Pular para o conteúdo principal

Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia




Até 11 de novembro, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) realiza a 52ª edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia. O evento, presencial e gratuito, ocorrerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e abordará os mais diversos aspectos da atuação de advocacia em início de carreira. A Aula Magna será ministrada pelas advogadas Daniela Borges e Cristiane Damasceno, Presidente da OAB-BA e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, respectivamente.

Esta será a segunda edição presencial promovida em 2022. E, seguindo o formato realizado em julho, o evento contará com cinco dias de formação com um total de 15h/a gratuitas e com certificado da ESA-CE.

O Curso possibilita descontos na anuidade 2023 da OAB-CE para os 500 primeiros inscritos que participarem efetivamente da programação, cumprindo com pelo menos 75% de presença, e estiverem de acordo com o que determinam os normativos da OAB-CE.

- Promovido anualmente pela ESA-CE, o Preparatório já é referência na educação jurídica cearense e atrai a atenção de advogadas e advogados em início de carreira que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos para se tornarem profissionais de referência em diferentes áreas de atuação da advocacia”, afirma Eduardo Pragmácio Filho, presidente da ESA-CE.

O curso é realizado em parceria com a Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE. Inscrições gratuitas em: http://cursos.esace.org.br .

Confira a programação completa:

Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia | 52ª edição

Segunda (7)

19h – Participação das Mulheres no Sistema OAB
Palestrante: Daniela Borges
Presidente da OAB-BA. Advogada tributarista. Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (2019 e 2021). Integrante do escritório Didier, Sodré & Rosa. Professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito.
19h30 – A atuação da mulher advogada e os desafios no exercício da advocacia
Palestrante: Cristiane Damasceno
Advogada, professora da graduação e pós-graduação do UNICEUB e IDP. Conselheira federal da OAB-DF (2022/2024) e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nacional. Vice-presidente da OAB-DF (2019/2021).
20h20 – Advocacia nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais
Palestrante: Marcelo Dias Ponte
Advogado e professor. Especialista em Direito Processual Civil. Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Pós doutorando Universidade da Antuérpia.

Terça (8)
19h – A evolução do Processo Judicial Eletrônico no Ceará e novas tecnologias
Palestrante: Renato Torres
Advogado, professor, mestrando em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC. Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais.
20h20 – Preparação para audiências trabalhistas do ônus da prova à inquirição das testemunhas
Palestrante: Brena Bonfim
Advogada. Doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade de Fortaleza e Coordenadora da Pós UNIFOR. Membro da Seção de Jovens Juristas da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social.

Quarta (9)
19h – A Oratória como ferramenta para uma comunicação eficaz.
Palestrante: Cícero Eduardo Silva Ferreira
Advogado, palestrante e professor de Oratória com anos de experiência no ensino da arte de falar em público em grandes eventos e em instituições como ESA – Escola Superior de Advocacia e UNIFOR – Universidade de Fortaleza (Extensão – Educação Continuada).
19h30 – Marketing Jurídico: muito mais do que mídias sociais
Palestrante: Mara França
Graduada em Administração de Empresas e em Marketing; MBA em Gestão Empresarial e Especialista em Gerenciamento de Projetos. Head do Marketing e Comunicação de R. Amaral Advogados; Ex-integrante da Comissão de Estudos sobre modelos de gestão do CRC-CE e do Fórum do Jovem Empresário da ADECE; Pioneira no Marketing Jurídico do Ceará, ranqueada entre os 15 Profissionais de Marketing mais engajados e influentes no LinkedIn. Palestrante e professora do módulo de Marketing Jurídico do Programa de Desenvolvimento de Líderes, e da disciplina de Gestão de Escritórios da Escola de Direito da Pós Unifor.
20h20 – O novo cenário e o futuro da advocacia de correspondência
Palestrante: David Sombra Peixoto
Advogado Eleitoral. Secretário Geral da OAB-CE. Membro Jurista Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Bacharel em Direito (Unifor). Especialista em Direito Processual Civil (ESMEC). Especialista em Direito Empresarial (PUC). Mestre em Direito – Curso de Mestrado na Área de Concentração em Relações Privadas, Sociedade e Desenvolvimento (Uni7).

Quinta (10)
19h – O papel do advogado na construção da consensualidade
Palestrante: Adhara Camilo
Advogada. Conselheira seccional da OAB-CE. Secretária Adjunta da ESA-CE. Presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE. Vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Nacional. Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos (Unifor). Participante do programa de treinamento avançando em mediação em Nova York, pela Columbia Law School (Universidade de Columbia). Cursando Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (NUPEMEC/TJCE).
20h20 – Justiça 4.0: do BacenJud ao Sniper
Palestrante: Sidney Soares Filho
Pós-Doutorado na Universidade de Czestoschowa. Ministrou aulas na Rússia, Índia, Polônia, Hungria e República Checa. Doutor e Mestre em Direito, especialista em Direito Público e em Direito Processual. Bacharel em Direito e em Administração Pública. Doutorando em Educação (UFC). Professor da Adjunto VI da Universidade Fortaleza (UNIFOR).

Sexta (11)
19h – Advocacia criminal ou concurso público? Desafios e perspectivas
Palestrante: Felinto Martins
Doutorando e mestre em Direito Constitucional pela Unifor. Especialista em Direito Penal pela PUC/SP. Professor da Pós-Unifor. Advogado Criminalista no Cândido Albuquerque Advogados.
20h20 – Prerrogativas para o Exercício da Advocacia
Palestrante: Márcio Vitor Albuquerque
Diretor Adjunto de Prerrogativas da OAB-CE. Membro do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará. Advogado criminalista. Professor de Direito Penal (Unifor).

Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia | 52ª edição
7 a 11 de novembro
19h às 22h
Evento presencial
Auditório da OAB-CE
Realização: ESA-CE e Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D