Pular para o conteúdo principal



Arquivo Nirez



Eis o Arquivo Nirez para 30 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1912 - Em todo o Estado eleições para escolha de um senador e dez deputados federais.
  • 1924 - Inaugura-se a Fábrica de Gelo Cristal, da firma J. Sidou & Companhia Ltda., proprietária do Restaurante Moderno na Rua Major Facundo, 230 (atual 604), na Praça do Ferreira, vizinho ao Cine Moderno. Ficou depois conhecida como Sorveteria Cristal ou Confeitaria Cristal.
  • 1927 - Chega a Fortaleza, a bordo do navio “Bahia”, o ex-presidente do Ceará general Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso).
  • 1928 - Nomeado para chefiar a delegação do Tribunal de Contas do Estado, o advogado Álvaro Bomílcar da Cunha.
  • 1930 - No prédio da Associação dos Merceeiros são instaladas as Escolas Reunidas da Praça Gonçalves Ledo. Na ocasião falaram Moreira de Sousa, Helena Gomes de Matos e Leandro Lira. A Praça Gonçalves Ledo é a atual Praça do Carmo.
  • 1938 - Sai a revista mensal Edificadora, ano I, nº 1, econômica, técnica e literária, editada pela Edificadora do Norte Ltda., com redação na Rua Barão do Rio Branco nº 235, com edição de 10 mil exemplares.
  • 1939 - O Ministro da Viação assina o decreto nº 3.613 que autoriza a instalação do canteiro de obras do Porto do Mucuripe.
  • 1942 - O dia amanheceu chuvoso e por várias vezes o sol tentou aparecer, mas foi coberto por nuvens de chuva. Após várias “tentativas”, por fim o sol apareceu nos céus e os presentes na Praça do Ferreira o saudaram com uma ruidosa vaia que ficou famosa. Ficou famosa porque foi noticiada em jornal, mas o fato sempre aconteceu naquela praça em todos os períodos chuvosos.
  • 1942 - Surge mais uma agremiação no carnaval cearense, Os piratas do Ar, contribuição do Aero Club do Ceará, o bloco é constituído por um grupo de senhoritas da nossa melhor sociedade e de animados foliões, ostenta uma fantasia original e possui todo um "infinito" de entusiasmo, vibração e "aerodinamismo".
  • 1947 - Morre, em Fortaleza, o arquiteto Jacinto Gomes de Matos (Jacinto Matos), presidente do Sindicato dos Construtores Civis.
  • 1951 - Toma posse como presidente da República eleito pelo povo, o antigo ditador Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas) agora eleito.
  • 1954 - Inaugurados o Instituto de Previdência do Município - IPM e a Praça Nossa Senhora de Nazaré, comemorando o terceiro aniversário da administração de Paulo Cabral de Araújo.
  • 1954 - Eleita a nova diretoria do Sindicato dos Músicos Profissionais do Ceará, sendo reeleito presidente o professor Edgar Nunes Freire. Para os demais cargos foram eleitos Luís Róseo e Silva, João Francisco do Nascimento, Paulino Galvão, Eliezer de França Ramos, Francisco Alenquer, Mozart Ageu de Sousa Brandão (Mozart Brandão), Luís Gonzaga Assunção (Luís Assunção), João Paulo Bandeira, João Batista de Sousa Brandão (João Batista Brandão), José Bartolomeu e Sousa e Manuel Magalhães Maciel.
  • 1954 - Encerramento da Festa da Imprensa, oitava edição, organizada pela Associação Cearense de Imprensa - ACI, que todos os anos se realiza no Parque da Liberdade, para adquirir fundos destinados à construção da Casa do Jornalista. Uma das maiores atrações foi sem dúvida, o concurso para a escolha da Rainha da Imprensa, Concorreram ao pleito duas candidatas: senhorinhas Maria Mirza Alcântara e Maria da Glória Rocha Moura, vencendo a primeira.
  • 1955 - Inaugurado, no Campo de Aviação, hoje Aerolândia, o Grupo Escolar D. Edite Braga, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje denomina-se Escola de Ensino Fundamental Edite Braga, na Rua Capitão Vasconcelos nº 1.061, Aerolândia.
  • 1962 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o coronel Adolfo Roca Dieguez, substituindo o coronel Luís Abner de Sousa Moreira.
