Pular para o conteúdo principal

Festival Fartura Fortaleza


O Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil apresenta até 27 de novembro de 2022, a Temporada Fartura, com ações e eventos em todas as regiões do país e em Portugal. 

De sexta (25) a domingo (27 de novembro), o Festival Fartura Gastronomia será em Fortaleza, cidade que recebe o evento pela sexta vez. Nesta edição, o público pode conferir as atrações, que reúnem chefs de todas as regiões do país, na Estação das Artes e a entrada é gratuita. Os festivais gastronômicos da Temporada Fartura também acontecem em Belo Horizonte e Nova Lima, Lisboa – Portugal, Brasília, Florianópolis, Belém e São Paulo.

Durante os três dias de evento, o Festival Fartura Gastronomia Fortaleza conta com estandes de Chefs e Restaurantes, com cozinheiros renomados do estado e também de outras localidades do Brasil. Entre os nomes já confirmados estão alguns nomes como Ivan Prado (Mangue Azul-CE), e Ralfo Ifanger (Seu Conrado-CE).

No Espaço Conhecimento, ambiente em que especialistas dão aulas e compartilham experiências com o público durante o festival, profissionais como João Diamante (RJ), Leticia Kalymaracaya (MS), Solange Borges (BA), Vânia Kreknisk (PR) e Lia Quinderé e Marília Bayma (CE) marcam presença.

Já na Cozinha ao Vivo, o público acompanha o preparo de receitas de perto e vai conferir os segredos de nomes como João Lima e Maria e Vânia (CE), Van Régia (CE), Thyago Guarani (PA), João Diamante (RJ), Roberio Marques e Victor Carneiro (CE), Marina Araújo e cozinheiras locais.

Além disso, a Mercearia Fartura reúne os melhores produtos e produtores da região e de outros estados, apresentando aos participantes as riquezas produzidas no Brasil e valorizando o preparo artesanal.

Para a festa ficar completa e todos celebrarem a Gastronomia brasileira da melhor maneira, há uma programação artística, envolvendo shows musicais e apresentações teatrais em todos os dias de evento.

A Temporada Fartura é apresentada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fartura Gastronomia, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Fartura Fortaleza também é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e Coca-Cola sem açúcar. Tem Parceria Cultural e Educacional do Sesc e Senac Ceará e apoio do Mercadinho São Luiz. Apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores e realização também do Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo de Estudos e Assessoria e do Governo do Estado do Ceará.

Temporada Fartura-Enquanto Belo Horizonte e Nova Lima recebem chefs internacionais e eventos de rua; Lisboa é a cidade da quarta edição do projeto em Portugal, com uma oportunidade única de falar da gastronomia brasileira; em Brasília, Florianópolis e Belém, um chef local recebe um convidado de outro estado para jantares e almoços especiais e há, ainda, um roteiro gastronômico com pratos exclusivos em restaurantes das cidades. Em São Paulo, produtores premiados e chefs renomados de todos os estados brasileiros se reúnem com o público no Jockey Club; e em Fortaleza o Fartura encerra a temporada com gostinho de Nordeste pela sexta vez, no novo espaço da cidade, Estação das Artes. Os eventos têm curadoria de Carolina Daher, jornalista gastronômica de Minas Gerais e Morena Leite, chef do Instituto Capim Santo, de São Paulo.

- Com a realização da Temporada Fartura, vamos mostrar a variedade da nossa culinária e a gastronomia como uma verdadeira potência econômica, que reúne desde simples cozinheiros a grandes chefs em conjunto com produtores rurais, indústrias de alimento e comércio. A gastronomia é um grande patrimônio cultural e econômico brasileiro e é também a nossa causa, a nossa essência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura Gastronomia.

A forma de apresentar esse propósito, essa causa, é conectando a cadeia alimentar desde a sua origem, por meio das Expedições Fartura – viagens gastronômicas que rendem conteúdo, livros e filmes – até os pratos servidos para o público nos festivais em todas as regiões do Brasil e no Exterior.

A Temporada Fartura – que acontece em seis capitais brasileiras, uma cidade do interior e uma capital europeia, em pouco mais de 20 dias – finaliza um grande ano para o projeto Fartura, que consolida-se como a maior plataforma de gastronomia do Brasil.

Em 2022 já foram realizadas Expedições Gastronômicas, além de festivais em Brumadinho (Inhotim), Tiradentes, Serro (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG), somando 12 cidades em todas as regiões brasileiras e Portugal. Ao todo, serão mais de 200 chefs e 100 produtores participantes e a expectativa é que o público chegue a quase 100 mil pessoas.

SERVIÇO
Festival Fartura Gastronomia - Fortaleza
25 a 27 de novembro
Sexta (25): 17 horas à meia-noite.
Sábado (26): 12 horas à meia-noite.
Domingo (27): 10 às 20 horas.
Estação das Artes - Rua Doutor João Moreira, 540 - Centro, Fortaleza - CE
Entrada gratuita
Ingressos: https://eventos.gofree.co/festival-fartura-gastronomia---fortaleza_26021/



Mais informações:

farturabrasil.com.br

Intagram.com/farturabrasil




SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.

O projeto tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 90 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em todas as regiões do Brasil e em Portugal, totalizando onze cidades: Belém, Brasília, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa. Com mais de uma década de atuação, os Festivais Fartura reuniram mais de 900 mil pessoas. Em nossas plataformas digitais, já alcançamos mais de 22 milhões de usuários.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D