Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses


O POVO é finalista no VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros com a matéria "Mercado de seguros no Brasil se reformula com aposta em tecnologia", concorrendo na categoria especial de inovação.

A matéria é do repórter e Coordenador de Mídias do O POVO, Alan Magno, com edição da editora-chefe de Economia do O POVO, Beatriz Cavalcante.

A categoria Prêmio Especial Mag Seguros Inovação engloba trabalhos sobre "iniciativas originais, criativas e inovadoras, que trouxeram alguma transformação para o setor de seguros'.

Neste caso, concorrem mídia impressa, rádios, TVs, websites e imprensa especializada.

No texto, Alan Magno detalha as tendências do setor no Brasil em 2022, como o uso maior de tecnologia, produtos hipersonalizados e atuação mais intensa de startups.
Prêmios de 2022 do jornal O POVO

A qualidade do jornalismo produzido pelo O POVO foi reconhecida em 11 concursos de reportagem. Em 2022, repórteres e fotógrafos do Grupo de Comunicação O POVO conquistaram a 1ª colocação.

A editoria com maior número de prêmios foi a de Economia, com cinco troféus. O pódio é seguido pela editoria de Cotidiano (dois), Fotografia (dois) e Matérias Especiais para O POVO (dois). As premiações envolvem competições regionais e nacionais.

Entre os conteúdos publicados pela Economia, a reportagem "Mercado exige negócios atentos a fatores sociais, ambientais e de governança" venceu, em junho, o 15º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor, do Comitê Consultivo de Educação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda. A matéria é de autoria do repórter Samuel Pimentel.

A reportagem "Mudanças no mercado de saúde no Brasil" venceu, em outubro, o prêmio AMRIGS de Jornalismo. A matéria é de autoria repórter Karyne Lane, com edição de Beatriz Cavalcante e Irna Cavalcante.

A iniciativa promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) reconheceu trabalhos jornalísticos que se destacaram no último ano dentro da temática "Crise Sanitária COVID-19: perspectivas para o setor saúde".

O repórter Samuel Pimentel escreveu o trabalho "Estudo propõe novo fundo social para repor perdas de ICMS" e venceu o prêmio do Sindicato dos Fazendários do Ceará de Jornalismo (Sintafjor). É a primeira edição da premiação, cujo tema foi "O presente e o futuro do fisco estadual cearense".

A reportagem "As oportunidades da economia digital", de Armando Oliveira - com produção e design de Amaurício Cortez, edição de Domitila Andrade e infografia de Luciana Pimenta, venceu o grande prêmio da Prefeitura de Fortaleza.

A editoria de Economia produziu também a reportagem "Falta de dados e planejamento são desafios para a diversidade no mercado de trabalho", que arrebatou o primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso/ Digital do Prêmio Gandhi de Comunicação. O material é dos repórteres Samuel Pimentel, Alan Magno, Karyne Lane, Beatriz Cavalcante e Luis Felipe Corullón.

A "Terceira onda da Covid-19 agrava adoecimento mental de profissionais da saúde", de Ana Rute Ramires, conquistou a premiação principal do 8º Prêmio ABP de Jornalismo, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A repórter é da editoria de Cotidiano.

A jornalista Jéssika Sisnando, de Cotidiano também, venceu o IV Prêmio Adepc de Jornalismo. Ela escreveu "Por dia, Justiça expediu 18 mandados de prisão de pais que não pagaram pensão no Ceará".

A fotografia intitulada de "Tem gente alugando criança para pedir esmolas em Fortaleza" foi a escolhida, na categoria Fotojornalismo, pela comissão julgadora do Prêmio MPCE de Jornalismo.

A imagem é do repórter fotográfico Fábio Lima. A cena mostra uma mulher sentada em uma rua da Capital com um garoto em seu colo. Os personagens fotografados estão atrás de um grande cartaz publicitário de comida.

O fotógrafo Francisco Fontenele foi o vencedor do Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo. A imagem, intitulada "Luz do Saber", retrata uma criança observando um estande de livros durante a realização do projeto "Leitura na Praça".

