Pular para o conteúdo principal

Arquivo Nirez-6 de janeiro



Eis o Arquivo Nirez para 6 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1884 - Instala-se, solenemente, a Sociedade das Cearenses Libertadoras, dirigida por Maria Tomásia Filgueira Lima, fundada em 18 de dezembro do ano anterior.
  • 1908 - No teatrinho João Caetano estreia o Cinematógrafo Nova Iorque.
  • 1910 - Estreia, no Cinema Rio Branco, na Rua Barão do Rio Branco. 71 e 73 (antigos), a Companhia de Marionetes de propriedade de Enrico Salice.
  • 1923 - Assume a administração do Correio, Manuel Sátiro, que fora nomeado em comissão por decreto de 6/12/1922, substituindo Bernardo Café Filho.
  • 1927 - Fundado o Educandário Cearense, sob direção dos professores Moacir Caminha e Carminha Loiola Caminha.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, aos 63 anos de idade, o coletor federal em Messejana, José Firmino Gadelha.
  • 1930 - Inauguradas duas enfermarias na Santa Casa da Misericórdia, para tuberculosos, construídas sob as expensas do coronel Juvenal de Carvalho. Foram demolidas em 1948 para dar lugar à ampliação daquela casa.
  • 1933 - Toma posse a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo na presidência a figura do jornalista Kerginaldo Cavalcante de Albuquerque.
  • 1934 - Inaugura-se o Colégio Dom Vital, fundado por alguns professores católicos, entre eles Damião Frota Sales e Osório Campos.
  • 1938 - Morre, em desastre automobilístico próximo a Maracanaú, Nicolau Arrais Maia, comerciante em Fortaleza.
  • 1940 - Instala-se em Fortaleza, o Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC, presidido por Plácido Aderaldo Castelo, com o fim de oferecer aos funcionários públicos estaduais e municipais as vantagens da previdência obrigatória.
  • 1943 - Entram, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais quatro membros efetivos: Joaquim Alves de Oliveira, Antônio Martins Filho, Demócrito Rocha e Luís Cavalcanti Sucupira
  • 1943 - O Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC, sob a direção de Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), inaugura, às 10h30, sua nova sede, na Rua Senador Pompeu, 705,comemorando seu 3º aniversário. Às 12h30, houve um almoço no Sanatório de Messejana (atual Hospital do Coração), oferecido aos jornalistas.
  • 1946 - No Arraial Moura Brasil instala-se o Posto de Saúde Santa Teresinha, fundado e mantido pela Arquidiocese e dirigido pelo médico José Furtado. Havia sido inaugurado em 1/8/1945 mas estava desativado.
  • 1946 - Reinstala-se, em Fortaleza, o Tribunal de Contas, restaurado por Decreto de 14/12/45 - havia sido extinto em 1939 - sob a presidência de Antônio Coelho de Albuquerque.
  • 1946 - O jornal Gazeta de Notícias muda de direção, saindo o jornalista Rui Costa Sousa, entrando o jornalista Joaquim Juarez Teixeira.
  • 1948 - Toma posse, às 15 horas, no Palacete Iracema, sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, na Rua General Bezerril,751, como prefeito, Acrísio Moreira da Rocha, eleito em 7/12/47, pelo Partido Republicano-PR, em substituição ao médico José Leite Maranhão.
  • 1949 - A 10ª Região Militar termina a mudança, do prédio da Rua General Sampaio esquina com Pedro Pereira, 461, para o antigo quartel, prédio onde esteve o 9º Batalhão e o 23º Batalhão de Caçadores-23BC, anexo à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção na Avenida Alberto Nepomuceno, local onde ainda hoje se encontra.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, aos 51 anos de idade, incompletos, o comerciante Érico de Paiva Mota (Érico Mota), que hoje é nome de rua na Parquelândia, em Fortaleza. Ex-deputado estadual, era cearense de Baturité onde nasceu a 01/02/1898.
  • 1951 - Às 20h15min, estreia em Fortaleza o Circo Hispano-Americano na Praça São Sebastião (Praça Paula Pessoa).
  • 1952 - Decreto Estadual 1.503, que muda o nome do Instituto de Educação do Estado do Ceará (antiga Escola Normal), para Instituto de Educação Justiniano de Serpa, no dia do transcurso do Centenário de nascimento daquele intelectual e político.
  • 1958 - Toma posse no comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR o tenente-coronel Raimundo Teles Pinheiro.
  • 1962 - O governador José Parsifal Barroso envia a Mensagem 2.934, propondo a criação de duas medalhas, uma para condecorar militares, com o nome de Medalha Senador Alencar e outra civil que seria a Medalha da Abolição.
  • 1963 - No Ceará, como em todo o País, os eleitores comparecem às urnas atendendo à consulta popular (referendum ou plebiscito) que decidirá sobra a manutenção ou não do Ato Institucional que implantou o parlamentarismo no Brasil.
  • 1964 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense - AERVC, com o fim de congregar a classe.
  • 1970 - O Hospital de Pronto Socorro Doutor José Frota é transformado em Autarquia, com o nome de Instituto Doutor José Frota, hoje é, simplesmente Instituto José Frota (Decreto 3.376).
  • 1971 - Grava seu depoimento no Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez) o cantor, compositor e publicitário José Pattapio da Costa Jatahy (José Jatahy), com a presença do professor Algenor Ereth Lobo.
  • 1972 - Vítima de enfarto, falece, em Fortaleza, o professor Mário Rocha, titular da Escola de Agronomia e ex-funcionário do Banco do Nordeste do Brasil.
  • 1987 - Forte chuva (70mm) cai, durante a madrugada sobre Fortaleza, causando sérios transtornos como inundações e desabamentos, deixando centenas de desabrigados.
  • 1993 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Epitácio Vicente do Nascimento (Epitácio Nascimento), que fundou a loja ainda existente O Epitácio, de molduras, vidros, espelhos, gravuras, tintas e pincéis, nascida na Rua Liberato Barroso, 89 (hoje 105), mudando-se para a Rua Major Facundo nº 643, tendo hoje filial na Avenida Dom Manuel.
  • 1999 - Assume a Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Ceará - SSPDC, o general-de-brigada João Crisóstomo de Sousa, em substituição ao general de divisão Cândido Vargas Freire.
  • 2004 - Morre, na madrugada, e é enterrado à tarde, no Cemitério Jardim Metropolitano, o atacante Raimundo Araújo França, que defendeu o Fortaleza Esporte Clube, o Ceará Sporting Clube e Seleção Cearense, além do Rio Negro, de Manaus, fez testes no Fluminense do Rio. Antes de encerrar a carreira foi técnico de futebol, treinando o América Futebol Clube em 1964. Iniciara sua carreira no time do Colégio São João, em 1938. Depois foi para o Tramways. Era formado em odontologia. Nascera em Fortaleza no dia 16/1/1917.
  • 2010 - Muda o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23BC), Batalhão Marechal Castelo Branco, quando o Coronel de Infantaria Sérgio Luís Loureiro Lima entrega ao Tenente Coronel de Infantaria Eustáquio Alves da Costa Neto o comando daquela corporação.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM