Pular para o conteúdo principal

Festival Elos'22

Celebrar as ações que transformam o mundo, essa é a motivação central para a realização do Elos, um festival multicultural que promove a difusão, novas oportunidades, acesso à cultura e às tecnologias sociais. Embalado pelas ondas do mar do aterro da Praia de Iracema, local onde se consolidou, a quarta edição do Elos retorna em 2022 com uma programação plural, inclusiva e gratuita. O evento já é tradição na cidade de Fortaleza e faz parte do calendário cultural de eventos locais. Este ano, o Elos será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 16 horas.

 No decorrer dos anos, o Elos vem se consolidando como um grande festival local e já trouxe para Fortaleza grandes nomes da música brasileira, como Silva, Vanessa da Mata e as eternas Elza Soares e Gal Costa. O Festival Elos é apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Tem apoio cultural da TIM, Fecomércio / Sesc, Instituto Iracema, Rede Cuca e Prefeitura de Fortaleza.

 

“A diversidade da Praia de Iracema estimula a criatividade que produz inovação. A PI, como é carinhosamente chamada, é um lugar cheio de experiências em economia criativa. E celebrando essa diversidade, iremos receber uma gama de gêneros musicais, promovendo e celebrando o encontro das diferenças. A música une as pessoas e proporciona momentos que marcam nossas vidas. O Elos celebra, acima de tudo, a união entre as pessoas por meio da arte e da cultura”, destaca Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, empresa responsável pela realização do festival.

 

Uma programação diversificada que promete estremecer o aterro

 

Com uma programação ampla e um line-up com artistas renomados da cena local e nacional, o festival tem a expectativa de reunir 100.000 pessoas e promete estremecer o aterro e agitar o público com 13 shows no total e quatro DJs. Na sexta-feira (25), a animação ficará por conta da Potyguara Bardo, que abrirá o evento. Na sequência será o DJ BugzinhaMateus Fazeno Rock e convidados: Má Dame, Big Léo e uma atração surpresa. O encerramento da primeira noite de festa ficará por conta do rapper, cantor, compositor e apresentador brasileiro Emicida, que fará a apresentação do show AmarElo.

 

Já no sábado, a primeira atração da noite será a banda potiguar Luísa e os Alquimistas, que mesclam ritmos latinoamericanos à elementos futuristas da música eletrônica. Dando sequência ao evento vem a DJ Vládia Soares & Coka Vibration, Di Ferreira convida Lorena Nunes, Mallu Viturino e Mulher Barbada e encerrando as atrações no palco Elos o festival terá a grande participação do cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro Chico César, para vibrar o aterro da Praia de Iracema.

 

Com nomes cearenses selecionados por convocatória e ainda apresentações de teatro e dança, o Elos também abre espaço para a Mostra SESC de Música, que exibirá a apresentação de sete shows de artistas locais, com, Moon Kenzo, Leves Passos, Banda Nossa Praia e Vira Mundo.

 

Campanha de arrecadação de alimentos

 

O Festival Elos fará uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis e a meta é alcançar 30 toneladas. A iniciativa será feita em parceria com o Mesa SESC Brasil e vai beneficiar duas importantes ações: Cozinha Solidária do Jangurussu e a Comunidade Beco Céu.

 

Acessibilidade: a importância de ir além

 

Já imaginou que muitas pessoas com deficiência não frequentam shows e eventos por falta de acessibilidade? Como no Elos uma das palavras de ordem é inclusão, o festival preparou uma programação ampla e inclusiva que promete dar espaço para várias tribos e diversos tipos de manifestações. Os shows terão acesso fácil para cadeirantes e tradução para libras. Os posts das redes sociais do evento terão texto alternativo e o site terá libras e leitura de tela, tudo pensado estrategicamente na inclusão e em proporcionar espaços para experiências multissensoriais.

 

Iniciativas de sustentabilidade do evento
 

No ano passado, o Festival Elos teve uma edição menor devido às restrições causadas pela pandemia, mas neste ano o evento promete estremecer a gigantesca estrutura que será montada para a realização dos shows. O festival busca proporcionar uma nova relação com a cidade e atua como catalisador de experiências para celebrar uma relação afetiva entre as pessoas e os espaços públicos.
 

