Pular para o conteúdo principal



Começa 'Paracuru em Cena'

 Bailarinos, músicos, poetas e artistas visuais de Paracuru estão na programação do projeto “Paracuru em Cena” (foto Allan Diniz), que terá abertura nesta quarta-feira (21 de dezembro) e acontecerá até o final de abril de 2023, no Município. Paracuru em Cena faz parte da Temporada de Arte Cearense - TAC 2022, realizada pelo Centro Cultural Companhia de Dança, em parceria com o Theatro José de Alencar. A TAC é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Centro Cultural Companhia de Dança é um equipamento cultural de Paracuru composto pelo Teatro David Linhares, espaço ao ar livre com capacidade para receber 400 espectadores; o Teatro de Bolso Adriano Araújo, que pode receber 60 pessoas; Espaço Alternativo, com capacidade para 200 pessoas, podendo abrigar exposições, lançamentos, pequenos shows e conferências; a Biblioteca Antônia Xavier, especializada em artigos e livros de dança; o Cineclube Nair e o Café D. Eliane.


A programação do Paracuru em Cena contará com apresentações de artistas e coletivos de artistas de dança e música de Paracuru, sarau de poesia, exposições e exibições de filmes de arte e documentários. Haverá também palestras com o público após cada apresentação, com o intuito de estimular a visão crítica. Entre as atrações do Paracuru em Cena estão Paracuru Cia de Dança, Banda de Música Mestre Pixuna, Escola de Dança de Paracuru, Coletivo de Poesia, artista plástico Neno Melo e fotógrafo Emílio Sanders. A curadoria da programação coube ao Coordenador Artístico do Centro Cultural Companhia de Dança, o bailarino Flávio Sampaio, idealizador do projeto. 


AS ATRAÇÕES DE CADA MÊS-As apresentações serão realizadas nos fins de semana em datas propícias para a vinda de turistas e veranistas a Paracuru, a fim de que a iniciativa esteja integrada às políticas públicas relacionadas ao turismo local. 


A abertura da programação será no dia 21 de dezembro (quarta-feira), às 20 horas, com “A Cor da Lua”, espetáculo baseado no livro “Flicts” do escritor mineiro Ziraldo, apresentado pela Escola de Dança de Paracuru. No dia 22 (quinta-feira), no mesmo horário, a programação segue com apresentações de grupos de dança convidados. 


Em janeiro, a programação será aos sábados, com a Paracuru Cia de Dança no Teatro David Linhares. Nos dias 7 e 14 apresenta “Praia das Almas” e nos dias 21 e 28, “Inventário de Belezas”.


Em fevereiro, as artes visuais e o cinema vão marcar a programação às sextas e sábados, dias 3, 4, 10 e 11. No Espaço Alternativo, o artista plástico Neno Melo realiza a exposição “Coala”, com 16 trabalhos em aerografia. No Cineclube Nair, o cinema italiano entra em exibição com obras icônicas, mostrando os costumes e as relações com a Igreja Católica durante a Idade Média. No dia 3, “Decameron” (1971), comédia dramática de Pier Paolo Pasolini, numa coprodução França-Alemanha-Itália; no dia 4, “Satyricon” (1969), produção italiana do diretor Federico Fellini; e no dia 10, “O Nome da Rosa” (1986), coprodução França-Alemanha-Itália, com direção do francês Jean-Jacques Annaud, filme baseado no romance homônimo do escritor, filósofo e linguista italiano Umberto Eco. O Cineclube Nair exibe também o clássico “Fantasia” (1940), terceiro filme de animação dos estúdios Disney, com oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas de Johann Sebastian Bach, Tchaikovsky, Stravinsky, Beethoven, entre outros.


A programação de março começa no dia 4 (sábado), com o Coletivo de Poetas de Paracuru no Teatro de Bolso Adriano Araújo. Será um recital de poesias autorais entrelaçadas com outras artes, como o canto, a música e a dança. Participam Antônia Xavier, Ádyla Lucas, Fredson de Sousa e João Silveira, com a direção de Daniele Coelho. Grupos convidados vão compor a programação nos dois sábados seguintes e, no dia 25, a Escola de Dança de Paracuru apresenta o espetáculo “A Cor da Lua” no Teatro David Linhares. Também aos sábados, em março, o fotógrafo Emílio Sanders estará com a exposição “Movimento Líquido” no Espaço Alternativo, onde apresenta fotografias de surfistas em atuação nas praias de Paracuru. 


O projeto Paracuru em Cena termina em abril com apresentações aos sábados, exceto no dia 22. No dia 1º, serão apresentados trabalhos de coreógrafos da Escola de Dança de Paracuru. No dia 8, o espetáculo é “Folgança”, também com bailarinos da Escola de Dança. No dia 15 a Paracuru Cia Jovem apresenta o espetáculo “BarBaro”. Para encerrar a programação, no dia 29 a Banda de Música Mestre Pixuna realiza a apresentação musical “Para Dançar”, com direção de Madiel Santos. As atividades em abril acontecem no Teatro David Linhares.


PROGRAMAÇÃO

 

Dezembro/2022

Dia 21 (qua) – 20h - Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “A Cor da Lua”. Local: Teatro David Linhares

Dia 22 (qui) – 20h - Grupos de dança convidados

 

Janeiro/2023-sábados às 20 horas

7 – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Praia das Almas”. Local: Teatro David Linhares

14 – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Praia das Almas”. Local: Teatro David Linhares

21 - Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Inventário de Belezas”. Local: Teatro David Linhares

28 - Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Inventário de Belezas”. Local: Teatro David Linhares

 

Fevereiro/2023

Dia 3 (sexta) – 20h - Cineclube Nair: Decameron (Pier Paolo Pasolini)

Dia 4 (sábado) – 20h - Cineclube Nair: Satyricon (Federico Fellini)

Dia 10 (sexta) – 20h - Cineclube Nair: O Nome da Rosa (Umberto Eco)

Dia 11 (sábado) – 20h - Cineclube Nair: Fantasia (Walt Disney)

Dias 3, 4, 10 e 11 – 19h  – Exposição “Coala”, de Neno Melo. Local: Espaço Alternativo

 

Março/2023-sábados às 20 horas

4 - Coletivo de Poesia. Local: Teatro de Bolso Adriano Araújo

11 – Grupo convidado

18 – Grupo convidado

25 – Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “A Cor da Lua”. Local: Teatro David Linhares

Dias 4, 11, 18 e 25 – 19h  – Exposição “Movimento Líquido”, de Emílio Sanders. Local: Espaço Alternativo

 

Abril/2023-sábados, às 20 horas

1 - Escola de Dança de Paracuru (Coreógrafos)

8 - Escola de Dança de Paracuru - Espetáculo “Folgança”. Local: Teatro David Linhares

15 - Paracuru Cia Jovem – Espetáculo “BarBaro”   

29 - Banda Mestre Pixuna – Apresentação musical “Para Dançar”. Local: Teatro David Linhares

 

Programação sujeita a mudanças. 


SERVIÇO:

Paracuru em Cena – De 21 de dezembro de 2022 a 30 de abril de 2023. Local: Centro Cultural Companhia de Dança (Rua Waldemar Barroso 175 – Boca do Poço – Paracuru-CE). Informações: (85)99201-5722.  Instagram: @centroculturalcompanhidedanca | Facebook: Centro Cultural Companhia de Dança.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...