Pular para o conteúdo principal

Arquivo Nirez-6 de janeiro



Eis o Arquivo Nirez para 6 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1884 - Instala-se, solenemente, a Sociedade das Cearenses Libertadoras, dirigida por Maria Tomásia Filgueira Lima, fundada em 18 de dezembro do ano anterior.
  • 1908 - No teatrinho João Caetano estreia o Cinematógrafo Nova Iorque.
  • 1910 - Estreia, no Cinema Rio Branco, na Rua Barão do Rio Branco. 71 e 73 (antigos), a Companhia de Marionetes de propriedade de Enrico Salice.
  • 1923 - Assume a administração do Correio, Manuel Sátiro, que fora nomeado em comissão por decreto de 6/12/1922, substituindo Bernardo Café Filho.
  • 1927 - Fundado o Educandário Cearense, sob direção dos professores Moacir Caminha e Carminha Loiola Caminha.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, aos 63 anos de idade, o coletor federal em Messejana, José Firmino Gadelha.
  • 1930 - Inauguradas duas enfermarias na Santa Casa da Misericórdia, para tuberculosos, construídas sob as expensas do coronel Juvenal de Carvalho. Foram demolidas em 1948 para dar lugar à ampliação daquela casa.
  • 1933 - Toma posse a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo na presidência a figura do jornalista Kerginaldo Cavalcante de Albuquerque.
  • 1934 - Inaugura-se o Colégio Dom Vital, fundado por alguns professores católicos, entre eles Damião Frota Sales e Osório Campos.
  • 1938 - Morre, em desastre automobilístico próximo a Maracanaú, Nicolau Arrais Maia, comerciante em Fortaleza.
  • 1940 - Instala-se em Fortaleza, o Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC, presidido por Plácido Aderaldo Castelo, com o fim de oferecer aos funcionários públicos estaduais e municipais as vantagens da previdência obrigatória.
  • 1943 - Entram, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais quatro membros efetivos: Joaquim Alves de Oliveira, Antônio Martins Filho, Demócrito Rocha e Luís Cavalcanti Sucupira
  • 1943 - O Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC, sob a direção de Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), inaugura, às 10h30, sua nova sede, na Rua Senador Pompeu, 705,comemorando seu 3º aniversário. Às 12h30, houve um almoço no Sanatório de Messejana (atual Hospital do Coração), oferecido aos jornalistas.
  • 1946 - No Arraial Moura Brasil instala-se o Posto de Saúde Santa Teresinha, fundado e mantido pela Arquidiocese e dirigido pelo médico José Furtado. Havia sido inaugurado em 1/8/1945 mas estava desativado.
  • 1946 - Reinstala-se, em Fortaleza, o Tribunal de Contas, restaurado por Decreto de 14/12/45 - havia sido extinto em 1939 - sob a presidência de Antônio Coelho de Albuquerque.
  • 1946 - O jornal Gazeta de Notícias muda de direção, saindo o jornalista Rui Costa Sousa, entrando o jornalista Joaquim Juarez Teixeira.
  • 1948 - Toma posse, às 15 horas, no Palacete Iracema, sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, na Rua General Bezerril,751, como prefeito, Acrísio Moreira da Rocha, eleito em 7/12/47, pelo Partido Republicano-PR, em substituição ao médico José Leite Maranhão.
  • 1949 - A 10ª Região Militar termina a mudança, do prédio da Rua General Sampaio esquina com Pedro Pereira, 461, para o antigo quartel, prédio onde esteve o 9º Batalhão e o 23º Batalhão de Caçadores-23BC, anexo à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção na Avenida Alberto Nepomuceno, local onde ainda hoje se encontra.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, aos 51 anos de idade, incompletos, o comerciante Érico de Paiva Mota (Érico Mota), que hoje é nome de rua na Parquelândia, em Fortaleza. Ex-deputado estadual, era cearense de Baturité onde nasceu a 01/02/1898.
  • 1951 - Às 20h15min, estreia em Fortaleza o Circo Hispano-Americano na Praça São Sebastião (Praça Paula Pessoa).
  • 1952 - Decreto Estadual 1.503, que muda o nome do Instituto de Educação do Estado do Ceará (antiga Escola Normal), para Instituto de Educação Justiniano de Serpa, no dia do transcurso do Centenário de nascimento daquele intelectual e político.
  • 1958 - Toma posse no comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR o tenente-coronel Raimundo Teles Pinheiro.
  • 1962 - O governador José Parsifal Barroso envia a Mensagem 2.934, propondo a criação de duas medalhas, uma para condecorar militares, com o nome de Medalha Senador Alencar e outra civil que seria a Medalha da Abolição.
  • 1963 - No Ceará, como em todo o País, os eleitores comparecem às urnas atendendo à consulta popular (referendum ou plebiscito) que decidirá sobra a manutenção ou não do Ato Institucional que implantou o parlamentarismo no Brasil.
  • 1964 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense - AERVC, com o fim de congregar a classe.
  • 1970 - O Hospital de Pronto Socorro Doutor José Frota é transformado em Autarquia, com o nome de Instituto Doutor José Frota, hoje é, simplesmente Instituto José Frota (Decreto 3.376).
  • 1971 - Grava seu depoimento no Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez) o cantor, compositor e publicitário José Pattapio da Costa Jatahy (José Jatahy), com a presença do professor Algenor Ereth Lobo.
  • 1972 - Vítima de enfarto, falece, em Fortaleza, o professor Mário Rocha, titular da Escola de Agronomia e ex-funcionário do Banco do Nordeste do Brasil.
  • 1987 - Forte chuva (70mm) cai, durante a madrugada sobre Fortaleza, causando sérios transtornos como inundações e desabamentos, deixando centenas de desabrigados.
  • 1993 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Epitácio Vicente do Nascimento (Epitácio Nascimento), que fundou a loja ainda existente O Epitácio, de molduras, vidros, espelhos, gravuras, tintas e pincéis, nascida na Rua Liberato Barroso, 89 (hoje 105), mudando-se para a Rua Major Facundo nº 643, tendo hoje filial na Avenida Dom Manuel.
  • 1999 - Assume a Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Ceará - SSPDC, o general-de-brigada João Crisóstomo de Sousa, em substituição ao general de divisão Cândido Vargas Freire.
  • 2004 - Morre, na madrugada, e é enterrado à tarde, no Cemitério Jardim Metropolitano, o atacante Raimundo Araújo França, que defendeu o Fortaleza Esporte Clube, o Ceará Sporting Clube e Seleção Cearense, além do Rio Negro, de Manaus, fez testes no Fluminense do Rio. Antes de encerrar a carreira foi técnico de futebol, treinando o América Futebol Clube em 1964. Iniciara sua carreira no time do Colégio São João, em 1938. Depois foi para o Tramways. Era formado em odontologia. Nascera em Fortaleza no dia 16/1/1917.
  • 2010 - Muda o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23BC), Batalhão Marechal Castelo Branco, quando o Coronel de Infantaria Sérgio Luís Loureiro Lima entrega ao Tenente Coronel de Infantaria Eustáquio Alves da Costa Neto o comando daquela corporação.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".