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, dentista, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Em 25 de junho de 2021, a Prefeitura de Caucaia inaugurou a sala de parto humanizado, com uma equipe de profissionais com médico e enfermeira obstétricos, técnicos de enfermagem e também médico neonatologista, além do quadro assistencial com psicólogas que atuam no suporte emocional e assistente social, que dá apoio na garantia do direito da gestante.

A maternidade, além de parto humanizado, oferece também serviços tais como, a arte na barriga das gestantes, entrega do certificado e do primeiro registro dos recém-nascidos e print da placenta.

Com informações de Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Caucaia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.