Pular para o conteúdo principal

Começa 'Paracuru em Cena'

 Bailarinos, músicos, poetas e artistas visuais de Paracuru estão na programação do projeto “Paracuru em Cena” (foto Allan Diniz), que terá abertura nesta quarta-feira (21 de dezembro) e acontecerá até o final de abril de 2023, no Município. Paracuru em Cena faz parte da Temporada de Arte Cearense - TAC 2022, realizada pelo Centro Cultural Companhia de Dança, em parceria com o Theatro José de Alencar. A TAC é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Centro Cultural Companhia de Dança é um equipamento cultural de Paracuru composto pelo Teatro David Linhares, espaço ao ar livre com capacidade para receber 400 espectadores; o Teatro de Bolso Adriano Araújo, que pode receber 60 pessoas; Espaço Alternativo, com capacidade para 200 pessoas, podendo abrigar exposições, lançamentos, pequenos shows e conferências; a Biblioteca Antônia Xavier, especializada em artigos e livros de dança; o Cineclube Nair e o Café D. Eliane.


A programação do Paracuru em Cena contará com apresentações de artistas e coletivos de artistas de dança e música de Paracuru, sarau de poesia, exposições e exibições de filmes de arte e documentários. Haverá também palestras com o público após cada apresentação, com o intuito de estimular a visão crítica. Entre as atrações do Paracuru em Cena estão Paracuru Cia de Dança, Banda de Música Mestre Pixuna, Escola de Dança de Paracuru, Coletivo de Poesia, artista plástico Neno Melo e fotógrafo Emílio Sanders. A curadoria da programação coube ao Coordenador Artístico do Centro Cultural Companhia de Dança, o bailarino Flávio Sampaio, idealizador do projeto. 


AS ATRAÇÕES DE CADA MÊS-As apresentações serão realizadas nos fins de semana em datas propícias para a vinda de turistas e veranistas a Paracuru, a fim de que a iniciativa esteja integrada às políticas públicas relacionadas ao turismo local. 


A abertura da programação será no dia 21 de dezembro (quarta-feira), às 20 horas, com “A Cor da Lua”, espetáculo baseado no livro “Flicts” do escritor mineiro Ziraldo, apresentado pela Escola de Dança de Paracuru. No dia 22 (quinta-feira), no mesmo horário, a programação segue com apresentações de grupos de dança convidados. 


Em janeiro, a programação será aos sábados, com a Paracuru Cia de Dança no Teatro David Linhares. Nos dias 7 e 14 apresenta “Praia das Almas” e nos dias 21 e 28, “Inventário de Belezas”.


Em fevereiro, as artes visuais e o cinema vão marcar a programação às sextas e sábados, dias 3, 4, 10 e 11. No Espaço Alternativo, o artista plástico Neno Melo realiza a exposição “Coala”, com 16 trabalhos em aerografia. No Cineclube Nair, o cinema italiano entra em exibição com obras icônicas, mostrando os costumes e as relações com a Igreja Católica durante a Idade Média. No dia 3, “Decameron” (1971), comédia dramática de Pier Paolo Pasolini, numa coprodução França-Alemanha-Itália; no dia 4, “Satyricon” (1969), produção italiana do diretor Federico Fellini; e no dia 10, “O Nome da Rosa” (1986), coprodução França-Alemanha-Itália, com direção do francês Jean-Jacques Annaud, filme baseado no romance homônimo do escritor, filósofo e linguista italiano Umberto Eco. O Cineclube Nair exibe também o clássico “Fantasia” (1940), terceiro filme de animação dos estúdios Disney, com oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas de Johann Sebastian Bach, Tchaikovsky, Stravinsky, Beethoven, entre outros.


A programação de março começa no dia 4 (sábado), com o Coletivo de Poetas de Paracuru no Teatro de Bolso Adriano Araújo. Será um recital de poesias autorais entrelaçadas com outras artes, como o canto, a música e a dança. Participam Antônia Xavier, Ádyla Lucas, Fredson de Sousa e João Silveira, com a direção de Daniele Coelho. Grupos convidados vão compor a programação nos dois sábados seguintes e, no dia 25, a Escola de Dança de Paracuru apresenta o espetáculo “A Cor da Lua” no Teatro David Linhares. Também aos sábados, em março, o fotógrafo Emílio Sanders estará com a exposição “Movimento Líquido” no Espaço Alternativo, onde apresenta fotografias de surfistas em atuação nas praias de Paracuru


O projeto Paracuru em Cena termina em abril com apresentações aos sábados, exceto no dia 22. No dia 1º, serão apresentados trabalhos de coreógrafos da Escola de Dança de Paracuru. No dia 8, o espetáculo é “Folgança”, também com bailarinos da Escola de Dança. No dia 15 a Paracuru Cia Jovem apresenta o espetáculo “BarBaro”. Para encerrar a programação, no dia 29 a Banda de Música Mestre Pixuna realiza a apresentação musical “Para Dançar”, com direção de Madiel Santos. As atividades em abril acontecem no Teatro David Linhares.


PROGRAMAÇÃO

 

Dezembro/2022

Dia 21 (qua) – 20h - Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “A Cor da Lua”. Local: Teatro David Linhares

Dia 22 (qui) – 20h - Grupos de dança convidados

 

Janeiro/2023-sábados às 20 horas

7 – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Praia das Almas”. Local: Teatro David Linhares

14 Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Praia das Almas”. Local: Teatro David Linhares

21 - Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Inventário de Belezas”. Local: Teatro David Linhares

28 - Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Inventário de Belezas”. Local: Teatro David Linhares

 

Fevereiro/2023

Dia 3 (sexta) – 20h - Cineclube Nair: Decameron (Pier Paolo Pasolini)

Dia 4 (sábado) – 20h - Cineclube Nair: Satyricon (Federico Fellini)

Dia 10 (sexta) – 20h - Cineclube Nair: O Nome da Rosa (Umberto Eco)

Dia 11 (sábado) – 20h - Cineclube Nair: Fantasia (Walt Disney)

Dias 3, 4, 10 e 11 – 19h  – Exposição “Coala”, de Neno Melo. Local: Espaço Alternativo

 

Março/2023-sábados às 20 horas

4 - Coletivo de Poesia. Local: Teatro de Bolso Adriano Araújo

11 – Grupo convidado

18 – Grupo convidado

25 – Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “A Cor da Lua”. Local: Teatro David Linhares

Dias 4, 11, 18 e 25 – 19h  – Exposição “Movimento Líquido”, de Emílio Sanders. Local: Espaço Alternativo

 

Abril/2023-sábados, às 20 horas

1 - Escola de Dança de Paracuru (Coreógrafos)

8 - Escola de Dança de Paracuru - Espetáculo “Folgança”. Local: Teatro David Linhares

15 - Paracuru Cia Jovem – Espetáculo “BarBaro”   

29 - Banda Mestre Pixuna – Apresentação musical “Para Dançar”. Local: Teatro David Linhares

 

Programação sujeita a mudanças. 


SERVIÇO:

Paracuru em Cena – De 21 de dezembro de 2022 a 30 de abril de 2023. Local: Centro Cultural Companhia de Dança (Rua Waldemar Barroso 175 – Boca do Poço – Paracuru-CE). Informações: (85)99201-5722.  Instagram: @centroculturalcompanhidedanca | Facebook: Centro Cultural Companhia de Dança.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p