Pular para o conteúdo principal

Atuação da CDL Jovem


Integrar jovens empreendedores e líderes, promovendo o conhecimento, a colaboração mútua e o compartilhamento de experiências. Essa é uma das missões da CDL Jovem, que, há 21 anos, atua para que empresários e sucessores de empresas cearenses da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza possam transformar seus negócios, tendo como princípio o espírito de liderança e empreendedorismo. Mais do que nunca, a entidade reconhece e potencializa o conhecimento destes jovens empresários para o desenvolvimento do Ceará – e até do Brasil – em seus mais diferentes aspectos.

A CDL Jovem surgiu oficialmente em Fortaleza no dia 11 de junho de 2001. E nos últimos anos, vem atuando ainda no sentido de trazer novas soluções, ideias e pensamentos sobre como os empreendedores podem inovar em suas empresas e processos. 

- Inovação, talvez, seja o que mais buscamos reforçar hoje. Queremos mostrar a importância de pensar novas estratégias e tendências. É importante que a gente tenha esse olhar para o futuro para pensar e trabalhar o presente, mas sem abrir mão do que aqueles que vieram antes de nós construíram e ainda constroem”, explica Roberto Leite Junior, presidente da CDL Jovem. Nesse sentido, como o próprio faz questão de frisar, durante as comemorações dos 20 anos da entidade a atual promoveu momentos com todos os ex-presidentes, por entender que uma trajetória de sucesso se constrói com união e aprendizado.

Roberto Leite Júnior assumiu a presidência da CDL Jovem em 2021. Sua gestão propôs, desde o início, elevar o empreendedorismo jovem a um patamar de protagonismo dos desafios e oportunidades. Diante de tempos tão dinâmicos e incertos, a curiosidade, ousadia e cultura nativa digital dos jovens são ativos estratégicos para o desenvolvimento de negócios inovadores mais competitivos e sustentáveis.

Vale destacar a atuação da CDL Jovem diante dos desafios enfrentados pelos empreendedores cearenses em razão da pandemia da Covid-19. Mais do que nunca, foi necessário união e planejamento. Não por acaso, durante a pandemia, o número de associados saltou de 120 para 230. 

- Na prática, foram planejadas novas soluções integrativas e de troca de experiência entre os associados, além de ações de conhecimento com convidados de peso do mercado local e nacional, com destaque para os almoços que promovemos com nomes como Severino Ramalho, Mauro Albuquerque, Neto, Ari de Sá Neto, Águeda Muniz, Elias Leite, Joselma Oliveira, dentre outros”, pontua Roberto.

Inovação e Pioneirismo - Uma das iniciativas pioneiras idealizadas pela CDL Jovem é o Inova Varejo, evento que tem como objetivo promover um ecossistema de progressão e aceleração empresarial a nível nacional, com a abordagem de temas fundamentais para aperfeiçoar a operação de um negócio varejista. Além disso, como destaca o presidente da entidade, o Inova Varejo também promove troca de ideias e experiências sobre ferramentas que otimizarão o processo de vendas e fomentarão ainda mais o mercado com novas tecnologias.

O presidente da CDL Jovem também destaca as missões empresariais, as “big trips”, quando os empreendedores cearenses vão para outras cidades trocar experiências com outras empresas e empreendedores. 

Conforme explica Roberto Leite Júnior, a ideia é justamente sair da zona de conforto, ou seja, dos associados terem a chance de conhecer uma outra cultura e realidade, possibilitando novas formas de fazer e pensar ao retornarem para Fortaleza com mais conhecimento na bagagem. Nos últimos dois anos, a CDL Jovem visitou Manaus, Belo Horizonte e Curitiba.

E nessa busca constante por novos desafios, pela criação e execução de oportunidades e projetos, a CDL Jovem de Fortaleza criou o Seminário Grandes Nomes, criado com o objetivo de reunir especialistas locais e nacionais para discussão de temas relacionados, como inovação, empreendedorismo, marketing e gestão no varejo. Quem já participou do evento foi Ricardo Rocha, da Softbox/Luizalabs da Magazine Luiza, Leandro Baran, Louis Burlamaqui, que atua há mais de 30 anos em cerca 250 organizações, como Vale, Grupo TAUA, CSP, Gerdeu e Unimed Brasil, dentre outras.

Outra iniciativa encabeçada pela CDL Jovem e que já está marcada no calendário do comércio cearense é o DLI, o Dia Livre de Impostos, Campanha que tem o objetivo de conscientizar lojistas e consumidores sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos. Em 2022, a ação proporcionou um bom incremento nas vendas de mais de 200 lojas participantes localizadas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy e nas ruas de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. Isso, tendo em vista que cada lojista arcou com os custos da taxação, que não foram repassados aos consumidores neste dia, o que possibilitou oferecer produtos com até 70% de desconto.

De acordo com levantamento dos lojistas, houve um aumento de 50% no fluxo de clientes nos shoppings RioMar e tivemos diversas lojas de rua com impacto de 20% a 40% nas vendas, se comparado a um dia sem o DLI. Os feedbacks dos lojistas participantes foram bastante positivos, segundo o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Roberto Leite Júnior.

- Tivemos retorno de lojistas parabenizando pela ação e informando que tiveram lojas que venderam 10 vezes mais, outra que vendeu em um dia correspondente a 8 dias. Estabelecimento que teve o melhor dia de vendas do ano, ganhando do Natal e batendo recorde histórico de maior venda em um dia em uma única loja. Então, tivemos excelentes resultados relacionados ao que nós injetamos na economia. Superou as nossas expectativas”, completa.

Responsabilidade Social - A gestão de Roberto Leite Júnior na CDL Jovem também vem se destacando no aspecto social, principalmente diante da realidade de tantas pessoas em vulnerabilidade em Fortaleza. 

- Um dos nossos focos foi atuar justamente nas periferias, por meio de visitas a capacitações, bem como o apoio a instituições que tenham objetivo de devolver a dignidade a essas pessoas. A ideia é também seguir atuando em prol do empreendedorismo social”, destaca o presidente da entidade.

Em outubro, por exemplo, a CDL Jovem realizou no Shopping Eusébio uma ação para comemorar o Dia das Crianças, por meio do Projeto Solidarize-se, criado pela entidade e que atua em parceria com voluntários, instituições e organizações não governamentais, que atendeu 50 meninos e meninas de creche pública do Município e oriundas do bairro Jangurussu, de Fortaleza. Na ocasião, as crianças participaram de uma sessão especial de cinema, com direito a pipoca e refrigerante, além de brincadeiras e outras atividades lúdicas.

- Temos o compromisso de contribuir diretamente para o desenvolvimento humano como um todo, principalmente no que se refere às crianças. Esta ação visa não apenas ser um momento de celebração, mas de mostrar que todos podem fazer a sua parte em prol daqueles que mais precisam”, finaliza Roberto Leite Júnior.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".