Pelo O POVO , a reportagem seriada "Mulheres na Ciência" venceu, na categoria Nacional, a 5ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). A repórter Catalina Leite, autora da produção, conquistou a premiação em agosto, em Brasília.

Também pela plataforma O POVO, a série de matérias "Lideranças femininas impulsionam lutas dos povos indígenas" levou o Prêmio Gandhi de Comunicação, na categoria produção de conteúdo online.

O conteúdo é assinado por Flávia Oliveira, Regina Ribeiro, Cristiane Frota, Wanderson Trindade, Arthur Gadelha, Cinthia Medeiros e pelo repórter fotográfico Francisco Fontenele.

Outros prêmios-Além dos prêmios mencionados acima, o Grupo de Comunicação O POVO também conquistou o segundo lugar na categoria Impresso, do prêmio do Sindicato dos Fazendários do Ceará de Jornalismo (Sintafjor), com a matéria "Pobreza menstrual: quando a dignidade custa mais caro para quem tem útero".

Em relação as premiações oferecidas pelo Prêmio Gandhi de Comunicação, O POVO teve mais dois trabalhos premiados: a reportagem "Orgulho LGBTQIA+: Conheça as conquistas advindas de muitas lutas", que ficou em terceiro lugar na categoria produção de conteúdo online.

A produção “Cariri Pré-Histórico”, de autoria de Catalina Leite, Fátima Sudário, Regina Ribeiro, Cristiane Frota, Isac Bernardo e Aurélio Alves, levou o segundo lugar. A produção multimídia foi idealizada pela equipe do O POVO+, que explora de forma lúdica e atraente os principais acontecimentos do passado ancestral da região do Cariri e analisa como a influência da pré-história se entrelaça com a vida, a cultura e a economia das cidades da região.

Já na premiação do IV Prêmio Adepc de Jornalismo, além do 1° lugar, O POVO conquistou também levou o 2° lugar com a reportagem: "Neon Cunha: "A humanidade está em transição"e "Mutirão entrega novas certidões de nascimento para 172 pessoas trans". O material foi produzido pela repórter Bemfica de Oliva.

Finalizando o rol de premiações, as reportagens "Lucrando com o amor" e "Fortaleza SA: Os Caminhos de Quem Decidiu Empreender" ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar na categoria texto, na 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual Ceará. Os matérias foram produzidos pela repórter especial de Economia, Carol Kossling.

Finalista-Na posição de finalista, O POVO tem três trabalhos reconhecidos. O primeiro foi o Prêmio Nacional de Educação Fiscal na edição bienal 2021/2022, com a reportagem "Retomada da Economia", assinada pela repórter especial de economia, Carol Kossling, concorrendo na categoria imprensa. A iniciativa reconheceu ações realizadas por escolas, instituições, imprensa e iniciativas tecnológicas que discutam e promovam a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos, a qualidade do gasto público e o seu retorno para a sociedade.

O repórter Samuel Pimentel foi finalista do 1º Prêmio ABEVD de Jornalismo em Vendas Diretas, com o material "Brasil alcança o 6º mercado do mundo na venda direta". A ABEVD criou o Prêmio de Jornalismo em Vendas Diretas a fim de reconhecer trabalhos produzidos por profissionais da imprensa nacional sobre o setor. Além disso, ressaltar a importância do segmento, considerado um dos motores da economia nacional.

Outra conquista importante foi a posição de finalista do material “Os bons exemplos da educação”, no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, na categoria Impresso deste ano. Disponível em três episódios e desenvolvida pelo jornalista cearense Ítalo Cosme, a série retrata as iniciativas e práticas pedagógicas de referência no Estado.

A iniciativa foi organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e visa premiar produções jornalísticas com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

Por fim, O POVO também foi finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com a reportagem "A cor da dor", produzida pelo núcleos de Cotidiano e pela Central de Jornalismo de Dados (DATADOC). O material especial concorreu na categoria Dados Abertos da premiação, que é iniciativa da Escola de Dados (Open Knowledge Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...