  • 1962 - Iniciada a demolição do Matadouro Modelo no bairro do Jardim América para no local ser construído o prédio do Ginásio Municipal que sairá da Praça do Carmo. Foi construído no local o Colégio Paulo VI.
  • 1963 - Muda de comando, a Base Aérea de Fortaleza, entrando o tenente-coronel aviador Bertholino Joaquim Gonçalves Neto e saindo o coronel aviador Carlos Júlio Amaral da Cunha.
  • 1965 - Instalação, em Fortaleza, do 1º Encontro dos Radioamadores do Norte e Nordeste do Brasil.
  • 1966 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Dionísio de Oliveira Torres (Dionísio Torres), comerciante e proprietário de imóveis. Foi proprietário do sítio Estância Castelo, que loteado é hoje bairro com seu nome e do Laboratório Malvyl. Nascera em 18/2/1887 em Mossoró, RN.
  • 1967 - Transitam nas linhas que lhes são destinadas, os sete ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, em caráter experimental.
  • 1967 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM o capitão de fragata Afrânio de Paiva Moreira, substituindo o capitão de corveta Mário Campos da Silveira.
  • 1974 - Agraciado com a Medalha da Abolição, o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho. A comenda é entregue pelo governador César Cals, na presença do Ministro da Aeronáutica, tenente brigadeiro Joelmir Campos Araripe Macedo.
  • 1975 - Instala-se no Centro de Convenções, a II Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Nordeste, em solenidade presidida pelo governador César Cals.
  • 1985 - Assume a direção da Casa de Cultura Raimundo Cela a artista plástica Maria Quintela de Almeida, substituindo o artista plástico Rubens de Azevedo. Hoje chama-se Centro de Cultura Raimundo Cela.
  • 1987 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel-aviador Alfredo Severo Luzardo, substituindo João Carlos de Oliveira Castro, do mesmo posto.
  • 1993 - Morre em Fortaleza o empresário José Pessoa de Araújo, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Taquara, Maranguape, a 24/05/1919. Foi um dos fundadores da Rádio Uirapuru.
  • 1994 - A modelo Mônica Matias é eleita Rainha do Carnaval Cearense na Barraca Cuca Legal na Praia do Futuro, ocasião em que foi anunciado o Rei Momo Djanir Pinheiro Landim.
  • 1998 - A Companhia de Telecomunicações do Ceará - Teleceará é dividida em duas empresas independentes, a Teleceará e a Teleceará Celular.
  • 1999 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, a Irmã Alice, que atuava no Padre Andrade e adjacências. Era pernambucana e chegou em Fortaleza em 1972, quando iniciou seus trabalhos de evangelização dos excluídos. Foi ela a responsável pela criação do Projeto Pequeno Mundo. Foi sepultada no Cemitério Parque da Paz.
  • 2002 - Morre em Fortaleza o engenheiro agrônomo Inácio Ellery Barreira, cearense de Quixadá nascido a 26/2/1906.
  • 2004 - Morre, em Fortaleza, o jogador de futebol Gerardo Ribeiro Maciel, que jogou no Ceará Sporting Clube e no Fortaleza Esporte Clube.
  • 2006 - Maria Proença de Macedo (Maria Macedo), esposa do empresário José Dias de Macêdo, fundador e presidente do Conselho de Administração da J. Macêdo, falece na madrugada, aos 83 anos de idade. Após missa de corpo presente, celebrada pelo padre jesuíta Ferdinando Torres da Costa e Silva (Fred Solon), na Capela Christus, familiares e amigos vão para o Cemitério São João Batista, no Centro, onde o corpo é sepultado no fim da tarde. No meio artístico, Maria Macêdo era conhecida pelo amor à música e à relação com os artistas cearenses. Era nascida em Fortaleza a 04/08/1922.
  • 2017 - Morre, aos 93 anos de idade, em Fortaleza, o bibliófilo João Carlos Neto, que foi por muitos anos dedicado funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos era colecionador de moedas ou numismata além de possuir uma rara coleção de livros sobre o Ceará que organizou durante toda a vida e no Centenário da Academia Cearense de Letras-ACL, em 1994, organizou uma exposição com seus livros raros que em seguida doou para aquela instituição.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...