Pular para o conteúdo principal



Sarto entrega 80 novas bikes do Bicicletar


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), entregou, nesta quarta-feira (30 de novembro de 2022), 80 novas bicicletas para compor o sistema de bikes compartilhadas da Cidade – o Bicicletar. 

Mais 80 chegarão até o fim de dezembro. Além disso, outros investimentos também foram anunciados, como a troca de 300 selins e a aquisição de 100 dispositivos esticadores de correntes. O pacote faz parte do plano de expansão do sistema, que conta também com a compra de 1 mil pneus da China com material mais resistente, previstos para chegar a Fortaleza no próximo ano.

O anúncio foi realizado pelo prefeito José Sarto (fotos Marcos Moura), acompanhado pelo secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, titular da pasta responsável pela administração do Bicicletar.

- Hoje, temos registradas mais de 90 mil viagens por mês pelo Bicicletar. E, ano após ano, estamos quebrando recorde. É um sistema que contribui para a saúde física e mental do fortalezense, além de ser sustentável, porque não polui, e vem fazendo Fortaleza se destacar nacionalmente quando somado a toda a estrutura cicloviária da cidade, que vem avançando. Temos mais de 417 quilômetros de ciclovias e a meta é chegar aos 500 km até o fim da gestão", destacou o prefeito Sarto.

Com o mesmo modelo das bicicletas compartilhadas em uso, as 80 bikes adquiridas já começaram a ser distribuídas nas estações. Os novos equipamentos receberam protótipos de esticadores de corrente, desenvolvidos pela Serttel, empresa responsável pela manutenção das bikes, para evitar que os usuários precisem recolocar a corrente no lugar caso elas afrouxem. O dispositivo deve fazer isso automaticamente.

A chegada das bicicletas garante a disponibilização de mais de 1.200 bikes para a população de Fortaleza, gratuitamente ou a valores acessíveis. A expectativa é de que até fevereiro de 2023, o Bicicletar tenha uma injeção de 300 bicicletas novas ao todo.

- Estamos trabalhando constantemente para fortalecer cada vez mais esse modal de transporte saudável, não poluente e oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Fortaleza, que já é reconhecido no Brasil e no estrangeiro”, ressaltou o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa.

Durante o evento, também ocorreu a inauguração da 12ª estação do Mini Bicicletar, modelo exclusivo para as crianças. A nova estação está instalada na Beira-Mar, ao lado do Skate Park, na altura do Clube Náutico. Com isso, a Capital passa a ter estações do Mini Bicicletar nos seguintes locais: Praça das Flores; Pólo de Lazer da Sargento Hermínio; Lago Jacarey; Praça Luiza Távora; Aterrinho da Praia Iracema; Praça João XXIII; Praça Mauá; Praça do Polar; Pólo de Lazer do Conjunto Esperança; Praça do Parque Bisão; Cidade da Criança, e Beira-Mar.

Investimento - Componente importante de uma rede de mobilidade urbana em constante avanço, o Bicicletar é um dos projetos de maior sucesso da cidade de Fortaleza. Em mais um ano consecutivo, o sistema bateu recorde, com mais de 1 milhão de viagens realizadas entre janeiro e novembro de 2022.

A utilização das bicicletas compartilhadas já evitou a emissão de 2.253,02 toneladas/crédito de CO2 no meio ambiente, caso as viagens tivessem sido feitas por automóveis.

O sucesso do sistema também se traduz na quantidade de viagens registradas que, desde o início de sua operação, chegam a mais de 5,5 milhões, e no cadastro de usuários, que ultrapassam 374 mil. Este ano, o Bicicletar vem contabilizando uma média de 3.125 viagens diárias.

O investimento na malha cicloviária também é fator decisivo para a adesão às bikes compartilhadas. São 417,2 km de malha cicloviária em toda a Capital, contando com a assistência de equipamentos urbanos voltados para o bem-estar e a segurança dos ciclistas, como 957 paraciclos instalados em várias localidades, que são suportes para estacionamento de bicicletas, 18 parapés, suporte de pé e mão para ciclistas, além de cinco bicicletários distribuídos em terminais de ônibus.

O Bicicletar conta com 192 estações espalhadas por toda a Capital, além de 12 estações do Mini Bicicletar, exclusivo para crianças, e 16 estações do Bicicletar Corporativo, voltado para os servidores municipais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...