Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da Pólio da Organização Panamericana de Saúde. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de Vacinação em massa contra a Pólio .
Essa conquista dos anos 1990 é relevante neste momento em que em apenas dois países – Paquistão e Afeganistão – ainda circula o Poliovírus.
Até que a Poliomielite seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante.
Mas o que é Poliomielite ?
A Poliomielite ou 'paralisia infantil' é uma doença que afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade , causada pelo Poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 32. Esse vírus pode causar paralisia para toda a vida e pode ser fatal.
Quais são as sequelas da Poliomielite?
O indivíduo apresenta sintomas como febre, dor de cabeça e vômito. No entanto, evolui para fortes dores musculares e flacidez nos membros, muitas vezes em um dos lados do corpo e com maior incidência nos membros inferiores.
Qual a melhor prevenção ?
A única forma de proteção contra a Poliomielite é a vacinação, que deve ser aplicada nas crianças a partir do segundo, quarto e sexto mês de vida . Após completar um ano da última dose é necessário um reforço da vacina por via oral.
SOCIEDADE CEARENSE DE PEDIATRIA E A IMPRENSA-O engajamento e o compromisso social do médico pediatra com a erradicação de doenças que acometem o público infantil é uma das nossas missões . Um dos meios para atingir este objetivo são as campanhas de vacinação .
Por isso, destacamos neste trabalho o relevante papel da imprensa ao apoiar nossas campanhas em seus veículos de comunicação . O radialista, jornalista, influencer, blogueiro ao anunciar a realização das campanhas durante um programa de rádio, tv e internet , convocando os pais que levem seus filhos para vacinar é um forte aliado, sempre com resultados eficazes, na nossa busca por crianças vacinadas e saudáveis .
Vivemos a era da tecnologia, outro aliado na divulgação de nossas campanhas, mas às vezes atrapalha devido a expansão das Fake News. Por isso,é necessário termos a imprensa como parceira desta causa: manter nossas crianças com saúde e vacinadas .Assim seremos um país sem as doenças do passado já erradicadas.
- Para que mais e mais crianças tenham VIDA…. E que alcancem o DESENVOLVIMENTO no melhor do SEU potencial”
SERVIÇO
- QUANDO? 24 de outubro - segunda-feira
- HORÁRIO - 14h30
- LOCAL - Rua Maria Tomásia 701 ( com Leonardo Mota -vizinho agência dos correios) Aldeota
- Após a coletiva a Sociedade Cearense de Pediatria prestará homenagem a cinco profissionais de imprensa que participaram da erradicação da Pólio no Ceará.
- Participará também do encontro-coletiva uma pessoa vítima de Poliomielite.
- Assessoria de Imprensa - Jornalista Ian Gomes.
Comentários
Postar um comentário