Sempre comprometido com a sustentabilidade, o Elos irá doar para reciclagem todo o material de finalização do evento, como vem sendo feito em todas as edições do festival. 
 

Além disso, os participantes do festival terão acesso a Nave Enel e às atividades com conteúdo socioambiental focado em reciclagem e uso responsável de recursos naturais. A Nave é um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D. Com foco no consumo consciente de recursos naturais, o projeto tem o objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar.
 

A Nave Enel oferece ferramentas atrativas e interativas, além de atividades educativas e conteúdos sobre desenvolvimento sustentável, eficiência energética e dicas de segurança quanto ao uso da energia. Durante a atividade, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes e cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel. O circuito completo leva cerca de 17 minutos e todas as visitas são acompanhadas por monitores.
 

Mais uma parceria positiva do Elos será por meio do Ecoenel. Todo resíduo arrecadado e gerado no festival, será doado para uma instituição carente, gerando desconto na conta de energia.
 

Compromisso com o social
 

O Festival Elos atende diretamente ao chamado de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, são eles: a saúde e o bem-estar, a igualdade de gênero, o trabalho decente e crescimento econômico), a indústria, inovação e infraestrutura e o cidades e comunidades sustentáveis.
 

O público do aterro da Praia de Iracema também terá acesso a conhecer à Feira de Negócios Criativos, com produtos feitos por empreendedores sociais e as artesãs do Giro Social, apoiadas pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, também participarão de uma feira, que contará com diversas peças artesanais, como bordados, crochês, bijuterias e marcenarias que ficarão disponíveis para comercialização.
 

Economia Criativa
 

O Festival Elos também irá expor ações de criatividades locais e apresentações de projetos culturais realizados na capital cearense. Além disso, serão realizados talk-shows sobre carreira musical para jovens artistas. Os diálogos serão promovidos por duas atrações do festival: Luísa e os Alquimistas e Potyguara Bardo.
 

Praia de Iracema
 

A Praia de Iracema é um bairro que a cidade toda visita. Essa diversidade produz criatividade que produz inovação. A PI, como é carinhosamente chamada, é um lugar cheio de experiências em economia criativa. Esse polo emana para outros pontos da cidade ideias e tendências, e claro, também absorve. A Praia de Iracema é a Fortaleza dos Encontros e o início do distrito criativo.
 

Para ficar por dentro de todas as novidades do Festival Elos 2022, acompanhe o site Link e os perfis @festivalelos e Link .

Programação Festival ELOS 2022
 

Espaço

Horário

Dia 25/11 (sexta-feira)

Dia 26/11 (sábado)

Boulevard

16h - 22h

Exposições “Fortaleza Criativa”

Exposições “Fortaleza Criativa”

 

 

17h 16h

Talk Show Palestra com Potyguara Pardo Produtor Emicida

(negociação com Henrique

Talk Show Palestra com Luísa e os Alquimistas Produtor ou Chico Cesar

(negociação com Henrique)

Palco Elos

 

 

 

 

 

18h

Mostra Sesc de Música

Leves passos

Moon Kenzo

Mostra Sesc de Música

Banda Nossa Praia

Viramundo

Potyguara Bardo

Chico César

Mateus Fazeno Rock convida Má Dame, Big Léo & Atração Surpresa Matheus Fazendo Rock

Di Ferreira convida Lorena Nunes, Mallu Viturino e Mulher Barbada

Emicida

Luísa e os Alquimistas

Lounge

intervalos

DJ Bugzinha

DJ Vládia Soares & Coka Vibration

 

 

 

Calçadão

17h

Teatro de Rua

Teatro de Rua

17h30 às 18h

Teatro de Rua

Teatro de Rua

 

Mais informações para a Imprensa:

 

AD2M Comunicação

Karol de Andrade -- karolandrade@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8604.4441

Waldirene Lisboa -- waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 9.96695790

Mauro Costa -- maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8879.8474

 

 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D