Pular para o conteúdo principal

Casal procura IBGE para responder Censo

Após ter recebido uma carta de notificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um casal de nonagenários fez questão de cumprir com o dever de participar do Censo Demográfico 2022. 

Fernando Albernaz, de 95 anos, e Lygia de França Albernaz, de 93 anos, que residem no bairro Aldeota, na capital Fortaleza, não quiseram aguardar pelo retorno do recenseador ao domicílio, e decidiram ir pessoalmente até a sede da Superintendência do IBGE no Ceará (SES/CE) para solicitar o preenchimento do questionário. A visita ocorreu na tarde de 6 de dezembro, ocasião em que o casal foi recebido pelo Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, e pela equipe da Coordenação de Divulgação do Censo no estado.


O casal de nonagenários foi recebido na sede da SES/CE pelo Superintendente Francisco Lopes

A visita especial foi uma grata surpresa para os servidores do IBGE, que prontamente providenciaram o recenseamento de Dona Lygia e Seu Fernando. Theo Sales, Coordenador de Área do Censo em Fortaleza, fez o papel de recenseador e, munido do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), registrou cada uma das respostas do casal. O questionário sorteado foi o básico, que possui apenas 26 perguntas e é aplicado na maioria dos domicílios. Em menos de cinco minutos, Theo anunciou que o recenseamento estava finalizado, o que causou grande admiração no casal, que não imaginava que seria tão rápido e fácil participar do Censo.


O Coordenador de Área Theo Sales realizou o recenseamento de Dona Lygia e Seu Fernando

Exemplo de cidadania-“E tem alguém que deixa de responder?”, perguntou, surpreso, Seu Fernando, que sempre fez questão de participar de todos os recenseamentos que já ocorreram ao longo de suas mais de nove décadas de vida. Enquanto muitas pessoas se recusam a receber o Censo, ele e sua esposa são a demostração de que a idade avançada não é obstáculo para participar. Mais velhos até que o próprio IBGE, que foi fundado em 1936, há 86 anos, Dona Lygia e Seu Fernando se mostraram bastante ativos e lúcidos, com muito conhecimento e experiência acumulados.


Lygia Albernaz, de 93 anos, disse ter gostado muito de participar do Censo 2022


Fernando Albernaz, de 95 anos, comentou sobre a importância do Censo Demográfico.

Entre as áreas no Ceará com maior incidência de recusas ao Censo está o bairro Aldeota, onde o casal reside, uma região de classe média alta com vários condomínios de alto padrão. Ao contrário de seus vizinhos, Dona Lygia e Seu Fernando entendem muito bem a importância de fornecer suas informações para o IBGE. “As pessoas têm que saber quem somos, quantos somos, como somos. No mundo inteiro o povo faz questão de responder às pesquisas. Mas aqui no Brasil muita gente tem medo. Não sei por quê!”, afirmou Seu Fernando.

Servidores públicos aposentados, eles se conheceram quando trabalhavam na então Rede de Viação Cearense, empresa federal criada em 1909 que administrava estradas de ferro do estado. Posteriormente, os dois foram incorporados à Receita Federal, quando esta foi fundada em 1968. Neste órgão, eles trabalharam por toda a vida até o momento da aposentadoria. 

- Eu gosto muito de dar atenção às pessoas que trabalham”, destacou Seu Fernando, que dedicou, ao todo, sete décadas de vida ao serviço público. “E vocês do IBGE sabem trabalhar. São um povo preparadíssimo. Por isso eu quis vir até aqui. A gente tem que dar prestígio e agradecer”, completou.

Um amigo do Censo-Para chegarem até o IBGE, Dona Lygia e Seu Fernando contaram com o apoio de José Maria de Oliveira, grande amigo da família, que os levou para serem recenseados. Ele tem acompanhado os dois há 42 anos, desde que se mudou do seu município natal, Aracati-CE, para a capital do estado.

Agora, percebendo no casal de amigos, que ele considera como pais, o desejo de participar do Censo, José Maria se viu na obrigação de ajudar: 

- Eles ficaram interessados, e disseram que queriam vir. Porque eles são assim, gostam de ir pessoalmente, de estar presentes. E eu, claro, com o maior prazer os trouxe.” Dona Lygia não escondeu a gratidão que sente pela amizade: 

- Esse rapaz eu escolhi como meu maior amigo, é como se fosse meu neto. Ele faz tudo para mim”.


Amigo da família, José Maria fez questão de levar o casal para ser recenseado.

José Maria também já cumpriu com o seu dever de responder ao Censo 2022 quando o recenseador visitou sua residência. Ele, que é juiz de paz e Diretor Institucional do Fórum de Justiça Arbitral, mencionou a importância dos dados do IBGE para identificar com maior precisão a situação do Brasil.

O Censo vai aonde o povo está-Embora o casal de nonagenários tenha optado por se dirigir à sede da SES/CE, não é necessário se deslocar até um posto de coleta do Censo ou Agência do IBGE para ser recenseado. Quando o morador não é encontrado na primeira visita, o recenseador precisará retornar ao domicílio pelo menos outras quatro vezes. Além disso, o recenseador deixará na caixa de correio uma folha de recado avisando da visita realizada e informando seu telefone para que o morador entre em contato.

Já as cartas de notificação, como a que foi entregue ao casal de idosos, têm sido um dos recursos utilizados no convencimento de moradores mais resistentes em responder ao Censo. O documento, que tem sido distribuído sobretudo em áreas de condomínios de alto padrão, menciona a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, de acordo com a Lei 5.534 de 14 de novembro de 1968, sob pena de multa. A mesma lei também garante o caráter sigiloso das informações prestadas, as quais serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.

Com informações do IBGE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".